sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Estrangeiros dominam os treinos
Publicado em sexta-feira, novembro 26, 2010
Veio da Letónia e por isso não estranhou o frio intenso que se fazia sentir no Terródromo de Fronteira, no arranque da 13ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira: Andris Dambis "vingou" bem o azar da equipa no ano passado, em que o seu Oscar O24H apenas deu três voltas nos treinos antes de partir o motor, e conseguiu o tempo mais rápido na qualificação, largando assim da "pole position" de uma extensa grelha de partida, com nada menos do que 92 carros, tantos os participantes nesta prova, trinta dos quais estrangeiros!
Dambis aproveitou as condições ideais da pista para conseguir bater o recorde do traçado, sendo o primeiro piloto a cumprir os 17 quilómetros de uma volta num tempo inferior a 10 minutos - 9m 57,57s - e a confirmar a equipa letã como uma das favoritas à vitória final: «Desta feita tudo decorreu de forma perfeita. A pista apresentava condições ideais de aderência e como o seu estado não estava ainda deteriorado, consegui um excelente tempo, que nos coloca para já na frente, o que representa pouco numa prova tão longa. Só espero que possamos ter mais sol na corrida para aquecer um pouco mais o ambiente, sendo notável o número de participantes», afirmou Dambis.
Mas o Oscar não foi o único modelo a cumprir uma volta em menos de 10 minutos: o Caze Buggy Nissan do francês Laurent Dornel gastou apenas mais 1,23s do que os mais rápidos em pista, garantindo assim a segunda marca, demonstrando que a formação gaulesa está em Fronteira para lutar também pela vitória.
A melhor equipa portuguesa garantiu a terceira melhor marca, com José Pedro Fontes a conseguir um excelente tempo logo na sua primeira volta: «Já tinha saudades de guiar em terra», começou por referir o multifacetado piloto, «e foi um verdadeiro prazer, até porque o carro é bastante competitivo. Penso que ainda poderia ter melhorado na segunda volta, mas já havia muitos carros na pista e isso acabou por ser impossível. De qualquer forma, estamos numa excelente posição e a corrida é muito longa», referiu o piloto do Vodafone Team.
Saliência ainda para os tempos conseguidos por Hugues Moillet, aos comandos do MGR 206CC, com a quarta marca absoluta, e de Miguel Barbosa, enquanto o vencedor do ano passado, Mário Andrade, se quedaria pela sexta posição da grelha de partida que, nas duas primeiras linhas - oito carros - apenas estarão presentes duas formações nacionais.
Amanhã de manhã, dia 27, entre as 8h00 e as 9h00, terá lugar o warm-up e pelas 12h00 horas será dada a partida oficial para a corrida que terminará, logicamente, às 12h00 de domingo, dia 28.
Classificação dos treinos cronometrados:
1.º Dambis/Igors/Saukans (Oscar O24H), 9m 57,57s;
2.º Dornel/Lacam/Caze/Garicoix (Caze Buggy Nissan), a 1,23s;
3º Lamy/Fontes/Silva/Coimbra (BMC-BMW), a 6,99s;
4º Moilet/Galland/Baille/Knoll (MGR 206CC), a 11,98s;
5º Barbosa/Finkelstein/Desgranges/Coimbra (Schmit Peugeot 207T), a 12,27s;
6º M. Andrade/A. Andrade/Lansac/Letang (Monce Clio v6), a 30,69s;
7º A. Manfrinato/G. Manfrinato/M. Manfrinato (Nissan Pick Up), a 32,72s;
8º Poletti/Annee/Rohcalli (Buggy Rohcalli), a 39,48s;
9º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Toyota Hilux), a 54,4s;
10º Torane/Juin/Ch. Duplé/C. Duplé (ORC Mégane III), a 56,48s; etc.