domingo, 21 de março de 2010

Dobradinha do Yser Racing Team


Terminou já a 2ª ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010, que se disputou no Algarve, com a Baja Terras D'El Rei. Esta prova tinha como novidade o facto de se disputar apenas 1 sector selectivo, com 320 Kms, com uma assistência intermédia e facultativa, a contar para o tempo de prova. Assim o grau de exigência para pilotos e máquinas foi superior, onde uma boa gestão de corrida seria importante.

Filipe Campos tinha entrado na prova a ganhar, ao realizar o melhor tempo no somatório das 2 Super Especiais, contudo não se esperavam facilidades para o piloto do BMW X3 CC, já que Miguel Barbosa estreava um novo carro muito competitivo. Barbosa entrou ao ataque e em CP1 era o líder, com uma vantagem superior a 1 minuto para Campos, mas após CP2 Filipe Campos anulou essa vantagem e os dois pilotos ficaram separados por apenas 2 segundos. A partir daí, Miguel Barbosa começou a perder muito tempo, fruto de uma indisposição do piloto, e em CP3 era o 2º classificado mas com uma desvantagem de 9min38s. No final Filipe Campos apenas teve de gerir a vantagem, enquanto Miguel Barbosa perdeu ainda mais tempo e a 2ª posição. Bernardo Moniz da Maia vinha a realizar uma boa prova, com um andamento muito regular, como já tem sido habitual, e aproveitou os problemas do piloto do Racing Lancer para alcançar o lugar intermédio do pódio, a 12min43s do seu colega de equipa. Foi assim uma prova perfeita para Filipe Campos, assim como para toda a equipa Yser. Miguel Barbosa teve de se contentar com a 3ª posição.

Miguel Farrajota ainda se intrometeu na luta pelo pódio, mas cedo abandonou com problemas mecânicos. A dupla apoiada pelo MaisTT, Henrique Silva / Rui Gomes, vinha também a fazer uma excelente prova, na estreia do BMW Proto e tudo indicava para que alcançassem o 4º posto final, contudo a sorte não esteve do lado deste piloto, que fez apenas a 2ª prova em TT e acabou por capotar já na "recta final" da prova, quando faltava cerca de 20 Km. Assim, Henrique Silva "caiu" para a 12ª posição final, deixando no entanto a ideia de que será necessário contar com ele na luta pelos lugares pontuáveis.

Sem problemas e aproveitando os erros e azares dos adversários, José Dinis Lucas e José Gameiro completaram o leque dos 5 melhores classificados.

No agrupamento T2 a luta pela vitória esteve sempre muito intensa, demonstrando a competitividade deste agrupamento. No prólogo Américo Antunes tinha deixado o aviso de que estava no Algarve para vencer e no dia de Hoje, desde cedo que o piloto esteve na luta pela vitória, juntamente com Mário Dinis Lucas e o jovem Ricardo Porém. Em CP1 estes 3 pilotos estavam separados por apenas 10 segundos, o que prometia um bom espetáculo para que acompanhava a prova. A dupla apoiada pelo MaisTT, Ricardo e Manuel Porém, viu a transmissão dianteira da Nissan Navara quebrar, o que os deixou um pouco afastados da luta pela vitória, ficando assim Antunes e Dinis Lucas na disputa pelo lugar mais alto do pódio. Antunes tentou afastar-se de Dinis Lucas, mas não conseguia uma vantagem superior a 18 segundos, em CP3 e no final este piloto acabou por se atrasar bastante, descendo para a 5ª posição do Agrupamento. Assim Mário Dinis Lucas teve apenas de levar o Mitsubishi até ao final para vencer o T2, juntando ainda um excelente 6º lugar final. Beneficiando também dos problemas de Américo Antunes, Ricardo Porém estreou-se da melhor maneira no CPTT 2010 e alcançou a 2ª posição no T2 e ainda o 7º posto final. José Camilo Martins, o vencedor da primeira prova da época, subiu ao último lugar do pódio.

No agrupamento T8, os pilotos que tinham ficado nas 2 primeiras posições no dia de ontem, ficaram desde cedo com poucas probabilidades de lutar pela vitória no agrupamento. Paulo Sousa e João Santos, que eram os principais candidatos a vencer entre os T8, capotaram, perdendo assim muito tempo e ficaram ainda sem vidro pára-brisas. Com isto, era muito difícil ir além da 2ª posição final entre os T8 e da 9ª posição à geral. Outro candidato à vitória e que tinha ficado em 2º no dia de ontem era outro piloto apoiado pelo MaisTT, Paulo Rui Ferreira, que viu a embraigem do Toyota Land Cruiser queimar, o que o obrigou a abandonar. Sem qualquer problema Henrique Menezes venceu a prova e somou um 9º lugar à geral, contudo este piloto não está inscrito no campeonato, pelo que os 10 pontos vão para Paulo Sousa. Em 3º lugar terminou João Belo, na 11ª posição da geral.

Classificação Final:

1º Filipe Campos
2º Bernardo Moniz da Maia + 12min43s
3º Miguel Barbosa + 14min54s
4º José Dinis Lucas + 29min52s
5º José Gameiro + 30min49s
6º Mário Dinis Lucas (1º T2) + 34min29s
7º Ricardo Porém (2º T2) + 37min49s
8º Henrique Menezes (1º T8) + 52min47s
9º Paulo Sousa (2º T8) + 58min55s
10º Lino Carapeta + 1h04min48s