segunda-feira, 5 de novembro de 2012

João Rato vence em casa

Com o início do mês de Novembro chegou a esperada Baja Portalegre 500 e João Rato não queria deixar os créditos por mãos alheias. A correr em casa e com a renovação do título de Campeão do Desafio Mazda em vista, o Portalegrense sabia que era preciso gerir o carro numa corrida que se esperava muito dura, com difíceis condições climatéricas e um terreno muito traiçoeiro.

No prólogo, realizado na 6ª feira e perante o muito público presente, João Rato tinha como estratégia fazer um tempo que lhe permitisse "controlar" os mais directos adversários e não cometer erros que, perante as condições do terreno, comprometessem o dia seguinte. No final da Super-Especial o piloto do Xuxas Team Sport era o 5º da Prova Nacional e o 3º mais rápido entre as Mazdas.

Para o dia de sábado, a estratégia delineada para os dois sectores selectivos (o primeiro com 141,59 Km e o segundo com 236,61 Km) da prova de Portalegre, era a de seguir de perto os adversários mantendo uma distância que lhe permitisse atacar no momento certo. No entanto, as quatro vezes que a dupla João Rato/Filipe Martins se viu obrigada a parar para substituir os pneus furados, fizeram com que a distância para os adversários não fosse a desejada para atacar numa fase final, e exigiu um esforço redobrado por parte da equipa do Xuxas Team Sport.

Mas na fase final e apesar dos contratempos, que fizeram com que o líder do Desafio se atrasasse um pouco, a dupla da equipa Xuxas Team Sport nunca baixou os braços e assumiu a liderança, conquistando mais uma excelente vitória e fazendo valer a sua experiência na prova alentejana.

Nesta que foi a sua 15ª Participação na mítica Baja Portalegre, João Rato alcançou um dos objectivos delineados no início da época ao conquistar o 5º Lugar no Campeonato Nacional de Todo-Terreno e a vice-liderança em T1 e deu mais um passo para a renovação do título do Desafio Total/Mazda.

“Queria muito vencer em casa e foi por isso que lutei durante o fim-de-semana. Entrei na corrida com as devidas cautelas para uma prova desta dimensão e a minha estratégia acabou por resultar em pleno. A conquista do Vice Campeonato no agrupamento T1, o 5º lugar Absoluto e a vitória na Taça de Equipas é um excelente balanço para esta época que gostava que terminasse com a renovação do título no Desafio Mazda nas 24 Horas de Fronteira.”

Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.