sábado, 20 de março de 2010

Etapa madrasta deixa Nuno Matos em 4º da Baja Itália após final da 1ª Etapa


Quebra de transmissão e furo atrasam português nos dois últimos sectores
Penalização de 1m à saída da assistência afasta português do pódio
Prova completa-se amanhã com mais dois sectores de 65 km


A apenas um dia de completarem a sua segunda internacionalização, Nuno Matos e Filipe Serra mantêm-se na corrida por um lugar no pódio da Baja Itália, a terceira prova do ano pontuável para a Taça FIA de Bajas que amanhã se conclui junto à província de Pordenone, cerca de 90 km a norte de Veneza. Apesar do início fulgurante, com a vitória destacada no Prólogo de ontem, a dupla do Cetelem | Fedima | Team teve hoje um dia verdadeiramente inglório, perdendo cerca de 5m no terceiro último e sector, na sequência de um furo, e penalizando depois 1m à saída da última assistência, após ter sido obrigada a substituir uma transmissão que se tinha partido ainda durante o segundo sector. Se a vice-liderança era perfeitamente possível sem estes contratempos, o ataque ao 3º lugar está já prometido para segunda e decisiva etapa…

Após terem iniciado da melhor forma a sua participação na Baja Itália, vencendo o Prólogo de ontem e assumindo-se como os primeiros líderes da categoria T2, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram hoje uma primeira etapa algo atribulada que os fez cair para o 4º lugar provisório do agrupamento, mesmo se a 41 segundos de diferença dos seus adversários mais directos.

Compreendendo uma tripla passagem por um sector selectivo de 65,86 km, a etapa de hoje até começou sob os melhores auspícios para o actual Campeão Nacional de T2, com o português a ver-se unicamente batido na volta inaugural pelo experiente Valentino Bombelli, num dos Mitsubishi Pajero inscritos pela fortíssima armada da Ralliart Itália.

Mais confiante, fruto do melhor conhecimento do terreno, Nuno Matos decidiu arriscar um pouco mais na segunda volta, retirando 1m40s ao seu tempo inicial e consolidando a vice-liderança, mesmo se no final o sentimento era já de alguma apreensão: “Devido à extrema dureza do percurso, partimos uma protecção do amortecedor traseiro e danificámos uma transmissão”, recorda.

Como se isso já não bastasse, o terceiro e último sector do dia reservaria ainda mais uma desagradável surpresa ao piloto da Isuzu D-Max: “Com o piso já bastante degradado, acabámos por furar na última volta e perder mais cerca de 5 minutos”, lamentava o piloto de Portalegre à chegada à sua assistência, após baixar ao 3º lugar da categoria.

Contudo, a história deste segundo dia não terminaria por aqui. “Como partimos uma transmissão na segunda volta, tivemos que substitui-la na assistência. Lamentavelmente, atrasámo-nos 5 segundos à entrada do Parque Fechado e, por isso, fomos penalizados em 1 minuto, descendo para o 4º lugar. Enfim, um resultado algo inglório para aquilo que fizemos em pista, mas que naturalmente temos de aceitar face a todos os condicionantes que sofremos ao longo do dia. Sem eles, poderíamos estar confortavelmente em 2º da classificação. Mas falta ainda a etapa de amanhã e tudo farei para recuperar um lugar no pódio final”, promete Nuno Matos, ainda assim, o melhor dos estreantes no agrupamento e o único a conseguir quebrar a hegemonia das favoritas formações locais.

De resto, importa sublinhar que o seu principal adversário na Taça FIA de Bajas, Andrey Cherednikov, é apenas 6º classificado da categoria, já a mais de 10 minutos do português.

Com início agendado para as 08h00 locais (07h00 portuguesas), a segunda e última etapa da Baja Itália compreende mais duas passagens por um sector de 65,73 km, desta vez em sentido inverso ao da etapa de hoje.

CLASSIFICAÇÃO – APÓS ETAPA 1


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
2h14m25s


Joost van Cauwenberge/Steven Vynke
Nissan 4.0
a 2m17s


Bogdan Novitskiy/Vitaliy Evtekhov
G-Force Proto
a 3m29s

(…)

12º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 19m22s (1º T2)

15º
Gianluca Tassi/Massimiliano Catarsi
Mitsubishi Pajero
a 27m02s (2º T2)

17º
Carmine Salvi/Lucio Salvi
Mitsubishi Pajero
a 30m02s (3º T2)

18º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 30m43s (4º T2)