segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Será que chegou finalmente a hora dos 4x2 no Dakar?

Ao olhar para a lista de inscritos do Dakar 2013 podemos ver como habitualmente muitos nomes familiares, quer de pilotos quer de equipas, que escolheram participar no rali seguindo a abordagem tradicional das viaturas 4x4, quer seja a diesel ou quer seja a gasolina. Porém, na lista de inscritos deste ano, parece que a opção pelos carros de duas rodas motrizes ganhou força, e não foi pela participação de pilotos norte americanos, muito habituados a estas máquinas, mas sim por outros mais bem conhecidos do publico Europeu. Será que 2013 será o ano quem voltaremos a ver um 4x2 vencer?

Durante o último verão começaram a surgir rumores acerca da participação de Nasser Al-Attyiah com um carro de tração atrás. Depois os rumores ganharam ainda mais interesse quando se começou a falar no nome de Carlos Sainz para também se juntar á equipa. Esses rumores materializaram-se na semana passada com a apresentação da Qatar Red Bull Rally Team, onde figuram estes dois pilotos e figuram dois Buggys construidos na Califórnia.

Quem também está de regresso com um Buggy é Guerlain Chicherit, que depois do infeliz episódio com o Mini da X-Raid há dois anos, apostou este ano em força e vai participar com um Buggy SMG de 7.0L. O Francês, antigo campeão de Esqui, não esconde mesmo a sua ambição, dizendo que quer lutar pela vitória.

Não se mostrando tão ambicioso, e bastante mais cauteloso está Eric Vigouroux, também ele um regressado ao evento. Eric participado regularmente nas grandes competições de todo o terreno, principalmente em África, onde com o seu Protruck conseguiu excelentes resultados. No Dakar 2013 irá utilizar uma nova máquina, agora designada Chevrolet Silverado, mas que mantem a filosofia de construção dos seus anteriores veículos.

A lista de participantes em veículos de 2 Rodas motrizes é numerosa, e conta inclusivamente com mais alguns veículos bastante curiosos. Comum a todos eles é o facto de o regulamento lhes permitir algumas liberdades que estão vedadas aos 4x4 (motor maior, sistema de enchimento automático de pneus, suspensões de curso muito maior, etc) e que todos eles procuram explorar ao máximo.

Não falámos ainda de Robby Gordon. O Norte Americano é de longe o mais conhecido dos 4x2 que participaram nos ultimos anos no Dakar. O aspecto dos seus carros, a sua forma de conduzir e até a sua personalidade conquistaram uma verdadeira legião de fãs e que o quer ver ganhar o Dakar. No entanto, desde o incidente do ano passado em que foi desclassificado devido ao sistema irregular que tinha montado no seu carro, que Gordon se tem mantido calado quanto ao seu futuro nesta competição. O seu nome nem sequer consta na lista de inscritos. Correndo o risco de estar errados, estamos em crer que Gordon irá apresentar-se para participar no Dakar de 2013 com um único e claro objectivo: Vencer para poder provar que consegue vencer de forma limpa.

Com isto, a X-Raid e a Toyota, talvez as equipas que mais apostam para 2013 terão que ter muita atenção aos pilotos dos 4x2. São conhecidas as qualidades de muitos deles e não será estranho se virmos alguns a intrometerem-se na luta pelos melhores lugares nas etapas, ou mesmo no rali.

4x2 ou 4x4? A 5 de Janeiro irão todos alinhar á partida. À chegada ao dia de descanso já se deverá ter percebido quem tem a vantagem, embora só no final que terá lugar a 20 de Janeiro em Santiago do Chile é que consigamos realmente dar uma resposta definitiva.

Fonte: todoterreno.pt