terça-feira, 30 de março de 2010

Novitskiy and Coma maintain leads in Auto and Moto categories


• Novitskiy and Coma maintain leads in Auto and Moto categories
• Husseini remains ahead with quad lead; White chasing a top five
• Weather hot but less fierce


Leonid Novitskiy of Team X-Raid built a watertight lead at the end of day three, the Nissan Stage of the Abu Dhabi Desert Challenge leaving the door open for a close finish for the second and third positions in the Auto category. There was also little change in the Moto category as KTM’s Marco Coma continued to make steady progress in his bid for a fourth Desert Challenge victory in five years.

Novitskiy may have virtually sealed his dominant position just three days into the Challenge. Only a serious technical malfunction could possibly upset the first three positions in the cars section over the remaining two days. The Russian’s margin is allowing to ‘play safe’ in a terrain that is reported to be grueling and is testing the strength of many entries, although the weather was kinder that the first two days.

“Abu Dhabi’s Empty Quarter is not so easy to master, but my lead is allowing me to respect the terrain and navigate the sands very well,”
Novitskiy said.

Meanwhile, Powell battled to maintain second place over Frenchman Laurent Rosso with barely eight minutes separating the two when they set out for the Nissan Stage. Unfortunately, a problem with the power steering pump pulley forced the Team Saluki Honda Buggy to retire from the day. “I will be back out tomorrow,” Powell told reporters.

Regresso à normalidade


Hélder Rodrigues voltou a ter um dia normal de prova, sendo um dos mais rápidos da sua classe e recuperando alguns lugares no Abu Dhabi Desert Challenge 2010.

Com uma longa etapa de 337 kms de dunas e ainda se sentindo debilitado pelas dificuldades que sentiu logo na primeira etapa, onde se viu atingido por problemas eléctricos que o atiraram para o final da classificação, o piloto português adoptou um ritmo de alguma cautela não havendo já a possibilidade de discutir os lugares cimeiros da classificação.

Tendo rodado grande parte da etapa sozinho “não consegui imprimir o melhor ritmo pois nas dunas é sempre melhor ter alguém perto” acabou no entanto por alcançar o 4º lugar da classe, 9º da geral em motas.

Para amanhã, com mais uma longa etapa, Hélder Rodrigues pensa em “jogar mais ao ataque pois, apesar de não estar a lutar pela vitória será sempre bom para nos situarmos em termos competitivos.”

A etapa foi ganha por Przygonski em KTM, com a surpresa do atraso de Francisco Lopez, sofrendo problemas eléctricos idênticos aos sentidos anteriormente por Hélder Rodrigues. Na geral, Marc Coma também em KTM continua a liderar a prova, seguido de Sean Gaugain em Honda (+12:26) e David Causteu em Sherco (+13:52). Hélder Rodrigues está então em 43º (+08:08:37) seguindo-se Francisco Lopez em 44º em Aprilia (+10:04:43).

Dificuladades em Abu Dhabi


A presença de Hélder Rodrigues na Abu Dabhi Desert Challenge 2010, ficou ontem bastante condicionada, após um atraso de algumas horas provocado por uma fuga de óleo do motor.

Depois de um começo bastante rápido no prólogo, as expectativas para as etapas de dunas eram bastante altas, com o piloto português a andar sempre no grupo da frente. No entanto, uma fuga de óleo do motor acabou por provocar estragos também na parte eléctrica da mota, originando um atraso bastante grande, com Hélder Rodrigues a chegar à zona de assistência só ao principio da noite e bastante desidratado.

Á chegada e visivelmente cansado, afirmou que “ficamos de fora de poder lutar pela vitória. Foi muito difícil superar o problema que tivemos, principalmente com o calor que está. Estou bastante cansado e amanhã será mais um dia longo, pelo que o objectivo agora é tentar recuperar.”

Hoje, o piloto da Yamaha, ainda visivelmente cansado, acabou por realizar uma excelente prova ao terminar em 7º da geral, apesar de ter de ultrapassar bastantes concorrentes atrasados.

Para amanhã está prevista uma nova etapa de dunas, bastante longa onde Hélder Rodrigues irá “andar ao ataque mas já estamos muito longe dos primeiros por causa de ontem. Vai ser dia a dia até ao final e depois fazer contas.”

sexta-feira, 26 de março de 2010

A animação está de regresso às pistas de Reguengos


O Ervideira Rali TT, organizado pela Sociedade Artística Reguenguense será a terceira jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010(CPTT), saindo para a estrada nos dias 17 e 18 de Abril.

Considerada em 2009 como uma das melhores provas, o Ervideira Rali TT conhece este ano alterações de monta, adaptando-se à nova realidade da competição que permite aos pilotos escolher as seis provas onde estarão presentes para acumular pontos no CPTT.

Com o apoio do patrocinador da prova, a Adega Ervideira e a Sociedade Artística Reguenguense inovou ao concentrar toda a prova no fim-de-semana (ao invés do esquema habitual de Sexta-Feira e Sábado) com a realização de dupla passagem pela Super Especial (com uma distância de sensivelmente 5 quilómetros e cujo traçado é desenhado dentro dos terrenos da Herdade da Vendinha) no Sábado, para no Domingo os pilotos cumprirem dupla passagem pelo sector selectivo de 150 quilómetros.

Como habitualmente, o traçado escolhido pelos homens da Sociedade Artística Reguenguense será bem selectivo permitindo um grande espectáculo a todos os amantes do todo-o-terreno que se deslocarem às belas planícies alentejanas da zona de Reguengos de Monsaraz.

E para facilitar o acesso e o desfrutar do espectáculo, estão previstas várias zonas espectáculo ao longo do percurso, medida que aumenta a segurança e permite aos espectadores assistir à prova num só local evitando deslocações e contratempos.

Além deste programa desportivo, o Ervideira Rali TT 2010 terá muitos mais motivos de interesse. Apoiada por uma das empresas mais dinâmicas e inovadoras da região, a Adega Ervideira, montou um programa social verdadeiramente espectacular e que atrairá grande número de espectadores.

Com o novo figurino do campeonato nacional, a organização também procurou criar maior mediatismo em torno da prova, para conseguir dar um maior retorno quer aos seus patrocinadores quer aos pilotos.

Assim foi estabelecido um acordo com a Rádio Renascença, Évora Hotel e Amieira Marina, que passará pela divulgação da prova através da rádio, por concursos em que famílias poderão ganhar uma estadia no Évora Hotel durante o fim-de-semana da prova e um cruzeiro na barragem do Alqueva.

De acordo com os responsáveis da Adega Ervideira e da Sociedade Artística Reguenguense, o Ervideira Rali TT 2010 será um evento desportivo virado para a família, onde os amantes do todo-o-terreno e não só podem ter a oportunidade de passar um fim-de-semana familiar em torno de uma prova de desporto automóvel, ajudando assim à divulgação da competição a outros públicos.

Assim, além dos sorteios já referidos, estará montado na Herdade da Ervideira, na Vendinha, uma verdadeira festa popular com diversas actividades bem interessantes.

Quem se deslocar no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril até Reguengos de Monsaraz e em particular à Vendinha, terá á sua disposição provas de vinhos e provas de enchidos Montanheira e de queijos Monte da Vinha, marcas de excelência do Alentejo. Mas não só.

Poderá sentir as emoções do todo-o-terreno bem por dentro ao realizar um “co-drive” com pilotos do Desafio Elf/Mazda e do Team Bomcar e testar pessoalmente os modelos de todo-o-terreno da Mazda. Para os mais radicais, o Rali Erivideira TT oferece, em colaboração com o Desafio Sul, actividades como Slide, Parede de Escalada e Tiro ao Alvo.

No Sábado logo pelas 09h30 será aberta a pista de trial dedicada aos amantes da modalidade, estando reservado para o final da tarde um fantástico espectáculo musical, a que se sucederá a Festa Ervideira Trial –Classic Pub.

Será um fim-de-semana em cheio na zona de Reguengos de Monsaraz e na Herdade da Ervideira, com os melhores pilotos nacionais de todo-o-terreno em busca da vitória na terceira ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e muitas actividades lúdicas e gastronómicas a fazer parte deuma iniciativa inovadora que cria em redor de uma prova de TT uma envolvência que pretende chamar público e oferecer o devido retorno aos patrocinadores.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Segunda galeria de fotografias da Baja TT Terras d'el Rei 2010 - Manuel Cordeiro




Aqui fica a galeria correspondente ao dia de domingo da Baja TT Terras d'el Rei prova que foi ganha por Filipe Campos. Clique Aqui

Hélder Rodrigues em Abu Dhabi preparado para a conquista do campeonato do Mundo


Helder Rodrigues inicia já no sábado a primeira prova a contar para o campeonato do mundo de Rally onde irá tentar vencer e perseguir o objectivo do ano que é, sagrar-se campeão do mundo na classe 450 cc.

Após a brilhante participação na ultima edição do Dakar com um 4º lugar da geral e a melhor presença portuguesa até então, o jovem piloto de Sintra aposta agora no campeonato do mundo, ao participar em algumas das provas mais miticas do todo-o-terreno mundial.

O AbuDhabi Desert Challenge que se desenrola de 27 de Março a 1 de Abril nesta região do Médio Oriente, marca também o regresso à competição com alguns dos melhores pilotos do mundo que estiveram presentes também no Dakar como Marc Coma, Frétigne, etc.

Prevendo-se muitas dificuldades devido ao calor e nível dos adversários presentes, o piloto da Yamaha acredita "ser uma excelente oportunidade para mim. Sinto-me muito motivado pelo apoio que tive depois do Dakar e vou procurar dar o meu máximo nesta prova, procurando a vitória apesar de saber que o nível competitivo é altissimo" Esta prova tem vindo a ser preparada logo após o Dakar, com a região de Marrocos recebido algumas visitas para testes do piloto português de forma “a estar melhor preparado pois em Portugal não temos as mesmas condições de terreno que vamos encontrar nestas provas. “

Estão previstas diversas transmissões televisivas da prova na Eurosport.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Américo Antunes liderou o T2 até 19 km do fim.


O piloto Torriense acompanhado do experiente Paulo Fiúza conseguiu na 2ª prova do CNTT imprimir um ritmo muito forte comandando o agrupamento T2 em quase toda a prova.

No sábado na super especial esta dupla demonstrou que vinha ao Algarve para disputar o primeiro lugar no agrupamento T2 e tentar fazer um bom lugar na classificação geral. No final da 1ª secção após as 2 passagens cronometradas pela super especial já era líder do agrupamento e 11º da geral confessando que “ estou contente por este início, o prologo era bastante técnico mas com uma margem de segurança conseguimos imprimir um ritmo suficiente para liderar o nosso agrupamento. Amanha espero defender este lugar fazendo uma prova regular uma vez que são muitos km e eu tenho de ir conhecendo o carro, o navegador e o terreno é tudo novo para mim”.

No 2º dia de prova a dupla da equipa Mototorres iniciou a prova com excessivas cautelas passando momentaneamente pelo 3º lugar do T2 passando a liderar aproximadamente ao km 40 para a partir dai até km 300 discutir o 1º lugar no agrupamento T2 com o piloto Mário Diniz Lucas , ocupando em termos da geral o 6º lugar, até que um problema de combustível fez com que o carro começa-se a falhar.

No final da prova o piloto explicou o que neste dia tão duro o que se tinha passado “ de início mantive um ritmo muito calmo porque a pista era muito dura e sinuosa afim de gerir mecânica, pneus e a parte física, para depois nas pistas mais largas e mais rápidas atacar mas sempre com muita margem de segurança, ao longo da prova fui sendo informado que a luta pelo 1º lugar inicialmente a 3 estava empolgante ao segundo passando a ser a 2 mais para a frente, sendo a diferença sempre de poucos segundos, controlei o andamento até ao final onde sabia que os segundos que tinha ganho na super especial estavam a meu favor e que nos últimos 30 km atacaria para chegar a Tavira no 1º lugar, surpresa minha quando o carro a 19km do fim começou a falhar com falta de combustível, ainda não sei qual foi o problema uma vez que penso que o deposito tinha gasóleo . Fica registado nesta prova que poderia ter ganho e que o meu andamento era suficiente para alcançar o 1º lugar, este registo veio me motivar para as próximas provas. Queria agradecer ao meu navegador, patrocinadores, mecânicos e a todos os que á beira das pistas me apoiaram e espero já na próxima prova poder oferecer um bom resultado”

Mototorres.pt

Fotos Luis Pereira

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fotografias Baja TT Terras d'el Rei 2010 - Manuel Cordeiro




Aqui ficam as fotografias da dupla passagem pela super especial da Baja Terras D'El Rei de 2010 tiradas por Manuel Cordeiro. Clique Aqui

domingo, 21 de março de 2010

Ricardo Porém entra da melhor maneira no CPTT 2010


• Ricardo e Manuel Porém estrearam-se no CPTT 2010 com um excelente 2º lugar final na categoria T2, só uma transmissão partida impediu de fazer melhor…

Ricardo e Manuel Porém iniciaram da melhor maneira possível a sua época no CPTT 2010. A dupla apoiada pelo MaisTT começou esta temporada na Baja Terras D’El Rei, onde alcançaram um excelente 2º lugar na categoria T2 e ainda um espectacular 7º posto na classificação geral.
Os dois jovens mostraram assim que terão de contar com eles na luta pelos lugares do pódio e pelas vitórias, no que diz respeito ao agrupamento T2

Depois de, no dia de ontem, ter deixado bons indicadores, ao realizar o 3º tempo no Prólogo, Ricardo Porém referiu que a especial de hoje foi “bastante dura, onde conseguimos impor um ritmo elevado e constante, mas sempre com uma margem de segurança pois cometer erros era muito fácil.” Assim o piloto andou sempre nos lugares do pódio e intrometeu-se ainda na luta pela vitória, discutindo o lugar mais alto do pódio com Mário Dinis Lucas e Américo Antunes, que tinha vencido o Prólogo.

Ricardo Porém mostrou um andamento muito rápido e em CP1 era o 2º classificado, com uma desvantagem de apenas 4 segundos face a Mário Dinis Lucas, que era o líder na altura. Contudo problemas mecânicos impediram o piloto de continuar nessa intensa luta pela vitória do agrupamento e preocupou-se em trazer a Nissan Navara até ao fim, pois esse era o principal objectivo do piloto para esta estreia, como o próprio explica: “tentámos atacar a liderança do T2 mas a 150km do final do sector partimos uma transmissão, o que nos impossibilitou de fazer mais.”

Com Américo Antunes a perder muito tempo na parte final da prova, Ricardo Porém subiu para a 2ª posição, o que lhe permitiu ainda somar um excelente 7º lugar na classificação geral, superando assim todas as expectativas que o piloto tinha antes do início da prova. No final, o jovem piloto não podia estar mais satisfeito e realçou que “o resultado superou os nossos objectivos iniciais mas tudo isto é fruto da nossa dedicação e empenho neste projecto.”

Também o seu irmão e navegador, Manuel Porém, se mostrava obviamente muito feliz: “Foi um excelente início de época, onde conseguimos fazer um prólogo razoável que nos permitiu partir de uma boa posição no dia de Hoje. Tínhamos em mente o objectivo de terminar a prova e adquirir experiência, contudo desde cedo conseguimos imprimir um bom ritmo mas sempre cauteloso. Estou muito satisfeito com o resultado, pois surgiu a partir de muito esforço de toda a equipa e por isso, quero agradecer-lhes por toda a dedicação, bem como aos nossos patrocinadores, pois sem eles este resultado não teria sido possível.”

Também Ricardo Porém aproveitou para agradecer aos Patrocinadores e Equipa: “Quero agradecer e dedicar este resultado a todos os meus patrocinadores, pois sem eles todo este projecto não seria possível. Aproveito também para agradecer à RF COMPETIÇÃO pelas excelentes condições em que nos preparam o carro”, referiu o piloto que aproveitou para falar da próxima prova: “A próxima corrida na qual estaremos presentes é o Ervideira Rali TT 2010, onde iremos adoptar a mesma postura desta prova.”

A próxima prova realiza-se no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril com o Ervideira Rali TT 2010, organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, onde a dupla irá estar presente.


Classificação Final:


1º Filipe Campos
2º Bernardo Moniz da Mais + 12min43s
3º Miguel Barbosa + 14min54s

7º Ricardo Porém + 37m49s


Grupo T2:


1º Mário Dinis Lucas
2º Ricardo Porém + 3min20s
3º José Camilo Martins + 48min48s

Prólogo condicionou resultado de David Megre


Um erro no prólogo condicionou o resultado final de David Megre na primeira prova do Campeonato Nacional de TT 2010. Aos comandos da sua conhecida KTM 250 com que venceu dois títulos nacionais e um Europeu, o piloto da Mercearia Vencedora atacou decidido a dezena de quilómetros do prólogo da Baja Terras D’el Rei de forma a conseguir uma boa posição de partida para o dia seguinte. “Mas cometi um erro e saí fora de estrada e perdi muito tempo para a concorrência, especialmente num percurso curto onde a mais pequena diferença significa perder muitos lugares.” O erro não permitiu ao ribatejano melhor do que o 14º posto, o que deixava antever muito trabalho para os 320 quilómetros realizados no Domingo. “Já no ano passado fiz o mesmo aqui no Algarve e depois do prólogo a opção tinha que ser atacar de forma idêntica.” Numa perspectiva de recuperação até ao final o recruta da Cetelem era já nono classificado aquando da passagem no primeiro posto de controle de tempos, subindo para sexto no seguinte e com boas perspectivas de poder discutir um lugar nos cinco primeiros e a vitória na classe. “Estava a cerca de meio minuto do líder da minha classe e por isso tudo estava em aberto.”

No terceiro e último posto intermédio de tomada de tempos a diferença entre o piloto da KTM e o seu principal rival na luta pela vitória era de apenas 17 segundos, o que deixava adivinhar um final de corrida bastante emotivo.
Mas a fase final foi um pouco mais complicada para David Megre e mesmo subindo ao quinto posto da geral o recruta da Caismotor teve mesmo que se resignar ao segundo posto em termos de classe TT1. “Quebrei por completo em termos físicos no final da corrida e não consegui manter o ritmo que vinha a imprimir à minha prova até então. Os últimos 60 quilómetros acabaram por ditar o meu resultado final depois de um dia de corrida em que mostrei estar bastante rápido. O esforço para recuperar as posições, especialmente na parte inicial, acabou por condicionar o resultado, mas fico satisfeito porque a minha rapidez ficou bem demonstrada, a minha moto funcionou sem qualquer problema e naturalmente mostrei que sou candidato ao título.”
A próxima prova de David Megre será o Enduro de Ourém já no próximo fim-de-semana.

Ruben Faria vence Baja Terras D'El Rei


Começou este fim-de-semana no Algarve o Campeonato Nacional de TT 2010. Com a ronda de abertura a realizar-se em solo algarvio Ruben Faria regressou ao campeonato e à competição depois do brilhante 11º lugar conquistado em Janeiro no Dakar.

“Fazia todo o sentido competir na Baja Terras D’el Rei, não apenas por ser uma prova no Algarve, de onde sou natural, mas também por ser uma das minhas preferidas no nosso país. Gosto da organização do Clube Automóvel do Algarve, gosto do tipo de piso que percorre e acima de tudo gosto muito de correr perante o público algarvio e depois de todo o apoio que me deram durante o Dakar era uma obrigação que sentia para com eles.”


Ruben Faria utilizou neste regresso ao campeonato nacional – que não disputará na sua totalidade – uma KTM 530 que recebeu pouco dias antes da prova, motivo pelo qual utilizou a moto em versão perfeitamente original. “ Apenas afinámos a moto em termos de suspensões e pouco mais.”

A prova começou no Sábado à tarde onde Ruben Faria conseguiu o quarto posto no final da dezena de quilómetros do prólogo, o primeiro aperitivo para a longa etapa do dia seguinte, com um tempo de 5m31.29s. “ Não foi a classificação que queria com vista à minha estratégia de corrida, mas permitiu-me poder partir atrás de alguns dos candidatos à vitória."

Para a corrida o objectivo era claro, o piloto da Vodafone iría atacar de forma a poder chegar o mais depressa possível ao topo da classificação.
Após a partida o piloto de Olhão era já segundo aquando do primeiro controle de passagem, assumindo o comando no terceiro controle, o derradeiro antes do final dos 320 quilómetros de prova, para garantir a primeira posição com pouco menos de 38 segundos face a Mário Patrão, o campeão nacional em título que hoje não conseguiu travar o ‘Algarvio Voador’. “Mudei de pneu a meio da prova e depois disso ataquei sempre. Foi uma boa opção e deu resultado. A totalidade da prova correu-me de forma impecável, senti-me sempre bem fisicamente e a 530 foi uma arma mortífera para enfrentar estas pistas.” Comentou igualmente o vencedor desta Baja Terras D’el Rei,

“Foi excelente vencer aqui no Algarve e tenho que agradecer o apoio de todos aqueles que acompanharam a prova.”
Ruben Faria não estará em todo o campeonato nacional 2010, fruto dos compromissos internacionais com a sua equipa. “Mas vou fazer mais corridas em Portugal…isso é certo!”

Mais um teste precioso para o Team Tanqueluz / Paredecar


• Falhas constantes no motor ditaram 9º lugar final

Esteve longe de ser um bom resultado para Lino Carapeta e Rui António no regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O Team Tanqueluz/Paredecar preparou o Bowler QT Wildcat para poder responder às pretensões de andamento do piloto. No entanto, e apesar de um bom comportamento do carro, foi o motor que não colaborou.

“Foi sem dúvida um problema de electrónica. Um sensor da centralina motivou falhas constantes no motor. A partir do quilómetro cinquenta foi um autêntico calvário”,
desabafou Lino Carapeta.

Apesar deste inesperado problema de motor, o carro demonstrou um bom comportamento derivado às modificações efectuadas pela equipa técnica.

“Nos primeiros quilómetros tinha o andamento controlado, esperando apenas pela melhor oportunidade para reagir. Depois foi para esquecer… O motor falhava com cada passagem de caixa, chegando mesmo a desligar-se por diversas vezes. Fomos inclusivamente obrigados a parar. Foi uma pena, porque este até foi um bom teste para todo o trabalho que desenvolvemos no carro. Em termos de campeonato, é óbvio que os objectivos não foram atingidos”, declarou, Lino Carapeta.

O Team Tanqueluz/Paredecar acabou por não conseguir alcançar os pontos desejados para o campeonato, com o 9º lugar final. No entanto, a equipa tirou conclusões importantes em relação a esta participação. Lino Carapeta, Rui António e toda a equipa técnica já preparam a resposta para a próxima prova do calendário.

Nuno Matos assume liderança da Taça FIA após concluir Baja Itália no pódio (T2)


Português repete 3º lugar da Rússia e passa a somar 12 pontos na competição
Recuperou hoje um lugar após o furo e a penalização na etapa de ontem
Próximo compromisso internacional a 23 de Julho na Baja Espanha


Após três títulos nacionais consecutivos no campeonato português, Nuno Matos assume-se já como a grande revelação de 2010 também no plano internacional. Aos 32 anos, e a cumprir apenas a sua primeira época fora de portas, o piloto alentejano saltou já para a liderança isolada da Taça Internacional FIA de Bajas, depois de hoje confirmar o seu segundo pódio consecutivo do ano no final da duríssima Baja Itália. Primeiro líder da prova, o português concluiu a etapa de ontem apenas no 4º lugar, consequência de um furo que o fez perder 5m e de uma penalização de 1m à saída da última assistência. Hoje, porém, e tal como prometido, o piloto da Isuzu D-Max partiu ao ataque e recuperou logo no primeiro de dois sectores selectivos da etapa o 3º lugar da categoria T2, resultado suficiente para o colocar no comando da competição após três provas realizadas. O próximo desafio internacional é a Baja Espanha Aragão, a 23 de Julho…

Superando todas as expectativas, Nuno Matos e Filipe Serra são a partir deste fim-de-semana a nova dupla a bater na categoria T2 da Taça Internacional FIA de Bajas. Depois do promissor arranque na Baja Rússia Northern Forest, de onde trouxeram um inesperado pódio final, os dois portugueses que defendem as cores do Cetelem | Fedima | Team viajaram agora até à província de Pordenone, cerca de 90 km a norte de Veneza, para conquistarem um estupendo terceiro lugar final na classe.

Mesmo falhando a deslocação à jornada inaugural na Arábia Saudita, a equipa nacional saltou já para a liderança da Taça Internacional FIA de Bajas, precisamente quando o calendário completou a sua primeira metade. A segunda parte da competição inicia-se a 23 de Julho próximo com a vizinha Baja Espanha Aragão, seguindo-se depois a Baja Hungria, no último fim-de-semana de Agosto, e finalmente a Baja Portalegre 500, a única de todo o calendário que os pilotos já conhecem, no final de Outubro.

Cumprindo, e até mesmo superando, todos os objectivos a que se tinham proposto neste início de temporada, Nuno Matos e Filipe Serra festejaram hoje, e pela segunda vez no espaço de apenas três semanas, a subida ao pódio numa das mais duras e difíceis bajas de todo o calendário internacional. “Face aos problemas que acumulámos na etapa anterior (transmissão e amortecedor partidos e um furo) e ainda à penalização que sofremos no final do dia, hoje tínhamos apenas como objectivo recuperar um lugar no pódio. Felizmente, conseguimo-lo logo no primeiro de dois sectores, embora por apenas 41 segundos de diferença, o que nos obrigou a forçar o andamento mesmo até final”, referiu Nuno Matos à chegada.

Mas apesar da satisfação de dever cumprido, o actual Campeão Nacional de T2 não esconde alguma amargura pelo facto de ter voltado a perder um segundo lugar que parecia estar perfeitamente ao seu alcance: “Atendendo apenas ao nosso andamento, sem dúvida que essa seria o resultado mais justo. De qualquer forma, é óbvio que só tenho de estar muito satisfeito por ter conseguido somar um novo pódio numa prova que mais uma vez desconhecia e onde a concorrência era bastante mais forte e alargada do que na Rússia, principalmente da parte fortíssima armada da Ralliart Itália. Basta analisar as curtas diferenças que nos separaram em alguns sectores”, completou o novo líder da Taça Internacional FIA de Bajas.

BAJA ITÁLIA - CLASSIFICAÇÃO FINAL


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
3h40m01s


Bogdan Novitskiy/Vitaliy Evtekhov
G-Force Proto
a 3m49s


Karoly Fazekas/Peter Maurer
BMW X5
a 6m44s

(…)

11º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 30m32s (1º T2)

15º
Gianluca Tassi/Massimiliano Catarsi
Mitsubishi Pajero
a 43m26s (2º T2)

17º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 46m02s (3º T2)


TAÇA FIA DE BAJAS
Grupo T2 (Após 3 Provas): 1º Nuno Matos (POR), 12 pontos; 2º Andrey Cherednikov (KAZ), 11; 3ºs Sami Al Shamari (SAU), Viktor Volikov (RUS) e Valentino Bombelli (ITA), 10 (…).

Paulo Sousa lidera campeonato T8


* João Belo na 2ª posição

Paulo Sousa / João Santos, terminaram a Baja Terras d’el Rei na 10º posição da geral, e somaram os pontos da vitória na categoria T8. Embora tenha completado a prova na 2ª posição do agrupamento, o piloto da Prolama Competição somou a totalidade dos pontos porque o seu directo adversário não está inscrito na competição.

Assim, Paulo Sousa passa a comandar o Campeonato de Portugal na categoria T8, demonstrando estar muito forte neste início de época. Foi mais uma actuação da grande capacidade da dupla, que depois de capotar ao km 60 da prova, conseguiu recuperar o carro e entrar de novo na luta pela vitória: “…foi uma prova muito difícil e depois de capotar tudo se tornou ainda mais complicado. Tivemos que retirar o pára-brisas de forma a conseguir visibilidade, mas depois ultrapassar os outros concorrentes no pó foi um autêntico calvário. Sabia que era importante terminar esta prova, e depois de ver que o carro estava em condições de continuar, tinha que conseguir chegar ao fim. Estou na segunda prova com este carro, e preciso evoluir ainda mais na forma de o pilotar, de qualquer forma passar para a frente do campeonato, é só por si um óptimo incentivo. Vamos continuar na luta…” declarou Paulo Sousa à entrada do parque fechado.

Por sua vez Afonso Batista, na ISUZU Rodeo T2 abandonou no início do sector com problemas mecânicos, ficando a defesa da equipa de Vila Nova da Rainha entregue ao Terrano II Diesel T8 de João Belo / José Real, que mais uma vez realizaram uma prova plena de regularidade. Terminaram na 3ª posição do grupo, somando a pontuação de 2º classificado, que coloca o piloto no segundo lugar do campeonato, dominado neste momento pelos dois carros inscritos pela Prolama.

Embora com as dificuldades inerentes à dureza de uma prova de 320 Km na serra algarvia, o piloto da Caixa de Crédito Agrícola, cumpriu os objectivos, somando pontos importantes para o resto do campeonato, conforme o próprio referiu; “…estamos conscientes que a regularidade de resultados no campeonato de grupos é fundamental, e este resultado veio confirmar esta realidade. Terminamos mais uma etapa de uma longa competição, e estou cada vez mais à vontade com este carro, que melhorou muito após o trabalho que realizamos desde Macedo. Vamos pensar no Ervideira, onde vai ser fundamental continuar a somar pontos…” concluiu.

O Campeonato de Portugal continua no próximo dia 17 e 18 de Abril, em Reguengos de Monsaraz, com o Ervideira Rali TT, onde a Prolama conta com todos os seus pilotos na máxima força.

Campeonato Portugal T8:

1º - Paulo Sousa - 37 pontos
2º - João Belo - 30 pontos
3º - Miguel Veloso - 20 pontos

Primeira prova do Campeonato Nacional Todo-o-Terreno concluída


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno iniciou-se entre os dias 19 a 21 de Março, na Baja Terras d’el Rei, organizado pelo Clube Automóvel do Algarve.

O clube organizador e a Federação de Motociclismo de Portugal decidiram anular a 2ªpassagem pelo Prólogo devido a razões de segurança, pois haveria o risco de alguns dos concorrentes já não terem a luz do dia ao efectuarem a segunda passagem. Como tal, foi introduzido um período de reconhecimentos, no dia 20 de Março, para as classes participantes na prova, excepto autos.

A extensão do percurso foi consequentemente modificada, mantendo as duas etapas incluídas; um Prólogo/Super Especial de 7,10km e um Super Sector Selectivo com um total 317,80km. O bonito trajecto contou com várias passagens por ribeiras com correntes acentuadas mas transponíveis.

A Equipa Bianchi Prata/Vodafone participou nesta prova com o piloto Paulo Gonçalves na Classe TT3 e com os pilotos Pedro Bianchi Prata e Norberto Teixeira na Classe TT2.

As verificações técnicas da Equipa Bianchi Prata/Vodafone decorreram no sábado entre as 8h30 e as 11h30, seguiu-se o período de reconhecimento das 10h às 12h30. O Prólogo/Super Especial teve início às 14h15. No domingo, dia 21, teve lugar o percurso selectivo.

O piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, terminou a prova no 6º lugar da geral e 2º da classe TT3. Relativamente à prova efectuada comentou: “sofri muito para chegar ao fim, pois ainda não estou em forma, foi uma prova dura e muito técnica, agora tenho um mês para estar a 100% para a próxima prova “.

Principiante em provas Todo-o-Terreno, o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira realizou um excelente prólogo sendo primeiro classificado da classe promoção, mas foi forçado a desistir devido a uma falha eléctrica: “ Estava a adorar esta primeira experiencia no TT, ia na frente da classe, mas de repente depois de ter passado uma ribeira a moto parou, uma pena pois a moto estava espectacular. “.

O chefe da Equipa Bianchi Prata/Vodafone e piloto Pedro Bianchi Prata não terminou a prova, devido a uma pequena queda. “logo no inicio da prova dei uma pequena queda e fiquei com o joelho muito dorido, preferi parar e não arriscar uma queda maior, como estava a testar algumas peças na moto do Dakar foi uma pena pois não chegamos a nenhumas conclusões. Estou muito contente com o resultado do Paulo, pois em termos de campeonato foi muito bom.”

bianchiprata.com

Indisposição impede vitória na estreia do Mitsubishi Lancer Turbo


Com um inicio bastante forte, Miguel Barbosa passou logo para o comando da prova à passagem do primeiro controle, sentindo-se bastante confortável com o competitivo Mitsubishi Lancer Turbo. No entanto, com a mecânica a não dar sinais de qualquer falha, a meio do sector selectivo, uma forte indisposição física quase o obrigaram a desistir, tendo, apesar dos diversos vómitos e faltas de força, efectuado um esforço enorme para conseguir chegar ao final da prova, agora já em 3º lugar da geral.

Com a certeza de estar perante um carro muito competitivo de acordo com os resultados que foram surgindo enquanto estava fisicamente apto, Miguel Barbosa não pode deixar de “lamentar não termos podido vencer por estas razões. Não sei o que me aconteceu mas foi muito difícil aguentar até ao final. Houve alturas em que fiquei tão mal disposto e sem forças que não acreditava conseguir chegar até a final. “ Quanto à estreia no CPTT, o jovem piloto felicitou toda a equipa da JMB Stradale por “terem construído um carro muito competitivo e efectuado um trabalho espectacular para estarmos assim na 1ª prova que realizamos”, lamentando-se no entanto do desfecho final.

Miguel Ramalho que se viu impotente para ajudar o seu piloto durante a prova de hoje referiu no final que “foi uma azar esta indisposição do Miguel dado que estávamos com um andamento muito forte e dificilmente não conseguiríamos vencer aqui hoje. Seria um excelente prémio para a equipa e patrocinadores.”

Resultado final:

1º Filipe Campos/ Jaime Batista em BMW X3 CC: 5:08:32
2º Bernardo Moniz/ Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC + 12:43
3º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho Mitsubishi Lancer + 14:54

Vitória retumbante de Filipe Campos


“Dobradinha” da Yser Racing Team na Baja Terras d’El Rei

A Yser Racing Team teve um fim-de-semana perfeito neste em que se disputou a segunda ronda do Campeonato de Portugal de TT. Filipe Campos/Jaime Baptista venceram de forma inequívoca enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor terminaram na segunda posição, naquela que foi a melhor classificação de sempre desta dupla à geral em provas do CPTT. Com este resultado, Filipe Campos aumenta para vinte o número de pontos na classificação do Campeonato Absoluto e mantém inalterado o seu caminho rumo à renovação do título, com dois triunfos consecutivos na presente temporada: o primeiro foi há um mês, em Macedo de Cavaleiros, ao qual juntou novo sucesso, desta feita na prova do Clube Automóvel do Algarve.

Esta segunda etapa decorreu com o tempo completamente seco, e, também por isso, com a presença de muito público que se espalhou ao longo dos cerca de 320 quilómetros do traçado. Filipe Campos entrou no sector com uma toada cautelosa que se manteve até sensivelmente aos primeiros 90 quilómetros de prova. Este foi o plano traçado pelo piloto que optou por “poupar os pneus e os travões na fase inicial da prova para depois poder atacar. Sabíamos que na primeira fase da corrida íamos perder algum tempo e assim aconteceu, ma a verdade é que a estratégia que traçámos estava certa e o resultado está à vista,” afirmou. Depois de cumprido o primeiro terço da prova já Filipe Campos estava a recuperar parte do fosso que o separava do mais directo rival e, à chegada à assistência (facultativa), o piloto da Yser Racing Team não só já havia recuperado o tempo perdido como já estava na frente da prova e com mais de oito minutos de avanço sobre Miguel Barbosa.

Radiante com mais este triunfo, Filipe Campos esclarecia à chegada a Tavira que “este é um triunfo importante, uma vez que se tratou da primeira oportunidade que tivemos de lutar com o Miguel Barbosa. Ganhámos de forma clara e, assim, demos mais um passo no caminho que traçámos para 2010 e que passa pela revalidação dos títulos. Por outro lado, fico muito contente pelo segundo lugar obtido pelo Bernardo Moniz da Maia. Depois do resultado que obtivemos no ano passado em Burgos, esta é a segunda “dobradinha” da equipa, o que nos deixa a todos muito satisfeitos e que representa um prémio merecido para toda a equipa.”

Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia rubricou igualmente uma exibição de grande nível e alcançou o seu melhor resultado de sempre à geral numa prova do Campeonato de Portugal de TT. Com um ritmo constante ao longo de todo a corrida, o piloto de Cascais soube fazer uma gestão perfeita do esforço e colheu daí um fruto muito apetitoso que é este segundo lugar final, que representa, aliás, uma merecida compensação face à série de azares que o apoquentaram há um mês atrás em Macedo de Cavaleiros. “Este foi um resultado fantástico e que nos deixa cheios de orgulho. Correu bem, apesar de ter sido uma prova longa e, por isso, muito exigente em termos físicos. A verdade é que assegurámos um fantástico segundo lugar que acaba por compensar o facto de não termos pontuado na prova de abertura. Por outro lado, parte da nossa satisfação deve-se também a mais uma grande vitória do Filipe Campos.”

Terminada a tarefa no Algarve, a Yser Racing Team vai iniciar já a preparação para o próximo embate do CPTT, que tem lugar na região de Évora. O Ervideira Rally TT estará na estrada entre os dias 17 e 18 de Abril, uma vez mais com organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

Classificação da Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h08m32s
2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 12m43s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 14m54s
4º José Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi) a 29m52s
5º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 30m49s

Campeonato Absoluto (após duas provas):
1º Filipe Campos, 20 pontos; 2º José Lucas 13; 3º Bernardo Moniz da Maia, 8; 4ºs Miguel
Veloso e Miguel Barbosa 6; 6º Paulo Sousa 5;

Campeonato T1 (após duas provas):

1. Filipe Campos, 40 pontos; 2º José Lucas, 30; 3º Bernardo Moniz da Maia, 29; 4º José
Gameiro, 25; 5º Miguel Barbosa, 15.

Dobradinha do Yser Racing Team


Terminou já a 2ª ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010, que se disputou no Algarve, com a Baja Terras D'El Rei. Esta prova tinha como novidade o facto de se disputar apenas 1 sector selectivo, com 320 Kms, com uma assistência intermédia e facultativa, a contar para o tempo de prova. Assim o grau de exigência para pilotos e máquinas foi superior, onde uma boa gestão de corrida seria importante.

Filipe Campos tinha entrado na prova a ganhar, ao realizar o melhor tempo no somatório das 2 Super Especiais, contudo não se esperavam facilidades para o piloto do BMW X3 CC, já que Miguel Barbosa estreava um novo carro muito competitivo. Barbosa entrou ao ataque e em CP1 era o líder, com uma vantagem superior a 1 minuto para Campos, mas após CP2 Filipe Campos anulou essa vantagem e os dois pilotos ficaram separados por apenas 2 segundos. A partir daí, Miguel Barbosa começou a perder muito tempo, fruto de uma indisposição do piloto, e em CP3 era o 2º classificado mas com uma desvantagem de 9min38s. No final Filipe Campos apenas teve de gerir a vantagem, enquanto Miguel Barbosa perdeu ainda mais tempo e a 2ª posição. Bernardo Moniz da Maia vinha a realizar uma boa prova, com um andamento muito regular, como já tem sido habitual, e aproveitou os problemas do piloto do Racing Lancer para alcançar o lugar intermédio do pódio, a 12min43s do seu colega de equipa. Foi assim uma prova perfeita para Filipe Campos, assim como para toda a equipa Yser. Miguel Barbosa teve de se contentar com a 3ª posição.

Miguel Farrajota ainda se intrometeu na luta pelo pódio, mas cedo abandonou com problemas mecânicos. A dupla apoiada pelo MaisTT, Henrique Silva / Rui Gomes, vinha também a fazer uma excelente prova, na estreia do BMW Proto e tudo indicava para que alcançassem o 4º posto final, contudo a sorte não esteve do lado deste piloto, que fez apenas a 2ª prova em TT e acabou por capotar já na "recta final" da prova, quando faltava cerca de 20 Km. Assim, Henrique Silva "caiu" para a 12ª posição final, deixando no entanto a ideia de que será necessário contar com ele na luta pelos lugares pontuáveis.

Sem problemas e aproveitando os erros e azares dos adversários, José Dinis Lucas e José Gameiro completaram o leque dos 5 melhores classificados.

No agrupamento T2 a luta pela vitória esteve sempre muito intensa, demonstrando a competitividade deste agrupamento. No prólogo Américo Antunes tinha deixado o aviso de que estava no Algarve para vencer e no dia de Hoje, desde cedo que o piloto esteve na luta pela vitória, juntamente com Mário Dinis Lucas e o jovem Ricardo Porém. Em CP1 estes 3 pilotos estavam separados por apenas 10 segundos, o que prometia um bom espetáculo para que acompanhava a prova. A dupla apoiada pelo MaisTT, Ricardo e Manuel Porém, viu a transmissão dianteira da Nissan Navara quebrar, o que os deixou um pouco afastados da luta pela vitória, ficando assim Antunes e Dinis Lucas na disputa pelo lugar mais alto do pódio. Antunes tentou afastar-se de Dinis Lucas, mas não conseguia uma vantagem superior a 18 segundos, em CP3 e no final este piloto acabou por se atrasar bastante, descendo para a 5ª posição do Agrupamento. Assim Mário Dinis Lucas teve apenas de levar o Mitsubishi até ao final para vencer o T2, juntando ainda um excelente 6º lugar final. Beneficiando também dos problemas de Américo Antunes, Ricardo Porém estreou-se da melhor maneira no CPTT 2010 e alcançou a 2ª posição no T2 e ainda o 7º posto final. José Camilo Martins, o vencedor da primeira prova da época, subiu ao último lugar do pódio.

No agrupamento T8, os pilotos que tinham ficado nas 2 primeiras posições no dia de ontem, ficaram desde cedo com poucas probabilidades de lutar pela vitória no agrupamento. Paulo Sousa e João Santos, que eram os principais candidatos a vencer entre os T8, capotaram, perdendo assim muito tempo e ficaram ainda sem vidro pára-brisas. Com isto, era muito difícil ir além da 2ª posição final entre os T8 e da 9ª posição à geral. Outro candidato à vitória e que tinha ficado em 2º no dia de ontem era outro piloto apoiado pelo MaisTT, Paulo Rui Ferreira, que viu a embraigem do Toyota Land Cruiser queimar, o que o obrigou a abandonar. Sem qualquer problema Henrique Menezes venceu a prova e somou um 9º lugar à geral, contudo este piloto não está inscrito no campeonato, pelo que os 10 pontos vão para Paulo Sousa. Em 3º lugar terminou João Belo, na 11ª posição da geral.

Classificação Final:

1º Filipe Campos
2º Bernardo Moniz da Maia + 12min43s
3º Miguel Barbosa + 14min54s
4º José Dinis Lucas + 29min52s
5º José Gameiro + 30min49s
6º Mário Dinis Lucas (1º T2) + 34min29s
7º Ricardo Porém (2º T2) + 37min49s
8º Henrique Menezes (1º T8) + 52min47s
9º Paulo Sousa (2º T8) + 58min55s
10º Lino Carapeta + 1h04min48s

Classificações Após CP3


Numa altura em que passaram já 11 concorrentes em CP3, Filipe Campos parece ter ganho agora bastante vantagem face ao seu mais directo adversário, Miguel Barbosa, que liderou a corrida até CP2. O piloto do Racing Lancer perdeu subitamente cerca de 10 minutos, estando agora na classificação geral em 2º, a 9 minutos e 38 segundos de Filipe Campos. Bernardo Moniz da Maia subiu também uma posição, já que em CP2 era o 4º classificado e agora subiu ao degrau mais baixo do pódio, beneficiando do atraso de Miguel Farrajota, que desceu para 7º. Moniz da Maia é agora um tranquilo 3º classificado, na frente de Henrique Silva, que está também a realizar uma excelente prova. Recorde-se que este piloto apoiado pelo MaisTT estreia aqui o seu novo carro, um BMW Proto. José Gameiro vem a fechar o top 5.

Tem estado bastante animada a luta pela vitória no agrupamento T2. Em CP1 era Mário Dinis Lucas que liderava, na frente de Ricardo Porém e Américo Antunes, contudo haviam apenas cerca de 10 segundos a separar estes pilotos. Em CP3 é Américo Antunes, o vencedor do Prólogo, que vem na frente, com cerca de 18 segundos de vantagem sobre Mário Dinis Lucas e pouco menos de 2 minutos sobre Ricardo Porém, que em CP2 vinha a perder cerca de 2min50s para Antunes, mas vem agora a recuperar algum tempo.

No T8, o líder em CP1 era Paulo Sousa, contudo o piloto capotou com o seu Mitsubishi Pajero, perdendo bastante tempo, mas continua em prova. O piloto foi relegado para a 4ª posição do agrupamento, em CP2. Com isto, o líder passou a ser Tiago Avelar, em CP2 e ficamos por isso a aguardar que estes concorrentes passem em CP3.

Classificação Após CP3:

1º Filipe Campos
2º Miguel Barbosa + 9min38s
3º Bernardo Moniz da Maia + 10min05s
4º Henrique Silva + 17min55s
5º José Gameiro + 18min51s
6º José Dinis Lucas + 23min00s
7º Miguel Farrajota + 25min44s
8º Américo Antunes + 25min55s
9º Mário Dinis Lucas + 26min14s
10º Ricardo Porém + 27min54s

Paulo Sousa vence Prólogo T8


* Rui Sousa termina teste mais cedo

Paulo Sousa / João Santos, estão a concretizar um inicio de campeonato de grande nível. A dupla do Pajero T8 da Prolama venceu de forma clara as duas passagens pelo traçado do prólogo da Baja Terras d’el Rei, prova que se disputa na região de Tavira.

Sem erros, e com um andamento forte, o piloto de Alcanena lidera a classificação geral da categoria T8, e prepara-se para defender um lugar de destaque no campeonato, conforme referiu na conferência de imprensa realizada ao fim da tarde no Mercado central de Tavira; “… foi um resultado importante para a estratégia da equipa. Contudo estou preparado para as dificuldades que vou encontrar nos mais de 300 quilómetros de sector. Esta é a segunda prova com o carro, e tenho ainda que evoluir muito de forma a conseguir retirar todo o seu potencial. O piso estava muito escorregadio, e não arrisquei nada durante o dia de hoje. No sector vou gerir a prova para terminar num lugar pontuável, e amealhar pontos para o nacional…”

Rui Sousa / Carlos Silva na ISUZU D-Max Proto, participaram na prova como ensaio de novas soluções, mas acabaram por renunciar com problemas nos carters do diferencial central, conforme o próprio Rui explicou: “…não viemos à prova debaixo de qualquer pressão, e objectivo era claramente testar as novas soluções. Infelizmente no final da segunda passagem pelo Prólogo, o cárter partiu, e decidimos não arriscar mais material. Vamos analisar tudo de novo e encontrar uma solução válida…” concluiu.

Afonso Batista / José M. Marques, na Rodeo T2 cumpriram com distinção o desafio proposto, e preparam-se para encarar os 317 Km de pista com grande determinação. Também João Belo/ José Real apresentaram um bom andamento, terminando este sector na 3ª posição do grupo, o que abre boas perspectivas para a actuação na corrida.

Por fim o registo do abandono inesperado de Edgar Condenso / Nuno Silva, depois da ISUZU D-Max ter parado diversas vezes no prólogo, entrando em “modo de segurança” fazendo o piloto a descer muitas posições.

O sector Selectivo principal tem cerca de 317 Km, cumpridos de uma vez só, e onde se fará a ultima selecção de vencedores. Paulo Sousa vai lutar pela classificação no grupo e Afonso Batista e João Belo vai cumprir a prova no ritmo adequado a uma tão grande dureza e distância.

Região centro em peso no apoio ao Hélder Rodrigues


A Benecar, empresa líder na região centro no mercado de automóveis usados, foi o palco escolhido para o evento de apresentação da época desportiva do Hélder Rodrigues antes da partida para o Dubai que dará início ao campeonato do mundo de Rally.

Os habitantes da Benedita responderam em peso ao convite para esta festa, tendo obrigado ao condicionamento do transito no local e recebendo de forma entusiástica o jovem piloto de Dakar que chegou aos comandos de uma mota de TT, contrariando os aguaceiros que se fizeram sentir ao inicio da tarde.

Sempre muito solicitado para dar autógrafos e tirar fotografias com os presentes, ainda teve tempo para efectuar uma breve demonstração de enduro, assistir a uma exibição de acrobacia aérea e conviver com as centenas de apoiantes presentes.

Durante a conversa com a imprensa, Hélder Rodrigues anunciou como objectivo desportivo participar e conquistar o campeonato do mundo de Rally , começando já no próximo fim-de-semana no Dubai, bem como aceder ao pódio no próximo Dakar.

Para Hélder Rodrigues, esta foi “uma experiência excepcional, fazendo-me lembrar as multidões que nos seguiam recentemente no Dakar.” Não deixando de ficar surpreendido com a simpatia demonstrada pelos habitantes desta região, Hélder Rodrigues não pode deixar de agradecer à Benecar e ao seu representante, Nuno Grosa, “o apoio e dedicação que aplicaram neste evento e na preparação da minha época desportiva”, prometendo tudo fazer para retribuir este gesto com vitórias.

Nuno Grosa, responsável pelo evento e pela marca mostrou-se “satisfeito com o apoio a um jovem talento como o Hélder”, referindo ainda que esta ligação, “surge já antes do Dakar porque nos identificamos com os valores de sucesso e dedicação que o piloto transmite”.

Este evento contou ainda com a presença do Toy, o ex-jogador de futebol Nuno Valente e ainda de Miguel Gerreiro, vencedor do programa da TVI “Uma Canção para Ti”

Hélder Rodrigues parte já na próxima terça-feira para o Dubai onde inicia a campanha de conquista do campeonato do mundo.

sábado, 20 de março de 2010

Etapa madrasta deixa Nuno Matos em 4º da Baja Itália após final da 1ª Etapa


Quebra de transmissão e furo atrasam português nos dois últimos sectores
Penalização de 1m à saída da assistência afasta português do pódio
Prova completa-se amanhã com mais dois sectores de 65 km


A apenas um dia de completarem a sua segunda internacionalização, Nuno Matos e Filipe Serra mantêm-se na corrida por um lugar no pódio da Baja Itália, a terceira prova do ano pontuável para a Taça FIA de Bajas que amanhã se conclui junto à província de Pordenone, cerca de 90 km a norte de Veneza. Apesar do início fulgurante, com a vitória destacada no Prólogo de ontem, a dupla do Cetelem | Fedima | Team teve hoje um dia verdadeiramente inglório, perdendo cerca de 5m no terceiro último e sector, na sequência de um furo, e penalizando depois 1m à saída da última assistência, após ter sido obrigada a substituir uma transmissão que se tinha partido ainda durante o segundo sector. Se a vice-liderança era perfeitamente possível sem estes contratempos, o ataque ao 3º lugar está já prometido para segunda e decisiva etapa…

Após terem iniciado da melhor forma a sua participação na Baja Itália, vencendo o Prólogo de ontem e assumindo-se como os primeiros líderes da categoria T2, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram hoje uma primeira etapa algo atribulada que os fez cair para o 4º lugar provisório do agrupamento, mesmo se a 41 segundos de diferença dos seus adversários mais directos.

Compreendendo uma tripla passagem por um sector selectivo de 65,86 km, a etapa de hoje até começou sob os melhores auspícios para o actual Campeão Nacional de T2, com o português a ver-se unicamente batido na volta inaugural pelo experiente Valentino Bombelli, num dos Mitsubishi Pajero inscritos pela fortíssima armada da Ralliart Itália.

Mais confiante, fruto do melhor conhecimento do terreno, Nuno Matos decidiu arriscar um pouco mais na segunda volta, retirando 1m40s ao seu tempo inicial e consolidando a vice-liderança, mesmo se no final o sentimento era já de alguma apreensão: “Devido à extrema dureza do percurso, partimos uma protecção do amortecedor traseiro e danificámos uma transmissão”, recorda.

Como se isso já não bastasse, o terceiro e último sector do dia reservaria ainda mais uma desagradável surpresa ao piloto da Isuzu D-Max: “Com o piso já bastante degradado, acabámos por furar na última volta e perder mais cerca de 5 minutos”, lamentava o piloto de Portalegre à chegada à sua assistência, após baixar ao 3º lugar da categoria.

Contudo, a história deste segundo dia não terminaria por aqui. “Como partimos uma transmissão na segunda volta, tivemos que substitui-la na assistência. Lamentavelmente, atrasámo-nos 5 segundos à entrada do Parque Fechado e, por isso, fomos penalizados em 1 minuto, descendo para o 4º lugar. Enfim, um resultado algo inglório para aquilo que fizemos em pista, mas que naturalmente temos de aceitar face a todos os condicionantes que sofremos ao longo do dia. Sem eles, poderíamos estar confortavelmente em 2º da classificação. Mas falta ainda a etapa de amanhã e tudo farei para recuperar um lugar no pódio final”, promete Nuno Matos, ainda assim, o melhor dos estreantes no agrupamento e o único a conseguir quebrar a hegemonia das favoritas formações locais.

De resto, importa sublinhar que o seu principal adversário na Taça FIA de Bajas, Andrey Cherednikov, é apenas 6º classificado da categoria, já a mais de 10 minutos do português.

Com início agendado para as 08h00 locais (07h00 portuguesas), a segunda e última etapa da Baja Itália compreende mais duas passagens por um sector de 65,73 km, desta vez em sentido inverso ao da etapa de hoje.

CLASSIFICAÇÃO – APÓS ETAPA 1


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
2h14m25s


Joost van Cauwenberge/Steven Vynke
Nissan 4.0
a 2m17s


Bogdan Novitskiy/Vitaliy Evtekhov
G-Force Proto
a 3m29s

(…)

12º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 19m22s (1º T2)

15º
Gianluca Tassi/Massimiliano Catarsi
Mitsubishi Pajero
a 27m02s (2º T2)

17º
Carmine Salvi/Lucio Salvi
Mitsubishi Pajero
a 30m02s (3º T2)

18º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 30m43s (4º T2)

Ricardo Porém estreou-se no CPTT 2010 com grande nível



· Ricardo e Manuel Porém estrearam-se no CPTT 2010 com um excelente 3º lugar na categoria T2, após terem sido disputadas as duas passagens pela Super Especial


Ricardo e Manuel Porém começaram da melhor forma a sua participação na Baja Terras D’El Rei, que marcou a estreia desta dupla na Categoria T2, com uma Nissan Navara. A dupla apoiada pelo MaisTT rubricou o 3º melhor tempo entre os T2, no somatório das duas passagens pela Super Especial. Durante o dia de hoje os pilotos tinham a cumprir uma dupla passagem por uma Super Especial, com cerca de 10 km.

Na primeira passagem o jovem piloto mostrou logo um bom andamento ao realizar um excelente 15º lugar na classificação geral, o que lhe permitia também ser o 3º classificado entre os T2 a menos de 6 segundos do líder, Américo Antunes.

Para os últimos 10 Km cronometrados do dia, Ricardo Porém partia, mais uma vez, determinado a realizar um bom resultado, mas num ritmo que lhe permitisse poupar o material para a prova de amanhã, pois haverá apenas um longo Sector Selectivo, que promete ser muito desgastante para os pilotos e máquinas. O piloto voltou então a estar num bom nível realizando mais uma vez o 3º lugar entre os T2 e ainda o 17º na classificação geral.

No final do dia o piloto leiriense ficou com a terceira posição entre os T2, a pouco mais de 1 segundo do 2º classificado e alcançou ainda um excelente 16º lugar na geral. Após a Super Especial Ricardo Porém mostrava-se obviamente satisfeito e revelou que “o Prólogo era bastante sinuoso e com bastante condução. Penso que fizemos uma boa marca, apesar de durante a segunda passagem termos apanhado pó de outro concorrente que partia à nossa frente o que nos prejudicou um pouco, principalmente na parte final da Super Especial.”

Apesar do bom resultado de hoje o piloto mostra-se bastante cauteloso pois sabe que “a corrida "a sério" é só amanhã com os 320km cronometrados, onde vamos tentar imprimir um ritmo certo e cauteloso, pois nestas condições de piso é muito fácil cometer erros. O carro está bastante bom, o que me traz mais confiança para terminarmos a prova e amealharmos alguns pontos, pois é esse o nosso objectivo”

Amanhã os pilotos percorrerão um longo Sector Selectivo de 320kms, com início marcado para as 10H00. A prova termina com a cerimónia do pódio que se realiza às 15H00.

Classificação Após Super Especial:

1º Filipe Campos
2º Miguel Barbosa + 1,24s
3º Miguel Farrajota + 19,81s

16º Ricardo Porém + 1m33,93s

T2:

1º Américo Antunes
2º Mário Dinis Lucas + 8,69s
3º Ricardo Porém + 10,35s

Foto: Manuel Cordeiro | MaisTT

Filipe Campos vence Super Especial


Yser Racing Team novamente em evidência na Baja Terras d’el Rei

Teve lugar ao início da tarde de hoje, a segunda prova do Campeonato de Portugal de TT, a Baja Terras d’El Rei, que este fim-de-semana anima a região de Tavira. Com aproximadamente sete quilómetros, a especial de abertura do evento levado a cabo pelo Clube Automóvel do Algarve ficou marcada pela afluência de muito público que se deslocou à zona de Cachoupo para assistir à passagem das cerca de três dezenas de equipas que responderam ao repto lançado pela agremiação algarvia.

Em termos desportivos, o Campeão de Portugal em título e vencedor da ronda de abertura da temporada, Filipe Campos, esteve em evidência e, seguindo à risca a estratégia delineada para a ronda algarvia, que passa por alcançar nova vitória, assegurou o melhor tempo acumulado após duas passagens por esta Super Especial. A dupla Campos/Baptista perdeu 10s na primeira passagem, mas recuperou 12 na seguinte o que lhes permitiu fechar o dia com um acumulado de menos dois segundos que o seu mais directo rival.

Satisfeito, Filipe Campos confessou não ter arriscado “fosse o que fosse. Tendo em conta que disputamos estas especiais sem reconhecimentos, ou seja, sem notas de andamento, conseguir sair para a estrada na primeira posição amanhã é até algo surpreendente.”

Quanto à dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, a quinta melhor marca no acumulado das duas passagens enquadra-se nos objectivos previamente estabelecidos e a equipa revelou-se satisfeita com os tempos obtidos: “correu sem problemas. Andámos de uma forma regular, tentando não correr riscos, até porque a corrida ‘a sério’ só tem lugar amanhã... Queremos andar o melhor que pudermos, e tentar obter o máximo de pontos de possível no final da prova,” afirmou Bernardo Moniz da Maia.

Para amanhã esta reservada a segunda e derradeira etapa desta Baja Terras d’El que conta com uma especial única de 320 quilómetros com arranque agendado para as 10h00. O Final da prova terá lugar na Praça da República em Tavira às 15h00.

Classificação da 1ª Etapa:

1. Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 11m02,05s
2. Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 1,2s
3. Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto), 19,8s
4. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), a 31,8s
5. Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 33,0s

BP Ultimate Vodafone Team com boas indicações


A estreia no CPTT para a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho aconteceu hoje no Algarve com a realização de duas passagens na super-especial de 10 kms, tendo-se cotado, desde logo, como os mais rápidos em prova.

Com as cautelas próprias de quem estreia um carro em competição, Miguel Barbosa sentiu-se rapidamente bastante confortável com o novo Mitsubishi Lancer Turbo, terminando a primeira passagem com mais de 10 segundos sobre o segundo classificado, Filipe Campos, em BMW X3 CC. Já na passagem seguinte, Miguel Barbosa voltou a conseguir liderar a tabela dos tempos, tendo já, sobre o final, optado por reduzir o andamento e assim evitar abrir a estrada no sector selectivo de amanhã, que se prevê, longo e difícil.

Para Miguel Barbosa “é sempre um bom começo de um campeonato quando sentimos sermos capazes de discutir a vitória logo na 1ª prova.” Apesar de esta ser a estreia oficial da nova versão para “Bajas” do Mitsubishi Lancer Turbo, o jovem piloto acredita que “temos já um conjunto que nos garante bastante confiança para amanhã. Sabemos que existem sempre pequenos percalços, principalmente quando o carro é novo mas acredito que nos preparamos bem e que vamos fazer uma boa prova.”

Já para Miguel Ramalho, “o objectivo passa, não tanto obviamente pela adaptação ao carro mas principalmente por não existirem surpresas desagradáveis e voltarmos às vitórias logo na 1ª prova”.

Para amanhã está marcado o início dos 320kms do Sector Selectivo às 10H00 terminando com a cerimónia do pódio que se realiza às 15H00.

Classificação Final da Super Especial


Terminou já a 2ª passagem pela Super Especial da Baja Terras D'El Rei 2010. Filipe Campos respondeu ao ataque de Miguel Barbosa, na 1ª passagem, vencendo a Super Especial 2 com cerca de 9 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, que nesta passagem foi Miguel Farrajota, entrando assim com excelente ritmo nesta prova. Miguel Barbosa foi apenas o 3º classificado a 12 segundos de Campos, o que o deixa na 2ª posição na geral, a 1,24s do X3 de Filipe Campos. Miguel Farrajota é neste momento o 3º classificado na classificação geral, a 19,81s do 1º.

O 4º classificado nesta segunda passagem foi Bernardo Moniz da Maia, que na geral ocupa agora o 5º posto, atrás de Rui Sousa que nesta passagem não foi além do 6º tempo.

José Gameiro ficou em 5º na Super Especial 2, mas ocupa a 6ª posição no final deste primeiro dia.

Entre os T2 foi Américo Antunes que voltou a vencer, na frente de José Camilo Martins e de Ricardo Porém. Na Geral Antunes é o melhor T2, na 11ª posição, Mário Dinis Lucas é o 2º, em 14º da geral e o piloto apoiado pelo MaisTT, Ricardo Porém, ocupa a 3ª posição entre os T2, na 16ª posição da geral.

Nos T8, foi a vez do piloto apoiado pelo MaisTT, Paulo Ferreira, vencer na frente de Paulo Sousa, que mesmo assim mantém a liderança na geral do agrupamento. Tiago Avelar foi o 3º nesta passagem, mas é João Belo que ocupa o último degrau do pódio, no que diz respeito ao somatório das 2 passagens.

Nota ainda para o outro piloto que tem o apoio do MaisTT, Henrique Silva, que estreia aqui o BMW Proto e ocupa para já a 8ª posição.

Classificação na Super Especial 2:

1º Filipe Campos
2º Miguel Farrajota + 9,68s
3º Miguel Barbosa + 12,00s
4º Bernardo Moniz da Maia + 14,85s
5º José Gameiro + 20,14s
6º Rui Sousa + 20,58s
7º Henrique Silva + 26,11s
8º Lino Carapeta + 27,61s
9º José Dinis Lucas + 29,25s
10º Pedro Grancha + 34,95s
11º Paulo Rui Ferreira (1º T8) + 41,25s

(...)

13º Américo Antunes (1º T8) + 43,96s


Classificação Após Super Especial 2:

1º Filipe Campos
2º Miguel Barbosa + 1,24s
3º Miguel Farrajota + 19,81s
4º Rui Sousa + 31,85s
5º Bernardo Moniz da Maia + 33,05s
6º José Gameiro + 40,29s
7º Pedro Grancha + 55,18s
8º Henrique Silva + 58,81s
9º José Dinis Lucas + 59,44s
10º Lino Carapeta + 1m02,29s
11º Américo Antunes (1º T2) + 1m23,58s
12º Paulo Sousa (1º T8) + 1m26,27s

Classificações da 1ª passagem na Super Especial


Todos os concorrentes terminaram já a 1ª passagem pela Super Especial da Baja Terras D'El Rei. Miguel Barbosa entrou ao ataque e fez o melhor tempo na estreia do novo motor a gasolina do Mitsubishi Racing Lancer. Filipe Campos foi o 2º melhor, a quase 11 segundos de Barbosa, enquanto que Miguel Farrajota fez um excelente 3º tempo a 20 segundos do 1º. Rui Sousa e Bernardo Moniz da Maia fecharam o Top 5.

Nos T8 foi Paulo Sousa quem fez o melhor tempo, na frente de João Belo e Henrique Menezes.

Américo Antunes foi o melhor entre os T2, com Mário Dinis Lucas a ser o 2º e Ricardo Porém a fazer um excelente 3º tempo.

Classificação Após Super Especial 1:

1º Miguel Barbosa
2º Filipe Campos + 10,81 s
3º Miguel Farrajota + 20,94s
4º Rui Sousa + 22,08s
5º Bernardo Moniz da Maia + 29,01s
6º José Gameiro + 30,96s
7º Pedro Grancha + 31,04s
8º José Dinis Lucas + 41,00s
9º Henrique Silva + 43,51s
10º Lino Carapeta + 45,09s

(...)

11º Américo Antunes (1º T2) + 50,43s

(...)

13º Paulo Sousa (1º T8) + 54,39s

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nuno Matos lidera Baja Itália após arrasar concorrência no Prólogo de hoje


- Início fulgurante do piloto português na estreia absoluta na baja italiana
- Segundo mais rápido no Prólogo (6,58 km) ficou já a 26,9s da sua marca
- Etapa de amanhã compreende tripla passagem por sector de 65 km


Superando uma vez mais todas as expectativas, Nuno Matos começou, hoje, da melhor forma a sua participação na 17ª edição da Baja Itália, garantindo por margem folgada o melhor registo da categoria T2 no Prólogo que abriu as hostilidades da terceira prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas. Neste que foi o seu primeiro contacto com as duras pistas italianas, o piloto português arrasou toda a concorrência local e internacional, de tal forma que deixou o seu adversário mais directo a nada menos que 27 segundos de diferença, em pouco mais de 6,5 quilómetros cronometrados. Amanhã começa a verdadeira corrida…

Motivados pelo excelente terceiro lugar final conquistado na recente deslocação à Baja Rússia Northern Forest, Nuno Matos e Filipe Serra deram hoje início à sua participação na Baja Itália, terceira de seis provas pontuáveis para a Taça Internacional FIA de Bajas.

Embora enfrentando uma concorrência ainda mais forte e alargada (foram admitidas 41 equipas à partida, 11 das quais na categoria T2), o certo é que a dupla do Cetelem | Fedima | Team voltou a surpreender logo de início, impondo-se por larga vantagem no Prólogo que abriu as hostilidades desta dura prova, disputada na sua grande maioria no leito de um rio seco.

Neste que foi o seu primeiro contacto com o terreno de prova (os concorrentes estavam impedidos de reconhecer o Prólogo), Nuno Matos cometeu não só a proeza de colocar a Isuzu D-Max entre os 15 mais rápidos da geral absoluta, como ainda de deixar o seu adversário mais directo na categoria a expressivos 27 segundos de diferença, isto num percurso com mais de 6,5 quilómetros cronometrados.

“Foi realmente um excelente início, melhor até do que estava à espera, pois mesmo imprimindo um ritmo forte, andei sempre com alguma margem de segurança, também porque o percurso do Prólogo era secreto”, começou por explicar o actual Campeão Nacional de T2, após este primeiro medir de forças.

De resto, apesar deste curto aperitivo, Nuno Matos ficou já com uma primeira impressão do tipo de terreno em que será disputada esta Baja Itália: “Está visto que vai ser uma prova muito exigente para as mecânicas, especialmente quando a pista coincidir com o leito do rio seco onde hoje disputámos o Prólogo. Além de valas sucessivas, andámos literalmente sobre cascalho e com o carro sempre muito solto. Curiosamente, e salvo as devidas diferenças, um pouco como já sucedeu nas pistas geladas da Baja Rússia”, comparou o piloto.


Enfim, impressões para confirmar já a partir de amanhã, sábado, quando se iniciar a primeira e mais longa de duas etapas desta 17ª edição da Baja Itália. Com um ligeira alteração ao figurino inicial, a etapa inaugural compreenderá agora tripla passagem a um percurso de 65,86 km, para no domingo a prova se completar com mais duas passagens por um sector de 65,73 km, mas aí em sentido inverso ao de amanhã.

Cumprindo para já com os objectivos delineados à partida – lutar por um lugar no pódio da categoria e colocar-se à frente do actual vice-líder da competição –, Nuno Matos admite que vai entrar amanhã com alguns cuidados no primeiro sector: “Vou tentar fazer uma gestão cuidada na primeira volta, adaptando-me o mais rapidamente possível às características do terreno – há previsões de chuva forte para amanhã – e percebendo onde me situo em relação à restante concorrência”, conclui o piloto português.

CLASSIFICAÇÃO - APÓS PRÓLOGO


Boris Gadasin/Alexander Garlanov
G-Force Proto
4m42,7s


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
a 19,2s


Joost van Cauwnberge/Steven Vynke
Nissan 4.0
a 39,4s

(…)

15º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1m19s (1º T2)


20º

Andrey Cherednikov/Yvgeniy Kuznetsov
Isuzu D-Max
a 1m45,9s (2º T2)

21º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 1m47,0s (3º T2)

Rui Sousa testa novas soluções na ISUZU D-Max


Edgar Condenso vai lutar pela vitória T2

A participação de Rui Sousa/Carlos Silva na edição 2010 da Baja Terras d’el Rei, terá por objectivo o desenvolvimento de novas soluções para a motorização da ISUZU D-Max Proto. A prova do Clube Automóvel do Algarve, tem este ano centro nevrálgico na cidade de Tavira, não foi escolhida pelo piloto da Prolama/elf para somar pontos no nacional TT, pelo que a equipa e o piloto decidiram participar como teste ao trabalho desenvolvido após a corrida de Macedo de Cavaleiros.

Voltando ao esquema de prova em linha, a Baja Terras d’el Rei apresenta um traçado de 320 km, desenhado na serra algarvia, e tem as características ideais para um teste competitivo à nova motorização da ISUZU, conforme comentou Rui Sousa: “…para retirar informação sobre o desenvolvimento que temos feito, o melhor teste é sem dúvida participar em provas. Assim decidimos alinhar no Algarve de uma forma despreocupada com os pontos do campeonato, e centralizar a atenção em todos os parâmetros do carro. Sabemos que o trabalho realizado só pode ser aferido em competição e em confronto com a concorrência fortíssima que existe. No entanto vamos lutar por um lugar de destaque. Já vencemos esta corrida por duas vezes, e a nova forma como se desenrola pode ditar a diferença. Vai ser uma prova muito dura, onde a concentração vai ser determinante…” concluiu.

A equipa estará presente em várias frentes, com destaque natural para as ISUZU T2 do Team Consilcar , com Edgar Condenso/Nuno Silva a revelarem uma vontade muito grande de vingar o azar da primeira prova do ano: “…vamos andar rápido desde o início, para salvaguardar algum percalço no final. Queremos vencer no Algarve para continuar a somar pontos num campeonato, que se prevê muito disputado…”.
Afonso Batista/José M. Marques, defendem com a Isuzu Rodeo as cores da Multipessoal, e encaram esta prova como um grande desafio, conforme o piloto referiu: “…face ao novo modelo da prova, mais exigente em termos de duração, será necessário uma melhor gestão do esforço. Espero uma prova dura e difícil o que aumenta a responsabilidade, mas também o prazer da superação. Como sempre, espero fazer o melhor; e terminar a prova…"

Ao nível do agrupamento T8, a Prolama Competição tem naturais expectativas na prestação de Paulo Sousa, de novo acompanhado por João Santos, que vão ao Algarve dispostos a assumir um lugar de topo no respectivo campeonato. “…é uma prova muito longa, e temos que perceber qual o melhor ritmo a impor; mas depois do bom resultado de Macedo, quero manter um nível de actuação que permita continuar a somar muitos pontos para o campeonato…” declarou o piloto.

Também João Belo e José Real têm naturais aspirações neste agrupamento, embora conscientes das dificuldades que vão encontrar; “…estamos optimistas quanto a uma melhoria significativa das prestações do nosso carro, face aos últimos desenvolvimentos efectuados pela Prolama. Contudo, a regularidade será o nosso trunfo, face às características do nosso carro, em comparação com as dos nossos adversários…” rematou no final.

No próximo Sábado e Domingo a aventura TT regressa aos trilhos algarvios, estando marcado o Prólogo para Sábado às 16 horas, e os 320 Km cronometrados para Domingo a partir das 9.00 horas, com passagem por uma Zona de Assistência marcada para a região do Pereiro.

Ricardo e Manuel Porém no CPTT 2010


• A dupla estreia-se com uma Nissan Navara T2 na Baja Terras D’El Rei

Ricardo e Manuel Porém irão participar, pela primeira vez, no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, neste ano de 2010. O piloto que se estreou em 2008, na Baja Portalegre 500 e que fez 2 provas em 2009, o Rali TT Terras da Raia e a Baja Portalegre 500, todas ao volante de um UMM, estreia-se agora na Categoria T2 aos comandos de uma mais competitiva Nissan Navara.

Ricardo Porém tem previsto um programa de 6 provas no CPTT de 2010 e irá estrear-se apenas nesta segunda prova do campeonato, a Baja Terras D'El Rei que se realiza este ano em Tavira.

Para a sua primeira temporada no CPTT o jovem tem como principais objectivos “acumular o máximo de experiência possível e no final do campeonato terminar nos 5 primeiros classificados do agrupamento T2”. Ricardo Porém será acompanhado pelo seu irmão, Manuel Porém, que já foi seu co-piloto na Baja Portalegre 500 em 2009, onde aliás venceram entre os veículos da Promoção A.

Manuel Porém assume os mesmos objectivos que o seu irmão para esta primeira época com a Nissan Navara e afirma que “é com enorme prazer que me sento ao lado do meu irmão, pois transmite-me imensa confiança e com o seu andamento poderemos obter bons resultados.”. Manuel Porém tem ainda pouca experiência mas conseguiu já “um óptimo resultado no Rali TT Serras do Norte 2010, ao lado do Paulo Sousa, pelo que darei mais uma vez o meu melhor para que os objectivos desta temporada sejam atingidos.”.

Estreia na Baja Terras D’El Rei

A dupla tem como primeiro desafio a Baja Terras D’El Rei e realizou por isso no passado Domingo um teste que lhe permitiu ter “o primeiro contacto com a Nissan Navara, de onde saímos bastantes satisfeitos com os resultados obtidos. Conseguimos encontrar um acerto do carro que me agrada bastante e me deixa confiante para a prova.”, afirma o piloto que para esta prova espera “amealhar o máximo de pontos possível e perceber em que lugar do agrupamento nos situamos”

Este ano a prova disputa-se em Tavira e contém uma dupla passagem numa Super Especial de 10 quilómetros no sábado, dia 20 de Março, e um único Sector Selectivo de cerca de 320 quilómetros em linha, que será percorrido no Domingo.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Os melhores correm a Sul


Fiel à tradição, a Baja Terras d’el Rei, marcada para 20 e 21 de Março, uma vez mais organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, volta a apresentar cartaz de primeira qualidade com mais de 120 inscritos e confirma-se como prova carismática da fase inicial das temporadas nacionais de todo-o-terreno.

Nos Autos, destaque para a estreia no campeonato de Miguel Barbosa. Abandonando o BMW X3, o piloto lisboeta opta pelo Racing Lancer da Mitsubishi para destronar o que parece ser um imbatível Filipe Campos. Este continua com o carro germânico no seio da Yser Racing Team e já começou o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) da melhor forma. 10 pontos amealhados no caminho da revalidação do título numa prova que Miguel Barbosa excluiu do seu calendário. Pressão ao máximo que antecipa uma batalha ao segundo num selectivo sector de domingo.

No capítulo mediático, não se podia desejar melhor para a prova do Clube Automóvel do Algarve, que volta a animar o Sotavento algarvio com, este ano, um novo quartel-general. Tavira estreia-se como anfitriã da prova patrocinada pela CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

Entre os candidatos aos lugares cimeiros, surge um piloto algarvio que tem ganas de se redimir da decepcionante época passada: Miguel Farrajota (Proto RAV 4) volta com uma máquina renovada e visa o pódio no final do CPTT.

Bernardo Moniz da Maia (BMW X3), colega de equipa do campeão nacional, Rui Sousa (Isuzu D-Max Proto), José Dinis Lucas (Pajero DID) e Pedro Grancha (Mitsubishi Proto) são alguns pilotos que estão dispostos a lutar por um brilharete.

Em termos estruturais, esta edição de 2010 da Baja Terras d’el Rei apresenta como novidade o facto da Super Especial ser cumprida, no sábado, por duas vezes sem reconhecimento num percurso de 7,10 kms. No dia seguinte, um grande sector em linha de 317,80 kms com uma assistência possível na zona do Pereiro que se paga ao cronómetro. Só pára quem quer!

Para motos, quads e buggys, uma só passagem pela Super Especial com direito a reconhecimento. De resto, tudo semelhante aos automóveis mas, como habitualmente, com quatro Zonas de Assistência estrategicamente colocadas.

Para a vertente “motociclismo” da prova, a Baja Terras d´el Rei marca o início do Campeonato e servirá de teste em condições reais. Um atractivo extra será a de ver os buggys num ano de afirmação. 23 dessas máquinas que têm atraído a atenção do público estarão à partida da prova patrocinada pelo produtor dos vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz.

O programa apresentado pelos homens do Clube Automóvel do Algarve é mais compacto do que em anos anteriores. Depois das verificações documentais (Hotel Vila Galé Tavira) e técnicas (Parque de Feiras e Exposições) na manhã de sábado, a prova arranca da Praça da República, em Tavira, às 14h15 com as motas seguidas de quads, autos e buggys

A Super Especial anima, assim, a tarde de dia 20 que culmina numa iniciativa exclusiva pelas 19:30 horas no Mercado da Ribeira (Praça Velha) em Tavira. Todos os interessados poderão falar num ambiente informal com os maiores campeões do Todo-o-Terreno português. Filipe Campos, Miguel Barbosa, Miguel Farrajota e Rúben Faria, entre outros, já são presenças confirmadas.

No dia seguinte, partida às 07h00 dos competidores numa Prova Especial que atravessará os concelhos de Tavira, Vila Real Santo António, Castro Marim, Alcoutim Mértola, Almodôvar e Loulé. O público poderá deliciar-se com os melhores intérpretes do todo-o-terreno nacional em quatro Zonas de Público especialmente escolhidas pela sua espectacularidade em Tavira, Martim Longo, Pereiro e Tenência.

Entrega de Prémios no pódio montado na Praça da Republica pelas 15h00.

A Baja Terras d´el Rei conta com o apoio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, da Câmara Municipal de Tavira, da Solverde – Casinos do Algarve, dos hotéis Vila Galé Tavira e Porta Nova, bem como da Rádio Gilão como Rádio Oficial do Evento e a XesEquipa – Xerox.

Clube Automóvel do Algarve