sexta-feira, 19 de março de 2010

Nuno Matos lidera Baja Itália após arrasar concorrência no Prólogo de hoje


- Início fulgurante do piloto português na estreia absoluta na baja italiana
- Segundo mais rápido no Prólogo (6,58 km) ficou já a 26,9s da sua marca
- Etapa de amanhã compreende tripla passagem por sector de 65 km


Superando uma vez mais todas as expectativas, Nuno Matos começou, hoje, da melhor forma a sua participação na 17ª edição da Baja Itália, garantindo por margem folgada o melhor registo da categoria T2 no Prólogo que abriu as hostilidades da terceira prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas. Neste que foi o seu primeiro contacto com as duras pistas italianas, o piloto português arrasou toda a concorrência local e internacional, de tal forma que deixou o seu adversário mais directo a nada menos que 27 segundos de diferença, em pouco mais de 6,5 quilómetros cronometrados. Amanhã começa a verdadeira corrida…

Motivados pelo excelente terceiro lugar final conquistado na recente deslocação à Baja Rússia Northern Forest, Nuno Matos e Filipe Serra deram hoje início à sua participação na Baja Itália, terceira de seis provas pontuáveis para a Taça Internacional FIA de Bajas.

Embora enfrentando uma concorrência ainda mais forte e alargada (foram admitidas 41 equipas à partida, 11 das quais na categoria T2), o certo é que a dupla do Cetelem | Fedima | Team voltou a surpreender logo de início, impondo-se por larga vantagem no Prólogo que abriu as hostilidades desta dura prova, disputada na sua grande maioria no leito de um rio seco.

Neste que foi o seu primeiro contacto com o terreno de prova (os concorrentes estavam impedidos de reconhecer o Prólogo), Nuno Matos cometeu não só a proeza de colocar a Isuzu D-Max entre os 15 mais rápidos da geral absoluta, como ainda de deixar o seu adversário mais directo na categoria a expressivos 27 segundos de diferença, isto num percurso com mais de 6,5 quilómetros cronometrados.

“Foi realmente um excelente início, melhor até do que estava à espera, pois mesmo imprimindo um ritmo forte, andei sempre com alguma margem de segurança, também porque o percurso do Prólogo era secreto”, começou por explicar o actual Campeão Nacional de T2, após este primeiro medir de forças.

De resto, apesar deste curto aperitivo, Nuno Matos ficou já com uma primeira impressão do tipo de terreno em que será disputada esta Baja Itália: “Está visto que vai ser uma prova muito exigente para as mecânicas, especialmente quando a pista coincidir com o leito do rio seco onde hoje disputámos o Prólogo. Além de valas sucessivas, andámos literalmente sobre cascalho e com o carro sempre muito solto. Curiosamente, e salvo as devidas diferenças, um pouco como já sucedeu nas pistas geladas da Baja Rússia”, comparou o piloto.


Enfim, impressões para confirmar já a partir de amanhã, sábado, quando se iniciar a primeira e mais longa de duas etapas desta 17ª edição da Baja Itália. Com um ligeira alteração ao figurino inicial, a etapa inaugural compreenderá agora tripla passagem a um percurso de 65,86 km, para no domingo a prova se completar com mais duas passagens por um sector de 65,73 km, mas aí em sentido inverso ao de amanhã.

Cumprindo para já com os objectivos delineados à partida – lutar por um lugar no pódio da categoria e colocar-se à frente do actual vice-líder da competição –, Nuno Matos admite que vai entrar amanhã com alguns cuidados no primeiro sector: “Vou tentar fazer uma gestão cuidada na primeira volta, adaptando-me o mais rapidamente possível às características do terreno – há previsões de chuva forte para amanhã – e percebendo onde me situo em relação à restante concorrência”, conclui o piloto português.

CLASSIFICAÇÃO - APÓS PRÓLOGO


Boris Gadasin/Alexander Garlanov
G-Force Proto
4m42,7s


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
a 19,2s


Joost van Cauwnberge/Steven Vynke
Nissan 4.0
a 39,4s

(…)

15º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1m19s (1º T2)


20º

Andrey Cherednikov/Yvgeniy Kuznetsov
Isuzu D-Max
a 1m45,9s (2º T2)

21º
Valentino Bombelli/Danielle Fiorini
Mitsubishi Pajero
a 1m47,0s (3º T2)