terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fera Racing confirma posição como equipa com mais títulos nacionais em 2010


-24 Horas TT Vila de Fronteira reforçam êxito da equipa leiriense

A Fera Racing, equipa de preparação de competição automóvel de Leiria, terminou a temporada de 2010 com mais um êxito nas 24 Horas TT de Fronteira, a histórica prova de todo-o-terreno que encerra todos os anos a época de competição, confirmando assim a sua posição como equipa com mais títulos nacionais em 2010. Nesta prova, o Nissan Terrano II e a Nissan Navara que a equipa preparou e assistiu, completaram a prova no 27.º e 36.º lugares, 4.º e 2.º classificados nas classes respectivas.

Recorde-se que, no Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, a Fera Racing assegurou a preparação da dupla Ricardo e Manuel Porém, que se sagrou campeã nacional na categoria de T2, ao volante de uma Nissan Navara, e também da dupla Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro, vice-campeã na categoria T8.

Os títulos nacionais não se ficam por aqui, já que Manuel Porém, de 19 anos, é também vice-campeão no Campeonato de Segundos Condutores – Absoluto, e Jorge Monteiro é campeão nacional no Campeonato de Segundos Condutores – Grupo T8.

«É uma honra enorme trabalhar com estes pilotos e com a equipa de mecânicos que nos acompanhou ao longo de toda a época, e que trabalhou ao mais alto nível, mesmo em condições que sabemos que estão aquém das maiores equipas nacionais e internacionais»,salienta Nelson Falardo.

«Pessoalmente tenho um orgulho enorme no trabalho que desenvolvemos, e aproveito para agradecer a toda sãs pessoas que nos seguem nas provas, que nos apoiam, e que divulgam o desporto automóvel na região», acrescenta.

Nas 24 Horas TT de Fronteira, Mário Duarte liderou a equipa de pilotos do Nissan Terrano, que reuniu ainda Filipe Nascimento, Daniel Taborda e Pedro Loureiro, naturais de Coimbra, pilotos amadores que «fizeram uma prova surpreendente, muito regular, e souberam levar até ao fim 24 horas muito duras», salienta Nelson Falardo.

Sérgio Brites esteve à frente da equipa que pilotou a Nissan Navara, composta por Alexandrino Dinis, Carlos Fonseca e Cesário Santos, sendo que este último assegurou as últimas horas de prova e o segundo lugar na sua classe.

A Fera Racing deu os primeiros passos em 2007 e regressa em 2010 com um projecto
totalmente dedicado ao todo-o-terreno. Nelson Falardo explica que «2009 foi um ano muito importante e surpreendente, em que tivemos a oportunidade de perceber que em 2010 teríamos que fazer grandes apostas», assim «depois de meses complicados, de muito trabalho e empenho de todos, com menores recursos que aqueles de que dispõem as equipas que competem connosco, conseguimos garantir excelentes resultados».

Vitoria de afirmação


Em clima de verdadeira euforia e repleta de emoção que a Sobralpneus Racing Team abandonou a vila alentejana de Fronteira depois de ter alcançado o titulo de Campeã na categoria C (T8) e o brilhante 14º posto à Geral com o Nissan Terrano II.

A estrutura acabou por se apresentar em Fronteira apenas com 3 pilotos, uma vez que Ramiro Rodrigues por motivos pessoais deixou de poder dar o seu contributo, obrigando a mesma a rever a estratégia montada para a prova.
Estratégia essa que se revelou fortuita, não só pela diminuição de paragens para troca de turnos de pilotagem, mas também pelo excelente trabalho estratégico da equipa de Cronometragem conjuntamente com o Director de equipa que delegavam sob Eduardo Rodrigues, Marco Figueiras e Henrique Lourenço o ritmo de corrida a adoptar.
Estando o objectivo proposto alcançado a oito horas do fim da corrida, a estratégia passou por tomar um ritmo cauteloso, sem arriscar e cometer erros, sobre uma toada de gestão para o adversário directo na categoria.

Numa prova exigente como esta, vários fatores foram preponderantes para o resultado final, onde a consistência dos pilotos aliada à organização e capacidade de resposta de toda a equipa nas boxes acabaram por ter também um papel fundamental na obtenção deste resultado fantástico.

Eduardo Rodrigues afirmou no final da prova
” Toda a equipa está de parabéns, não existem duvidas que estivemos todos ao mais alto nível, deixando uma vez mais bem claro que somos fortes e temos capacidade para ultrapassar grandes desafios. Faço votos para que 2011 possa ser finalmente o ano da nossa afirmação, para isso assumo desde já todas as responsabilidades, de neste defeso trabalhar afincadamente com vista á afinação perfeita do nosso Proto SRTeam. Aproveito ainda para deixar em nome da equipa uma mensagem de carinho e agradecimento a todos os nossos amigos e apoiantes. Um grande bem haja a todos e Festas Felizes.”

No culminar de um ano desportivo onde o fator sorte não acompanhou os objectivos propostos, foi na prova rainha do TT Nacional que surgiu o resultado de afirmação de toda a estrutura, que por certo a acompanhará em 2011.

BOMCAR conclui 24 Horas Todo o Terreno de Fronteira com sucesso


A equipa BOMCAR Coimbra concluiu no passado domingo pelas 12h a sua participação na mais importante prova de resistência do Todo o Terreno nacional.

A vitória desta 13ª edição ficou este ano em Portugal e com a equipa Vodafone, pilotando um BMC-BMW por Pedro Lamy, José Pedro Fontes, Luis Silva e António Coimbra. No final das 24 horas e das 104 voltas aos 17 kms da pista - melhor volta de 9’42” - a equipa recebeu o troféu no podium do Terródromo de Fronteira.
De entre mais de 90 equipas, a equipa BOMCAR com o número 87, aos comandos de um Nissan Terrano II, cumpriu a sua melhor volta em 12’16”. Mário Duarte, Filipe Nascimento, Daniel Taborda e Pedro Loureiro foram gerindo a sua participação ao longo do dia de sábado e domingo de forma a poupar o carro, sem descurar a subida na tabela, com algumas passagens bastante rápidas.

Apesar da manutenção preventiva ao longo do dia de sábado e madrugada de domingo, os primeiros problemas começaram ao inicio do dia de domingo, prontamente geridos e sanados com a intervenção da magnifica equipa de apoio da “Fera Racing Off Road Team”.

Esforços conjugados na perfeição permitiram à equipa apoiada pelo Diário de Coimbra, Logicentro e 3DLab, cortar a meta desta 13ª edição, no magnífico 27º lugar da classificação geral, permitindo atingir o 4º lugar da classe T8, tendo o objectivo de apenas chegar ao fim sido amplamente atingido e bastante superado.
No final, a equipa agradeceu a todos os patrocinadores que lhe permitiram esta fantástica prestação, nomeadamente ao cozinheiro “Piranha” e em especial o apoio incomparável prestado pelo concessionário BMW/MINI em Coimbra e Leiria, BOMCAR.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ellen Lohr encantada, prometeu regressar em 2011


• Equipa recuperou 35 posições
• Projecto conjunto para próxima edição


O quarteto luso germânico composto por Ellen Lohr, Lígia Albuquerque, Bruno Oliveira e Chris Vogler completou hoje a sua participação nas 24 H TT Vila de Fronteira. Uma enorme vitória, tendo em conta a pouca sorte que a equipa teve na parte inicial da corrida.

Apesar de limitações mecânicas, que não permitiram aos pilotos demonstrar na integra as suas capacidades, o certo é que, longe de resignarem, conseguiram recuperar 35 posições e receber a bandeirada de xadrês.

“Gostei imenso da corrida. É diferente de tudo o que já experimentei. Nunca tinha feito uma corrida de todo o terreno sem ter ao meu lado um navegador a ditar notas. Foi uma experiência fantástica com uma moldura humana incrível. Tivémos pouca sorte, mas deu para perceber que somos uma equipa muito equilibrada e gostava de regressar em 2011. Vamos trabalhar nesse sentido”, salientou Ellen Lohr.

Chris Vogler que levou a Mazda BT 50 do Mazda Açores TT até à linha de chegada não conseguiu conter a sua emoção “por ter juntado ao meu palmarés mais uma competição de 24 horas sendo que esta foi a minha estreia no todo o terreno. Fiquei fascinado com a prova e muito emocionado no momento em que assisti ao nascer do sol, num dos meus turnos de condução”.

Para Bruno Oliveira “esta não foi a participação desportiva que estava nos nossos planos, mas a equipa criou uma enorme empatia e vamos trabalhar para poder voltar a correr juntos na proxima edição continuando a promover os Açores que é o objectivo deste projecto”.

Dupla vitória do Team Solar do Bitoque


• Rui Lopes é vice campeão
• José Pereira, Rui Lopes e Pedro Barroco no Top 10


Depois de ter registado o melhor tempo nos treinos cronometrados, o trio Rui Lopes, José Pereira e Pedro Barroco do Team Solar do Bitoque dominou claramente as 24 H TT Vila de Fronteira entre as equipas que competiram inscritas no Desafio ELF / Mazda nesta magnífica jornada internacional de TT, alcançando ainda um brilhante 7º lugar absoluto e o terceiro lugar na categoria T1 e entre as equipas portugueses.

Este resultado permitiu ainda que Rui Lopes, tal como já anteriormente tinha acontecido com o seu navegador Luís Ferreira, conquistasse o título de vice campeão no Desafio ELF / Mazda 2010, terminado a sua participação nesta competição monomarca com apenas menos dois pontos que o vencedor João Pais.

Em dia de aniversário Rui Lopes era naturalmente um piloto muito feliz: “Não podia ter melhor prenda de anos. Ganhar as duas corridas do Desafio ELF Mazda, conquistar o título de vice campeão, terminar num magnífico 7º lugar absoluto e ver os três carros da equipa completarem a prova é tudo quanto tinha sonhado para esta prova. Agora só quero descansar um pouco porque este fim de semana foi muito cansativo e de muitas emoções”

O Team Solar do Bitoque conquistou ainda a segunda posição mercê de uma magnífica exibição do quarteto composto por Rui Gouveia, Joaquim Soares, João Elias e José Manuel, equipa que integrava três pilotos estreantes.

Classificação Final

1º José Pereira/Rui Lopes/Pedro Barroco 101 voltas
2º Rui Gouveia/Joaquim Soares/ João Elias/José Manuel 93 voltas
3º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Carlos Pinto/Fernando Carvalho 89 voltas
4º Durval Costa/João Rato/Pedro Marcão/Vitor Caeiro 85 voltas
5º Luís Ferreira/Gonçalo Fino/Nuno Barroco 82 voltas
6º Ellen Lohr/Lígia Albuquerque/Bruno Oliveira/Chris Vogler 75 voltas

domingo, 28 de novembro de 2010

Lino Carapeta ultrapassa mais uma Fronteira


· 5º LUGAR ABSOLUTO E 2ª MELHOR EQUIPA PORTUGUESA

Lino Carapeta averbou mais um carimbo no passaporte ao passar com distinção mais uma Fronteira da resistência automóvel. Desta vez o seu Bowler amarelo ficou na garagem, utilizando outro Bowler Wildcat, o de Manuel Rosa, que juntamente com Carlos Aires e Filipe Correia alcançaram um fabuloso 5º lugar da classificação geral, e ao mesmo tempo, conquistaram a segunda posição entre as equipas portuguesas e a vitória no agrupamento T1.

As habitualmente duras e selectivas 24 Horas de Fronteira foram conquistadas com bastante trabalho de equipa e o essencial empenho da Paredecar, que conseguiu resolver alguns dos problemas naturais de uma corrida deste género. O Team Tanqueluz/Paredecar chegou mesmo a solidificar o 2º lugar absoluto da prova durante seis horas consecutivas, e só uma forçada, e mais longa paragem nas boxes, fez com que a equipa não conquistasse o pódio. Já um especialista em provas de resistência, Lino Carapeta mostrava um especial contentamento por ter conseguido ultrapassar com êxito mais uma Fronteira.

O Team Tanqueluz/Paredecar inscreveu também na prova do ACP um Land Rover Discovery tripulado por Cláudio Carapeta/José Realista/Armando Pereira/José Patrício, que viria a ultrapassar algumas dificuldades, conseguindo obter o 16º lugar final e a 2ª posição na Classe C.

Fotografia da 13ª edição das 24 horas Vila de Fronteira - Manuel Cordeiro



Algumas fotografias tiradas no decorrer da 13ª edição da 24 horas de Fronteira por Manuel Cordeiro. Clique Aqui.

Seis Mazda BT 50 à partida, todas à chegada


• Duas Mazda no Top 10
• Team Solar do Bitoque vence com 7º lugar absoluto
• 3º lugar na Categoria T1 e 3º entre os portugueses

O Desafio ELF / Mazda 2010 terminou de forma brilhante com a todas as seis Mazda BT 50 que estiveram à partida das 24 TT Vila de Fronteira a ultrapssarem a linha de chegada e com a equipa nº 72 do Team Solar do Bitoque a alcançar o triunfo classificando-se num magnífico 7º lugar absoluto, 3º da categoria T1 e 3ª equipa portuguesa.

Com este resultado Rui Lopes confirmou a segunda posição na classificação desta competição monomarca terminando com apenas menos dois pontos que o vencedor João Pais.

“Nesta corrida alcançámos tudo o que nos tinhamos proposto. Participámos com três carros e todos estiveram à chegada, apesar de alguns dos pilotos serem estreantes. Vencemos entre os concorrentes ao Desafio ELF Mazda e com o triunfo às 12 horas conseguimos confirmar o segundo lugar. O 7º lugar absoluto foi a cereja em cima do bolo para este espectacular fim de semana” salientou Rui Lopes na hora de subir ao pódio.

Confirmando que rigor e regularidade podem superar toda a inexperiência, o quarteto do Team Solar do Bitoque, composto por Rui Gouveia, Joaquim Soares, João Elias e José Manuel, com três pilotos estreantes, averbou a 2ª posição à frente da formação da Xuxas Car, liderada por Paulo Pinto que partilhou o volante da sua Mazda BT 50 com Pedro Marcelo, Carlos Pinto e Fernando Carvalho.

Apesar das dificuldades porque a equipa passou na parte inicial da corrida o quarteto do Mazda Açores TT Team onde se destacava a presença da alemã Ellen Lohr encetou uma notável recuperação e a piloto germânica saiu de Portugal rendida a esta fabulosa prova portuguesa prometendo regressar em 2011.

Embora fora do Desafio ELF Mazda destaque para o 9º lugar absoluto da Mazda CX7 Proto que rodou durante grande parte da corrida na 4ª posição.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “pelo segundo ano consecutivo todas as Mazda que participaram nesta excelente prova cruzaram a linha de chegada o que confirma a qualidade e fiabilidade das BT 50. Isto vem também demonstrar que o Desafio ELF Mazda está bem vivo e posso desde já assegurar a sua continuidade para 2011. Dou os meus parabéns a todos os pilotos e as todas as pessoas que nas suas equipas trabalharam para que este sucesso fosse alcançado”.

Classificação Final

1º José Pereira/Rui Lopes/Pedro Barroco 101 voltas
2º Rui Gouveia/Joaquim Soares/ João Elias/José Manuel 93 voltas
3º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Carlos Pinto/Fernando Carvalho 89 voltas
4º Durval Costa/João Rato/Pedro Marcão/Vitor Caeiro 85 voltas
5º Luís Ferreira/Gonçalo Fino/Nuno Barroco 82 voltas
6º Ellen Lohr/Lígia Albuquerque/Bruno Oliveira/Chris Vogler 75 voltas


Classificação Final do Desafio ELF / Mazda 2010

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 46 pontos
2º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 44 pontos
3º Paulo Pinto Xanauto 30 pontos
4º Bruno Oliveira RPF 2 29 pontos
5º José Manuel Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
5º Durval Costa SGS Car 16 pontos
7º Gonçalo Fino Fino Comércio de Automóveis 8 pontos
8º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos

Vitória ficou "em casa"...


Pilotos portugueses voltaram a ganhar sete anos depois!

A equipa Vodafone, constituída por Pedro Lamy/José Pedro Fontes/António Coimbra/Luís Silva (BMC-BMW), inscreveu o seu nome como vencedora da 13ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, pelo que bem se pode dizer que o triunfo ficou "em casa"... mas com total justiça!

Deste modo, os pilotos nacionais interromperam seis anos de domínio dos concorrentes franceses naquela que foi a edição mais concorrida do evento nestes últimos tempos, com nada menos do que 92 equipas e 345 pilotos presentes.

O domínio dos vencedores foi incontestável, uma vez que lideraram desde a primeira curva até ao baixar da bandeira de xadrez. Com um carro que apresentou uma grande fiabilidade mecânica, os homens da Vodafone apenas tiveram de fazer as manutenções mais aconselhadas numa prova com estas características, sabendo evitar de forma perfeita as dificuldades resultantes da degradação do piso e das constantes ultrapassagens que foram obrigados a fazer.

Para Pedro Lamy, «este foi o triunfo de uma equipa e de um carro muito bem preparado. Soubemos não cometer erros e isso foi determinante para o resultado conseguido. O BMC é um carro ideal para esta prova, não só devido ao motor BMW a diesel com um óptimo binário, que muito ajudou nas ultrapassagens, mas também pela dimensão das rodas, que contribuiu para ultrapassar com maior facilidade a progressiva degradação da pista.»

De início, a formação da Letónia, liderada por Andris Dambis, com o espectacular Oscar O24H especialmente concebido para Fronteira, com um potente motor de um Corvette 8l, foi a ameaça mais importante para os pilotos portugueses, mas a 13ª hora seria fatal para as aspirações da equipa de Leste, obrigada a desistir com a caixa de velocidades partida.

Curiosa a situação vivida entre a 15ª e 18ª horas, com os lugares do pódio totalmente preenchidos por equipas portuguesas, com o Bowler Wildcat de Manuel Rosa e Lino Carapeta na segunda posição e a Isuzu Dmax de Rui Sousa e Edgar Condenso no terceiro lugar. No entanto, essa classificação acabou por ser totalmente alterada depois da Isuzu ter problemas de embraiagem e do Bowler ter partido um braço de direcção.

Esse facto permitiu que as equipas francesas subissem alguns lugares na geral na parte final da prova, muito embora nas últimas horas a diferença entre elas já não permitisse grandes lutas pela discussão de lugares, pois as diferenças registadas eram de pelo menos uma volta.

Deste modo, a formação liderada por Aurélie Beyris acabou por conseguir um excelente segundo lugar, impondo-se ainda na categoria de duas rodas motrizes, à frente dos seus compatriotas do Caze Buggy Nissan de Laurent Dornel, que perdeu algum terreno durante a noite com problemas de suspensão.

Os vencedores do ano passado, a equipa liderada por Mário Andrade, não foram tão felizes nesta edição, pois imensos problemas de travões no Moncé Clio V6 acabaram por condicionar a sua actuação.

Saliência ainda para o quinto posto da formação de Manuel Rosa e Lino Carapeta, num Bowler Wildcat, segunda melhor formação nacional, e para Rui Lopes que se impôs para o Desafio Elf/Mazda, ao terminar no sétimo lugar final.

Classificação final: 1.º Lamy/Fontes/Silva/Coimbra (BMC-BMW), 24h 01m 51,539s; 2.º Fanxoa/Mouhica/Wadoux/Beyris (Renault Clio Monce), a 3 voltas; 3º Dornel/Lacam/Caze/Garicoix (Caze Buggy Nissan), a 3 voltass; 4º M. Andrade/A. Andrade/Lansac/Letang (Monce Clio v6), a 4 voltas; 5º Rosa/Carapeta/Airos/Correia (Bowler Wildcat), a 5 voltas; 6º Lhoste/Billaut/Boutron (Bowler Wildcat), a 5 voltas; 7º Pereira/Lopes/Barroco (Mazda BT50), a 7 voltas; 8º Barbosa/Finkelstein/Desgranges/Coimbra (Schmit Peugeot 207T), 8 voltas; 9º Quintaneiro/Machado/Madaleno/Silva (Mazda CX7 Proto), a 11 voltas; 10º Morize/Godet/Guyot/Anquetil (Mercedes 500 ML), a 13 voltas. Terminaram mais 45 equipas classificadas.

Domínio das equipas nacionais


Temperaturas negativas marcaram a madrugada em Fronteira

Com 18 horas de corrida, ou seja, cumpridos dois terços da competição, Pedro Lamy/José Pedro Fontes/António Coimbra/Luís Silva continuavam a liderar esta edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, agora com uma vantagem de seis horas, o que parecia proporcionar uma mais fácil gestão das últimas seis horas de corrida.

O frio fez-se sentir de forma intensa ao longo da madrugada, com temperaturas negativas, mas nem isso arrefeceu o entusiasmo de equipas e espectadores, que voltaram a acorrer ao Terródromo de Fronteira em grande número.

A principal nota para esta fase da prova vai para o abandono da equipa da Letónia, com a caixa de velocidades do Oscar O24H partida, comprometendo deste modo as suas esperanças em poder conseguir a primeira vitória na prova portuguesa.

O Bowler Wildcat de Manuel Rosa e Lino Carapeta estava agora na segunda psoição, à frente da Isuzu Dmax de Rui Sousa e Edgar Condenso, num pódio totalmente preenchido por equipas nacionais, o que sucedia desde a 15ª hora.

O MGR 206CC de Hugues Mollet era quarto da geral e representava a maior ameaça para este domínio luso.

Líder cada vez mais distante


Domínio claro da equipa Vodafone a meio da corrida

A noite caiu sobre o Terródromo de Fronteira mas o entusiasmo e o ambiente em nada arrefeceram. Na frente, a equipa da Vodafone continuava a liderar tranquilamente, dispondo já de uma confortável vantagem de cinco voltas.

Já a segunda posição era bem mais disputada: a equipa da Letónia, que rodou sempre neste lugar desde o arranque da corrida, acabou por ceder e ser ultrapassada pelo Caze Buggy Nissan do francês Laurent Dornel mas, ao fim de quatro horas nesta posição, acabou por ter problemas que o atrasaram de forma considerável, permitindo à formação liderada por Andris Dambis voltar ao segundo lugar.

Nesta fase da corrida a evidência ia para o Bowler Wildcat de Manuel Rosa que, mercê de um excelente andamento, recuperou várias posições, colocando-se no último lugar do pódio, dando pela primeira vez uma nota de clara supremacia das equipas portuguesas. O francês Nicolas Gibom, em carro idêntico, rodava na quarta posição, numa altura em que os abandonos já eram uma das notas salientes, com as mecânicas a começarem a demonstrar a dureza da prova.

Rui Lopes vence mais uma etapa


• Dobradinha do Team Solar do Bitoque
• Apesar da dureza todas as Mazda continuam a rolar

Com uma pontuação do Desafio ELF / Mazda 2010 a ser obtida às 12 horas de corrida, o piloto Rui Lopes, do Team Solar do Bitoque conquistou, ao passar da meia noite, uma vitória que lhe permite reforçar a segunda posição na classificação desta competição monomarca.

A equipa nº 72, composta ainda por José Pereira e Pedro Barroco, está a ter uma participação notável nestas 24 TT Vila de Fronteira ocupando, a meio da corrida, a 7ª posição absoluta e o 4º lugar entre os concorrentes do agrupamento T1.

“Estamos a cumprir à risca os objectivos traçados antes da corrida. Não cometer erros nem exageros porque a prova é longa, dura, difícil e traiçoeira. No derradeiro turno vi várias viaturas despistadas e alguns carros capotados. A pista esta muito escorregadia e perigosa. É necessário redobrar a atenção” salienta Rui Lopes.

De forma surpreendente, até porque três dos seus quatro pilotos são estreantes, o quarteto do Team Solar do Bitoque, composto por Rui Gouveia, Joaquim Soares, João Elias e José Manuel, averbou a 2ª posição à frente da formação da Xuxas Car, liderada por Paulo Pinto e onde também Pedro Marcelo, Carlos Pinto e Fernando Carvalho partilham o volante.

Apesar das equipas que, por estas 12 horas de corrida, se classificavam nas posições seguintes terem tido paragens mais prolongadas nas suas boxes, o certo é que, à meia noite, todas elas rolavam sem problemas de maior e numa altura em que o número de viaturas em pista diminiu para cerca de metade.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “é muito gratificante perceber que, apesar da prova apresentar grandes dificuldades, que aumentam com o decorrer da noite, todas as equipas Mazda continuam em prova e no caso da formação liderada pelo Rui Lopes a conseguir um excelente resultado”.

Classificação às 12 Horas

1º José Pereira/Rui Lopes/Pedro Barroco 52 voltas
2º Rui Gouveia/Joaquim Soares/ João Elias/José Manuel 48 voltas
3º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Carlos Pinto/Fernando Carvalho 46 voltas
4º Luís Ferreira/Gonçalo Fino/Nuno Barroco 45 voltas
5º Durval Costa/João Rato/Pedro Marcão/Vitor Caeiro 43 voltas
6º Ellen Lohr/Lígia Albuquerque/Bruno Oliveira/Chris Vogler 36 voltas

sábado, 27 de novembro de 2010

Classificações Após 3 Horas


Equipa Nº2 continua a liderar...

Equipa de Pedro Lamy e José Pedro Fontes lidera


Quando decorreram já mais de duas horas de corrida é a equipa número 2 que está na frente das 24 Horas TT, seguida pelo Oscar da equipa da Letónia.


Impossível estar parado


É no terródromo de Fronteira que habitualmente encerra a época de todo-o-terreno. Uma festa que reune centenas de praticantes unidos num salutar convívio em torno de uma das prova de resistência mais apetecível da Europa. Com uma época incompleta, mas com uma vitória à geral obtida no Ervideira Rali TT, Lino Carapeta está parado por opção desde o Rali TT Vodafone Estoril-Marrackech.

Na procura das habituais emoções da competição, o popular piloto do Team Tanqueluz/Paredecar faz questão de participar nas 24 Horas de Fronteira, integrando uma equipa que lhe é familiar. Com o Bowler Wildcat de Manuel Rosa, com quem vai dividir a condução, Lino Carapeta conta ainda com a companhia de Filipe Correia e Carlos Aires, equipa que obteve o 29º tempo nos Treinos Cronometrados, entre 92 equipas participantes.

Lino Carapeta já alcançou excelentes classificações em Fronteira, mas para o piloto o importante é terminar e contar com uma jornada bastante divertida. O Team Tanqueluz/Paredecar conta ainda com a participação de um Land Rover Discovery, tripulado por Cláudio Carapeta/José Realista/Armando Pereira/José Patrício.

Mazda Açores TT Team em 2º lugar


Ellen Lohr, Lígia Albuquerque, Bruno Oliveira e Chris Vogler em Mazda BT 50

O quarteto luso germânico composto por Ellen Lohr, Lígia Albuquerque, Bruno Oliveira e Chris Vogler averbou hoje a segunda posição nos treinos cronometrados das 24 H TT Vila de Fronteira entre os concorrentes ao Desafio ELF / Mazda, na derradeira jornada nacional e internacional de todo o terreno.

O piloto açoreano e team manager da equipa, Bruno Oliveira, foi o primeiro a arrancar e foi ele quem averbou a marca que irá permitir Ellen Lohr, a cabeça de cartaz da equipa Mazda Açores TT Team, partir numa das primeiras filas da extensa grelha de partida, quando amanhã for baixada a bandeira de largada, o que acontecerá pelas 12 horas.

A alemã que ficou famosa pela suas participações emplgantes no DTM, irá partilhar os comandos de uma Mazda BT 50 com a portuense Lígia Albuquerque, e o seu compatriota Chris Vogler, que depois de um percurso na velocidade faz aqui a sua estreia no todo o terreno. De salientar que a própria Ellen Lohr fez também a sua estreia em TT em Portugal, numa Baja 500 Portalegre.

“O tempo alcançado foi bom, apenas mais quatro segundos que o realizado por Carlos Sousa, mas a caixa de velocidades, que tem sido de facto o calcanhar de Aquiles da nossa Mazda, mostrou não estar nas melhores condições pelo que já montámos uma nova caixa e acreditamos que na corrida os problemas não se irão repetir”, salientou Bruno Oliveira

Team Solar do Bitoque foi o mais rápido nos treinos das 24 H TT


• Rui Lopes com José Pereira e Pedro Barroco
• Team Solar do Bitoque participa com três equipas


O trio Rui Lopes, José Pereira e Pedro Barroco do Team Solar do Bitoque registou hoje o melhor tempo nos treinos cronometrados entre as equipas inscritas no Desafio ELF / Mazda que competem nas 24 H TT Vila de Fronteira.

Na corrida que encerra a temporada nacional e internacional de todo o terreno, a equipa liderada por Rui Lopes, o piloto e team manager da equipa patrocinada pela cadeia de restaurantes de que é proprietário e que luta pelo título de vice-campeão na competição monomarca, teve em José Pereira o piloto de ponta que realizou a melhor marca na sua primeira volta lançada. O terceiro membro desta equipa é o jovem Pedro Barroco.

“Cumprimos com rigor a estratégia delineada pela equipa. Os nossos carros foram dos primeiros a arrancar para os treinos cronometrados e cada equipa realizou logo os seus melhores tempos. Depois todos os pilotos tiveram a oportunidades de fazerem as voltas necessárias para se adaptarem à pista a ao carro e cedo ficou encerrado o nosso período de treino. Não queremos correr riscos, já que esta prova é muito longa”, salientou Rui Lopes.

Classificação dos Treinos Cronometrados

1º Team Solar do Bitoque - José Pereira/Rui Lopes/Pedro Barroco 11m14,86s
2º Ellen Lohr/Lígia Albuquerque/Bruno Oliveira/Chris Vogler 11m16,84s
3º Team Solar do Bitoque - Luís Ferreira/Gonçalo Fino/Nuno Barroco 12m01,30s
4º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Carlos Pinto/Fernando Carvalho 12m05,74s
5º Durval Costa/João Rato/Pedro Marcão/Vitor Caeiro 12m11,33s
6º Team Solar do Bitoque - Rui Gouveia/Joaquim Soares/ João Elias/José Manuel 12m17,83s

Inicio cauteloso


… 20º lugar entre mais de 90 equipas

A Prolama iniciou a sua participação na 13ª edição das 24 Horas TT de Fronteira, com uma actuação defensiva, centrando toda o seu esforço na corrida que tem início amanhã pelas 12 horas.

A Isuzu D-Max com o numero 15, evoluiu no circuito de 16 quilómetros de Fronteira pela mão dos quatro pilotos da equipa, num treino dedicado à adaptação de cada um às novas afinações criadas especificamente para esta prova, conforme Rui Sousa explicou: “…este é o resultado possível com as especificações que escolhemos. Privilegiamos as afinações de corrida, com relações mais longas e menos pressão de turbo, e este facto associado a muito tráfego na pista quando realizamos a volta lançada, originou uma posição mais distante na grelha de partida. De qualquer forma quero relembrar que esta D-Max é uma viatura T2, pelo que o resultado é ainda assim muito bom…”

Edgar Condenso alinhou pelo mesmo discurso, reafirmando que encontrou um carro muito bom para uma corrida tão longa: “o carro está impecável, embora se note que as alterações realizadas pela equipa visam a estratégia da corrida e não dos treinos. Realizei duas voltas sem qualquer problema, não dando qualquer importância ao tempo realizado. Como referi anteriormente, o importante é o resultado final…”

O Campeão Nacional T8 2010, Paulo Sousa rodou pela primeira vez ao volante de uma D-Max e apenas centrou a sua atenção em perceber o funcionamento de toda a instrumentação do carro, e o seu comportamento dinâmico, referindo no final: “…estou realmente impressionado com o comportamento da suspensão da Isuzu D-Max. Passa muito bem no mau piso, absorvendo as irregularidades de uma forma incrível. A distância entre eixos torna tudo mais fácil, e estou naturalmente confiante num excelente resultado …” rematou.

Continuando a sua ligação coma a Equipa Prolama, Nuno Tordo sentou-se mais uma vez na Isuzu para avaliar as diferenças entre esta D-Max e a Rodeo que havia pilotado no ano transacto. No final do seu treino declarou; “…este carro é muito diferente do que utilizamos o ano passado. Espero que com o desenrolar da corrida possamos entrar no grupo dos primeiros, e assim discutir as primeiras posições.…”

ÁS 12h00m de amanhã tem início a maior competição do TT nacional. A Prolama estará na grelha de partida com renovada ambição. Contamos com a presença de todos os Patrocinadores, colaboradores e Amigos no apoio à Equipa.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

José Pereira foi o mais rápido nos treinos cronometrados


• Os dois primeiros estão separados por escassos dois segundos
• Caixa de velocidades impediu Ellen Lohr de se mostrar


O Team Solar do Bitoque conquistou esta tarde a primeira posição entre os concorrentes do Desafio ELF / Mazda 2010, nos treinos cronometrados das 24 TT Vila de Fronteira. José Pereira, aos comandos de uma novíssima Mazda BT 50, preparada na ProTT, realizou 11m14,86s marca que representa o 16º tempo absoluto e o 4º entre os T1. O volante desta Mazda foi ainda partilhado por Rui Lopes, que para além de piloto é também o team manager da equipa e pelo jovem Pedro Barroco.

O segundo lugar, com o tempo de 11m16,84s, foi alcançado por Bruno Oliveira que lidera a formação do Mazda Açores TT Team. A grande atracção da equipa, a alemã Ellen Lohr, não teve todavia oportunidade de mostrar o seu valor, já que problemas na caixa de velocidades obrigaram os restantes elementos da equipa a rodar pouco e a um ritmo muito moderado.

O terceiro tempo foi alcançado por Nuno Barroco aos comandos da Mazda BT 50 que o Team Solar do Bitoque utilizou ao longo desta temporada. O jovem Nuno Barroco, um dos dois filhos de José Pereira, faz equipa com Luís Fonseca, habitual navegador de Rui Lopes e Gonçalo Fino, da Fino Comércio de Automóveis, o concessionário Mazda que apoia o Team Solar do Bitoque.

Para Rui Lopes “a estratégia delineada pela equipa foi cumprida com rigor. Colocámos os nossos carros de forma a sermos dos primeiros a arrancar para os treinos cronometrados. Cada equipa realizou logo os seus melhores tempos e depois foi só dar a oportunidade a todos os pilotos de fazerem duas ou três voltas e demos por encerrado o nosso período de treino. O objectivo é não correr riscos já que esta prova é muito longa”.

Já para Bruno Oliveira “a caixa de velocidades tem sido de facto o calcanhar de Aquiles da nossa Mazda mas já montámos uma nova caixa e acreditamos que na corrida os problemas não se irão repetir. Amanhã será a Ellen Lohr a largar para a corrida e estamos certos de que saberá imprimir um bom andamento”.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “a festa de final de temporada vai contar de novo com várias equipas Mazda. Os treinos correram bem e fico muito contente por perceber que todas elas estão muito bem organizadas e preparadas para enfrentar a dureza desta grande corrida. É para nós também muito interessante contar com um piloto tão importante como a Ellen Lohr no nosso Desafio ELF/Mazda 2010 ”.

A largada das 24 Horas TT Vila de Fronteira está agendada para as 12 horas de amanhã.

Classificação dos Treinos cronometrados


1º José Pereira/Rui Lopes/Pedro Barroco 11m14,86s
2º Ellen Lohr/Lígia Albuquerque/Bruno Oliveira/Chris Vogler 11m16,84s
3º Luís Ferreira/Gonçalo Fino/Nuno Barroco 12m01,30s
4º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Carlos Pinto/Fernando Carvalho 12m05,74s
5º Durval Costa/João Rato/Pedro Marcão/Vitor Caeiro 12m11,33s
6º Rui Gouveia/Joaquim Soares/ João Elias/José Manuel 12m17,83s

Estrangeiros dominam os treinos


Veio da Letónia e por isso não estranhou o frio intenso que se fazia sentir no Terródromo de Fronteira, no arranque da 13ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira: Andris Dambis "vingou" bem o azar da equipa no ano passado, em que o seu Oscar O24H apenas deu três voltas nos treinos antes de partir o motor, e conseguiu o tempo mais rápido na qualificação, largando assim da "pole position" de uma extensa grelha de partida, com nada menos do que 92 carros, tantos os participantes nesta prova, trinta dos quais estrangeiros!

Dambis aproveitou as condições ideais da pista para conseguir bater o recorde do traçado, sendo o primeiro piloto a cumprir os 17 quilómetros de uma volta num tempo inferior a 10 minutos - 9m 57,57s - e a confirmar a equipa letã como uma das favoritas à vitória final: «Desta feita tudo decorreu de forma perfeita. A pista apresentava condições ideais de aderência e como o seu estado não estava ainda deteriorado, consegui um excelente tempo, que nos coloca para já na frente, o que representa pouco numa prova tão longa. Só espero que possamos ter mais sol na corrida para aquecer um pouco mais o ambiente, sendo notável o número de participantes», afirmou Dambis.

Mas o Oscar não foi o único modelo a cumprir uma volta em menos de 10 minutos: o Caze Buggy Nissan do francês Laurent Dornel gastou apenas mais 1,23s do que os mais rápidos em pista, garantindo assim a segunda marca, demonstrando que a formação gaulesa está em Fronteira para lutar também pela vitória.

A melhor equipa portuguesa garantiu a terceira melhor marca, com José Pedro Fontes a conseguir um excelente tempo logo na sua primeira volta: «Já tinha saudades de guiar em terra», começou por referir o multifacetado piloto, «e foi um verdadeiro prazer, até porque o carro é bastante competitivo. Penso que ainda poderia ter melhorado na segunda volta, mas já havia muitos carros na pista e isso acabou por ser impossível. De qualquer forma, estamos numa excelente posição e a corrida é muito longa», referiu o piloto do Vodafone Team.

Saliência ainda para os tempos conseguidos por Hugues Moillet, aos comandos do MGR 206CC, com a quarta marca absoluta, e de Miguel Barbosa, enquanto o vencedor do ano passado, Mário Andrade, se quedaria pela sexta posição da grelha de partida que, nas duas primeiras linhas - oito carros - apenas estarão presentes duas formações nacionais.

Amanhã de manhã, dia 27, entre as 8h00 e as 9h00, terá lugar o warm-up e pelas 12h00 horas será dada a partida oficial para a corrida que terminará, logicamente, às 12h00 de domingo, dia 28.

Classificação dos treinos cronometrados:


1.º Dambis/Igors/Saukans (Oscar O24H), 9m 57,57s;
2.º Dornel/Lacam/Caze/Garicoix (Caze Buggy Nissan), a 1,23s;
3º Lamy/Fontes/Silva/Coimbra (BMC-BMW), a 6,99s;
4º Moilet/Galland/Baille/Knoll (MGR 206CC), a 11,98s;
5º Barbosa/Finkelstein/Desgranges/Coimbra (Schmit Peugeot 207T), a 12,27s;
6º M. Andrade/A. Andrade/Lansac/Letang (Monce Clio v6), a 30,69s;
7º A. Manfrinato/G. Manfrinato/M. Manfrinato (Nissan Pick Up), a 32,72s;
8º Poletti/Annee/Rohcalli (Buggy Rohcalli), a 39,48s;
9º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Toyota Hilux), a 54,4s;
10º Torane/Juin/Ch. Duplé/C. Duplé (ORC Mégane III), a 56,48s; etc.

Red Line Off Road Team com o nº 331


• Nissan Navara já embarcou rumo a Buenos Aires

A Nissan Navara da dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa, os pilotos do Red Line Off Road Team, vai ostentar o nº 331 no Rali Dakar Argentina Chile, competição que arranca no próximo dia 1 de Janeiro de 2011 da cidade de Buenos Aires.

Numa lista de inscritos com 146 concorrentes na competição auto, onde pontuam a quase totalidade dos mais importantes pilotos da modalidade, a equipa portuguesa surge junto das melhores equipas privadas com quem aposta disputar um lugar no Top 10.

Depois da partida simbólica, que teve lugar no passado Domingo, junto ao Padrão dos Descobrimentos, a Nissan Navara da equipa Red Line Off Road Team verificou na passada 4ª feira no porto francês Le Havre e embarcou de seguida rumo a Buenos Aires, juntamente com as viaturas da grande maioria dos concorrentes inscritos, excepção feita aos sul americanos e a alguns dos carros das equipas de fábrica.

”A contagem decrescente já começou. Ter um número atribuído é também um momento importante e faz-nos sentir cada vez mais dentro da prova. Estar junto dos nossos mais directos adversários na lista de inscritos é bastante relevante, não só pelo prestígio, mas também porque não havendo um prólogo essa será a ordem de partida para a primeira etapa”, salientou Francisco Inocêncio.

Dupla luso germânica com Açores nas 24 H TT Vila de Fronteira


Ellen Lohr, Lígia Albuquerque, Bruno Oliveira e Chris Vogler em Mazda BT 50

As 24 H TT Vila de Fronteira, derradeira jornada internacional de todo o terreno, que hoje arrancam na famosa pista alentejana de TT, contam com uma formação inédita que promete dar que falar. Dois alemães e dois portugueses, duas mulheres e dois homens, pilotos com as mais variadas experiências no desporto motorizado, estão juntos num projecto desportivo quem se tem destacado pela promoção dos Açores.

Ellen Lohr, a cabeça de cartaz da equipa Mazda Açores TT Team e que ficou famosa pela suas participações empolgantes no DTM, irá partilhar os comandos de uma Mazda BT 50 com a portuense Lígia Albuquerque, o açoreano Bruno Oliveira, recordista de vitórias no Desafio ELF / Mazda e o seu compatriota Chris Vogler, que depois de um percurso na velocidade faz aqui a sua estreia no todo o terreno. De salientar que a própria Ellen Lohr fez também a sua estreia em TT em Portugal, numa Baja 500 Portalegre

“A nossa equipa é muito equilibrada, com pilotos muito experientes. Tive a oportunidade de ontem à noite dar umas voltas à pista e achei o traçado magnífico. Estou certa de que vamos conseguir fazer uma boa corrida e tirar também grande prazer desta prova que é diferente de todas as que participei. Já fiz várias 24 Horas mas nenhuma de todo o terreno ” salienta Ellen Lohr.

Para Bruno Oliveira “ter conseguido juntar esta equipa é um momento muito importante da minha carreira e magnífico para este projecto que visa, em primeiro lugar, promover os Açores”.

O arranque para as 24 Horas TT Vila de Fronteira está agendado para as 12 de amanhã e poderá encontrar mais informações sobre este evento em www.24horastt.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Miguel Barbosa nas 24 Horas de TT


Miguel Barbosa conduzirá um Peugeot 207 nas 24 horas de TT que decorrem já este fim-de-semana em Fronteira, marcando o regresso ao TT depois de anunciar o novo projecto de velocidade para 2011, onde, juntamente com José Pedro Fontes, conduzirá um raríssimo Mercedes SLS GT3.

Tendo por base os 17kms do terródromo de Fronteira, esta prova alentejana tem vindo a assumir cada vez mais destaque no panorama nacional como uma grande festa de encerramento da época desportiva de TT.

Para Miguel Barbosa, esta é “sempre uma experiência muito divertida e competitiva pois é uma prova muito longa e que coloca à prova a resistência dos pilotos e carros” Quanto às suas expectativas para esta prova, o piloto lisboeta acredita “poder ter condições para disputar a vitória pois, apesar de não conhecer bem o carro, o primeiro contacto de hoje deu para perceber que é muito divertido de conduzir e rápido”. No entanto, a fiabilidade do mesmo “ainda não foi comprovada por nós pelo que é sempre uma incógnita perceber se vamos poder andar sempre a fundo ou ter algum cuidado com o carro”.

A prova tem início às 12:00 de Sábado e termina às 12:00 de Domingo com diversos apontamentos televisivos.

Mazda BT 50 estão de regresso a Fronteira


• Em 2009 uma Mazda subiu ao pódio e foi a melhor equipa nacional
• Rui Lopes e Bruno Oliveira separados por apenas um ponto
• Ellen Lohr também faz parte da família Mazda


As Mazda BT 50 estão de regresso ao Terródromo de Fronteiraonde, no próximo fim de semana, se disputa a derradeira jornada do Desafio ELF / Mazda 2010. Com a realização das 24 TT Vila de Fronteira encerra também a temporada nacional e internacional de todo o terreno.

Em 2009 o sucesso Mazda, nesta grande festa do desporto motorizado fora de estrada, foi notável, e contou com a subida ao pódio da equipa liderada por João Pais que se cotou ainda como a melhor formação lusa. Mas o sucesso não terminou por aí e mais duas Mazda BT 50 terminaram no Top 10 e todas as que participaram na corrida levaram a bandeirada de chegada.

Para 2010 são cinco as equipas que se preparam para disputar esta longa maratona. Numa altura em que o título já está atribuído a João Pais, todas as atenções se concentram na luta pela 2ª posição onde Rui Lopes e Bruno Oliveira se apresentam separados por apenas um ponto e com Paulo Pinto à espreita de algum deslize de ambos.

O Team Solar do Bitoque apresenta-se em grande força inscrevendo três Mazda BT 50. Rui Lopes, que para além de piloto é também o team manager da equipa, vai partilhar os comandos de uma novíssima Mazda BT 50 preparada na ProTT, com José Pereira que foi o responsável por esse trabalho e ainda com o jovem Pedro Barroco.

Luís Fonseca, habitual navegador de Rui Lopes, vai passar para o volante da Mazda BT 50 que a equipa utilizou ao longo desta temporada, sendo acompanhado por Gonçalo Fino, da Fino Comércio de Automóveis, o concessionário Mazda que apoia o Team Solar do Bitoque e ainda por Nuno Barroco.

Os comandos da Mazda BT 50 com que José Pereira conquistou um brilhante lugar no Top 10 da jornada portuguesa da Taça do Mundo, o Rali Estoril Portimão Marrakech, vão ser partilhados por um quarteto que integra os estreantes Rui Gouveia, Joaquim Soares e João Elias, aos quais se junta José Manuel Manuel, um piloto com muitos anos de todo o terreno e que faz o seu regresso às competições após uma paragem de dez anos.

Para Rui Lopes “as 24 H TT Vila de Fronteira vão permitir um final de temporada em grande. Não escondo que a nossa equipa vai lutar pela vitória de modo a confirmar a 2ª posição final no Desafio ELF / Mazda 2010. Vamos estar com uma equipa alargada e é por isso natural que o Team Solar do Bitoque tenha, no Padock desta corrida, um espaço animado e atractivo”.

Ellen Lohr com Bruno Oliveira

A formação liderada por Bruno Oliveira, o Mazda Açores TT Team, aposta por seu lado na internacionalização da equipa, trazendo até a prova portuguesa a alemã Ellen Lohr, que figura como cabeça de cartaz da corrida organizada pelo ACP. Esta equipa conta ainda com a presença, já habitual, de Lígia Albuquerque e do também alemão Chris Vogler.

É uma equipa com claras pretensões a disputar os lugares cimeiros da corrida, mas Bruno Oliveira revela algum cuidado nesta abordagem: “Queremos acima de tudo terminar a cprova. Para isso vamos ter de gerir muito bem os nossos andamentos. Se ultrapassarmos de forma positiva todas as dificuldades que a dureza da prova vai comportar, é natural que o resultado possa ser bom”

Da formação que no ano passado terminou a corrida na 6ª posição absoluta, a equipa Xuxas Car, mantém-se o trio Paulo Pinto, Pedro Marcelo e Carlos Pinto, surgindo agora Fernando Carvalho como o quarto elemento. Paulo Pinto não esconde que gostaria de voltar a terminar a corrida no Top 10.

Já o piloto alentejano Durval Costa conta na sua equipa com um campeão, João Rato, vencedor da classificação reservada aos navegadores do Desafio ELF / Mazda 2010 e que, como piloto, integrou a equipa que no ano passado subiu ao pódio desta corrida. A este duo junta-se Pedro Marcão, o navegador habitual de Durval Costa e ainda Vitor Caeiro.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “esta pcorrida de 24 Horas disputada na bonita vila de Fronteira, permite que o Desafio ELF/Mazda encerre a temporada num clima de festa e muita competitividade. No ano passado a Mazda conseguiu aqui um conjunto de resultados notáveis e estamos certos de que todas as equipas estão preparadas para enfrentar a grande dureza que este tipo de competição acarreta e lutar por bons resultados. Lá estarei em Fronteira para os apoiar e incentivar”.

O programa das 24 Horas TT Vila de Fronteira, competição do calendário internacional, começa com verificações administrativas e técnicas na 6ª feira dia 26, a que se segue uma sessão de treinos cronometrados. A largada da corrida está agendada para as 12 horas de dia 27.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após cinco provas):

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 46 pontos
2º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 24 pontos
3º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
4º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
5º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Durval Costa SGS Car 6 pontos

Navegadores
1º João Rato Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 24 pontos
3º Bruno Fernandes RPF 2 23 pontos
4º José Janela Auto Sueco Coimbra 10 pontos
5º Pedro Marcelo Xanauto 8 pontos
6º Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
6º Pedro Marcão SGS Car 6 pontos
8º Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos
8º Luís Cavaleiro Xanauto 5 pontos

Prolama vai lutar pela vitória


…com equipa de Luxo: Rui Sousa; Edgar Condenso; Paulo Sousa e Nuno Tordo

A Prolama Competição, equipa portuguesa melhor classificada no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, vai a Fronteira lutar por um lugar no pódio. Para concretizar este objectivo, a Equipa de Vila Nova da Rainha vai utilizar a ISUZU D-Max do Team Consilcar, e uma formação de pilotos caseira. Ao vencedor de 2003 das 24 Horas de Fronteira Rui Sousa, a Prolama juntou o Campeão Nacional T8 de 2010 Paulo Sousa, Edgar Condenso o piloto que melhor conhece a D-Max, e o regressado Nuno Tordo que repete a participação do ano anterior.

Trata-se de um alinhamento de pilotos muito equilibrado, onde a rapidez e a consistência marcarão a diferença, que adicionada à fiabilidade da ISUZU levará a equipa a um resultado final de grande destaque, como referiu Rui Sousa: “…temos realizado um trabalho apurado na preparação da ISUZU D-Max, e conto com o equilíbrio dos pilotos da Equipa. São elementos que vivem o espírito da PROLAMA e acredito que vamos lutar por um bom resultado. Não posso deixar de agradecer o apoio incondicional dos nossos Patrocinadores e da aposta de todos no nosso projecto. Espero um resultado final de relevo para fechar em grande os festejos do 10º aniversário da PROLAMA …”

Por sua vez Edgar Condenso é ainda mais directo e declara que: “o objectivo só pode passar pela vitória. Na última participação conjunta lideramos a prova durante várias horas, e só um imponderável sem expressão nos retirou a vitória. Por isso acredito que este carro e esta formação de pilotos serão muito competitivos…” concluiu.

O Campeão Nacional T8 2010, Paulo Sousa é o único elemento da equipa que ainda não pilotou a ISUZU, mas pelo que conhece das suas performances não tem dúvida em afirmar tratar-se de: “…um carro fácil de aprender, e quero encerrar este ano de ouro com mais um resultado para recordar. Estou naturalmente ansioso por pilotar a D-Max de forma a ajudar toda a Equipa a concluir esta prova com êxito…” rematou.

Nuno Tordo, reúne ainda uma motivação especial para estar à partida das 24 Horas TT Vila de Fronteira. Foi aqui que em 2000 iniciou a sua carreira desportiva, levando até à box da Prolama mais um motivo de festa; “…são vários sentimentos juntos num mesmo fim-de-semana. Quero comemorar 10 anos de Todo-o-Terreno, e ao mesmo tempo assinalar esta efeméride ao lado do Rui Sousa, um piloto que é uma referência para mim. A Equipa já demonstrou o seu valor e este pode ser o nosso ano…”

A competição tem início na tarde da próxima sexta-feira com os treinos cronometrados, seguindo-se no Sábado palas 12 horas a partida da 13ª Edição da maior corrida TT do País.

Raid Transportugal Accenture regressou à Região Centro


• Caravana do Raid Transportugal Accenture cumpriu etapa anulada nas serras da Lousã e Açor

A Região Centro foi palco de mais um Raid Transportugal Accenture. As magníficas paisagens daquela região serviram de pano de fundo para a 2ª etapa do 28º Raid Transportugal Accenture que foi anulada em Fevereiro devido ao mau tempo.

Mais de uma centena de participantes aderiram à iniciativa do Clube Aventura para percorrer os caminhos entre a Serra da Lousã e do Açor onde não faltaram os ingredientes para um bom passeio fora de estrada. Os corta fogos, pistas sinuosas e as cumeadas foram uma constante permitindo aos participantes disfrutar de uma verdadeira condução todo o terreno.

Com início e final no aeródromo da Lousã, o percurso passou pelos concelhos de Lousã, Góis, Arganil e com paragem para almoço no Piódão, considerada uma das mais belas aldeias de xisto do país.

Apesar da chuva e nevoeiro que se fez sentir a caravana completou cerca de 192km da etapa daquele que é o mais antigo e prestigiado raid de todo o terreno em Portugal.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ricardo Porém de MINI nas 24 Horas de Fronteira


• Depois de alcançar o título nacional do Agrupamento T2, o piloto marcará presença nas 24 Horas de Fronteira, prova que marca o encerramento da temporada.
• O jovem leiriense participará com Mário Raposo, Luís Carvalho e Carlos Vieira, equipa que vai a Fronteira estrear o MINI Off Road.


Ricardo Porém regressa à competição já no próximo fim-de-semana, naquela que é a corrida que encerra a temporada de 2010, mas que acima de tudo é a grande festa do Todo-o-Terreno, as 24 Horas TT Vila de Fronteira que celebram este ano a sua 13ª edição. O jovem leiriense aceitou o convite feito pela equipa para integrar a formação que irá estrear o MINI Off-Road em competição. Trata-se de um carro com chassis tubolar e motor Nissan a Gasolina com cerca de 280 cavalos.

Ricardo Porém vai acompanhar Mário Raposo, Luís Carvalho e Carlos Vieira nesta grande aventura que são as 24 Horas, onde a regularidade será mais importante que a velocidade. A equipa espera terminar a corrida sem problemas e assim um bom resultado acabará por aparecer.

O campeão Nacional de T2 está muito "contente por poder participar nas 24 Horas. É uma prova com uma mítica muito especial, onde o convívio está acima da competição. Agradeço o convite feito para integrar a equipa e pilotar o MINI OFF ROAD, darei o meu melhor para ajudar a equipa a alcançar os objectivos.", Afirmou o piloto.

A corrida tem início na Sexta-Feira, com os treinos cronometrados às 14 horas. No Sábado as 24 Horas começam a contar à partir das 12 Horas, altura em que se dará a partida para esta corrida de resistência.

Team Solar do Bitoque com três Mazda BT 50 nas 24 H TT


• Rui Lopes com José Pereira e Pedro Barroco
• Luís Fonseca, vice-campeão dos navegadores, “salta” para o volante


Com três Mazda BT 50 inscritas nas 24 H TT Vila de Fronteira o Team Solar do Bitoque é uma equipa em destaque na competição que encerra a temporada nacional e internacional de todo o terreno.

Rui Lopes, o piloto e team manager da equipa patrocinada pela cadeia de restaurantes de que é proprietário, irá desta vez fazer equipa com José Pereira, da ProTT, que preparou para este grande evento uma Mazda BT 50 cuja estreia em competição terá lugar nos treinos cronometrados que se realizam na próxima 6ª feira, dia 26 de Novembro. O terceiro membro desta equipa é o jovem Pedro Barroco.

Numa segunda Mazda BT 50, aquela que Rui Lopes pilotou ao longo desta temporada, vai estar o seu habitual navegador Luís Fonseca, que partilhará o volante com Gonçalo Fino, da Fino Comércio de Automóveis, o concessionário Mazda que apoia o Team Solar do Bitoque e ainda Nuno Barroco.

Na Mazda BT 50 com que José Pereira esteve este ano em destaque no Rali Estoril Portimão Marrakech, vai estar um quarteto integrado pelos estreantes Rui Gouveia, Joaquim Soares e João Elias, aos quais se junta José Manuel Manuel, um piloto com muitos anos de todo o terreno e que faz o seu regresso às competições após uma paragem de dez anos.

“Vamos estar com uma equipa alargada nesta grande festa do todo o terreno. Estes últimos dias têm sido de muito trabalho, tanto para preparar a logistica, como para ter as três Mazda BT 50 completamente afinadas para a corrida, mas estamos preparados e convictos de que vai ser um final de temporada em grande”, salientou Rui Lopes, piloto que está apostado em manter o 2º lugar que ocupa no Desafio ELF / Mazda 2010.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Organização do Dakar confirma permanência na América do Sul


Foram precisos vários meses e muitas notícias sobre os rumores do furuto do Dakar para que o responsável máximo da prova, Etienne Lavigne assumisse publicamente que è intenção do organizador do "mais duro rali do mundo" permanecer na América do Sul. Este anúncio teve lugar na semana passada em Buenos Aires, onde decorreu um encontro com os pilotos estreantes , com o objectivo de dar a conhecer as normas de segurança da prova.
Segundo disse o patrão da ASO :"Já estamos nesta região há três anos, e há ainda muitas coisas para criar. Como já sabem, estamos trabalhando sobre a possibilidade de intregrar outros países." Lavigne confirmou os contactos com o Brasil, Paraguai e Perú, mas esclareceu que : "Sempre que imaginamos novos percursos temos que ter em conta a Argentina e o Chile".
A organização já tem algumas ideias quanto ao que poderá vir a ser o percurso da edição de 2012, e não será de estranhar que esteja já muito próximo da versão final. Uma das hipóteses comentada foi a possibilidade de ligar o Rio de Janeiro no Brasil, a Lima no Peru, mas não será certamente a única possibilidade.
Ganha assim forma o que poderá ser o futuro do Dakar, que apesar de manter todas as características de evento mais marcante no calendário do todo o terreno, afasta cada vez mais a prova das suas raízes e daquilo que o tornou lendário, o seja o grande deserto Africano.

Fonte: todoterreno.pt

Nani Roma desiste de participar no Dakar 2011


Depois de algum tempo de indefinição quanto ao seu futuro, o Espanhol Joan "Nani" Roma anunciou finalmente que não irá estar à partida da próxima edição do Dakar disputada na América do Sul a partir do próximo dia 1 de Janeiro.
Estava previsto que o piloto disputasse a edição de 2011 ao volante de um dos carros da equipa JMB Stradale, que adquiriu a antiga estrutura da Mitsubishi, onde Roma era piloto oficial, mas segundo o próprio comentou, a equipa não está em condições de lhe dar garantias de que conseguirá lutar por um bom resultado. Assim, devido a estas circunstâncias o piloto optou por renunciar à sua participação.
Esta terá sido entretanto algo mais complicada de tomar, porque a equipa juntamente com os pilotos tinha estado em Marrocos para uma sessão de testes privada, onde se tinham procurado as afinações ideais para o carro, e de onde Nani tinha saído optimista. No entanto, factos recentes complicaram a situação da própria equipa, e Roma, uma vez que não lhe foram dadas as garatias suficientes, viu-se forçado a abandonar este projecto.
Roma participou no Dakar 2010 com um BMW X-3 da X-Raid, mas foi forçado a abandonar. Já no verão voltou a sentar-se dentro de um Racing Lancer para disputar a Baja Aragón. Para a edição de 2011 do Dakar, Nani Roma iria ter como seu navegador Gilles Picard, o antigo navegador de Luc Alphand.

Fonte: todoterreno.pt
Foto: Manuel Cordeiro | MaisTT

De regresso às Origens


Eduardo Rodrigues, Henrique Lourenço, Marco Figueiras e Ramiro Rodrigues, será este o quarteto de pilotos que a equipa SobralPneus Racing Team apresentará no próximo fim de semana para as míticas 24H TT na vila de Fronteira.
A presença da equipa do Oeste fica marcada pela sua constituição familiar onde o piloto ira dividir o volante com o seu cunhado e com o seu pai, Marco Figueiras e Ramiro Rodrigues respectivamente, mas também por Henrique Lourenço, piloto com uns largos anos de TT que troca nesta prova o cargo na equipa de Cronometragem por um dos lugares do Terrano II.
Será também um regresso às origens, uma vez que será o Terrano II que já venceu esta prova na sua classe (T8), e muitas alegrias deu no passado recente à equipa, em vez do Proto SRTeam que tem vindo a ser desenvolvido e utilizado nas provas do Nacional de TT.

Acompanhe a equipa na pagina oficial da SRTeam no Facebook durante a prova.

domingo, 21 de novembro de 2010

Red Line Off Road Team já partiu para o Dakar 2011


• Partida simbólica juntou portugueses no Padrão dos Descobrimentos

Francisco Inocêncio e Pedro Velosa, os pilotos do Red Line Off Road Team estiveram esta tarde com a sua Nissan Navara, junto ao Padrão dos Descobrimentos onde se realizou a tradicional partida simbólica para o Rali Dakar.

É já na próxima 4ª feira que, no porto francês Le Havre, se iniciam as verificações técnicas que antecedem o embarque das viaturas rumo a capital da Argentina, Buenos Aires, onde o Rali Dakar Argentina Chile irá começar no primeiro dia do próximo ano.

A partida simbólica juntou a equipa Red Line Off Road Team aos pilotos da BMW X-Raid, Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza e contou ainda com a presença dos motards Helder Rodrigues com a sua KTM e Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata pilotos da BMW.

”É mais uma etapa cumprida rumo ao grande rali. Pela nossa parte esta fase não teve, felizmente, o stress de outros anos. Já há alguns dias que tínhamos tudo preparado. A nossa máquina foi revista depois dos treinos em Marrocos e os nossos dois camiões carregados com tudo o que era necessário. Partir do Padrão dos Descobrimentos tem uma carga simbólica muito grande e esperamos vir a ser tão bem sucedidos em terras da América do Sul como o foram os portugueses que daqui sairam para descobrir novos mundos”, salientou Francisco Inocêncio.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ver ou acampar: a decisão é sua!


Vá ver as 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, mas faça-o com civismo e segurança.

Com o intuito de se evitarem danos nas propriedades envolventes do Terródromo de Fronteira, que podem por em causa o futuro das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, o ACP, a Câmara Municipal de Fronteira e os proprietários dos terrenos decidiram criar dois tipos de zonas para público.

1 - Zona Espectáculo (ZE)


Local onde o público irá aceder para observar os concorrentes, deixando a viatura em parque previsto para o efeito, exterior ao circuito.

2 - Zona Camping (ZC) – acesso pelas Zonas Espectáculo 2 e 3

Local previamente definido pelo organizador (junto ás Zonas Espectáculo), que permite colocar a viatura dentro do circuito e aí observar a prova numa posição privilegiada.

Nestas Zonas irão existir alguns condicionalismos nas entradas e saídas.

O horário de acesso às ZONAS CAMPING é o seguinte:


Sexta-feira dia 26 de Novembro – Treinos

Entrada / Saída – Entre as 08h00 e as 12h00

Entrada / Saída – Após as 20h00 e até ás 07h00 de dia 27 (entrada)

Sábado dia 27 de Novembro – Warm Up e Prova

Entrada / Saída – Entre as 10h00 e as 11h00

Domingo dia 28 de Novembro – Prova

Saída – A partir das 12h30

Os interessados em permanecer nas ZC deverão providenciar os meios necessários para foguear em segurança e não poderão de maneira alguma cortar árvores.

Nota: A presença de viaturas em qualquer outro local que não os definidos pelo organizador é proibida e poderá ser considerado “invasão de propriedade privada “, situação prevista e punida pelos artigos 191º, 212º e 213º do Código Penal.

O futuro desta prova depende, em parte, da atitude dos espectadores, por isso mais uma vez apelamos a todos o cumprimento e compreensão das normas por nós estabelecidas.

Zona das Boxes


Existirá, à semelhança das anteriores edições, um espaço delimitado por rede (corredor) que permitirá ao público apreciar os trabalhos nas boxes. Este ano e por questões de dimensão, o “corredor” terá o espaço mais reduzido, pelo que poderão existir alguns condicionalismos.

Existem mais dois locais onde o público poderá observar parte das boxes e recta da meta. Um deles situa-se junto aos bares e tasquinhas; o outro local previsto situa-se no interior do circuito, com acesso descrito nos “ Acessos ZE”.

Estradas condicionadas


Por razões de controlo de acessos ao interior do percurso, o ACP e a GNR decidiram condicionar o tráfego na estrada que liga Cabeço de Vide a Fronteira e vice versa (pelo Monte do Cego) e direccionar o trânsito por uma outra municipal até à EN 245, que liga Alter do Chão a Fronteira.

Na mesma situação estará a estrada de terra que liga Cabeço de Vide a S. Saturnino.

Estes condicionalismos poderão causar algum incómodo, sobretudo aos habitantes locais. A eles, apresentamos desde já as nossas desculpas e o nosso pedido de compreensão.

Acessos às ZE / ZEC


ZE 1 Fronteira (Recta da Meta)

A ZE1 situa-se em frente ás Boxes, no interior do circuito e permite observar parte da recta da meta e a curva no final da mesma.

Acesso:


A partir de Fronteira, deve estacionar a viatura na Zona Industrial ou junto à estação de caminho de ferro, e dirigir-se a pé em direcção ás Boxes pelo asfalto que se situa a sul das mesmas, seguindo as indicações dos comissários e elementos da GNR que se encontram no local.

ZE 2 – Monte do Burrinho


A primeira das grandes passagens de água do circuito. É um local onde se pode observar, antes ainda do atravessamento da Ribeira Grande, um salto a descer que proporciona sempre belas imagens.

Acesso:


Desde Fronteira, seguir na direcção de Monforte. Cerca de 5 Km depois encontra o acesso à ZE 2.

De Lisboa, seguir pela A6 até Estremoz e IP 2 para Portalegre. Antes de Monforte, seguir pela esquerda, em direcção de Fronteira. Após cerca de 10 km encontra o acesso á ZE 2.

Após saída do asfalto, seguir por um percurso de terra com 3 km de extensão até ao parque de estacionamento, próximo da ZE 2. Este percurso está devidamente sinalizado e é proibido circular fora do caminho. Ainda antes do parque de estacionamento, existe uma pequena ribeira que, em caso de muita chuva, poderá dificultar a passagem de carros ligeiros. Em condições atmosféricas bastante adversas, esta zona poderá ser recomendável só a veículos 4x4.

ZC – Monte do Burrinho

Esta primeira ZC é quase coincidente com a ZE 2. A diferença acontece pelo facto de ser permitido estacionar os veículos no interior do circuito na zona do salto até à ribeira. O acesso a esta zona é condicionado aos horários anunciados.

ZE 3 – Monte do Cego

A segunda passagem na Ribeira Grande.

Pela facilidade de acesso, esta é normalmente a mais procurada das ZE. Ainda antes da passagem na água, podem observar-se os concorrentes no final de uma zona muito rápida que termina com uma descida de 50m e uma curva à esquerda de 90º. Após a travessia da ribeira, um salto fecha esta espectacular sequência de condução neste circuito de 17km.

Acesso

O acesso a esta Zona faz-se a partir de Fronteira, seguindo as indicações Cabeço de Vide. Junto ao asfalto encontra dois parques de estacionamento onde deverá deixar a viatura e seguir a pé cerca de 200m.

Como referido, por motivos de segurança, esta estrada encontra-se cortada ao trânsito junto ao Monte do Cego e junto a Cabeço de Vide. Assim, o acesso à ZE 3 só é possível a partir de Fronteira.

ZC – Monte do Cego

Ocupando quase o mesmo espaço da ZE 3 encontra-se a segunda e última ZC. Os pontos de observação são os mesmos da ZE 3.

Tal como na primeira ZC, os espectadores podem estacionar os veículos no interior do circuito em dois locais. O primeiro ainda antes da travessia da ribeira e o segundo após a ribeira na zona do salto. O acesso a esta zona é condicionado aos horários anunciados.

Horário da Prova


Treinos – Sexta 25, das 14h00 ás 18h30

Warm Up – Sábado 26, das 08h00 ás 09h00

Inicio da Prova – Sábado 27, ás 12h00

Final da Prova – Domingo 28, 12h00

Mapas das Zonas Espectáculo

Sucesso garantido


LISTA FECHOU COM 94 INSCRIÇÕES!

Assegurada uma das edições mais participadas de sempre da grande festa do TT nacional, com 350 pilotos inscritos


Ao contrário do que se poderia pensar, a 13ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira não foi aziaga para as expectativas do Automóvel Club de Portugal (ACP), entidade organizadora da prova: bem pelo contrário, esta promete ser uma das edições mais concorridas de sempre, com nada menos do que 94 equipas inscritas, o que não deixa de ser absolutamente fantástico no final de uma temporada de todo o terreno marcada exactamente pela escassez de participantes.

De salientar que estas 94 equipas se traduzem em 350 pilotos inscritos, o que representa um número assinalável e que dá uma ideia bem precisa da dimensão e da importância que a grande festa do TT nacional representa, tornando-a cada vez mais numa "clássica" indispensável no calendário nacional.

Mas para além da saliência desportiva, há ainda a componente económica, com as 24 Horas TT Vodafone a levarem a Fronteira milhares e milhares de pessoas, de tal forma que a hotelaria da zona está neste momento praticamente esgotada, com um importante retorno financeiro para aquela povoação alentejana e arredores.

Aliás, este interesse pela prova alentejana trouxe mesmo inesperadas dificuldades à organização, uma vez que o espaço disponível para boxes não comporta tantos concorrentes, valendo o salutar desportivismo que se regista no TT para que fosse possível nalguns casos albergar duas equipas no mesmo espaço, criando assim condições para que todos os interessados pudessem estar presentes em Fronteira.

Se a prova tem o sucesso garantido pela quantidade de participantes, o mesmo se pode dizer no tocante à qualidade dos mesmos, com a presença de nomes bem consagrados quer no TT quer noutras vertentes do desporto automóvel, a que se juntam os grandes especialistas neste estilo de provas de resistência, onde uma boa preparação do carro e um doseamento de andamento são por vezes mais importantes do que a capacidade de andamento de cada um.

Assim, estarão presentes em Fronteira nomes como Mário e Alexandre Andrade, vencedores do ano passado, Nicolas Gibon, vencedor em 2008 e segundo em 2009, Carlos Sousa, que regressa uma vez mais em Fronteira, Pedro Lamy, Miguel Barbosa, o Oscar da equipa letã Dambis/Saukans/Skoks e a alemã Ellen Lohr, entre muitos outros, garantia de que valerá a pena acorrer ao Terródromo de Fronteira para um fim-de-semana bem passado.

Refira-se que um dos grandes pólos de interesse da edição deste ano é verificar se as equipas portuguesas conseguirão colocar um ponto final no domínio das formações estrangeiras que vem já de há seis edições a esta parte, pois o último sucesso de pilotos portugueses data de 2003!

Esta será a última competição válida para o Desafio ELF/Mazda 2010, iniciativa que ficou decidida em Portalegre, com João Pedro Pais a revalidar o seu sucesso.

A 13.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 26 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14h00 e as 18h30. No sábado de manhã, dia 27, entre as 8h00 e as 9h00, terá lugar o warm-up. Pelas 12h00 horas será dada a partida oficial para a corrida que terminará, logicamente, às 12h00 de domingo, dia 28.

Lista de Inscritos

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Red Line com projecto ambicioso para o Dakar 2011


• Piloto impressionado com a sua nova máquina
• O objectivo é lutar pelo Top 10 entre os privados


O novo projecto da equipa Red Line Off Road Team para o Dakar 2011 foi oficialmente apresentado. O piloto Francisco Inocêncio, que vai contar com Pedro Velosa como seu navegador, vai estrear a nova Nissan Navara na mítica competição de todo o terreno que vai novamente percorrer pistas da Argentina e do Chile.

Francisco Inocêncio está confiante neste novo projecto que lidera: ”Estou muito satisfeito com a performance da Nissan Navara que adquirimos. É sem dúvida uma máquina impressionante e acredito que posso fazer um bom trabalho nesta edição do Dakar. Aliás, o objectivo é lutar por um lugar no Top 10 entre as equipas privadas. Sei que temos todas as condições para isso e o meu sonho era terminar nos cinco primeiros”.

O navegador Pedro Velosa, apesar de ser um estreante no Dakar, acredita também numa boa classificação: ”Estou certo de que podemos alcançar um bom resultado neste Dakar. A equipa tem um projecto sólido que nos permitirá fazer um bom trabalho. Estar à partida do Dakar é o cumprir de um sonho que tenho desde pequeno. Estava inscrito na edição de 2008 que não chegou a partir de Lisboa. Participar ao lado de um piloto como o Francisco Inocêncio numa prova com a importância do Dakar é, de facto, fantástico”.

O Red Line Off Road Team esteve recentemente em testes de preparação em Marrocos onde a equipa pode testar a qualidade da nova máquina que é o modelo mais avançado construído por técnicos da Nissan para as competições de Rallye Raid.