sexta-feira, 30 de novembro de 2012

João Rato foi o mais rápido no “qualifying”

Já teve início a edição de 2012 das 24 Horas de Fronteira, derradeira prova de Todo-o-Terreno do calendário nacional e que uma vez mais promete animar de sobremaneira a pacata vila do Alto Alentejo, num fim-de-semana que se prevê de frio e alguma chuva.

Em termos de Desafio Total/Mazda esta prova assume uma importância fulcral, dado que está por decidir o título de 2012, pois o “campeão” da pretérita temporada está para já “na mó de cima”. João Rato, com a Mazda BT-50 nº 6 que será também tripulada por Ricardo Porém, Filipe Serra e Paulo Pinto, foi o mais lesto em termos de Desafio na sessão cronometrada, ele que rolou “sem problemas. Fiz um bom tempo, mas sem forçar o andamento. Temos uma prova muito longa pela frente e correr riscos nesta fase não fazia sentido...”

Na luta directa pelos lugares cimeiros do Desafio, Durval Costa - que faz equipa com João Oliveira, João Cunha e com o Campeão Nacional de T2, Nuno Tordo – foi o segundo melhor nesta fria tarde de sexta-feira em Fronteira. A equipa liderada pelo piloto de Moura não reportou quaisquer problemas neste primeiro dia, situação semelhante à da formação liderada por Rui Lopes que viu o seu colega de equipa João Pais (vencedor do Desafio em 2009 e 2010) rubricar a terceira melhor marca entre os concorrentes à competição levada a cabo pela Mazda e pela Total. Nesta equipa militam ainda os humoristas Pedro Alves e João Paulo Rodrigues (Quim Roscas e Zeca Estacionâncio).

Referência ainda para o quarto tempo de Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco Gil, sendo que o piloto portalegrense não deixou de revelar alguma preocupação com os ruídos oriundos da transmissão da sua BT-50. Por seu turno Carlos Pinto encerrou o pelotão Mazda nesta qualificação, ele que se debateu com alguns problemas na caixa de direcção da segunda BT-50 inscrita pela Xuxas Team Sport.

O arranque das 24 Horas “a valer” está agendado para as 13h00 de amanhã, Sábado.

CLASSIFICAÇÃO NOS TREINOS CRONOMETRADOS:

1º João Rato/Ricardo Porém/Filipe Serra/Paulo Pinto, 11m15,90s

2º Durval Costa/João Oliveira/João Cunha/Nuno Tordo, 11m18,59s

3º Rui Lopes/João Pais/João Paulo Rodrigues/Pedro Alves, 11m25,44s

4º Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco Gil, 12m03,15s

5º Carlos Pinto/Vitor Caeiro/Pedro Marcelo/Paulo Pinto, 12m53,35s.

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 4 provas

Pilotos: 1º João Rato, 75 pontos; 2º Durval Costa, 57; 3º Miguel Paião, 51; 4º Carlos Pinto, 46; 5º Etelvino Carvalho, 40; 6º Bruno Oliveira, 30; 7º Rui Lopes, 23; 8º Pedro Barroco, 18;

Equipa Confrasilvas em excelente plano nas 24 H TT

• Equipa liderada por Rómulo Branco foi a mais rápida entre os T2

• Suzuki Jimny ex-troféu com o 2º tempo na Categoria A

Presente com duas viaturas na 15ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira a equipa Confrasilvas esteve em excelente plano nos treinos cronometrados que definiram a grelha de partida para a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal.

Aos comandos da Isuzu D Max com que disputou este ano quatro provas da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno o luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de Jorge Silva , Rui Farinha e Gonçalo Branco, foi o mais rápido entre os carros da Categoria T2.

De salientar ainda a magnífica prestação do trio Joaquim Cosme, Pedro Silva e André Batista que, aos comandos de um Suzuki Jimny, ex-troféu, se cotou como o segundo mais rápido entre os concorrentes da Categoria Promoção A.

“A equipa Confrasilvas começou de forma bastante positiva esta sua participação nas 24 Horas TT com os dois carros bem colocados na classificação das respectivas categorias. É um excelente incentivo para a longa maratona que nos espera a partir das 13 horas de amanhã”, refere Rómulo Branco que acrescenta: “Estamos todos muito motivados para darmos o nosso melhor nesta grande festa do todo-o-terreno”.

A partida para as 24 horas TT Vila de Fronteira de prova está agendada para as 13 horas.

Franceses dominam treinos cronometrados

Equipa de Laurent Poletti bate recorde da pista e parte na pole-position

A formação francesa liderada por Laurent Poletti esteve em destaque nos treinos cronometrados ao realizar o melhor tempo e garantir o primeiro lugar na grelha de partida, tal como aconteceu na edição do ano passado. Para além de ter assegurado a pole, a equipa conseguiu, ainda, baixar dos dez minutos, algo que nunca ninguém tinha feito em 14 edições das 24 Horas de TT Vodafone – Vila de Fronteira.

Apesar dos problemas na ligação do depósito de gasolina do Proto AC, que impediram a equipa de rodar no período em que a pista estava mais rápida, a formação liderada por Mário Andrade ainda foi a tempo de realizar o segundo melhor registo, a 12 segundos do primeiro. Mais uma vez, o piloto luso radicado em França vai fazer equipa com o seu filho, Alexandre, e com Carlos Sousa e Francisco Pita. Esta é a mesma estrutura que venceu em Fronteira no ano passado.

Na terceira posição vai partir o JMS Evo2, desenvolvido por Jean-Marc Schmit, que triunfou nas 24 Horas de TT de Paris. O carro está mais evoluído face ao modelo que venceu na maratona alentejana em 2010 e o técnico gaulês acredita que os seus pilotos têm condições para lutar pelo triunfo.

No final dos treinos cronometrados, Laurent Poletti estava muito satisfeito e confessou que o objetivo é repetir o triunfo de 2005. “A pista está muito boa, mas até está mais lenta nas passagens de água porque o nível está alto. Estamos muito contentes com o tempo realizado porque comprova que as evoluções realizadas resultaram. Temos uma cartografia nova, com a mesma potência, 360 cavalos, face ao ano passado, mas com mais binário. Neste momento ronda os 430Nm. Também mudámos o chassis à frente para melhorar a suspensão”, disse o piloto.

Entre os concorrentes do Desafio Mazda, o líder da competição, João Rato, é o melhor classificado para a partida, com a 16ª posição da geral, enquanto a equipa de Rómulo Branco é a melhor entre os T2 com a Isuzu D-Max.

O Schmitamper 207 de Jean-Claude Fabre, que tinha sido o mais rápido na sessão de treinos, acabou por partir o motor e já nem vai partir para a prova. Amanhã o programa competitivo começa às 09h00, com uma corrida de 2 Horas reservada a buggies, enquanto a partida para as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira está marcada para as 13 horas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rui Sousa já testou Megakart

• Ex-campeão nacional de TT impressionado com o buggy de João Carvalho

O ex-campeão nacional de todo-o-terreno Rui Sousa já testou o Megakart inscrito pela equipa Coeptum Fedima ELF para as 2 Horas TT que irá partilhar com João Carvalho, o piloto que estreou recentemente esta máquina com a qual a dupla ambiciona entrar na luta pela vitória na prova que este fim-de-semana se irá disputar no Terródromo de Fronteira.

Rui Sousa que também conta no seu currículo com uma vitória nas 24 Horas TT, fará a sua estreia na jovem disciplina do TT nacional destinada a Buggys e UTVs, na corrida de duas horas que irá anteceder a grande competição internacional de resistência que se disputa em Portugal.

“Já pilotei algumas das máquinas que participam no campeonato nacional e fiquei muito bem impressionado com o seu potencial. O passo seguinte vai acontecer agora, já que a convite do João Carvalho irei partilhar com ele o seu Megakart na prova que o ACP organizou para estas máquinas no Terródromo da Vila de Fronteira. Já tive a oportunidade de o testar e gostei imenso. Acho que temos uma bela máquina com argumentos para lutar por uma boa posição” salientou Rui Sousa.

O programa das 2 Horas TT Vila de Fronteira arranca amanhã, dia 30 de Novembro com as verificações administrativas e técnicas, seguidas de treinos livres e cronometrados. A partida para a corrida de 2 horas está agendada para as 9 horas do dia 1 de Dezembro, antecedendo a largada para a corrida internacional de 24 H que terá lugar pelas 13 horas.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Xuxas Team Sport apoia Ricardo Salgado

A equipa Xuxas Team Sport vai apoiar uma causa solidária dedicada ao jovem Ricardo Salgado, no maior evento anual de Todo o Terreno que irá decorrer em Fronteira, nas célebres 24 horas de Fronteira, que se irá realizar entre os dias 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 2012.

Perante o conhecimento da história deste fantástico menino e da sua família, a equipa Xuxas Team Sport não ficou indiferente ao caso comovente e foi ao encontro da família deste menino de apenas 15 anos, que sofre de paralisia cerebral após um derrame cerebral pós-parto que o obriga a uma vida constante numa cadeira de rodas, bem como a muitos cuidados especiais, que infelizmente, são muito dispendiosos para os pais do jovem.

Ricardo foi notícia no Jornal de Noticias, em Novembro, e o seu caso tem sido bastante divulgado nas redes sociais, em busca de apoios financeiros que possibilitem aos pais a aquisição de uma nova cadeira de rodas adequada ao seu problema, porque a que utiliza desde sempre está a prejudicar-lhe a coluna.

Apesar do valor total da aquisição para a cadeira de rodas estar quase integralmente conseguido, esta aquisição pode ser a melhor prenda possível para o Ricardo e para a sua família já neste Natal de 2012.

Vimos ainda assim por este meio solicitar o apoio de todos para reforçar o pedido de ajuda financeira, para que seja possível aos pais do Ricardo poderem satisfazer as necessidades e cuidados especiais deste menino, com elevados custos para uma família que faz o melhor que pode.

O sobejamente conhecido João Rato, piloto da Xuxas Team Sport acompanhado de Ricardo Porém , vice Campeão Nacional de Todo o Terreno, também ele piloto e que irá partilhar o volante da Mazda BT-50 nestas 24 Horas de Fronteira 2012, puderam conhecer de perto o menino Ricardo Salgado e a sua família (foto em anexo).

Os pilotos que se deslocaram até a Amadora, local onde a família de Ricardo reside, fizeram um apelo "perante as dificuldades diárias do Ricardo e que como vem sendo já prática habitual do nosso sistema de segurança social ser precário nestas condições, é um dever que assiste a todos nós contribuirmos na ajuda de todos os casos de necessidade, e neste caso em especial do Ricardo que impressiona com a sua história de luta diária que dura há 15 anos".

Juntos pelo jovem Ricardo, iremos conseguir, a Equipa Xuxas Team Sport já fez o seu contributo!

Para quem quiser prestar o seu donativo poderá dirigir-se à Boxe Nº 6 e Nº 69 – Xuxas Team Sport - e realizá-lo, ou então poderá através desta conta solidária efectuar o seu donativo - NIB 0033 0000 0014 1769 3810 5.

Equipa Xuxas Team Sport

terça-feira, 27 de novembro de 2012

“BOMCAR/M&B Racing ”aceleram em Fronteira de 29 a 2 de Dezembro!

Fronteira marcará mais um fecho de temporada do todo-o-terreno, como sempre num ambiente muito especial

Tendo como base os 17 km do Terródromo da Vila de Fronteira, a edição de 2012 irá contar com quatro equipas associadas ao concessionário da BMW –BOMCAR – de Coimbra e Leiria.

Estas trêsequipas irão participar na prova raínha do todo-o-terreno nacional com três Nissan Navara(2,5, 3.0 e V6)e um Nissan TerranoII, viaturas da “M&B Racing”. À semelhança do que aconteceu em 2011, as equipas “BOMCAR/M&B Racing”participarão este ano com uma motivação que vai mais além da paixão pelo todo-terreno, apoiando causas maiores – a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e a ASSOCIAÇÃO TUDO POR UM SORRISO, revertendo a favor destas instituições alguns dos patrocínios angariados através de empresas e particulares, que sensibilizados pela causa do grupo quiseram juntar-se a estas iniciativas solidárias.

A equipa“BOMCAR/M&B Racing” com o número 35,em Nissan Navara 3.0D, contarácom o apoio do Diário de Coimbra eHP, irá igualmente apoiar a “Associação Tudo Por Um Sorriso”, www.tudoporumsorriso.net.

“TUDO POR UM SORRISO é um projeto que parte do princípio de simplicidade: oferecer sorrisos a crianças. E quantos mais sorrisos melhor.Queremos que se juntem a nós,apadrinhando uma criança e oferecendo um presente neste Natal. Queremos que connosco façam a diferença! Basta aceder à nossa página ou ao nosso facebook e descarregar a lista de crianças.” Filipe Nascimento,piloto, gestor e co-fundador da Associação, sedeada em Cascais.

Nesta 15ª edição, estarão aos comandos dos quatro carros pela “BOMCAR/M&BRacing”, Filipe Nascimento, Pedro Loureiro e Daniel Taborda, Mário Duarte,Sergio Brites, Alexandrino Dinis, Cesário Santos, Ezequiel Reis, Bernardo Marques, Paulo Jacome, Bernardo Gallego, Paulo Santo, Filipe Barbeira, Rui Tavares e Nuno Gonçalves.

Embora com alguns problemas mecânicos, depois de terem concluído a edição do ano passado, o objetivoprincipal échegar ao fim da mais dura prova de resistência no todo-o-terreno nacional… cumprindo a 24ª hora seja em que lugar for….

Equipa Confrasilvas e Rómulo Branco nas 24H TT

• Piloto luso-angolano lidera quarteto na Isuzu D Max T2 que subiu ao pódio em 2011

• Equipa inscreve também um Suzuki Jimny ex-troféu

A equipa Confrasilvas vai estar presente com duas viaturas na 15ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal.

Aos comandos da Isuzu D Max com que o luso-angolano Rómulo Branco disputou este ano quatro provas da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, irão marcar ainda presença no Terródromo da vila alentejana os pilotos Gonçalo Branco, Jorge Silva e Rui Farinha. De salientar que esta formação alcançou em 2011 um magnífico 2º lugar na categoria, tendo terminado a prova na 11ª posição absoluta.

Os comandos do Suzuki Jimny, ex-troféu, também inscrito pela equipa Confrasilvas, serão partilhados por Pedro Silva , Joaquim Cosme e André Batista, aos quais se juntará ainda um quarto elemento.

“A corrida de Fronteira é muito diferente de todas as outras que se disputam ao longo do ano. É uma prova de resistência, muito exigente do ponto de vista da mecânica, mas também dos pilotos, sendo que toda ela é disputada num grande ambiente de festa e com muitos milhares de espectadores a assistir e a apoiar os concorrentes”, refere Rómulo Branco que acrescenta: “É dentro deste espírito que se enquadra a participação da equipa Confrasilvas nesta 15ª edição da prova”.

O programa das 24 Horas TT Vila de Fronteira arranca no próximo dia 29 de Novembro com as verificações administrativas e técnicas, sendo os treinos livres e cronometrados realizados no dia seguinte. A partida para as 24 horas de prova está agendada para as 13 horas do dia 1 de Dezembro.

Rui Sousa vai a Fronteira de Buggy

• Equipa Coeptum/ELF; João Carvalho / Rui Sousa, vai lutar pelo pódio

RUI SOUSA, volta a marcar presença na 16ª edição das 24 Horas TT vila de Fronteira, com um toque de inovação, como tem acontecido diversas vezes na carreira do piloto da ELF.

Depois de várias experiências de grande nível na motonáutica, Rui Sousa vai estrear-se em Fronteira aos comandos de um Bugy. A Convite de João Carvalho da Equipa Coeptum/Fedima, o pilota da Prolama vai partilhar o mais recente modelo da MegaKart, veiculo que já testou, retirando as primeiras sensações desta nova experiência, como o próprio referiu; “…depois de ter pilotado em testes alguns dos novos buggys em acção na mais jovem disciplina do todo o terreno em Portugal, fiquei com enorme expectativa em participar numa competição a sério. Esta oportunidade surgiu agora pelo convite do João Carvalho, e estou naturalmente entusiasmado com esta participação em Fronteira. Andei este fim-de-semana com o Megakart, e acredito que podemos fazer um bom resultado…” declarou Rui Sousa.

O piloto da PROLAMA/ELF conta ainda como apoio da Metalomecânica HERMAF, para alinhar nesta aventura incluída no programa das 24 Horas TT, onde aliás deve ser um dos poucos pilotos totalistas em prova.

Por sua vez o colega de Equipa de Rui Sousa, João Carvalho está confiante na performance do seu carro e conta com o conhecimento que o piloto do Carregado tem da pista de Fronteira; “…surgiu agora esta oportunidade de ter o Rui Sousa na nossa Equipa, e estou certo que se vai divertir bastante. Acredito no potencial do carro e por isso não escondo que um bom resultado está ao nosso alcance…” conclui João Carvalho visivelmente entusiasmado.

A edição 2012 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, disputam-se entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro, tendo como prova de apoio as 2 Horas TT de Buggys e UTVs, que têm lugar das 09.00h às 11.00h de Sábado dia 1 de Dezembro.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

João Rato quer ser campeão em Fronteira

A última e esperada prova da época de TT chega já no final desta semana na vila alentejana de Fronteira, com as famosas 24 Horas TT Vila de Fronteira. A conhecida prova do ACP Motorsport tem características muito específicas, uma vez que João Rato terá que partilhar o “seu” lugar de condutor com outros três pilotos e tendo em conta o facto de esta prova valer por duas (com pontuações à passagem das 12 e das 24 horas).

Numa época composta por 5 corridas (6 pontuações), o piloto de Portalegre chega a Fronteira com 3 vitórias e uma desistência, decidido em não deixar os créditos por mãos alheias.

A jogar novamente em “casa”, e depois da vitória na Baja Portalegre 500, o objectivo é vencer e assim renovar o título no Desafio monomarca, depois de alcançado o Top 5 no CPTT e o Vice-Título no T1.

No primeiro lugar do Desafio Total/Mazda e decidido ser novamente campeão João Rato escolheu para a sua equipa, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, o Vice-campeão no CPTT 2012 Ricardo Porém, o conhecido e experiente navegador de Portalegre Filipe Serra e Paulo Pinto manager da equipa Xuxas Team Sport.

As contas para João Rato poderiam estar mais confortáveis não fosse a desistência no Rali TT Serras do Norte, no entanto, os 18 pontos de vantagem permitem ao piloto da Xuxas Team Sport, e à sua equipa, encarar esta corrida com tranquilidade e gerir a mecânica nas 24 horas de prova.

“Vai ser uma corrida bastante difícil, mas vamos entrar ao ataque e queremos liderar entre as Mazdas, uma vez que o objectivo é vencer e ser campeão no Desafio Total/Mazda. Conto com o excelente trabalho de toda a minha equipa, Xuxas Team Sport, do Ricardo Porém, do Filipe Serra e do Paulo Pinto. No início definimos como objectivos vencer o Desafio Total/Mazda e ficar no Top 5 do CPTT. Em Portalegre assegurámos o 5 Lugar no CPTT e agora queremos renovar o título, pretendemos terminar a época da melhor forma, fazendo a festa em Fronteira!”

As 24 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro, com início às 13 horas do dia 1 de Dezembro, terminando às 13 Horas do dia 2 de Dezembro. Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

Em Fronteira para vencer o "Desafio"

Nuno Tordo aceitou a proposta e depois da conquista do título nacional na categoria T2, vai estar presente nas 24h TT Vila de Fronteira, para ajudar Durval Costa a vencer o Desafio Total Mazda, dividindo a BT 50 com este e ainda com João Cunha e João Oliveira.

As 24 Horas TT de Fronteira, encerram habitualmente a época do TT Nacional, já depois do campeonato estar arrumado e, no caso de Nuno Tordo, com a conquista mais do que merecida do Título Nacional na categoria T2.

Mas a festa final passa sempre pela prova organizada na bonita vila alentejana de Fronteira, que recebe normalmente dezenas de equipas pelo menos curiosas e acaba por garantir ao Desafio Total – Mazda, a definição dos vencedores da competição monomarca, organizada pelo importador nacional da marca japonesa.

E para ajudar um dos principais pilotos deste “troféu” a conseguir obter o ceptro final – Durval Costa – Nuno Tordo vai integrar uma equipa cheia de vontade de vencer, à qual se juntam ainda os pilotos João Cunha e João Oliveira.

“Decidi aceitar este desafio, pois quero mesmo ajudar o Durval a conquistar o troféu. Para mim é muito interessante disputar as 24 Horas de Fronteira, utilizando um carro do Desafio, equilibrado e igual aos outros, pois a competição vai ser – por certo – muito interessante. Gosto muito de troféus e tenho muita curiosidade em conhecer as Mazda, que me parecem ser bastante sólidas e competitivas.”

Uma prova difícil, que exige bastante dos pilotos e das máquinas, mas a equipa parece confiante e decidida a lutar pelo título:

“Trata-se de uma corrida longa e difícil. Quero aplicar toda a minha experiência para ajudar o Durval a conquistar o título e para isso teremos que optar por um andamento suficientemente rápido, mas que não coloque em risco a fiabilidade da máquina. O trabalho de boxes é importante e ao que me parece tudo foi pensado, de forma a que possamos estar preparados para qualquer eventualidade.”

As 24 horas TT Vila de Fronteira começam às 13 horas de Sábado, terminando 24 Horas depois e contam este ano com a inscrição de 85 equipas, divididas por várias classes e a equipa a seguir – Nuno Tordo / Durval Costa / João Cunha / João Oliveira, alinharão numa Mazda BT 50, com o número 42.

Açores e Alemanha juntos nas 24 H TT

• BRUNO OLIVEIRA, CHRIS VOGLER e ELLEN LOHR de novo juntos

• Nissan Navara T2 do DIMO RACING para quarteto luso germânico

Com a conceituada Ellen Lohr – a única mulher que até hoje ganhou uma corrida de DTM - a regressar, tal como prometera em 2010, às 24 Horas TT Vila de Fronteira, Açores e Alemanha estarão de novo juntos na mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal.

Aos comandos de uma Nissan Navara T2, da equipa Dimo Racing, gerida pelo experiente Dinis Mota a equipa contará ainda com Chris Vogler, que também participou na edição de 2010 e ainda com Patrick Hirsch, que tal como os seus compatriotas tem um currículo essencialmente feito nas provas de velocidade em circuito.

“Em 2010 formámos uma equipa que funcionou de forma excelente. A Ellen e o Chris adoraram a prova e logo na altura prometeram voltar. A oportunidade surgiu agora em grande parte pelo empenho e envolvimento do Dinis Mota que é o responsável pela equipa Dimo Racing. Estou certo que tudo faremos para alcançar um bom resultado, sendo que aos comandos de uma viatura T2 torna-se ainda mais fundamental fazer uma excelente gestão das 24 horas que iremos ter pela frente”, salientou Bruno Oliveira, que acrescentou: “Para mim, pessoalmente, é muito gratificante poder voltar a promover os Açores, tal como é o objectivo prioritário do meu projecto desportivo, numa corrida com tanta repercursão nacional e internacional ”.

O programa das 24 Horas TT Vila de Fronteira arranca no próximo dia 29 de Novembro com as verificações administrativas e técnicas, sendo os treinos livres e cronometrados realizados no dia seguinte. A partida para as 24 horas de prova está agendada para as 13 horas do dia 1 de Dezembro.

A nova vida dos Mitsubishi Racing Lancer

Mitsubsihi Racing Lancer? Mitsubishi ASX? Ford? Nissan?...

Desde que foi extinta a equipa oficial de todo o terreno da Mitsubishi que os seus carros começaram a vaguear um pouco por toda a parte e alguns deles a optarem por transformismo...

Em Portugal , Carlos Sousa e Miguel Barbosa usaram carros destes, sendo que Barbosa ainda este ano se sagrou campeão nacional de TT com um deles. Vimos ao longo das ultimas épocas várias modificações ao projecto inicial, que depois do motor original Di-D a diesel, surgiu com um motor a gasolina 2.0 Turbo, um 4.0 a gasolina aspirado, e mais recentemente um 3.0 Diesel de origem BMW que equipa actualmente o carro de Miguel Barbosa.

As unidade que são usadas em outros paises também tiveram a sua quota de modificações, que começaram na sua maioria pela remoção do motor Di-D em favor de motores a gasolina. No ano passado, em França, a equipa Dessoude pegou num destes carros, retirou-lhe o motor diesel da Mitsubishi e meteu um motor a gasolina da marca Nissan, com 3.7L de capacidade . Não deve ter sido uma noticia agradável de ouvir pelo lado da casa nipónica, que via um dos seus "filhos" ser canibalizado a favor de um dos seus concorrentes directos. Chamado de Proto N011, este carro esteve na Baja Carmim no inicio deste ano conduzido por Christian Lavielle.

Mais agradável para os ouvidos dos donos da Mitsubishi terá sido a opção do Brasileiro Guilherme Spinelli, que actualizou o design do Racing Lancer para o Mitsubishi ASX. Menos mal, pois esta modificação torna o "Lancer" num muito mais comercial "ASX" que tanto a marca como o piloto e importador Brasileiro pretendem promover no Brasil.

Porém, da Holanda surgiu recentemente mais um sacrilégio: um dos Racing Lancer transformou-se em Ford. O piloto Bernhard ten Brinke , da Riwald Dakar Team irá apresentar-se com uma máquina que não é nada mais nada menos que um dos "antigos" carros da Mitsubishi, mas que agora se vai chamar Ford HRX. A principal modificação, tal como na maioria dos casos, foi a introdução de um novo motor, no caso um Ford V8. Está mais que provada a qualidade dos carros fabricados pela antiga equipa oficial, e eventualmente até demonstrado que a decisão de abandonar a competição foi errada. O nivel de desenvolvimento era de tal forma elevado, que, motorizações à parte, em muitos dos parametros ainda hoje os carros quase não precisam de modificações e se mantêm altamente competitivos.

Fonte: todoterreno.pt

Será que chegou finalmente a hora dos 4x2 no Dakar?

Ao olhar para a lista de inscritos do Dakar 2013 podemos ver como habitualmente muitos nomes familiares, quer de pilotos quer de equipas, que escolheram participar no rali seguindo a abordagem tradicional das viaturas 4x4, quer seja a diesel ou quer seja a gasolina. Porém, na lista de inscritos deste ano, parece que a opção pelos carros de duas rodas motrizes ganhou força, e não foi pela participação de pilotos norte americanos, muito habituados a estas máquinas, mas sim por outros mais bem conhecidos do publico Europeu. Será que 2013 será o ano quem voltaremos a ver um 4x2 vencer?

Durante o último verão começaram a surgir rumores acerca da participação de Nasser Al-Attyiah com um carro de tração atrás. Depois os rumores ganharam ainda mais interesse quando se começou a falar no nome de Carlos Sainz para também se juntar á equipa. Esses rumores materializaram-se na semana passada com a apresentação da Qatar Red Bull Rally Team, onde figuram estes dois pilotos e figuram dois Buggys construidos na Califórnia.

Quem também está de regresso com um Buggy é Guerlain Chicherit, que depois do infeliz episódio com o Mini da X-Raid há dois anos, apostou este ano em força e vai participar com um Buggy SMG de 7.0L. O Francês, antigo campeão de Esqui, não esconde mesmo a sua ambição, dizendo que quer lutar pela vitória.

Não se mostrando tão ambicioso, e bastante mais cauteloso está Eric Vigouroux, também ele um regressado ao evento. Eric participado regularmente nas grandes competições de todo o terreno, principalmente em África, onde com o seu Protruck conseguiu excelentes resultados. No Dakar 2013 irá utilizar uma nova máquina, agora designada Chevrolet Silverado, mas que mantem a filosofia de construção dos seus anteriores veículos.

A lista de participantes em veículos de 2 Rodas motrizes é numerosa, e conta inclusivamente com mais alguns veículos bastante curiosos. Comum a todos eles é o facto de o regulamento lhes permitir algumas liberdades que estão vedadas aos 4x4 (motor maior, sistema de enchimento automático de pneus, suspensões de curso muito maior, etc) e que todos eles procuram explorar ao máximo.

Não falámos ainda de Robby Gordon. O Norte Americano é de longe o mais conhecido dos 4x2 que participaram nos ultimos anos no Dakar. O aspecto dos seus carros, a sua forma de conduzir e até a sua personalidade conquistaram uma verdadeira legião de fãs e que o quer ver ganhar o Dakar. No entanto, desde o incidente do ano passado em que foi desclassificado devido ao sistema irregular que tinha montado no seu carro, que Gordon se tem mantido calado quanto ao seu futuro nesta competição. O seu nome nem sequer consta na lista de inscritos. Correndo o risco de estar errados, estamos em crer que Gordon irá apresentar-se para participar no Dakar de 2013 com um único e claro objectivo: Vencer para poder provar que consegue vencer de forma limpa.

Com isto, a X-Raid e a Toyota, talvez as equipas que mais apostam para 2013 terão que ter muita atenção aos pilotos dos 4x2. São conhecidas as qualidades de muitos deles e não será estranho se virmos alguns a intrometerem-se na luta pelos melhores lugares nas etapas, ou mesmo no rali.

4x2 ou 4x4? A 5 de Janeiro irão todos alinhar á partida. À chegada ao dia de descanso já se deverá ter percebido quem tem a vantagem, embora só no final que terá lugar a 20 de Janeiro em Santiago do Chile é que consigamos realmente dar uma resposta definitiva.

Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

17 buggies nas 2 Horas TT de Fronteira

Desafio do ACP teve uma aceitação positiva

O tradicional programa das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira tem este ano uma importante novidade: uma corrida de 2 Horas de Resistência UTV/Buggy, a ser realizada na manhã de sábado, dia 1 de Dezembro.

Ao desafio lançado pelo ACP responderam nada menos do que 17 concorrentes e 26 pilotos, dado que existe a opção de serem constituídas equipas de 2 pilotos. Neste caso, haverá uma paragem obrigatória de um minuto nas boxes para troca de condutores, tempo esse que será depois somado na classificação dos pilotos "a solo", equilibrando deste modo as possibilidades dos diversos concorrentes.

Entre os inscritos encontram-se alguns dos melhores praticantes da especialidade, como Jorge Monteiro e António Estevão, respetivamente segundo e terceiro no campeonato, e ainda os primeiros da classe de Promoção, Luís Caseiro (vencedor) e António Brás (segundo).

Mas entre os inscritos podemos ainda encontrar outras curiosidades: uma equipa com pai e filho, caso de António Baiona - o primeiro vencedor da Baja Portalegre 500 - e de Pedro Baiona, e ainda de Ricardo Megre, que regressa aos comandos de um Polaris à prova criada por seu pai, fazendo equipa com Jorge Branco, que promete apresentar novidades na prova alentejana em termos de carroçaria do buggy.

Fonte: todoterreno.pt

João Carvalho e Rui Sousa juntos rumo à vitória

• Estreia do ex-campeão nacional de TT aos comandos de um buggy

Pela primeira vez na história das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a grande competição internacional de resistência em todo-o-terreno que se disputa em Portugal, haverá um programa complementar com uma corrida de duas horas destinada a Buggys e UTVs. A atração desta jovem disciplina do TT nacional que, em apenas três anos, já merece a atenção dos mais conceituados pilotos da modalidade, vai ser por certo muito escrutinada na manhã que antecede a partida para a longa corrida de 24 horas. Aos comandos do mais recente modelo da Megakart, inscrito pela equipa Coeptum Fedima Elf, vai estar o ex-campeão nacional Rui Sousa fazendo equipa com João Carvalho, o piloto que estreou recentemente esta máquina e cujo potencial permite ambicionar entrar na luta pela vitória na prova de Fronteira. “O Rui já há algum tempo tinha mostrado interesse em pilotar uma destas máquinas em competição. Surgiu agora a oportunidade e estou certo que ele se vai divertir bastante. Acredito bastante no potencial do carro e por isso não escondo que um bom resultado está no nosso horizonte” salienta João Carvalho.

O programa das 2 Horas TT Vila de Fronteira arranca no próximo dia 30 de Novembro com as verificações administrativas e técnicas, seguidas de treinos livres e cronometrados. A partida para a corrida de 2 horas está agendada para as 9 horas do dia 1 de Dezembro, antecedendo a largada para a corrida internacional de 24 H que terá lugar pelas 13 horas.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O fim-de-semana de todas as decisões

Quem sucede a João Rato? Ele próprio ou o vencedor sairá da tripla Durval Costa/Carlos Pinto/Etelvino Carvalho? As 24 Horas de Fronteira, última prova do calendário de todo-o-terreno nacional, serão, uma vez mais, o palco final do Desafio Total/Mazda.

A disputar no primeiro fim-de-semana de Dezembro, esta prova do ACP Motorsport é uma jornada de características muito próprias, distinta de todas as anteriores provas da iniciativa, uma vez que cada Mazda BT-50 terá que contar com uma formação mínima de três pilotos e a própria prova vale por duas, com pontuações à passagem das 12 e das 24 horas. Não surpreende, por isso, que os seus ‘chefes-de-fila’ se tenham ‘vestido’ de empresários para negociar nomes para os acompanhar na busca pelo título de pilotos, contratações que podem valer uma época.

Já sem os navegadores no banco do lado direito – recorde-se que o título foi conquistado em Portalegre por José Motaco, repetindo o feito de 2011 – em Fronteira estarão presentes cinco dos nomes habituais do Desafio Total/Mazda, em outras tantas BT-50, acompanhados pelas suas contratações de final de temporada, percorrendo alternadamente os cerca de 17 km da pista.

Na luta pelo título de Pilotos estarão quatro nomes: João Rato, o líder e detentor do ceptro de 2011; Durval Costa, o adversário que maiores preocupações poderá causar ao piloto de Portalegre; Carlos Pinto, que poderá ter um papel importante nesta prova; e Etelvino Carvalho, que também tem uma esperança para com o título. Rui Lopes estará presente, mas sem pretensões ao ceptro, que já não o consegue garantir, mesmo que vença entre os seus pares e independentemente do resultado dos seus adversários. Ausentes desta final estarão Miguel Paião e Bruno Oliveira.

As forças em presença

João Rato ‘joga’, de novo, em casa, defendendo a liderança da competição e procurando o bis na iniciativa da marca nipónica com o apoio da Total. A completar a sua equipa estão Ricardo Porém (vice-campeão Nacional de TT), Filipe Serra (habitual navegador de Nuno Matos) e Paulo Pinto, o mentor e responsável pela equipa Xuxas Team Sport. “Temos de atacar para revalidarmos o título. Temos uma vantagem confortável de 18 pontos, que poderia ser ainda maior não fosse a desistência em Fafe, mas ainda assim não podemos estar desatentos pois a corrida de Fronteira vale quase como uma época inteira”.

Apostado em fazer valer os seus pergaminhos, Durval Costa irá contar com os pilotos João Oliveira e Nuno Tordo (o Campeão de T2 de 2012) e ainda do seu preparador João Cunha. O piloto de Moura vai para Fronteira “com o objectivo de vencer entre as Mazda, às 12 e às 24 Horas, garantindo o máximo de 25 pontos em cada metade da prova. Nesta fase só nos resta atacar e vencer para podermos ser campeões. O azar final na Portalegre 500 estragou-nos um pouco as contas mas estamos confiantes num bom resultado.”

A segunda formação da Xuxas Team Sport é liderada por Carlos Pinto, acompanhado pelo seu irmão Paulo (que assim se dividirá pelas duas ‘pick-ups’ da equipa), Vitor Caeiro (piloto da categoria T8) e Pedro Marcelo, o habitual preparador. “Vamos para Fronteira com dois objectivos: o primeiro passa por subir na classificação do Desafio, o segundo é o trabalho de equipa, tentando roubar pontos aos adversários do João para que este possa revalidar o título”, avança Carlos Pinto, actual 4º classificado da iniciativa.

Ainda com hipóteses de chegar ao título, Etelvino Carvalho contará com a ajuda de dois pilotos experientes no TT nacional, Francisco Gil e Felipe Rasteiro, e ainda de Luis Navarro. “Depois do problema de Portalegre desci imenso na tabela e estive quase para não ir a Fronteira. Sabemos que só conseguimos alguma coisa em termos de classificação final com os azares dos outros, mas são 24 horas e tudo pode acontecer, pois é tradicionalmente uma prova muito dura.”

São também já conhecidos os três pilotos da formação de Rui Lopes. Assim, ao piloto inscrito na competição juntam-se o regressado João Pais (vencedor do Desafio em 2010 e, por isso, conhecedor das reais capacidades das ‘pick-ups’ japonesas), e a dupla de humoristas João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, mais conhecidos por “Zeca Estacionâncio e Quim Roscas, de Curral de Moinas”, grupo que pretende levar a Mazda BT-50 ao melhor lugar possível. “Vamos a Fronteira sem nada a perder nem a ganhar em termos de Desafio, pelo que o objectivo passa, essencialmente, por nos divertirmos”, refere Lopes, acrescentando que “se pudermos repetir o resultado do ano passado em que ganhámos às 12 horas e no final das 24 seria muito bom!”

Por tudo o acima exposto, o final do Desafio Total/Mazda 2012 será, sem sombra de dúvida, muito quente em Fronteira. Não falte!

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 4 provas

Pilotos: 1º João Rato, 75 pontos; 2º Durval Costa, 57; 3º Miguel Paião, 51; 4º Carlos Pinto, 46; 5º Etelvino Carvalho, 40; 6º Bruno Oliveira, 30; 7º Rui Lopes, 23; 8º Pedro Barroco, 18;

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

«É a altura certa para testar as minhas capacidades no Dakar!»

Mário Patrão participará em estreia na mais mediática prova de Todo-o-Terreno do mundo. O Rali Dakar decorre de 5 a 20 de Janeiro de 2013 no continente sul-americano e contará com a presença do piloto de Seia por entre a elevada lista de concorrentes.

O piloto da RR-Motos/Suzuki/Cepsa/Crédito Agrícola/Lusocargo já deu início à sua preparação para o grande evento, que aguarda com expetativa. «Esta vai ser a minha estreia nesta mítica prova, quero essencialmente poder chegar ao palanque final com a aquisição da máxima experiência. É uma prova dura, mas é a altura certa para testar as minhas capacidades no Dakar!» Salientou o piloto apoiado pela instituição financeira Crédito Agrícola.

Esta será também uma prova de ‘singularidade’ para o Pluri-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, já que se mantém fiel à conciliação competitiva da Suzuki RM-Z 450, moto pouco usual em tão sublime competição. «A Suzuki já me deu provas mais do que suficientes de que é uma moto ganhadora, fico muito satisfeito por entrar com ela em mais um importante desafio da minha carreira! Estamos ainda a desenvolver a moto para esta grande aposta, mas tudo está a correr pelo melhor», confessou o senense.

O ‘Mr. Baja’ poderá, desta forma, ser pioneiro no que respeita ao destaque das ‘máquinas amarelas’ em edições do Rali Dakar. A Suzuki que Patrão irá usar está a ser desenvolvida em Portugal e tem a performance assegurada pela Meca’System Racing, marca de renome francesa especialista nas competições de Todo-o-Terreno.

A edição de 2013 do Rali Dakar arranca do Peru com destino ao Chile, enquanto as etapas intermédias decorrem em solo argentino, país que nos últimos anos deu o sinal de partida para a grande festa do TT mundial.

Centenas de pilotos distribuídos pelas categorias de Motos, Quads, Automóveis e Camiões darão forma à caravana que durante quinze dias percorre as ‘pistas’ sul-americanas. Mário Patrão fará parte de um grupo de cinco pilotos portugueses a competir nas duas rodas.

O piloto apoiado pela Lusocargo estará, assim, ao lado de Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves, Rúben Faria e Pedro Bianchi Prata, todos eles já com diversas presenças no Rali Dakar.

domingo, 18 de novembro de 2012

MEM Motorsports fecha Rally das Serras com excelentes resultados

Os campeões brasileiros, Marcos Moraes e Fabio Pedroso, foram os mais rápidos até um penal os colocar em 3º lugar na geral. Lucas Moraes e Du Sachs fecham a competição com o 2º lugar geral.

São Joaquim, em Santa Catarina, sul do Brasil, é um dos lugares mais incríveis para o rally cross country nacional. Estradinhas cruzam uma natureza intensa e serpenteiam subidas íngremes de montanhas e beiradas de precipícios. Noutros lugares, subir é escalar a bordo de um carro e tudo nesta etapa do campeonato soma para tornar os trechos cronometrados competitivos e radicais.

Resumo Serras

O Rally das Serras teve ao todo dois dias de especiais, com quase 400 quilometros de trechos cronometrados e reuniu o mais alto nível de competidores do cross contry brasileiro. Com variações de terreno que iam das pedras e trial à estradinhas mais abertas com curvões e trechos rápidos, era possível em determinados pontos ter que acelerar de primeira marcha e em outros andar a 145km de puro prazer em lugares de verde intenso e céu azul.

"Essa variação de situações permite que tenhamos o cross country com suas características mais marcantes de estilo em suas especiais. É um rally difícil mas elaborado para ser bom para os competidores, equipes e público, criando um espetáculo noturno com dois dias de super prime que impactam a região. Por tudo isso ser campeão e ver os bons resultados do time nesta prova é muito gratificante", fala Marcos Moraes.

Na especial de hoje, Marcos e Lucas quase fazem uma nova dobradinha. Ao fim do trecho Lucas fez o melhor tempo, seguido de Marcos. Mas, após o cancelamento dos 45 km finais, o resultado mudou. Mesmo assim, com a soma dos dois dias de competição, Marcos e Fábio ainda venciam até saírem as penalizações, e aí um erro no radar tirou deles 2 minutos e a vitória do Rally das Serras.

MEM

Empenho é uma boa palavra para definir a MEM Motorsports. A equipe garante uma dobradinha no campeonato nacional e fecha o Rally das Serras com um 2º e 3º lugares na geral. Lucas Moraes e Du Sachs venceram ainda os dois super primes do evento.

"A Mem é uma equipe eficiente por estar constantemente empenhada em oferecer o melhor suporte para suas duplas. Nossos carros são desenvolvidos por nós. Nossos esforços em sermos profissionais em meio a um esporte ainda amador no Brasil é o diferencial que resulta em títulos e resultados de expressão', explica Marcos Moraes, Bicampeão Brasileiro que concluiu sua participação no Serras com um 3º lugar geral.

"Termino em segundo na geral, com a certeza de ter feito uma ótima participação. As vitórias na pista noturna, com os primes, foram excelentes. Venho do motocross e curto essas pistas pequenas e travadas, me sinto bem a vontade nelas. O título foi definido, sou vice, ainda estamos em ritmo de comemoração com a dobradinha da MEM, mas o campeonato ainda tem mais uma etapa, o Series, com o tradicional Rally dos Amigos, uma prova bem bacana na qual estaremos presentes. Por que a MEM é isso, uma equipe que está sempre pronta para buscar novas conquistas", confirma Lucas.

Resultado Final Rally das Serras

1º Mauricio Neves/Emersin Cavassin (PROT), 4h58min32seg

2º Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PROT), 5h0045seg

3º Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 5h01min11seg

4º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (PR BR), 5h13min16seg

5º Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 5h14min09seg

6º Mauro Guedes/ Neurivan Calado (PR BR), 5h19min17seg

7º Davison Rabecchi/Glauber da Fontoura (PR BR), 5h22min37seg

8º Glauco Vanderline/Idali Bosse (PR T2), 5h26min27seg

9º Günter Hinkelmann/Josi Koerich (SUP), 5h27min31seg

10º Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), 5h28min11seg

sábado, 17 de novembro de 2012

Mário Patrão vai participar na mais dura prova de Todo-o-Terreno do mundo… O Rali Dakar!

Mário Patrão participará em estreia na mais mediática prova de Todo-o-Terreno do mundo. O Rali Dakar decorre de 5 a 20 de Janeiro de 2013 no continente sul-americano e contará com a presença do piloto de Seia por entre a elevada lista de concorrentes.

O piloto da RR-Motos/Suzuki/Cepsa/Crédito Agrícola/Lusocargo, Pluri-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, já deu início à sua preparação para o grande evento, que aguarda com expetativa.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MEM, Bicampeão Brasileiro de Rally

A melhor briga dos últimos tempos no Rally Brasileiro chegou ao fim! Marcos Moraes x Lucas Moraes, pai e filho, aceleraram forte nas trilhas catarinenses e definiram hoje o título da temporada no Rally das Serras. Quem levou a melhor? Confira abaixo

A MEM Motorsports conquistou hoje o mais importante título nacional de rally cross country. A disputa foi intensa entre suas duas duplas, mas vamos contar essa história por partes.

Prólogo

Na noite de ontem, o Rally das Serras deu sua bandeirada de largada para um prólogo eletrizante. As duplas que fizeram os quatro melhores tempos da noite voltaram a pista no melhor estilo mata-mata. E claro, as duas duplas da MEM, Marcos Moraes/Fábio Pedroso e Lucas Moraes/Du Sachs, estavam entre eles. De cara, Lucas venceu Marcos. Depois, Lucas não satisfeito, matou tudo e levou o público de 2 mil pessoas ao delírio.

"Estarmos os dois dentre os quatro melhores tempo no prólogo foi muito bacana. Estamos todos fazendo nosso melhor e tornando a disputa entre nós cada vez mais eletrizante", comemorava Marcos

178km

Chegou o primeiro dia de competição. Nesta sexta-feira, eles largaram para enfrentar 178km de trecho cronometrado. Na pista uma especial muito elogiada, gostosa de guiar, rápida, mas com muitas pedras pelo caminho. E aí, é preciso saber onde pisar e onde administrar. Nessa balança na busca pelo acerto de ritmo, cada um precisa fazer seu melhor e isso implica em perder ou ganhar.

"Eu optei por poupar mais no início e pisar forte nos 78km finais, no radar meu pai estava 1 minuto a nossa frente, mas conseguimos tirar esse tempo e colocar 33 segundos de vantagem. Abrir a trilha não é fácil, mas a experiência do Du foi muito agregadora. E a disputa entre todos estava muito boa, temos fortes concorrentes que tornam cada especial ainda mais incrível", falou Lucas.

"A especial de hoje foi bem diversificada, mas seria imprudência querer acelerar forte em trechos onde um erro e você já era, onde uma escapada da pista te leva montanha abaixo de forma perigosa e até fatal. Pisamos forte e escolhemos acelerar mais no início e poupar nos 78km finais", disse Marcos

É Campeão!!!

Na geral, a vitória do dia foi de Maurício Neves/ Emerson Cavassim , apenas 30 segundos mais rápido que Lucas Moraes e Du Sachs, que foram 33 segundos mais rápidos que Marcos Moraes e Fábio Pedroso. Com esse resultado, Lucas conseguiria jogar a decisão do título 2012 para amanhã, mas aí, um erro de Lucas lhe rendeu um penal de 2 minutos de radar, o colocou em terceiro lugar e deu para Marcos o Título de BICAMPEÃO BRASILEIRO!!!!

"Esta foi uma temporada sensacional! Disputamos muito e estou muito feliz porque construímos esta vitória a cada etapa. Quero agradecer a minha equipe, ao meu navegador, minha família e em especial ao Lucas, que tornou esta vitória ainda mais valiosa com seu talento e raça em cada km que aceleramos juntos", disse Marcos Moraes, Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country, categoria Protótipos.

"Meu pai é merecedor desse Bicampeonato, fez uma temporada perfeita e por isso ganha com duas etapas de antecipação. Estou muito feliz por ele, por nosso time tão competitivo, é uma vitória construída por todos! E posso dizer que cada erro e acerto me fez aprender muito. Ele me inspira para ano que vem sair de novo à caça desse título. Me aguardem", avisa Lucas Moraes, Vice-Campeão Brasileiro 2012 em seu segundo ano no esporte.

Navegadores

Apesar da pontuação para pilotos e navegadores ocorrer separadamente, o navegador de Marcos, Fábio Pedroso também sagra-se Campeão Brasileiro. Marcos foi Campeão em 2011 e Fábio juntou-se a MEM apenas este ano. Os dois cumpriram juntos todas as etapas de 2012, e por ser esta a primeira temporada de Fábio, este é o seu primeiro título nacional.

Resultado do dia

1º Mauricio Neves/Emerson Cavassim (PROT), 2h58min38seg

2º Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 2h59min52seg

3º Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PROT), 3h01min19seg

4º Mauro Guedes/Neurivan Calado (PR BR), 3h11min42seg

5º Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 3h12min37seg

E amanhã...

O Rally das Serras ainda não acabou, amanhã teremos mais um dia de muita competição e a MEM Motorsports quer a vitória! Até lá!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Marcos Moraes e Fábio Pedroso em quilometragem regressiva para o título 2012

A temporada 2012 de Rally Cross Country está chegando ao fim. Nessa reta final cada desempenho vale o título! Na categoria Protótipos, Marcos Moraes e Fábio Pedroso dispararam na pontuação. Mas, matematicamente os números são arteiros! E aí, Lucas Moraes avisa: vai para o tudo ou nada

O Rally das Serras chega à sua 4ª edição esquentando a disputa da temporada 2012. Frase feita? Que nada! O rally é um dos esportes mais disputados que existem. Seus nuances e formato permitem reviravoltas e desempenhos de arrepiar até para os mais céticos, porém é preciso atentar e compreender que o jogo é astuto e pede mais que motor e braço, inteligência e conjunto eficiente são determinantes em todo o tipo de terreno.

Quase lá.

A MEM Motorsports tem suas duas duplas na briga pelo título brasileiro na categoria protótipos. A prova deste final de semana pode definir quem será o campeão. Na prática, a pontuação de Marcos Moraes o coloca "quase" como campeão, mas como a matemática nunca pode ser descartada, Lucas Moraes ainda tem chances de virar o jogo, para isso precisa vencer todas as especiais do Rally das Serras e contar com a sorte a seu favor.

A disputa dos navegadores acontece paralelamente. Fábio Pedroso é o atual líder com 89 pontos, seguido de Kléber Cincea com 67, navegador de Lucas, que não poderá estar presente nesta etapa. Especialmente para o Rally das Serras, Du Sachs navegará para Lucas.

Entenda a conta:

Marcos tem 89 pontos contra 55 de Lucas. Porém, se Lucas vencer as próximas 3 etapas finais do campeonato, Marcos não marcar mais nenhum ponto e considerarmos os descartes ( 5 de acordo com o regulamento), Lucas faz o improvável acontecer e sagra-se campeão. Mas se na próxima etapa em jogo ele tiver qualquer outro resultado que não a vitória, Marcos já poderá comemorar o título.

Rally das Serras

E para esquentar ainda mais essa história, o Rally das Serras é disputado na região sul do Brasil, em São Joaquim, SC, de 15 a 17 de novembro e tem peso dois para o campeonato. Na pista, trechos travados e pedregosos com subidas e descidas, alguns penhascos, emoções de sobra e alguns pontos críticos e perigosos.

Expectativas?

"A expectativa está sempre presente. Mas, na hora da largada a gente coloca ela de lado, respira fundo e acelera para fazer o melhor. Concentração é fundamental para quem quer a vitória ", avisa Marcos.

"A pressão é sempre uma constante na vida de um piloto, tem que ter frieza para entrar na briga, chamar a responsabilidade e ir buscar o resultado. Essa é a minha estratégia", simplifica Lucas.

Que rufem os tambores!!!!

Hélder Rodrigues com a Honda em Milão

Depois da excelente participação no Rali de Marrocos onde venceu duas etapas, liderou a corrida e provou ser um sério candidato à vitória na próxima edição do Dakar, Hélder Rodrigues esteve esta semana no mais importante salão europeu de motociclismo, que até Domingo estará aberto ao público em Milão.

Como piloto nº 1 da equipa HRC coube ao campeão do mundo em 2011, Hélder Rodrigues, mostrar às muitas dezenas de jornalistas a Honda CRF450 Rally com que o construtor nipónico aposta num regresso vitorioso ao Dakar, de onde está ausente desde 1989.

“Foi muito emocionante estar ao lado de minha moto Rally CFR450 diante de 700 jornalistas e concessionários Honda durante a conferência de imprensa da Honda em Milão. Gostei imenso de visitar o EICMA mas agora, depois de ter sido entrevistado por jornalistas de toda parte do mundo, é hora de continuar a preparação para o Dakar. Estou a treinar todos os dias, tanto no ginásio como de moto”, salientou o piloto Honda, Red Bull e TMN.

De destacar a presença em Milão do presidente da HRC, o que só vem confirmar o empenho com que o construtor nipónico está a encarar este desafio de regressar às grandes competições de todo-o-terreno e em particular ao Dakar.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Leonid Novitskiy no quarto MINI All4 Racing

• Monster Energy X-raid line-up keeps on growing

• The MINI ALL4 Racing vehicles once again will turn the desert into a colourful place

Leonid Novitskiy is going to race the Monster Energy X-raid Team’s fourth MINI ALL4 Racing, in the 2013 Dakar Rally. Together with his co-driver Konstantin Zhiltsov, the Russian represents the next addition to the line-up of the Trebur based team. The pairings Stéphane Peterhansel (FRA)/ Jean-Paul Cottret (FRA), Nani Roma (ESP)/ Michel Périn (FRA) and Krzysztof Holowczyc (POL)/ Filipe Palmeiro (POR) extended their deals with the team earlier.

In the 2012 Dakar, Novitskiy impressed by securing the fine fourth place. The 44-year old started into the event in great style by winning the first special stage and made it to the top 10 on every single day. Particularly in the dunes of Peru, he demonstrated his extraordinary skills. Here, many drivers were taken to their very limit but Novitskiy delivered by securing top-four positions in each of these special stages. Just a few months earlier, he won the FIA Cross Country Rally World Cup for the second consecutive time.

The four MINI ALL4 Racing vehicles once again will turn the desert into a colourful place: Peterhansel again will race a green MINI ALL4 Racing, with Roma and Novitskiy also contesting the Dakar in a similar livery as last year: yellow and orange respectively. Holowczyc, however, will race a white MINI ALL4 Racing, in the 2013 Dakar Rally.

“I’m really delighted that Leonid also is back in our line-up for the Dakar,” says Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “He convinces in particular by his consistent style of driving. With his approach, he avoids getting involved in any difficulties and secures good results. A fact that was demonstrated by his two FIA World Cup titles and his fourth place in this year‘s Dakar.”

The 2013 Dakar will be started on 05th January, 2013, in Peru’s capital Lima. Following the day of rest in San Miguel, Argentina, the Dakar will be continued to be finished on 20th January in Chile’s capital, Santiago.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mário Patrão sai a vencer do desafio em Marrocos!

Mário Patrão enfrentou em estreia a navegação no deserto marroquino, depois da conquista de mais duas importantes coroas no panorama do Todo-o-Terreno nacional. O piloto da equipa RR-Motos/Suzuki/Cepsa/Crédito Agrícola/Lusocargo competiu durante uma semana no evento Merzouga Rally, mais uma prova de caraterísticas semelhantes ao ‘gigante’ Rali Dakar.

A segunda edição do Merzouga Rally decorreu de 3 a 9 de Novembro no sul da região africana, com os participantes a enfrentarem um total aproximado de 1010 quilómetros de percurso, dividido em um prólogo e cinco etapas repletas de calor e dunas, ingredientes tão próprios do deserto.

O piloto de Seia partiu para Marrocos à procura do aperfeiçoamento em treino de navegação, ficando à prova para o desafio que realça a liderança dos principais concorrentes do Todo-o-Terreno mundial. «Optei por participar no Merzouga Rally com o objetivo de treinar navegação, uma vez que não tenho muita experiência neste sentido e, assim, pude treinar em condições diferentes das quais estou habituado. Este foi um ótimo treino e uma excelente oportunidade de participação no Rali Dakar», destacou o piloto patrocinado pelo Crédito Agrícola.

Ao longo da competição, muitos foram os desafios suportados pelo Pluri-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno. Destaque para uma avaria nos instrumentos de navegação, que nem assim afastou Patrão da vitória na derradeira etapa, com 128 quilómetros ‘ao sabor’ das dunas. «Fui vencendo algumas das dificuldades ao longo dos dias, adorei a experiência e fiquei mais à-vontade… Superei as minhas expectativas quando venci a última etapa!» Confessou o piloto da Suzuki Cepsa.

No balanço final, o ‘Mr. Baja’ registou a quarta posição da categoria Rally, quinto na tabela geral, mostrando-se uma vez mais muito satisfeito com a experiência. «Esta oportunidade foi excecional, um desafio completamente diferente do qual estou habituado. Partilho a sensação com um agradecimento a todos os meus patrocinadores, ainda com um obrigado especial ao Pedro Bianchi Prata pela ajuda na assistência e à organização pela paciência nas explicações!» Concluiu Mário Patrão.

sábado, 10 de novembro de 2012

Nova denominação nos 25 anos da prova da SAR – Secção de Motorismo

Quando estamos a seis meses da comemoração dos 25 anos da jornada de todo-o-terreno da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e da Adega Ervideira, é tempo de adiantar mais algumas novidades e convidar, desde já, todos a estarem presentes em mais uma grande festa.

Neste ano especial deste evento liderado por José Prego, um dos mais antigos eventos nacionais de TT, a Ervideira, principal parceira da organização, decidiu adoptar uma nova designação para esta ronda pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, “Vinhos Ervideira Rali TT”. Seguindo o exemplo de grande sucesso de 2012, a organização voltará a juntar na mesma prova motos, quads, buggys e automóveis, prevendo-se, desta forma, uma enorme festa em Reguengos de Monsaraz, num evento que irá trazer o habitual colorido à região.

A única diferença face à edição deste ano é a ideia da organização de realizar todas as competições nos mesmos dias, sábado e domingo. Para o efeito, a Secção de Motorismo da S.A.R. e a Adega Ervideira estão já a trabalhar no sentido de voltar a fazer uma grande festa em torno da prova, devendo, dentro em breve, anunciar novidades de relevo, nomeadamente em termos das actividades paralelas que irão ser levadas a cabo e que distinguem esta jornada face às restantes provas do Nacional. Recorde-se que este ano, para além da plantação de árvores, houve também a “Pista Futuros Condutores”, uma acção que teve como protagonistas as crianças das escolas da região e que visou sensibilizá-las para as questões rodoviárias.

Em termos de estrutura, a jornada da Secção de Motorismo da S.A.R. irá concentrar-se naqueles dois dias, ao contrário dos três utilizados na edição de 2012.

Naturalmente que José Prego, responsável pela colocação em pista do – a partir de agora – denominado Vinhos Ervideira Rali TT, é um homem satisfeito, ainda para mais numa data tão significativa. “Vamos procurar fazer uma prova memorável na região de Reguengos, para comemorar da melhor forma os seus 25 anos. Espera-se, por isso, uma grande festa, com muito público e, claro, com a presença dos melhores pilotos nacionais que, estou certo, não irão querer faltar” afirma. O Director da Prova aproveita, assim, esta oportunidade para “convidar todos a estarem presentes, pilotos, equipas e demais agentes da modalidade”.

“Contamos com a presença de toda a gente em dois dias inesquecíveis”, acrescentando que “sendo os pilotos os principais artistas deste espectáculo, vamos procurar montar uma prova que siga a tradição de duas décadas e meia, que seja do agrado de todos, para que no final tenham vontade de voltar nos anos seguintes”, remata José Prego.

Por isso, em Abril não falte ao 25º aniversário do agora denominado “Vinhos Ervideira Rali TT”. O espectáculo e a animação prometem, pelo que não se irá arrepender.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone termina o Merzouga Rally 2012

Após 1010kms cronometrados sob os mais diversificados pisos da região de Tafilalet, o Merzouga Rally 2012 terminou hoje com a 5ª etapa.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone participou na terceira edição deste Rally com os pilotos Pedro Bianchi Prata e Victor Oliveira.

Infelizmente, na 1ª etapa, o piloto Victor Oliveira sofreu um acidente, que resultou na fratura dos dois braços, obrigando-o a abandonar a prova. Quanto a Pedro Bianchi Prata, o piloto manteve-se, durante todo o rally, dentro dos primeiros cinco lugares.

Com 128, 20kms de especial, a última etapa desenrolou-se nas dunas de Erg Chebbi. Nesta, o piloto Pedro Bianchi Prata obteve o 2º da classe, concluindo o rally em 2º da classificação geral.

O team manager e piloto da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone, que realizou esta prova tendo já como objetivo o Dakar, comentou-a e deixou, também, um apelo a todos os patrocinadores e parceiros da equipa: “Estou muito contente com o meu primeiro segundo lugar da geral num Rally internacional! A Husqvarna TE 449 Rally com o nosso KIT é uma moto espetacular e muito fiável, este resultado é a prova disso. Toda a equipa merece este resultado pois trabalhamos muito para desenvolver esta moto e chegar onde chegamos. Agradeço a todos os patrocinadores o apoio dado e peço para continuarem a acreditar no nosso projeto. Estamos em tempos de crise e toda a gente está a cortar, se deixarem de apoiar a nossa equipa, o nosso projeto terminará. Dedico este resultado à Sandra e a toda a minha família que já me apoiam há muito anos. “

Durante o Merzouga Rally, a Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone prestou assistência ao piloto português Mário Patrão. Este, realizou um ótimo treino durante a prova e apreciou bastante a experiencia da exigente navegação no deserto, tendo ganho, inclusive, a etapa de hoje.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone prepara-se agora para a mais dura e mediática prova do mundo, o Rally Dakar 2013.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Team Bianchi Prata KIA / Vodafone enfrenta a 4ª etapa do Merzouga Rally

- A quarta etapa do Merzouga Rally 2012 contou com 270kms cronometrados.

Caracterizada pela velocidade, a etapa de hoje teve também muita navegação, o que permitirá um melhor treino para o Rally Dakar´13.

Na Husqvarna TE 449 Rally, Pedro Bianchi Prata obteve o 2º lugar da classe, na etapa. O piloto da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone manteve o 2º lugar na classificação geral.

“ Foi um dia muito difícil. Andei abrir a pista mais de metade da especial e tive de estar muito concentrado para não falhar na navegação. Acabei por ter de baixar o ritmo pois comecei a sentir-me muito mal, devido à gastroenterite mas mesmo assim cheguei ao final em 2º lugar e consolidei o 2º da geral. Amanhã vou jogar pelo seguro. A moto está impecável e toda a equipa tem feito um ótimo trabalho.” – referiu o team manager e piloto da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone.

O piloto Mário Patrão, que na etapa anterior alcançou o 6º da classe e enfrentou vários problemas na sua moto, obteve hoje o 8º da geral. Com sa

ída dos pilotos novamente às 8h, amanhã concretizar-se-á a quinta e última etapa do Merzouga Rally com 128,20kms de especial.

Rui Sousa com Vitória Portuguesa

• 1º Classificação Diesel

Terminou de forma muito positiva a participação de Rui Sousa / Carlos Silva na 26ª edição da Baja de Portalegre. O piloto da ELF venceu a classificação diesel, foi o melhor português da classificação geral, subindo ainda ao 2º lugar da classificação geral.

Conhecedor profundo das características da Baja de Portalegre, prova que disputa desde 1990, Rui Sousa deixou a sua marca na edição de 2012 da prova idealizada pelo saudoso José Megre. Depois do prólogo que não correu de feição o piloto da Prolama, acabou por traçar uma estratégia que lhe valeu uma prestação notável, só traída por um furo a pouco mais de 30 quilómetros do final, conforme o próprio referiu: “…trabalhamos durante semanas para estar ao mais alto nível nesta prova, e o resultado final comprova que estava certo na estratégia que escolhi. Acabamos por conquistar um resultado histórico para a ISUZU, e só não vencemos porque tivemos de trocar uma roda a pouco mais de 30 quilómetros do final, quando seguíamos na liderança da prova. De qualquer forma a equipa está de Parabéns pelo excelente resultado alcançado, e só vem reforçar a nossa intenção de voltar a vencer provas no futuro próximo. Estamos no bom caminho e este desempenho só foi possível pelo empenho de todos na Prolama e no apoio incondicional que sentimos dos nossos Patrocinadores….” Concluiu.

Foi um verdadeiro recital de condução com que Rui Sousa brindou os milhares de espectadores presentes á passagem da ISUZU D-Max, durante os mais de 450 quilómetros da prova, voltando a cimentar o seu estatuto de grande piloto, Campeão nacional, Vencedor da Taça Fia de Bajas e de grande ídolo do público português.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Imagens dos Buggys e UTV's na Baja 500 Portalegre

Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone sobe na 3ª Etapa do Merzouga Rally

A terceira das cinco etapas do Merzouga Rally 2012 foi efetuada hoje com 238, 36kms cronometrados.

Traçada em dunas marroquinas e de exigente navegação, a etapa foi, apesar das dificuldades, frutífera para a Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone. Com a Husqvarna TE 449 Rally, Pedro Bianchi Prata alcançou o 4º lugar e estabeleceu-se no 2º da geral: “ A etapa correu bem! Já me sinto melhor e consegui andar mais rápido. Parei ao quilómetro 35 para ajudar um piloto magoado e chamei a ajuda médica que foi rápida. Estive parado cerca de 12 minutos e terminei o resto da etapa sem percalços. Passei para o 2º da geral e vou tentar manter o lugar até à final. “

O piloto português que compete também no Rally, Mário Patrão, finalizou a etapa de hoje na 13ª da geral.

Com saída dos pilotos às 8h, a quarta e penúltima etapa do Merzouga Rally terá 270,04kms de especial.

David Além triunfou na Baja 500 Portalegre

• João Lopes / Bruno Santos são os novos campeões nacionais

• Record de presenças provou vitalidade desta disciplina

Com um excelente record de 33 equipas inscritas, a Baja 500 Portalegre foi marcada por adversas condições meteorológicas que não impediram contudo os pilotos da disciplina Buggy/UTV de se exibirem a um excelente nível, demonstrando uma vez mais a pujança desta que é a mais recente disciplina de Todo-o-Terreno da FMP. A vitória premiou uma corrida notável do estreante David Além que impôs o seu Polaris 800 face a um pelotão de máquinas bem mais evoluídas.

Na segunda posição e averbando a pontuação máxima para o Campeonato em virtude de David Além competir no Troféu Nacional, a dupla João Lopes/Bruno Santos (Polaris RZR 900 XP) sagrou-se campeã nacional. O outro candidato ao título, Jorge Monteiro (Polaris RZR 900 XP) terminou na 5ª posição, atrás dos Polaris do espanhol Teofilo Viñarás e de João Guilherme, que tal como David Além pilotou um RZR 800. O campeão nacional de 2011, Rui Serpa, acompanhado de Mário Ferreira, aos comandos de um Rage R140T, que tinha sido o mais rápido no prólogo, terminou a corrida na 6ª posição e foi o primeiro entre os que não se apresentaram aos comandos da marca americana, que dominou esta Baja 500 Portalegre.

De destacar a corrida de Nuno Tavares (Polaris), que dominou durante a primeira metade da prova e também mais uma excelente prestação de Dorothee Ferreira (Polaris) que terminou na 12ª posição depois de ter rodado dentro do Top 10 durante grande parte dos 350 quilómetros de sector seletivo.

Campeonato Nacional (após a 5ª prova)

1º João Lopes/Bruno Santos, 94 pontos; 2º Jorge Monteiro, 84; 3º António Estevão, 55; 4º Rui Serpa, 43; 5º Jorge Branco e Avelino Luís, 41; 7º António Ferreira e Nuno Tavares, 32; 9º Nuno Ferreira e Dorothee Ferreira, 31.

Troféu Nacional Promoção (após a 5ª prova)

1º Luís Caseiro, 92 pontos; 2º Sérgio Brás, 45; 3º Pedro Almeida 33; 4º Gonçalo/André Porêlo e David Além, 20; 6º João Guilherme, 17; 7º Rui Gonçalves, 15.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Peugeot 504 volta a Fronteira em 2012

A Carismática PEUGEOT 504 PICKUP, irá voltar ao grande palco do Todo o Terreno Nacional, de 29 / NOV a 01 / DEZ, 2012, na Vila de Fronteira.

No seguimento do sucesso dos anos anteriores, quer junto de todos os nossos apoiantes e patrocinadores, quer junto da comunicação social, escrita e televisiva, não podíamos deixar de estar presentes.

Estamos a preparar a máquina, num dos melhor atelier de mecânica, (contratamos para 2012 um engenheiro Holandês) para mais uma vez estar à partida da dura prova de todo o terreno, para gáudio de todos os apoiantes e fans da Peugeot 504 Pickup.

A equipa está mais uma vez empenhada em levar um carro fiável e contribuir para a festa do todo o terreno.

A parte social, voltará a ser o nosso cartão de visita, para todos, em especial os nossos Amigos e Patrocinadores durante as 24 horas, este ano com elevadas e significativas surpresas.

Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone na 2ª Etapa do Merzouga Rally

A segunda etapa do Merzouga Rally 2012 contou com 184,91kms de especial.

O Team Bianchi Prata KIA / Vodafone, agora só com o piloto Pedro Bianchi Prata a competir, pois Victor Oliveira abandonou ontem o rally devido a um acidente, alcançou o 4º lugar da classe.

Apesar desta classificação positiva, o piloto teve de enfrentar uma etapa dura e desgastante, onde não se encontrava a 100%: “Foi um dia complicado, passei muito mal a noite com uma gastroenterite e hoje senti-me muito fraco. Comandei a etapa até ao primeiro abastecimento, mas quando entramos nas dunas comecei a sentir-me muito mal com o calor e optei por reduzir o ritmo. Andei muito devagar até ao final, devo ter ficado a 9 min do primeiro, mas ainda não há classificações oficiais. Agora vou descansar e tentar recuperar forças para amanhã.”

O piloto de Seia a competir no Merzouga Rally com a assistência da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone, Mário Patrão, subiu para o 3º lugar da sua classe, na etapa de hoje.

A terceira etapa terá 238,36kms com saída dos pilotos às 8h.

Vasco Rato vence na Promoção

Para comemorar a 15ª Participação de João Rato na Baja Portalegre, Vasco Rato e Francisco Jacinto tiraram da garagem o Toyota Land Cruser e participaram no evento Nacional, integrados na promoção M. O objectivo era levar de vencida a classe na qual estavam inscritos.

A chuva que se abateu sobre a região onde se disputou a Baja Portalegre 500, tornaram o percurso um verdadeiro mar de lama onde era necessário redobrar cuidados e estar atento a todos os pormenores.

No prólogo, realizado na 6ª feira, a dupla Vasco Rato/Francisco Jacinto realizou o 14º melhor tempo entre as 33 equipas presentes na Geral Nacional, e foram os segundos mais rápidos entre os participantes na Promoção M.

No dia de sábado, a dupla do Toyota Land Cruser nº851 destacou-se na liderança logo no CP1 SS2 com dez minutos de diferença para o segundo classificado da promoção M e em CP3 a diferença era já de mais de trinta minutos.

No final do dia Vasco Rato e Francisco Jacinto asseguraram a vitória na Promoção M e o 12º lugar da geral.

Vasco Rato mostrou-se muito satisfeito com a conquista alcançada, revelando que “Foi uma corrida bastante difícil devido às condições climatéricas, mas os objectivos foram cumpridos. O nosso carro esteve sempre em excelentes condições e isso fez com que a tarefa de chegar ao final e vencer a nossa classe se tornasse mais fácil. O Francisco esteve muito bem ao longo de toda a corrida, sendo uma ajuda preciosa na conquista deste resultado, quem sabe para o ano voltaremos juntos a esta prova.”.

Agradecimentos especiais à Toipor, Lda., Bomcar e a toda a estrutura Xuxas Team Sport

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

João Rato vence em casa

Com o início do mês de Novembro chegou a esperada Baja Portalegre 500 e João Rato não queria deixar os créditos por mãos alheias. A correr em casa e com a renovação do título de Campeão do Desafio Mazda em vista, o Portalegrense sabia que era preciso gerir o carro numa corrida que se esperava muito dura, com difíceis condições climatéricas e um terreno muito traiçoeiro.

No prólogo, realizado na 6ª feira e perante o muito público presente, João Rato tinha como estratégia fazer um tempo que lhe permitisse "controlar" os mais directos adversários e não cometer erros que, perante as condições do terreno, comprometessem o dia seguinte. No final da Super-Especial o piloto do Xuxas Team Sport era o 5º da Prova Nacional e o 3º mais rápido entre as Mazdas.

Para o dia de sábado, a estratégia delineada para os dois sectores selectivos (o primeiro com 141,59 Km e o segundo com 236,61 Km) da prova de Portalegre, era a de seguir de perto os adversários mantendo uma distância que lhe permitisse atacar no momento certo. No entanto, as quatro vezes que a dupla João Rato/Filipe Martins se viu obrigada a parar para substituir os pneus furados, fizeram com que a distância para os adversários não fosse a desejada para atacar numa fase final, e exigiu um esforço redobrado por parte da equipa do Xuxas Team Sport.

Mas na fase final e apesar dos contratempos, que fizeram com que o líder do Desafio se atrasasse um pouco, a dupla da equipa Xuxas Team Sport nunca baixou os braços e assumiu a liderança, conquistando mais uma excelente vitória e fazendo valer a sua experiência na prova alentejana.

Nesta que foi a sua 15ª Participação na mítica Baja Portalegre, João Rato alcançou um dos objectivos delineados no início da época ao conquistar o 5º Lugar no Campeonato Nacional de Todo-Terreno e a vice-liderança em T1 e deu mais um passo para a renovação do título do Desafio Total/Mazda.

“Queria muito vencer em casa e foi por isso que lutei durante o fim-de-semana. Entrei na corrida com as devidas cautelas para uma prova desta dimensão e a minha estratégia acabou por resultar em pleno. A conquista do Vice Campeonato no agrupamento T1, o 5º lugar Absoluto e a vitória na Taça de Equipas é um excelente balanço para esta época que gostava que terminasse com a renovação do título no Desafio Mazda nas 24 Horas de Fronteira.”

Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone na 1ª etapa do Merzouga Rally

A 3ª edição do Merzouga Rally teve início ontem, às 15h, com o Prólogo. Com uma extensão de 12,4kms, esta Super Especial definiu a ordem de partida para a 1ª etapa.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone obteve um ótimo resultado no Prólogo, com o piloto Pedro Bianchi Prata a alcançar o 2º lugar da geral e Victor Oliveira o 13º.

Pedro Bianchi Prata referiu que durante o Prólogo andou rápido e sem arriscar nada. Mencionou também que vai continuar a andar seguro mas veloz pois o seu objetivo é a vitória.

Hoje, realizou-se a 1ª etapa de 171,80kms cronometrados. O dia correu novamente bem a Pedro Bianchi Prata; o piloto comenta assim a etapa: “ Foi um verdadeiro dia de Rally! No início repleto de pistas rápidas, muita pedra e no final, mais de 30kms de dunas. A etapa contou também com muita navegação e, devido ao calor, tornou-se muito dura. A sonda do odómetro avariou-se logo no início e tive de navegar toda a etapa pelo GPS da organização. Cometi algumas falhas mas não perdi nenhum waypoint e cheguei ao final em terceiro, apesar de ainda não terem saído as classificações. Estou contente com o meu desempenho hoje. Foi uma pena o que aconteceu ao Victor, pois fraturou um braço, espero que tenha uma rápida recuperação. “

Infelizmente, o piloto de Caminha, Victor Oliveira sofreu, hoje, um acidente que o obrigou a abandonar prematuramente o Merzouga Rally.

Quanto a Mário Patrão, que conta com a Assistência do Team Bianchi Prata KIA / Vodafone, alcançou o 7º lugar no Prólogo e o mesmo lugar nesta 1ª etapa.

A 2ª etapa terá 184, 81kms de especial com saída dos pilotos às 8h.

Helder Oliveira traído quando tentava chegar à vitória

• Piloto de Barcelos estava a menos de um minuto do futuro vencedor

• Mesmo sem travões na Nissan Navara Off Road acompanhou o ritmo de Rui Sousa

Helder Oliveira aos comandos de uma Nissan Navara Off Road foi forçado a abandonar a corrida na 2ª etapa da Baja 500 Portalegre numa altura em que lutava pela vitória e estava a menos de um minuto da dupla checa que viria a triunfar na derradeira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

Acompanhado de José Marques o piloto de Barcelos tinha averbado na véspera o quinto melhor tempo na 1ª etapa, onde gastou mais 14,15 segundos que o vencedor. No dia seguinte com a chuva que caiu torrencialmente durante a noite e continuou a cair ao longo do dia, os concorrentes tiveram pela frente pistas muito escorregadias e por vezes bastante enlameadas.

“A volta sul da Baja é o percurso mais duro e difícil e procurei poupar a mecânica para atacar da parte da tarde, que tem tradicionalmente pistas mais rápidas. Tive poucas indicações relativamente à nossa posição e só me apercebi que deveria ter andado um pouco mais rápido quando o Mini do Vasilyev se chegou à nossa traseira. Tive naturalmente de o deixar passar mas não tive dificuldade em o acompanhar até ao final do sector. Sempre acreditei que da parte da tarde o poderia ir buscar e anular a desvantagem”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “Na ZA após o 2º SS apercebi-me que, com exceção do Gadasin que tinha ganho uma grande vantagem a todos, os outros adversários não estavam muito longe e apenas a 3 minutos nos separavam do 2º lugar. Não deveria ter imprimido um andamento tão moderado, mas estava tudo em aberto. Iniciámos o 3º SS ao ataque e quando já estávamos a recuperar tempo aos primeiros não tivemos a sorte do nosso lado. Numa zona onde a traseira escorregou mais do que o previsto, senti a roda bater no morro e a seguir ficámos sem travões. Após uma paragem para verificar os estragos decidimos continuar e durante mais de 20 quilómetros fomos atrás da Isuzu do Rui Sousa. Mas infelizmente e em resultado do toque a roda acabou por sair e a corrida terminou por aí”.