domingo, 21 de março de 2010

Vitória retumbante de Filipe Campos


“Dobradinha” da Yser Racing Team na Baja Terras d’El Rei

A Yser Racing Team teve um fim-de-semana perfeito neste em que se disputou a segunda ronda do Campeonato de Portugal de TT. Filipe Campos/Jaime Baptista venceram de forma inequívoca enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor terminaram na segunda posição, naquela que foi a melhor classificação de sempre desta dupla à geral em provas do CPTT. Com este resultado, Filipe Campos aumenta para vinte o número de pontos na classificação do Campeonato Absoluto e mantém inalterado o seu caminho rumo à renovação do título, com dois triunfos consecutivos na presente temporada: o primeiro foi há um mês, em Macedo de Cavaleiros, ao qual juntou novo sucesso, desta feita na prova do Clube Automóvel do Algarve.

Esta segunda etapa decorreu com o tempo completamente seco, e, também por isso, com a presença de muito público que se espalhou ao longo dos cerca de 320 quilómetros do traçado. Filipe Campos entrou no sector com uma toada cautelosa que se manteve até sensivelmente aos primeiros 90 quilómetros de prova. Este foi o plano traçado pelo piloto que optou por “poupar os pneus e os travões na fase inicial da prova para depois poder atacar. Sabíamos que na primeira fase da corrida íamos perder algum tempo e assim aconteceu, ma a verdade é que a estratégia que traçámos estava certa e o resultado está à vista,” afirmou. Depois de cumprido o primeiro terço da prova já Filipe Campos estava a recuperar parte do fosso que o separava do mais directo rival e, à chegada à assistência (facultativa), o piloto da Yser Racing Team não só já havia recuperado o tempo perdido como já estava na frente da prova e com mais de oito minutos de avanço sobre Miguel Barbosa.

Radiante com mais este triunfo, Filipe Campos esclarecia à chegada a Tavira que “este é um triunfo importante, uma vez que se tratou da primeira oportunidade que tivemos de lutar com o Miguel Barbosa. Ganhámos de forma clara e, assim, demos mais um passo no caminho que traçámos para 2010 e que passa pela revalidação dos títulos. Por outro lado, fico muito contente pelo segundo lugar obtido pelo Bernardo Moniz da Maia. Depois do resultado que obtivemos no ano passado em Burgos, esta é a segunda “dobradinha” da equipa, o que nos deixa a todos muito satisfeitos e que representa um prémio merecido para toda a equipa.”

Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia rubricou igualmente uma exibição de grande nível e alcançou o seu melhor resultado de sempre à geral numa prova do Campeonato de Portugal de TT. Com um ritmo constante ao longo de todo a corrida, o piloto de Cascais soube fazer uma gestão perfeita do esforço e colheu daí um fruto muito apetitoso que é este segundo lugar final, que representa, aliás, uma merecida compensação face à série de azares que o apoquentaram há um mês atrás em Macedo de Cavaleiros. “Este foi um resultado fantástico e que nos deixa cheios de orgulho. Correu bem, apesar de ter sido uma prova longa e, por isso, muito exigente em termos físicos. A verdade é que assegurámos um fantástico segundo lugar que acaba por compensar o facto de não termos pontuado na prova de abertura. Por outro lado, parte da nossa satisfação deve-se também a mais uma grande vitória do Filipe Campos.”

Terminada a tarefa no Algarve, a Yser Racing Team vai iniciar já a preparação para o próximo embate do CPTT, que tem lugar na região de Évora. O Ervideira Rally TT estará na estrada entre os dias 17 e 18 de Abril, uma vez mais com organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

Classificação da Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h08m32s
2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 12m43s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 14m54s
4º José Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi) a 29m52s
5º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 30m49s

Campeonato Absoluto (após duas provas):
1º Filipe Campos, 20 pontos; 2º José Lucas 13; 3º Bernardo Moniz da Maia, 8; 4ºs Miguel
Veloso e Miguel Barbosa 6; 6º Paulo Sousa 5;

Campeonato T1 (após duas provas):

1. Filipe Campos, 40 pontos; 2º José Lucas, 30; 3º Bernardo Moniz da Maia, 29; 4º José
Gameiro, 25; 5º Miguel Barbosa, 15.