quinta-feira, 18 de março de 2010

Os melhores correm a Sul


Fiel à tradição, a Baja Terras d’el Rei, marcada para 20 e 21 de Março, uma vez mais organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, volta a apresentar cartaz de primeira qualidade com mais de 120 inscritos e confirma-se como prova carismática da fase inicial das temporadas nacionais de todo-o-terreno.

Nos Autos, destaque para a estreia no campeonato de Miguel Barbosa. Abandonando o BMW X3, o piloto lisboeta opta pelo Racing Lancer da Mitsubishi para destronar o que parece ser um imbatível Filipe Campos. Este continua com o carro germânico no seio da Yser Racing Team e já começou o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) da melhor forma. 10 pontos amealhados no caminho da revalidação do título numa prova que Miguel Barbosa excluiu do seu calendário. Pressão ao máximo que antecipa uma batalha ao segundo num selectivo sector de domingo.

No capítulo mediático, não se podia desejar melhor para a prova do Clube Automóvel do Algarve, que volta a animar o Sotavento algarvio com, este ano, um novo quartel-general. Tavira estreia-se como anfitriã da prova patrocinada pela CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

Entre os candidatos aos lugares cimeiros, surge um piloto algarvio que tem ganas de se redimir da decepcionante época passada: Miguel Farrajota (Proto RAV 4) volta com uma máquina renovada e visa o pódio no final do CPTT.

Bernardo Moniz da Maia (BMW X3), colega de equipa do campeão nacional, Rui Sousa (Isuzu D-Max Proto), José Dinis Lucas (Pajero DID) e Pedro Grancha (Mitsubishi Proto) são alguns pilotos que estão dispostos a lutar por um brilharete.

Em termos estruturais, esta edição de 2010 da Baja Terras d’el Rei apresenta como novidade o facto da Super Especial ser cumprida, no sábado, por duas vezes sem reconhecimento num percurso de 7,10 kms. No dia seguinte, um grande sector em linha de 317,80 kms com uma assistência possível na zona do Pereiro que se paga ao cronómetro. Só pára quem quer!

Para motos, quads e buggys, uma só passagem pela Super Especial com direito a reconhecimento. De resto, tudo semelhante aos automóveis mas, como habitualmente, com quatro Zonas de Assistência estrategicamente colocadas.

Para a vertente “motociclismo” da prova, a Baja Terras d´el Rei marca o início do Campeonato e servirá de teste em condições reais. Um atractivo extra será a de ver os buggys num ano de afirmação. 23 dessas máquinas que têm atraído a atenção do público estarão à partida da prova patrocinada pelo produtor dos vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz.

O programa apresentado pelos homens do Clube Automóvel do Algarve é mais compacto do que em anos anteriores. Depois das verificações documentais (Hotel Vila Galé Tavira) e técnicas (Parque de Feiras e Exposições) na manhã de sábado, a prova arranca da Praça da República, em Tavira, às 14h15 com as motas seguidas de quads, autos e buggys

A Super Especial anima, assim, a tarde de dia 20 que culmina numa iniciativa exclusiva pelas 19:30 horas no Mercado da Ribeira (Praça Velha) em Tavira. Todos os interessados poderão falar num ambiente informal com os maiores campeões do Todo-o-Terreno português. Filipe Campos, Miguel Barbosa, Miguel Farrajota e Rúben Faria, entre outros, já são presenças confirmadas.

No dia seguinte, partida às 07h00 dos competidores numa Prova Especial que atravessará os concelhos de Tavira, Vila Real Santo António, Castro Marim, Alcoutim Mértola, Almodôvar e Loulé. O público poderá deliciar-se com os melhores intérpretes do todo-o-terreno nacional em quatro Zonas de Público especialmente escolhidas pela sua espectacularidade em Tavira, Martim Longo, Pereiro e Tenência.

Entrega de Prémios no pódio montado na Praça da Republica pelas 15h00.

A Baja Terras d´el Rei conta com o apoio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, da Câmara Municipal de Tavira, da Solverde – Casinos do Algarve, dos hotéis Vila Galé Tavira e Porta Nova, bem como da Rádio Gilão como Rádio Oficial do Evento e a XesEquipa – Xerox.

Clube Automóvel do Algarve