domingo, 21 de março de 2010

Nuno Matos assume liderança da Taça FIA após concluir Baja Itália no pódio (T2)


Português repete 3º lugar da Rússia e passa a somar 12 pontos na competição
Recuperou hoje um lugar após o furo e a penalização na etapa de ontem
Próximo compromisso internacional a 23 de Julho na Baja Espanha


Após três títulos nacionais consecutivos no campeonato português, Nuno Matos assume-se já como a grande revelação de 2010 também no plano internacional. Aos 32 anos, e a cumprir apenas a sua primeira época fora de portas, o piloto alentejano saltou já para a liderança isolada da Taça Internacional FIA de Bajas, depois de hoje confirmar o seu segundo pódio consecutivo do ano no final da duríssima Baja Itália. Primeiro líder da prova, o português concluiu a etapa de ontem apenas no 4º lugar, consequência de um furo que o fez perder 5m e de uma penalização de 1m à saída da última assistência. Hoje, porém, e tal como prometido, o piloto da Isuzu D-Max partiu ao ataque e recuperou logo no primeiro de dois sectores selectivos da etapa o 3º lugar da categoria T2, resultado suficiente para o colocar no comando da competição após três provas realizadas. O próximo desafio internacional é a Baja Espanha Aragão, a 23 de Julho…

Superando todas as expectativas, Nuno Matos e Filipe Serra são a partir deste fim-de-semana a nova dupla a bater na categoria T2 da Taça Internacional FIA de Bajas. Depois do promissor arranque na Baja Rússia Northern Forest, de onde trouxeram um inesperado pódio final, os dois portugueses que defendem as cores do Cetelem | Fedima | Team viajaram agora até à província de Pordenone, cerca de 90 km a norte de Veneza, para conquistarem um estupendo terceiro lugar final na classe.

Mesmo falhando a deslocação à jornada inaugural na Arábia Saudita, a equipa nacional saltou já para a liderança da Taça Internacional FIA de Bajas, precisamente quando o calendário completou a sua primeira metade. A segunda parte da competição inicia-se a 23 de Julho próximo com a vizinha Baja Espanha Aragão, seguindo-se depois a Baja Hungria, no último fim-de-semana de Agosto, e finalmente a Baja Portalegre 500, a única de todo o calendário que os pilotos já conhecem, no final de Outubro.

Cumprindo, e até mesmo superando, todos os objectivos a que se tinham proposto neste início de temporada, Nuno Matos e Filipe Serra festejaram hoje, e pela segunda vez no espaço de apenas três semanas, a subida ao pódio numa das mais duras e difíceis bajas de todo o calendário internacional. “Face aos problemas que acumulámos na etapa anterior (transmissão e amortecedor partidos e um furo) e ainda à penalização que sofremos no final do dia, hoje tínhamos apenas como objectivo recuperar um lugar no pódio. Felizmente, conseguimo-lo logo no primeiro de dois sectores, embora por apenas 41 segundos de diferença, o que nos obrigou a forçar o andamento mesmo até final”, referiu Nuno Matos à chegada.

Mas apesar da satisfação de dever cumprido, o actual Campeão Nacional de T2 não esconde alguma amargura pelo facto de ter voltado a perder um segundo lugar que parecia estar perfeitamente ao seu alcance: “Atendendo apenas ao nosso andamento, sem dúvida que essa seria o resultado mais justo. De qualquer forma, é óbvio que só tenho de estar muito satisfeito por ter conseguido somar um novo pódio numa prova que mais uma vez desconhecia e onde a concorrência era bastante mais forte e alargada do que na Rússia, principalmente da parte fortíssima armada da Ralliart Itália. Basta analisar as curtas diferenças que nos separaram em alguns sectores”, completou o novo líder da Taça Internacional FIA de Bajas.

BAJA ITÁLIA - CLASSIFICAÇÃO FINAL


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
3h40m01s


Bogdan Novitskiy/Vitaliy Evtekhov
G-Force Proto
a 3m49s


Karoly Fazekas/Peter Maurer
BMW X5
a 6m44s

(…)

11º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 30m32s (1º T2)

15º
Gianluca Tassi/Massimiliano Catarsi
Mitsubishi Pajero
a 43m26s (2º T2)

17º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 46m02s (3º T2)


TAÇA FIA DE BAJAS
Grupo T2 (Após 3 Provas): 1º Nuno Matos (POR), 12 pontos; 2º Andrey Cherednikov (KAZ), 11; 3ºs Sami Al Shamari (SAU), Viktor Volikov (RUS) e Valentino Bombelli (ITA), 10 (…).