domingo, 21 de março de 2010

Ruben Faria vence Baja Terras D'El Rei


Começou este fim-de-semana no Algarve o Campeonato Nacional de TT 2010. Com a ronda de abertura a realizar-se em solo algarvio Ruben Faria regressou ao campeonato e à competição depois do brilhante 11º lugar conquistado em Janeiro no Dakar.

“Fazia todo o sentido competir na Baja Terras D’el Rei, não apenas por ser uma prova no Algarve, de onde sou natural, mas também por ser uma das minhas preferidas no nosso país. Gosto da organização do Clube Automóvel do Algarve, gosto do tipo de piso que percorre e acima de tudo gosto muito de correr perante o público algarvio e depois de todo o apoio que me deram durante o Dakar era uma obrigação que sentia para com eles.”


Ruben Faria utilizou neste regresso ao campeonato nacional – que não disputará na sua totalidade – uma KTM 530 que recebeu pouco dias antes da prova, motivo pelo qual utilizou a moto em versão perfeitamente original. “ Apenas afinámos a moto em termos de suspensões e pouco mais.”

A prova começou no Sábado à tarde onde Ruben Faria conseguiu o quarto posto no final da dezena de quilómetros do prólogo, o primeiro aperitivo para a longa etapa do dia seguinte, com um tempo de 5m31.29s. “ Não foi a classificação que queria com vista à minha estratégia de corrida, mas permitiu-me poder partir atrás de alguns dos candidatos à vitória."

Para a corrida o objectivo era claro, o piloto da Vodafone iría atacar de forma a poder chegar o mais depressa possível ao topo da classificação.
Após a partida o piloto de Olhão era já segundo aquando do primeiro controle de passagem, assumindo o comando no terceiro controle, o derradeiro antes do final dos 320 quilómetros de prova, para garantir a primeira posição com pouco menos de 38 segundos face a Mário Patrão, o campeão nacional em título que hoje não conseguiu travar o ‘Algarvio Voador’. “Mudei de pneu a meio da prova e depois disso ataquei sempre. Foi uma boa opção e deu resultado. A totalidade da prova correu-me de forma impecável, senti-me sempre bem fisicamente e a 530 foi uma arma mortífera para enfrentar estas pistas.” Comentou igualmente o vencedor desta Baja Terras D’el Rei,

“Foi excelente vencer aqui no Algarve e tenho que agradecer o apoio de todos aqueles que acompanharam a prova.”
Ruben Faria não estará em todo o campeonato nacional 2010, fruto dos compromissos internacionais com a sua equipa. “Mas vou fazer mais corridas em Portugal…isso é certo!”