sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cada vez mais perto…


Decorrida que está a quarta ronda do campeonato de Portugal de todo terreno, Vitor Caeiro e Vitor Surrécio lograram terminar a Baja TT de Idanha-a-Nova na terceira posição do agrupamento T8, conseguindo assim a segunda melhor pontuação para o campeonato e seguindo á risca os planos traçados no inicio do ano.

Apesar de um inicio inesperado com a quebra de uma manga de eixo na primeira passagem pela super especial, só nos foi possível retomar a prova com o esforço de toda a nossa equipa de assistência, que trabalhou durante toda a noite para que a dupla pudesse colocar o carro no parque de partida a horas de iniciar o sector selectivo.

Durante os mais de trezentos Km´s de prova, e optando por uma toada defensiva, visto sair de um lugar muito atrás na caravana, tudo correu de forma perfeita e sem sobressaltos, á excepção de um pequeno susto no final da corrida quando se depararam com problemas de embraiagem, dificultando bastante a troca de caixa.

“O problema que tivemos no prólogo, fez-nos alterar totalmente os planos para a corrida, mas tirando o muito pó que apanhamos de outros concorrentes, que dificultou bastante as ultrapassagens tudo correu da melhor forma , optámos por manter um ritmo que nos permitisse terminar a corrida sem qualquer incidência, visto com a penalização de 40 min não valia a pena correr riscos desnecessários”


“Gostaríamos ainda de deixar aqui um especial agradecimento á Escuderia de Castelo Branco pelo esforço demonstrado na organização desta corrida, e também pela maneira como fomos recebidos na região centro do país.”


A equipa apoiada pela Delta Cafés, Sagres Zero, Hiperfrutas, Café Central, Discegre, bar Príncipe Real, Autoluzespinha, prepara agora a prova rainha do TT nacional, a Baja TT Vodafone Portalegre onde joga em casa e irá lutar pela vitória no agrupamento T8 para dessa forma assegurar o vice campeonato logo no ano de estreia.

Fonte: todoterreno.pt

Taça Já Está (Bem) Entregue


António Picarote/João Santiago, foram os brilhantes vencedores e ficam desde já na História do TT Nacional como os primeiros vencedores da Taça TT Pré-Classic.

Após falharem a prova anterior, a dupla Jorge Coutinho/João Serôdio ainda conseguiram um domínio inicial vencendo o Prólogo, mas num excesso no decorrer da prova furaram e perderam demasiado tempo, para António Picarote/João Santiago que souberam sempre manter um andamento rápido mas seguro até á vitória final. Um triunfo merecido, que premeia a regularidade demonstrada.

Boa prestação também para Edgar Moio/João Penedo em Nissan Terrano II que garantiram o 3º lugar.

Nota positiva para o pequeno Suzuki Jimny de Paulo Pimentel/Rui Matos, bravos resistentes que levaram o pequeno carro muito bem guiado até ao final da prova merecendo um aplauso generalizado. Apareçam mais Jimnys em 2012 para os poderem desafiar.

Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves Nissan Terrano II, duplas com andamento muito vivo, e Joaquim Calado/José Lopes em Nissan Terrano I não lograram atingir o final da prova em virtude de avarias mecânicas, deitando por terra a possibilidade de vencerem a Taça em 2011.

Ausência muito notada, foi a do bonito UMM de Paulo Monteiro que esperamos poder voltar a ver em 2012, de preferência acompanhado de mais viaturas idênticas.

Taça TT Pré-Classic 2011
Classificação Final Oficial

1º - António Picarote / Sérgio Santos Mitsubishi Pajero 2.8 49 Pontos
2º - Jorge Coutinho / José Carlos Mitsubishi Pajero 36
3º - Edgar Moio / João Penedo Nissan Terrano II 29
4º - Etelvino Carvalho / Nuno Gonçalves Nissan Terrano II 29
5º - Joaquim Calado / Sérgio Calado Nissan Terrano II 24
6º - Paulo Pimentel / Rui Matos Suzuki Jimny 22
7º - Joaquim Gautier / João Santiago Nissan Terrano II 10
8º - Vitor Belejo / Sérgio Belejo Nissan Terrano II 8
9º - Paulo Monteiro / Artur Gonçalves UMM Alter Troféu 7

Fonte: todoterreno.pt

Segundo lugar fecha passagem de David Megre por Idanha


Quinze dias depois de ter estado em Proenca-a-Nova na estreia da prova no calendário nacional, David Megre esteve no passado fim-de-semana de novo na Beira Alta para mais uma etapa do campeonato nacional de TT 2011, desta feita em Idanha-a‐Nova, prova igualmente organizada pela Escuderia de Castelo Branco. Dividida em três dias a prova contou igualmente para o Campeonato Europeu de Bajas – a jornada beirã acabou por ser marcada pela presença de muito pó e por algumas dificuldades para o piloto da KTM. "A corrida nem começou muito mal, pois consegui fazer sexto no prólogo e fiquei com uma boa posição para o arranque do dia seguinte" Comentou o piloto da Mercearia Vencedora. Mas o primeiro sector selectivo realizado no Sábado pela manhã mostrou-se aziago para as aspirações do piloto de Coruche..."tive um problema com a injecção da moto e estive parado durante 15 minutos. Com Isso fui passado por pilotos mais lentos que não consegui passar até ao final do sector." O recruta da Caismotor tinha que atacar no sector da tarde, mas a má posição de partida e o muito pó que acompanhou a caravana por terras beirãs prejudicou novamente David Megre, que não conseguiu melhor que a 15ª posição da geral e o terceiro posto em termos de classe TT3. Nada estava perdido e no derradeiro dia de prova o Objectivo era conseguir progredir na classificação, algo que parecia perfeitamente possível no final dos primeiros quilómetros onde David conseguiu passar três pilotos aos comandos da KTM com as cores da Cetelem. Mas a sorte não esteve novamente do lado do piloto e uma queda acabou por comprometer o resultado final...’caí muito depressa, a mais de 100 quilómetros por hora e demorei alguns quilómetros até ganhar novamente o meu ritmo. Acabei por recuperar e fui sexto na geral e segundo na classe.’ Palavras do piloto no regresso a Idanha--‐a--‐Nova onde pensava já nas derradeiras duas provas do campeonato, que o vão levar a Góis e também a Portalegre, a sua prova de eleição onde espera alcançar um bom resultado. "Este ano a prova de Portalegre comemora o seu 25º aniversário e quero conseguir um bom resultado, mas antes disso temos que pensar em Góis. Tudo pode acontecer!"

Hélder Rodrigues à conquista do título


• Piloto do Red Bull Yamaha TMN Team lidera com 11 pontos de vantagem …
• … e tem pela frente seis etapas com um total de 2660 quilómetros


Depois de uma semana de treinos em Marrocos Hélder Rodrigues parte amanhã para o Egipto onde vai disputar o Rali dos Faraós derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Cross Country Rallies, competição que o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team lidera com 11 pontos de vantagem sobre o polaco Jakub Przygonski e 18 sobre o Campeão do Mundo 2010, Marc Coma.

De salientar que 2011 é o primeiro ano em que o título mundial é apenas atribuído de forma absoluta. O piloto português alcançou já este ano uma brilhante vitória no Rali da Tunísia, somando ainda dois segundos. Em 2008, Hélder Rodrigues sagrou-se Vice-Campeão Mundial da Classe 450 Rally Sport.

Com uma carreira recheada de títulos que começou aos 15 anos de idade Hélder Rodrigues procura agora conquistar o seu primeiro título mundial absoluto depois de em 2003 se ter sagrado campeão do mundo de enduro, na classe 125cc. e de em 2000 ter conquistado o título de campeão mundial júnior em 125cc.

“Quando parto para uma prova vou sempre apostado em conquistar uma vitória. Isso também irá acontecer no Rali dos Faraós, mas aí não vou correr riscos que ponham em causa o meu principal objectivo de conquistar do título. Gostava muito de poder lutar pela vitória no Dakar 2012 com esse estatuto” salienta o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

Classificação do Campeonato (após 3 de 4 provas): 1º Hélder Rodrigues, 69 pontos; 2º Jakub Przygonski, 58; 3º Marc Coma, 50; 4º Jacek Czachor, 43; 5º Manuel Lucchese, 38.

Ricardo Leal dos Santos estreia Mini All4 Racing em Marrocos


• Piloto português vai também participar na Baja Portalegre 500
• Leal dos Santos faz equipa com Stéphane Peterhansel e Nani Roma

Um ano depois da estreia como piloto oficial X-raid, onde alcançou um excelente 7.º lugar então aos comandos de um BMW X3, o piloto Ricardo Leal dos Santos vai participar no próximo mês de Outubro em mais uma edição do Rallye OiLibya du Maroc.

Na prova africana Ricardo Leal dos Santos irá tripular pela primeira vez em competição o Mini all4 Racing, a grande aposta do Monster Energy X-raid Team para as corridas de todo-o-terreno e muito especialmente para o grande objectivo de vencer no Rali Dakar Argentina Chile Peru 2012.

Da formação principal da equipa germânica composta por Stéphane Peterhansel, Ricardo Leal dos Santos e Nani Roma, que conta com o apoio da marca portuguesa Delta Q, só o português e o espanhol estarão presentes no Rallye OiLibya du Maroc. O piloto francês já este ano triunfou aos comandos do Mini all4 Racing no Abu Dhabi Desert Challenge 2011, prova da Taça do Mundo de todo-o-terreno.

“No ano passado foi também em Marrocos que pilotei pela primeira vez o BMW X3 e a integração na equipa foi muito boa. Daquilo que já tive a oportunidade de constatar o Mini all4 Racing é uma excelente máquina e estou certo de que tem todos os argumentos para ganhar qualquer prova. Pela minha parte espero corresponder à aposta que a equipa tem feito em nós”
, explica o piloto português que este ano voltará a contar com a navegação de Paulo Fiúza.

As verificações do Rallye OiLibya Maroc 2011 terão este ano lugar em Ouarzazate e a 1ª etapa em linha leva a caravana até Zagora onde a prova se vai instalar nos 4 dias seguintes. Em torno de Zagora os concorrentes realizarão duas etapas em linha e uma etapa com duas boucles. Os concorrentes auto/camião e moto/quad farão percursos distintos nesta última etapa por razões de segurança. Na 5ª etapa os concorrentes regressam a Ouarzazate e a prova termina com o tradicional Desert Grand Prix (3 voltas a um traçado com 57 quilómetros), onde mais uma vez haverá separação de percursos.

Problemas mecânicos afastaram um lugar no pódio


Decorreu este fim-de-semana a segunda prova do Campeonato Português de Todo-o-Terreno a contar para o Desafio ELF/Mazda, a Baja TT Idanha-a-Nova.

O prólogo cedo arredou a possibilidade de um bom resultado devido à quebra de uma transmissão e ao facto de o motor a não responder devidamente.

Após solucionados os problemas na assistência, o dia seguinte também não foi feliz de acordo com Durval Costa:

“Arrancámos em 26º lugar para a dupla passagem pela especial de 150 kms e ao km 10 já tínhamos apanhado o concorrente que partiu antes de nós. Devido ao pó, tive de baixar o ritmo para não furar ou bater dado que não se via nada. Após 30 kms a controlar, o pó foi desaparecendo mas o tempo perdido não foi recuperável. Nos quilómetros finais ainda me debati com problemas de direcção, causando a paragem na assistência para solucionar o problema, mas com esta paragem perdemos o último lugar no pódio”.

Já na segunda passagem pela especial Durval acrescentou:

“Aumentamos o ritmo para tentar alcançar o lugar do pódio perdido mas, devido ao estado do piso e ao problema da direcção solucionado apenas parcialmente, tivemos 2 furos e voltámos à toada cautelosa para não furar e desistir. Conseguimos pontuar para o Desafio e faremos tudo para colocar a Mazda nas melhores condições para participar na próxima prova. Quero agradecer à minha equipa técnica e a todos os amigos que me ajudaram a acabar esta prova dura e difícil.”


A dupla Durval Costa/José Manuel Marques voltará a competir na 25ª Baja Portalegre 500 em Outubro, a prova rainha do Todo-o-Terreno nacional. Mais informações em www.bajaportalegre500.com

Foto: Ana Daniela Horta

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Monster Energy X-Raid presente com 4 carros em Marrocos


- Três Mini All4 Racing e um BMW X3 CC alinhados para África
- Ricardo Leal dos Santos irá fazer a sua estreia ao volante do Mini


A Monster Energy X-Raid irá aumentar o ritmo dos seus preparativos para o Rally Dakar que será disputado na Argentina, no Chile e no Perú. No próximo mês, a equipa irá levar 4 carros até Marrocos para participar no OiLibya Rally of Morocco, de 17 a 22.

Três equipas irão fazer a sua estreia ao volante de novos Mini All4 Racing. Depois da sua participação no Rali da Tunisia, o Espanhol "Joan" Nani Roma e o seu navegador Michel Périn irão conduzir o Mini All4 Racing pela primeira vez.
A dupla Portuguesa composta por Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiuza irá também participar com um Mini All4 Racing pela primeira vez. Leonid Novitskiy - o actual líder da Taça FIA 2011 - irá também trocar o seu habitual BMW X3 CC por um Mini em Marrocos.

O alinhamento da equipa Monster Energy X-Raid fica completo com a presença do Chileno Boris Garafulic e do seu navegador Giles Picard.
Durante seis dias de competição, as equipas irão percorrer cerca de 2120 quilómetros, dos quais 1520 contra o relógio. O evento começa a 27 de Outubro e arrancando de Ouarzazate irá fazer um grande arco pelo sul de Marrocos. As primeiras etapas irão ter lugar nos terrenos montanhosos da capital da província, mas depois a rota mudará para as pistas arenosas, cruzando algum terreno pedregoso e zonas de dunas. A última etapa trará os concorrentes de regresso a Quarzazate para o final a 22 de Outubro.


"O rali de Marrocos proporciona-nos uma boa preparação para os nossos condutores e veículos."
disse o director da equipa Monster Energy X-Raid Sven Quand. "Aqui podemos encontrar o terreno semelhante ao que vamos atravessar durante o Rali Dakar na América do Sul. Em adição, a data dos eventos permite-nos ter bastante tempo no calendário para apreciar e experiência e fazer os nossos testes."

Por esse motivo, a equipa Alemã não irá estar presente no Rali dos Faraós que irá ser disputado no Egipto de 3 a 8 do próximo mês, optando por se concentrar na construção dos novos veículos para o Dakar que será disputado em Janeiro.

Fonte: todoterreno.pt

Excite Rally Raid Team apresenta projecto para o Dakar 2013 com base no Range Rover Evoque


A equipa Excite Rally Raid Team já anunciou o alinhamento de pilotos para as duas próximas edições do Rali Dakar disputado na América do Sul. A equipa irá utilizar três carros preparados pela RaBe Race Cars e que serão pilotados por Martin Rowe, John Hardy e Andrew Coley.

A equipa Excite Rally Raid afirma ser a única equipa profissional, completamente Britânica a competir no Dakar em 2013. De facto, a Excite Rally Raid é a primeira equipa profissional totalmente britânica a participar no Dakar.

O Director de Negócios David Jones disse: "Nós estamos a trabalhar neste projecto há muito tempo. Não desaparecemos, mas tivemos que mudar a nossa abordagem devido ao clima económico dos nosso dias. Nós vimos o nível de cobertura mediática dos ralis de todo o terreno, e reconhecemos que se queremos assegurar os apoios necessários, temos primeiro que assegurar a cobertura de imprensa em todos os meios - e com algumas ideias realmente únicas estamos confiantes que o conseguimos."

"Nós fomos abordados pela Rabe Race Cars, que tem estado envolvida nesta modalidade há muito tempo. Eles têm estado a acompanhar o nosso progresso desde há dois anos, e como viram a nossa abordagem profissional, perguntaram-nos se poderiamos trabalhar em conjunto. Nós temos objectivos que queremos alcançar e podemos ajudar-nos mutuamente a alcançá-los, por isso colocámos a fasquia um pouco mais alta. É claro que isto encaixa perfeitamente na nossa necessidade conseguir o nível perfeito de apoio financeiro.

Mike Jones da RaBe Race Cars disse-nos que: " O desenvolvimento de um carro de competição de alto nível é tão complicado como a competição em si. Depois de 4 anos de testes e desenvolvimento, nós temos agora um carro que pode confrontar qualquer um dos seus pares. Os cinco protótios já competiram em três edições do Dakar, e alcançaram agora um nível de fiabilidade mecânica de 100%"

Com esta fiabilidade e o conhecimento adquirido com os testes em Marrocos, nós podemos focar-nos no aperfeiçoamento do D4_WN5 para o colocar na ribalta dos ralis de todo o terrno. Este é um verdadeiro carro do Dakar, e estamos muito satisfeitos por poder combinar as nossas competências com a Excite Rally Raid Team para uma participação "à séria" no Dakar."

O director da equipa e também piloto John Hardy disse que: "Esta é a melhor hipotese que um fabricante independente teve de estar no topo durante um largo periodo. Nós esperamos conseguir trabalhar para obter um bom resultado no Dakar 2013, e depois, na tentativa seguinte porque não tentar um bom resultado na geral? Nós sempre tentámos, e continuamos a tentar fazer o nosso melhor!"

Os preparativos da Excite Rally Team bem como o programa de treinos já decorrem, e o próximo passo importante é participar em vários ralis de todo o terreno em 2012 para ajudar no desenvolvimento do carro e antes de participar no Dakar 2013. A equipa Excite Rally tem neste momento em curso várias negociações com algumas marcas globais, mas gostaria de ter um patrocinador Britânico para poderem ter um projecto totalmente Britânico.

Fonte: todoterreno.pt

Team Autot-a/Gautierenergia Vence em Idanha e conquista a Taça TT Pré-Classic 2011


A equipa “Autot-a/Gautierenergia”, conquistou no passado fim-de-semana a Taça TT Pré Classic ao conquistar um brilhante 1º Lugar na Baja TT Idanha-a-Nova. A equipa que alinhou com o Jipe, o Mitsubishi Pajero muito bem preparado pelo Autot-a, pilotado como habitualmente por António Picarote e navegado por João Santiago.

O duelo entre os participantes nesta taça foi intenso e António Picarote a meio da prova ocupava o 3º lugar, a apenas alguns segundos de Etelvino Carvalho e Jorge Coutinho. A estratégia de impor um ritmo certo e sem exageros que permitisse atacar nos últimos kms estava a dar resultado, a equipa contava com dois carros a controlar os tempos em todas as passagens, o que permitiu uma gestão eficaz do andamento, uma avaria e um furo dos adversários mais próximos permitiu a conquista do 1º lugar de uma forma tranquila e com uma vantagem superior a 14 minutos para o segundo lugar.

Fonte: todoterreno.pt

Fausto Mota mais perto da vitória – Baja TT Idanha-a-Nova – CNTT 2011


A quarta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno decorreu no passado fim-de-semana em Idanha-a-Nova. A segunda prova consecutiva a cargo da Escuderia de Castelo Branco, era composta por uma Super-Especial com cerca de 9 km’s percorridos na sexta-feira, seguindo-se dois troços com cerca de 154 e 77 km’s no dia de sábado. A Baja TT Idanha-a-Nova terminaria com um troço de 82 km’s no dia de domingo.

Apesar da paragem de cerca de quinze dias por parte de Fausto Mota devido à lesão sofrida na jornada anterior, a vontade de vencer era evidente à partida para esta prova. Essa situação foi patente e o piloto rodou durante todo o dia de sábado na primeira posição da classe TT1, levando por várias vezes a sua YAMAHA ao limite.

Já no derradeiro troço de domingo, alguns percalços deitaram por terra as hipóteses da vitória. No entanto o piloto RACETECH continua destacado na segunda posição da classe, esperando-se um campeonato disputado até ao fim. “Estou bastante satisfeito com este resultado independentemente de não ter conseguido a vitória hoje. Não consegui treinar de mota devido à lesão sofrida no pé e para mim tratou-se de uma grande corrida. O Luís está de parabéns porque é um grande piloto, mas prometo dar luta até ao fim” comentou Fausto Mota no término desta prova na Beira Baixa.

O piloto natural do Marco de Canaveses coloca-se assim na 2ª posição da classe TT1, sendo 5º classificado na geral do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
O Campeonato prossegue já nos próximos dias 8 e 9 de Outubro na bonita Vila beirã de Góis.

Fonte: todoterreno.pt

Bruno Martins satisfeito na estreia do Rage R140T


Sexta-feira na estreia do Rage R140T, Bruno Martins faz o 6º lugar da geral.
Poderia ter corrido melhor, pois tem o azar de uma saída de estrada, aparentemente sem danos, mas que na realidade danifica a traseira direita.
Teve alguma dificuldade em tratar dos danos, mas tem felizmente tempo para o fazer.

"Tenho de agradecer em especial à FilipeSport e a vontade de alguns empresários da Idanha a Nova, por me terem dado a logística e vontade para poder arrancar no dia seguinte, não nas perfeitas condições mas o possível, com a vontade dos presentes.",
palavras de Bruno Martins.

No Sábado, inicia ao ataque com a contrariedade de ter apenas três discos de travão e a roda de trás direita aberta, "Decididamente melhor do que estava...", palavras de Bruno Martins.
SS1 estava já em 1º da geral, 1º do UTV2 mesmo furado, para SS2, substitui-se a mesma pela roda suplente, o que veio a condicionar o andamento mais um pouco...
Acabou o dia em 2º lugar da geral e 2º lugar dos UTV2.

No Domingo último dia, atacou novamente, mas condicionado ao pó e ao andamento do 1º...
Perdeu o 2º lugar por 6 segundos, resultado final da estreia foi positivo, embora com tantas condicionantes.
Resultado final, 2º lugar da classe UTV2 e 3º lugar da geral.

"Ainda gostaria de agradecer ao António Francês pela roda que me emprestou e à Rage Motorsport Portugal e FilipeSport."
, palavras de Bruno Martins.

Poker da Rage na Baja TT Idanha


• Estreia brilhante de Avelino Luís
• Máquinas inglesas ocupam as duas primeiras posições do campeonato


Com seis pilotos inscritos entre os 24 que participaram na Baja TT Idanha-a-Nova, os Rage voltaram a brilhar este fim-de-semana nas competições de Todo-o-Terreno para Buggys e UTVs. Dos seis lugares de pódio que premiaram os melhores classificados nas duas mangas pontuáveis no Campeonato Nacional, os pilotos das máquinas construídas 100% em Inglaterra ocuparam nada menos do que cinco. Na segunda corrida o domínio foi ainda mais intenso e alcançaram um notável poker ao assegurarem as quatro primeiras posições.

Avelino Luís, um piloto que veio dos Quad, foi um homem em destaque já que na sua estreia na modalidade averbou o triunfo no segundo dia de prova. Também Bruno Martins que transitou para um Rage, esteve em foco. Liderou no primeiro dia até ao final de SS1 para terminar na segunda posição após SS2 à frente de outros três pilotos Rage: Manuel Agonia, Tiago Cunha e Rui Serpa.

Rui Serpa lidera campeonato e Manuel Agonia já conquistou o título (Classe Open)

Na frente do campeonato Rui Serpa tem agora nove pontos de vantagem sobre Manuel Agonia que com os resultados alcançados este fim-de-semana conquistou já o título na classe Open. É importante recordar que os Rage que participam no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno para Buggys e UTVs são a base dos Buggy Mcrae que participam no Dakar (chassis, motor, diferencial, transmissões, suspensões, etc...).

A próxima jornada será o Raid TT Góis que se disputa a 8 e 9 de Outubro, sendo que a derradeira etapa terá lugar na Baja Portalegre que este ano comemora as bodas de prata. Nessa mítica prova o número de Rage deverá ascender a oito, uma situação que abre caminho a um Troféu Rage 2012, que será oportunamente anunciado.

Campeonato Nacional (após 5 provas)
1º Rui Serpa (Rage), 107 pontos; 2º Manuel Agonia (Rage), 98; 3º Sérgio Silva (Polaris), 74; 4º Tiago Cunha (Rage), 65; 5º Luís Ramalho (Nany) e José Denis/Luís Santos (Polaris), 53; 7º António Estêvão (CanAm), 48; 8º Mário Ferreira (Polaris) 42; 9º Jorge Monteiro (Polaris), 41; 10º Bruno Martins (Rage), 40.

João Rato bisa no Desafio ELF/Mazda


Disputou-se este fim-de-semana a Baja TT Idanha-a-Nova, onde a dupla João Rato/José Motaco voltou a vencer o Desafio ELF/MAZDA, levando a Mazda BT50 até um honroso 7.º lugar da geral depois de cinco meses sem competir.

Depois do 10.º lugar da geral no final das duas passagens pela super especial de sexta-feira, a primeira volta ao sector selectivo foi cumprida numa toada calma, que mesmo assim deu origem a dois furos, obrigando a uma paragem na zona de assistência. Assim, à entrada para a segunda volta a equipa encontrava-se na liderança do Desafio ELF/Mazda com 1m09s de vantagem sobre Pedro Barroco.

A segunda passagem pelo sector selectivo de Idanha-a-Nova foi bastante mais rápida até ao km100, altura em que mais um furo obrigou a dupla a abrandar o ritmo de forma a poder chegar ao final sem percalços, terminando a corrida com 16m51s de vantagem para o segundo classificado do Desafio ELF/Mazda e a apenas 2m07s do 6.º lugar da geral.

No final João Rato disse: ”Estou muito satisfeito por alcançar mais uma vitória à qual se junta também um excelente 7.º lugar da geral. A corrida foi muito dura e tive que dosear bastante o meu andamento para não ter nenhuma surpresa desagradável em termos de mecânica, mesmo assim não evitei 3 furos que me fizeram perder algum tempo. Queria agradecer à minha assistência pelo trabalho realizado ao longo do fim-de-semana, à equipa técnica da BAIAUTO SPORT por ter dado uma ajuda na assistência, ao meu navegador pelo trabalho realizado na corrida e um agradecimento especial ao Eng. José Laranjeira.”

O XUXAS TEAM SPORT fez-se também representar pelos pilotos Pedro Ruivo/Pedro Marcão em Nissan Navara, que terminaram a corrida em 14.º lugar da geral e em 4.º lugar do agrupamento T2, e Paulo Pinto/Jorge Amaral em Mazda BT50, que terminaram a corrida em 20.º lugar da geral sendo 5.º classificado no Desafio ELF/Mazda.

O Desafio ELF/Mazda prossegue no final do mês de Outubro, na prova rainha do Todo-o-Terreno Nacional, a Baja de Portalegre.

Avelino Luís (Rage) estreia-se a vencer


• Rage ocupa as quatro primeiras posições
• Jorge Monteiro (Polaris) defendeu a vitória absoluta


A estreia de Avelino Luís no Campeonato Nacional de Todo o Terreno Buggy / UTV não poderia ter sido mais auspiciosa já que o piloto de Alcobaça venceu esta tarde a 2ª etapa da Baja TT Idanha-a-Nova, conquistando assim um magnífico triunfo e uma pontuação máxima em termos de campeonato.

Aos comandos de um Rage R 140 T, Avelino Luís gastou menos 53 segundos que Rui Serpa em máquina idêntica. A Rage colocou ainda mais duas viaturas nas posições seguintes, pilotadas por Manuel Agonia e Bruno Martins, enquanto Jorge Monteiro (Polaris RZR XP 900) vencedor da etapa de ontem não foi além da 5ª posição, resultado que, todavia, lhe permitiu vencer no somatório das duas etapas.

Foi aliás a postura defensiva de Jorge Monteiro que originou que as seis primeiras viaturas a concluir a prova o tivessem feito de forma quase que agrupada, com vantagem para Avelino Luís que fora o último deste sexteto a partir para a pista. Os furos voltaram a condicionar a corrida de alguns pilotos, como foi o caso de Sérgio Silva e de Mário Ferreira. Com Avelino Luís a vencer também a Classe UTV2, os outros vencedores do dia foram Manuel Agonia (Rage) na classe Open, Carlos Miranda (Polaris) entre os UTV1 e Sérgio Brás (FBF) entre os Buggy.

Veja os resultados em: http://ecb.cronobandeira.com

Campeonato Nacional (após 5 provas)
1º Rui Serpa, 107 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 74; 4º Tiago Cunha, 65; 5º Luís Ramalho e José Denis/Luís Santos, 53; 7º António Estêvão, 48; 8º Mário Ferreira, 42; 9º Jorge Monteiro, 41; 10º Bruno Martins, 40.

Buggy: 1º Luís Ramalho, 100 pontos; 2º Pedro Almeida, 88; 3º António Brás, 43; 4º Gonçalo/André Porelo, 40.

UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 91 pontos; 2º Mário Ferreira, 63 pontos; 3º Carlos Miranda, 41.

UTV 2: 1º Rui Serpa, 112 pontos; 2º Tiago Cunha, 77; 3º António Estêvão, 69; 4º Sérgio Silva, 53; 5º Jorge Monteiro, 43.

Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate azarada na Baja TT Idanha-a-Nova


Realizou-se de 23 a 25 de Setembro, a Baja TT Idanha-a-Nova, quarta prova o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2011.

O trajeto da prova contou com um total de 318,93kms em três etapas; uma Super-Especial e três setores seletivos.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate esteve presente com os pilotos Paulo Gonçalves e Victor Oliveira na classe TT3, Pedro Bianchi Prata e Luís Teixeira na classe TT2 e Luís Ferreira na classe TT1.

A Equipa Bianchi Prata/BP Ultimate sofreu, nesta prova, alguns contratempos, por vezes comuns neste tipo de competição.

Paulo Gonçalves alcançou o 5º da classe e o 16º da classificação geral. O piloto de Esposende teve uma prova bastante complicada: " A prova correu-me muito mal. Ontem, no quilómetro 70 tive um problema no reabastecimento, gasolina caiu para o escape tendo, assim, incendiado a moto. Perdi mais de uma hora para ter a moto em condições. Hoje foi impossível imprimir um ritmo veloz pois estava muito pó. Agora, tenho de tentar diminuir a desvantagem nas próximas provas. "

Luís Ferreira, que venceu a classe TT1 no dia anterior, afirmou: " Correu bem, apesar de alguns problemas, que foram rapidamente resolvidos. Acabou por ser um resultado positivo para o campeonato. "

O piloto de Alcoutim, Luís Teixeira, sentiu-se satisfeito pelos resultados obtidos: " A prova correu bem. Ontem tive alguns percalços com o pneu traseiro da moto mas no 2ºSS consegui compensar o tempo perdido. Hoje ataquei e fiquei em 3º da classe. "

Victor Oliveira alcançou o 6º da geral e o 2º da classe. O piloto de Caminha declarou relativamente à prova efetuada: " A prova correu bem. O prólogo não correu 100% bem, pois tive uma saída de estrada que me fez perder algum tempo e com isso apanhei bastante pó dos pilotos da frente. Mas no geral, a prova correu-me bastante bem. "

O piloto Pedro Bianchi Prata não teve também muita sorte na Baja TT Idanha-a-Nova. O team manager da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate teve de desistir apesar de ter tentada enfrentar as adversidades encontradas: " A prova correu-me muito mal. Ontem tive problemas na alimentação da gasolina e fui obrigado a desistir. Hoje, retomei a prova e estava a recuperar, mas uma pedra bateu no tubo de óleo e tive de parar novamente. Esperemos que a próxima prova corra melhor. "

A próxima prova da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate será dias 8 e 9 de Outubro, também pontuável para o Nacional de TT, em Góis.

domingo, 25 de setembro de 2011

José Dinis Lucas em 4º na Baja TT Idanha


• Equipa está nos primeiros lugares de todos os campeonatos
• Mário Dinis Lucas foi 3º entre os T2


Na Baja TT Idanha-a-Nova, a dupla José Dinis Lucas/Luís Tirano em Mitsubishi Pajero alcançou um excelente 4º lugar absoluto, o que permitiu ao piloto ascender à 5ª posição no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno após esta quarta etapa.

O Dinis Lucas Consulting Team continua a ser a formação em destaque nesta temporada de 2011, onde disputa os vários campeonatos da disciplina e em todos eles está nas primeiras posições (ver classificações).Na prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco, com um percurso em linha de 306 quilómetros, José Dinis Lucas teve um desempenho notável tendo terminado muito próximo do derradeiro lugar do pódio.

Menos sorte teve Mário Dinis Lucas que iniciou a prova no comando da categoria T2 mas seria vítima de um furo que o atirou para a terceira posição final. O piloto parte, todavia, para a derradeira jornada do campeonato em condições de lutar pelo título, o mesmo acontecendo na Taça Nacional de Equipas onde o Dinis Lucas Consulting Team ocupa agora a 2ª posição, a escassos 4 pontos da formação do já campeão nacional Miguel Barbosa.

A derradeira etapa do Campeonato de Portugal terá lugar na mítica Baja de Portalegre, competição que este ano comemora as suas bodas de prata.

Classificação do Campeonato (após 4 provas):
Absoluto:
1º Miguel Barbosa, 83;
2º Nuno Matos, 43;
3º José Gameiro, 38;
4º Carlos Sousa, 36;
5º José Dinis Lucas, 31.

T1:
1º Miguel Barbosa, 72;
2º José Gameiro, 47;
3º José Dinis Lucas e Nuno Matos, 37;
4º Carlos Sousa, 34.

T2:
1º Carlos Almeida, 57 pontos;
2º Mário Dinis Lucas, 50;
3º Pedro Ruivo, 41;
4º Francisco Gil, 34.

Taça de Veteranos:
1º José Gameiro, 73;
2º José Dinis Lucas, 48;
3º Pedro Grancha, 43;
4º Carlos Almeida, 42;
5º Filipe Campos, 25.

Taça de Equipas/Teams:
1º BP Ultimate Vodafone Team, 93;
2º Dinis Lucas Consulting Team, 89 pontos;
3º Team Motivo, 54.

Jorge Monteiro (Polaris) vence 1ª etapa


• Quatro Rage nas posições imediatas
• Muitos furos condicionaram corrida de diversos pilotos

Vencedor do Campeonato UTV em 2010, Jorge Monteiro está de regresso às vitórias no Campeonato Nacional de Todo o Terreno Buggy / UTV. Aos comandos de um Polaris RZR XP 900 o piloto do Formula 95/Jl Racing foi hoje o mais rápido na 1ª etapa da Baja TT Idanha-a-Nova, tendo por isso conquistado os primeiros 25 pontos em disputa nesta dupla jornada que amanhã termina.

Nas posições imediatas ficaram quatro pilotos aos comandos de outros tantos Rage, com Bruno Martins a ser o mais rápido, ele que chegou a passar pelo comando da prova no final de SS1.

Muitos furos condicionaram a corrida de diversos pilotos com particular destaque para Sérgio Silva e Rui Serpa, os vencedores das três provas anteriormente disputadas. De salientar a pouca sorte da piloto Dorothee Ferreira (Polaris) forçada a abandonar também na sequência de um furo, quando seguia na sexta posição.

Com Jorge Monteiro a vencer também a Classe UTV2, os outros vencedores do dia foram Manuel Agonia (Rage) na classe Open, Mário Ferreira (Polaris) entre os UTV1 e Luís Ramalho (Nany) entre os Buggy.

Veja os resultados em: http://ecb.cronobandeira.com

Campeonato Nacional (após 3 prova)
1º Rui Serpa, 85 pontos;
2º Manuel Agonia, 78;
3º Sérgio Silva, 59;
4º Luís Ramalho, 53;
5º Tiago Cunha, 52;
6º José Denis/Luís Santos e Mário Ferreira, 42;
8º António Estêvão, 38;
9º Marco Melo, 37;
10º Pedro Almeida, 33.

Buggy:
1º Luís Ramalho, 100 pontos;
2º Pedro Almeida, 66;
3º Gonçalo/André Porelo, 40;
4º Nuno Ferreira e António Brás, 18.

UTV 1:
1º José Denis/Luís Santos, 69 pontos;
2º Mário Ferreira, 63 pontos;
3º Sérgio Silva e Marco Grilo, 25.

UTV 2:
1º Rui Serpa, 90 pontos;
2º Tiago Cunha, 62;
3º António Estêvão, 56;
4º Sérgio Silva, 38;
5º Jorge Monteiro, 25.

Open:
1º Manuel Agonia, 100 pontos,
2º Márcio Estêvão, 62;
3º Jorge Branco, 44.

Team Solar do Bitoque subiu ao pódio na Baja TT Idanha


A dupla do Team Solar do Bitoque, composta por Rui Lopes/Luís Ferreira alcançou hoje um magnífico terceiro lugar na Baja TT Idanha-a-Nova, segunda etapa do Desafio ELF Mazda 2011.

Com este resultado a equipa mantém a terceira posição nesta competição monomarca, na qual participa aos comandos de uma Mazda BT 50, com as cores da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque e o apoio da Evicar.

“Entrei na prova a sentir uma grande falta de ritmo de competição. Com os quilómetros a passarem as coisas começaram a correr melhor e a segunda passagem pelos 150 quilómetros de percurso correu francamente melhor do que a primeira. A nossa Mazda BT 50 teve um comportamento irrepreensível e com este resultado tudo continua em aberto no Desafio ELF Mazda”, referiu Rui Lopes.

A próxima prova do Desafio ELF Mazda terá lugar na mítica Baja de Portalegre, competição que este ano comemora as suas bodas de prata.

Francisco Inocêncio sobe ao pódio


• Magnífico regresso às provas portuguesas ...
• ... no derradeiro teste para o Dakar


Francisco Inocêncio alcançou este fim-de-semana um magnífico lugar no pódio da Baja TT Idanha-a-Nova naquele que foi o seu regresso às competições nacionais de todo-o-terreno e a derradeira etapa da sua preparação para o Dakar. O piloto do Red Line Off Road Team teve a seu lado o experiente Pedro Velosa, navegador com quem fará equipa na edição de 2012 do Dakar.

Esta foi a primeira participação em provas nacionais aos comandos da Nissan Navara que o piloto estreou no Dakar 2011.

“O resultado final foi excelente e como treino foi mesmo magnífico. Não começámos bem porque fomos muito prejudicados na primeira passagem da Super Especial por um concorrente mais lento, que nos fez perder mais de trinta segundos e umas três ou quatro posições na partida para a etapa de hoje”, salienta Francisco Inocêncio, que acrescenta: “Apesar de essa situação nos ter custado apanhar muito mais pó do que desejariamos, o certo é que não cometemos erros e mantivémos um ritmo sempre forte de princípio a fim, sem que a mecânica tenha tido algum problema. Como teste para o Dakar foi perfeito”.

Classificação Final da Baja TT Idanha-a-Nova
1º Nuno Matos/Filipe Serra (Astra Proto), 4h28m03s;
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 4m46s;
3º Francisco Inocêncio/Pedro Velosa (Nissan Navara), a 7m22s;
4º J. Dinis Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi), a 9m42s;
5º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navarra), a 23m13s.

sábado, 24 de setembro de 2011

Primeira vitória de Nuno Matos/Filipe Serra no CPTT


Nuno Matos e Filipe Serra, venceram pela primeira vez uma prova do CPTT, em Idanha-a-Nova, após uma actuação inteligente, plena de regularidade, mas também de rapidez. A dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho, garante a conquista do título absoluto 2011.

A dupla de Portalegre ganha com toda a justiça, uma Baja inicialmente liderada por Ricardo e Manuel Porém, que dominou a prova até abandonar, passando nessa altura o testemunho a Nuno Matos, que depois o cedeu a Rui Sousa, pois o piloto do Astra Proto, parou na assistência para mudar pneus. Mas a liderança de Sousa iria durar pouco, pois o piloto do Carregado acabaria por ter que abandonar 30 km depois porque o turbo da Isuzu cedeu.

A prova foi muito animada, com Ricardo Porém a aguentar a pressão durante mais de metade do primeiro percurso, numa altura em que Miguel Barbosa se atrasava bastante, já que demorou muito tempo a ultrapassar José Gameiro, que partia á sua frente para a corrida. O piloto da PRF BOMCAR racing team, acabaria por desistir por um problema de aquecimento no seu carro

Depois de se desembaraçar de Gameiro, Barbosa ainda se aproximou de Matos, mas encontrou de novo muito pó, desta vez de Lino Carapeta e decidiu não arriscar, já que o segundo lugar servia perfeitamente para conquistar mais um Campeonato de Portugal de TT.

A prova terminou em festa na Idanha-a-Nova, confirmando ainda o excelente regresso de Francisco Inocêncio ao TT nacional – 3º – a obtenção por parte de José Dinis Lucas de mais um bom resultado (4º) e ainda as vitórias de Carlos Almeida entre os T2 – reforçando a sua liderança nesta categoria que ainda não está decidida – e de Paulo Sousa / João Santos (Mitsubishi) nos T8, que garante à equipa, mais um título nacional.

António Picarote conseguiu vencer na Taça TT Pré-Classic, depois de uma boa luta com Jorge Coutinho, que tinha garantido o triunfo na Super Especial.

Terminou assim em grande estilo mais uma prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, com a caravana do TT nacional a reconhecer o grande esforço efectuado pelo clube albicastrense, que uma vez mais garantiu a realização de uma prova de qualidade, apreciada por todos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:


1º Nuno Matos / Filipe Serra (Astra Proto) 4h28m03s; 2º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) a 4m46s; 3º Francisco Inocêncio / Pedro Velosa (Nissan Off Road) a 7m22s; 4º José Dinis Lucas / Luis Tirano (Mitsubishi Pajero) a 9m42s; 5º José Gameiro / António Saraiva (Nissan Off Road) a 23m13s; 6º André Amaral / António Albano (Proto X3) a 25m55s; 7º Mário Raposo / Pedro Cação ( Nissan Navara) a 32m33s; 8º João Rato / José Motaco (Mazda BT 50) a 37m39s – 1º Mazda; 9º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça (Nissan Pathfinder) a 40m12s – 1º T2; 10º José Mendes / Vítor Mendes (Mitsubishi L200) a 42m30s; 11º Francisco Gil / Filipe Rasteiro (Nissan Navara) a 44m29s; 12º Paulo Sousa / João Santos (Mitsubishi Pajero) a 47m05s – 1º T8…

Resultados em: www.escuderiacastelobranco.pt

Vitória suada de João Rato


Terminou ao final da tarde de hoje a segunda prova pontuável para o Desafio Elf/Mazda, a Baja TT Idanha-a-nova que, a exemplo do que aconteceu em Abril em Reguengos de Monsaraz, voltou a ter no topo do pódio a dupla João Rato/José Motaco, com a Pick Up Mazda BT-50 inscrita pela Xuxas Team Sport.

A capacidade das Mazda BT-50, que competem na competição da marca japonesa com o apoio da Elf, foi mais uma vez posta à prova, numa corrida duríssima, disputada debaixo de muito calor, com cinco das seis equipas à partida a chegarem ao parque fechado em Idanha-a-Nova.

No final da prova, João Rato esclarecia que “foi uma prova muito dura. Furámos por três vezes e sinceramente não sei como consegui arranjar forças para chegar ao final. O resultado foi, mais uma vez, bom, mas foi arrancado a ferros.”

Durante a primeira passagem, a dupla Pedro Barroco/Daniel Amaral ainda conseguiu pressionar os líderes, acabando por ceder nos últimos 150 quilómetros, depois de partir o diferencial da frente hipotecando a possibilidade de lutar pela vitória. No terceiro lugar das Mazda ficou Rui Lopes/Luís Ferreira que, assim, cimentou o terceiro lugar no Desafio Elf/Mazda, resultado assente numa estratégia cautelosa que lhes permitiu realizar uma prova isenta de problemas.

Já a dupla Durval Costa/José Marques terminou no quarto lugar da geral, numa prova em que dois furos acabaram por determinar um desfecho mais risonho. No quinto lugar ficou a segunda pick-up da Xuxas Team Sport da dupla Paulo Pinto/Jorge Amaral, que também se viram atrasados ainda na fase inicial da prova por dois furos.

Referência ainda para o Bruno Oliveira, o único desistente entre os concorrentes do Desafio, que ficou pelo caminho ainda na fase inicial da prova, após a quebra de uma rótula da direcção do seu carro. O Desafio Elf/Mazda prossegue dentro de um mês, desta feita no Alentejo, com a Baja Portalegre 500.

Classificação do Desafio Elf/Mazda na Baja TT Idanha-a-Nova (Final)


1º João Rato/José Motaco (Xanauto), 5h05m43s
2º Pedro Barroco/Daniel Amaral (Santos da Cunha) 5h22m34s
3º Rui Lopes/Luís Ferreira (Fino) 5h25m27s
4º Durval Costa/José Marques 5h55m13s
5º Paulo Pinto/Jorge Amaral (Xanauto) 6h23m26s

Classificação do Desafio Elf/Mazda – Pilotos (Após a 2ª prova)

1º João Rato, 50 Pontos
2º Pedro Barroco, 36 Pontos
3º Rui Lopes, 30 Pontos
4º Paulo Pinto, 22 Pontos
5º Durval Costa 12 pontos

(Bruno Oliveira, João Pais e Carlos Aires não se encontram classificados)

Nuno Matos surpreende em Idanha-a-Nova e vence pela primeira vez uma prova do Campeonato português de TT


- Piloto de Portalegre estreia-se a vencer à geral com um carro 100 por cento nacional e logo na sua época de estreia na categoria T1.

- Resultado de hoje coloca-o na vice-liderança do campeonato absoluto.


Nuno Matos e Filipe Serra festejaram este sábado a sua primeira vitória absoluta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, impondo-se a toda a concorrência na Baja TT Idanha-a-Nova, a quarta e penúltima jornada do calendário nacional da disciplina.

Apenas três semanas depois de conquistar aquele que foi o primeiro pódio da sua carreira, graças ao terceiro lugar na Baja TT Proença-Oleiros, o piloto de Portalegre volta a fazer história na região centro do país, colocando o Astra Proto no primeiro lugar da geral após os mais de 300 km de percurso cronometrado delineados pela Escuderia de Castelo Branco.

Após três títulos nacionais conquistados entre 2007 e 2009 (dois no Agrupamento T8 e um no Agrupamento T2) e a consagração mundial na Taça FIA de Bajas na época passada, Nuno Matos faz agora história ao vencer uma prova logo na sua temporada de estreia na categoria T1 e ao volante de um carro 100 por cento nacional.

“É uma sensação incrível e um resultado que supera todas as minhas expectativas, até por ser conseguido diante de três Campeões Nacionais e numa prova tão longa e difícil”, começou por afirmar Nuno Matos à chegada a Idanha-a-Nova, após mais de 306 km de um setor disputado em linha e onde uma eventual paragem na Zona Assistência contaria para o tempo final.

Mesmo sendo dos poucos pilotos a parar a meio da prova para substituir os quatro pneus do seu carro, perdendo quase 2 minutos para o então líder, a verdade é que Nuno Matos acabaria por ver a tua tática resultar na perfeição:

“Preferimos jogar pelo seguro e desde o início que tínhamos planeado esta paragem. É claro que foi uma opção algo arriscada e que na altura nos custou o comando da prova. Mas, saindo com pneus novos para a segunda metade do percurso, pudemos manter uma toada forte até final, recuperando toda a desvantagem e ampliando mesma a margem para os nossos principais adversários”
, explicou ainda o piloto, que concluiu a Baja TT Idanha-a-Nova com uma confortável vantagem de 4m46s para Miguel Barbosa, precisamente o novo e virtual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno.

Com este resultado, Nuno Matos e Filipe Serra saltam diretamente para a vice-liderança do Campeonato Absoluto, onde totalizam agora 43 pontos.

“A par do título mundial conquistado no ano passado, este é seguramente um dos momentos mais felizes da minha carreira desportiva e que gostaria de partilhar com todos os elementos da equipa, pelo fantástico trabalho que realizaram, com os meus patrocinadores, por terem sempre acreditado no sucesso deste projeto, e naturalmente com a minha família e amigos, por todo o apoio que sempre me transmitiram ao longo destes anos”, prosseguiu o piloto, que fez ainda questão de enaltecer o trabalho do navegador, Filipe Serra.

“É sempre o primeiro a incentivar-me e a puxar por mim. É um dos grandes responsáveis pela minha evolução como piloto e um elemento incansável neste projeto. Esta vitória é tanto minha como dele”, disse Nuno Matos, minutos antes de festejar no pódio.

A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a Baja Portalegre 500, realiza-se entre os dias 25 a 27 de outubro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º NUNO MATOS/FILIPE SERRA - ASTRA PROTO 4h28m03,79s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer a 4m46,22s
3º Francisco Inocêncio/Pedro Velosa - Nissan Navara a 7m22,01s
4º J. Dinis Lucas/Luís Tirano - Mitsubishi Pajero a 9m42,82s
5º José Gameiro/António Saraiva - Nissan Navara a 23m13,12s
6º André Amaral/António Albano - Proto X3 a 25m55,80s

E o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno é... Miguel Barbosa!!!


Equipa BP Ultimate Vodafone 2ª classificada na Baja TT Idanha-a-Nova

A Baja TT Idanha-a-Nova, que terminou hoje, serviu de palco para a coroação de Miguel Barbosa como Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno, quarto da carreira do piloto. A equipa BP Ultimate Vodafone consegue, assim, a uma corrida do final da temporada, a conquista antecipada do título, que era o objectivo no inicio da temporada.

Partindo de uma posição em que se via obrigado a ultrapassar diversos pilotos com andamento mais lento, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho foi ganhando posições na estrada, mas perdendo tempo para os mais rápidos, “o piso estava muito seco e com muito pó. Era impossível ganhar tempo para os da frente, mas assim que apanhei a pista limpa voltei ao meu ritmo e ataquei. Face ao problemas que tivemos ontem era virtualmente impossível vencer a prova, mas a verdade é que os nossos objectivos foram cumpridos ”, referiu Miguel Barbosa.

Para o novo Campeão Nacional a segunda passagem foi ainda mais dura “andei sempre no pó que ora ia ora vinha, cheguei mesmo a parar durante o troço. Conseguir o segundo lugar partindo da posição em que parti, foi melhor do que esperava. Foi verdadeiramente esgotante! Com todas estas dificuldades e uma vez que esta posição me garantia o Campeonato, decidi não arriscar e manter o lugar até ao fim,” declarou Miguel Barbosa, para depois acrescentar “este título é fruto de muito trabalho e do esforço de toda uma equipa que sempre me apoiou desde os mecânicos aos meus patrocinadores bem como o Miguel Ramalho, aos quais o dedico mais este sucesso e agradeço todo o empenho.”

O Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno regressa à estrada na 25ª edição da clássica Baja Portalegre 500 de 27 a 29 de Outubro, que contará com a presença da dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho da equipa BP Ultimate Vodafone.


Classificação Final:

1º Nuno Matos/Filipe Serra (Astra Proto), 4h28m03s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 4m46s
3º Francisco Inocêncio/Pedro Velosa (Nissan Navara), a 7m22s
4º J. Dinis Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi), a 9m42s
5º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navarra), a 23m13s

Classificação Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

1º Miguel Barbosa 90 pontos
2º Nuno Matos 43 pontos
3º José Gameiro 38 pontos
4º Carlos Sousa 36 pontos
5º José Dinis Lucas 31 pontos

Problema de refrigeração força ao abandono quando liderava


A dupla Ricardo e Manuel Porém não conseguiu de novo terminar uma prova do CPTT, desta feita porque um problema de refrigeração no motor do Bomcar Série 1 Proto, obrigou o piloto a parar a meio da primeira volta pelo sector selectivo, quando a equipa do PRF BOMCAR racing team comandava á geral:

Uma desilusão para toda a equipa, que apostava na vitória, mas também a sensação do “dever cumprido” depois de mais uma demonstração de maturidade:

“ Vínhamos com um andamento necessariamente forte pois os nossos adversários começaram desde cedo a exercer uma grande pressão, mas com margem de segurança suficiente para poupar a mecânica e os pneus, só que um problema de refrigeração, colocou um ponto final na nossa actuação. Até desistirmos andámos sempre na frente e por isso mesmo tenho a certeza de que fiz o que me era exigido. São coisas que acontecem, principalmente quando os projectos ainda são recentes, como é o caso do nosso, mas mesmo assim quero salientar o fantástico esforço feito por toda a equipa técnica – Fera Racing - que trabalhou durante grande parte da noite, para me proporcionar um carro fantástico, com o qual comandámos durante muitos quilómetros."

Agora é preciso apostar em Portalegre, para a equipa encerrar de forma digna, a participação no CPTT 2011.

Bruno Oliveira em 3º na Baja TT Idanha


-Ordem de partida penalizou de forma extrema piloto dos Açores
-Resultado da Super Especial condiciona 2ª etapa


Bruno Oliveira regressou hoje às competições de todo o terreno tendo disputado esta tarde a Super Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda jornada do Desafio ELF Mazda 2011. Aos comandos de uma Mazda BT 50, o piloto dos Açores, acompanhado por Pedro Colaço, está na 3ª posição, mas foi extremamente penalizado pela posição em que foi colocado na lista de inscritos.

“Ao fim de quatro quilómetros já tinhamos apanhado o concorrente que saíu um minuto à nossa frente. O pó impedia-nos de ver a pista e por isso fizémos um peão e tivémos uma saída de estrada.Na segunda passagem voltámos a ser prejudicados pelo pó e o tempo total que perdemos coloca-nos numa posição, à partida da etapa de amanhã, que muito dificilmente nos vai permitir imprimir o nosso habitual andamento. Como estamos a testar uma caixa de velocidades, que foi toda reparada, vamos tentar ter o máximo de calma e prudência para conseguir levar o carro até ao fim” salienta Bruno Oliveira.

Recorde-se que na paragem forçada do campeonato, por anulação de duas das provas agendadas, Bruno Oliveira, juntamente com Ellen Lohr e mais dois pilotos alemães, participou com sucesso nas 24 Horas TT da Alemanha.

A Baja TT Idanha-a-Nova termina amanhã depois de ser percorrido mais um sector selectivo com 307,77 quilómetros de extensão.

Team Solar do Bitoque na Baja TT Idanha


A dupla do Team Solar do Bitoque, composta por Rui Lopes/Luís Ferreira disputou hoje a Super Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda etapa do Desafio ELF Mazda.

Aos comandos de uma Mazda BT 50, com as cores da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque, a equipa que actualmente ocupa a terceira posição nesta competição monomarca, averbou hoje o sexto tempo entre os seus directos competidores na prova beirã.

“Apesar de ter feito algumas dezenas de quilómetros de treinos nas últimas semanas sinto que estou com falta de ritmo de competição e na Super Especial não fomos tão rápidos quanto gostaria de ter sido. Amanhã estou certo que iremos conseguir imprimir um ritmo mais forte mas iremos ter sempre em conta que o nosso principal objectivo é terminar a corrida e somar o máximo de pontos possível no Desafio ELF Mazda”, referiu Rui Lopes.

A Baja TT Idanha-a-Nova termina amanhã depois de ser percorrido mais um sector selectivo com 307,77 quilómetros de extensão.

Dinis Lucas Consulting Team com dois carros no Top 5 da Super Especial


•Pedro Grancha em 4º e José Dinis Lucas em 5º
•Mário Dinis Lucas foi 2º entre os T2


Na Baja TT Idanha-a-Nova que hoje se iniciou o Dinis Lucas Consulting Team colocou dois carros entre os cinco mais rápidos da Super Especial de abertura da quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. Na dupla passagem pelos oito quilómetros de traçado escolhido pela equipa da Escuderia de Castelo Branco, Pedro Grancha (Nissan Navara) foi o quarto mais rápido enquanto que José Dinis Lucas em Mitsubishi Pajero terminou na quinta posição.

Mário Dinis Lucas, que está a apenas dois pontos da liderança da Categoria T2, foi o segundo mais rápido entre os concorrentes desta competição, colocando-se à frente do actual líder do Campeonato.

Estes resultados são extremamente motivadores já que o Dinis Lucas Consulting Team lidera a classificação por equipas, posição que poderá reforçar nesta prova.

A Baja TT Idanha-a-Nova termina amanhã depois de ser percorrido mais um sector selectivo com 307,77 quilómetros de extensão.

Classificação do Campeonato (após 3 provas):
T1:
1º Miguel Barbosa, 65;
2º Carlos Sousa, 36;
3º Pedro Grancha, 27;

7º José Dinis Lucas, 16.

T2:
1º Carlos Almeida, 37 pontos;
2º Mário Dinis Lucas, 35;
3º Pedro Ruivo, 28;
4º Francisco Gil, 17.

Taça de Veteranos:
1º José Gameiro, 48;
2º Pedro Grancha, 43;
3º José Dinis Lucas, 30;
4º Carlos Almeida, 27;
5º Filipe Campos, 25.

Taça de Equipas/Teams:
1º Dinis Lucas Consulting Team, 73 pontos;
2º BP Ultimate Vodafone Team, 68;
3º Prolama, 49.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Super Especial "empoeirada" faz as delícias de pilotos e público


Durante toda a sexta-feira, decorreu nas imediações do Monte Trigo e da Ermida da Senhora do Almortão, o Prólogo e Super Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, com uma animadora presença de público e muita competição entre todos os concorrentes. Uma forma fantástica de começar a festa do TT…

Começando pelas motos, nos 8,5 kms do percurso foram percorridos de forma bastante lesta por António Maio (79,8 km/h) com o alentejano a mostrar as suas intenções de vitória ao bater Mário Patrão por 5,87s e Ruben faria por quase oito. Alberto Basso foi o mais rápido entre os participantes do Europeu, partindo á frente para a luta com Rui Costa, mas apenas separado por menos de dois segundos…

Entre os Quads, João Lopes não deixou os seus créditos por mãos alheias e conseguiu bater Roberto Borrego por 6,6 segundos, com Bertinho Pinto a garantir o terceiro melhor tempo, mas já a 12 segundos do vencedor. André Mendes, que disputa o Europeu com Laskawiec, conseguiu a oitava posição, estando assim bem colocado para disputar o título.

Nos UTV-Buggy, a vantagem foi para Marco Melo (Polaris), com o favorito Rui Serpa a validar o segundo lugar, a 5,8s e Sérgio Silva – 3º no Campeonato – a fazer o mesmo lugar na prova.

No que respeita aos carros, a dupla passagem pelos 8,5 kms deu dois vencedores diferentes; Primeiro foi Ricardo Porém a impor a sua lei, ganhando 6,9 segundos a Rui Sousa e 8,28 a Nuno Matos.

Este último seria o mais rápido na segunda passagem, ganhando quatro segundos a Ricardo Porém e quase nove a Pedro Grancha, pelo que no conjunto das duas passagens, Porém garantiu o melhor tempo, com quatro segundos de vantagem sobre Matos e 15 á frente de Grancha.

Ausentes dos primeiros lugares a que nos habituaram, ficaram Rui Sousa (acidente) e Miguel Barbosa (problemas de transmissão) ao passo que nas outras categorias, vitória para Paulo Sousa (T8) Francisco Gil (T2) e Jorge Coutinho (TT Pré-Classic).

Amanhã disputam-se dois sectores para as Motos, Quad e UTV-Buggy – esta prova termina apenas na manhã de domingo com uma passagem única por um último sector – e um SS único para os automóveis, com mais de 300 Kms.

Miguel Barbosa mantém bem viva a luta pelo título


Arranque atribulado na Baja TT Idanha-a-Nova

Teve início esta tarde, debaixo de um sol abrasador, o prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova, com uma dupla passagem por um traçado de cerca de 8,5 km, circundando o Santuário de Nossa Senhora do Almortão. Os pilotos Miguel Barbosa/Miguel Ramalho que sentiram problemas no diferencial do Mitsubishi Racing Lancer obrigaram a dupla a fazer todo o traçado somente com tracção nas rodas traseiras que os impossibilitou que ir além do nono lugar após este primeiro dia.

Para o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone este “inicio de corrida não nos correu como o esperado. O carro esta inguíavel, sem qualquer capacidade de tracção. Nada está, porém, perdido. O dia de amanhã é muito longo e duro e está tudo em aberto. Vamos reparar o problema para podermos atacar e lutar para vencer esta Baja.”

A Baja TT Idanha-a-Nova, regressa amanhã para um troço de 307 km em linha com a assistência a contar para o tempo final, facto que não assusta o piloto da BP Ultimate Vodafone Team: “este não é um figurino, mas estamos confiantes na fiabilidade e qualidade do carro que será com certeza um importante aliado, para vencermos esta Baja e assim, conquistar o título nacional, afinal o nosso objectivo para esta temporada”

Para amanhã está reservado um Sector Selectivo único de 307,47 km com partida às 13h00, estando a chegada prevista para o primeiros para as 18 horas.

Classificação após prologo:

1º Ricardo Porém/Manuel Porém, 14m15,60s (BMW X1 Proto)
2º Nuno Matos/Filipe Serra (Astra Proto), 4m19s
3º Pedro Grancha/Inez Primaz (Nissan Navara), a 15,39s
10º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 1m09.41s

Rui Sousa 4º no final do Prólogo


• Paulo Sousa vence categoria T8

Rui Sousa/Carlos Silva, a bordo da Isuzu D-Max com que venceram recentemente em Proença, iniciaram a Baja TT de Idanha a Nova, com um prometedor 4º tempo final, após a dupla passagem no prologo de 8 quilómetros desenhado junto do Santuário da Srª do Almortão.

Demonstrando um andamento muito rápido desde o inicio a dupla da Prolama/elf, concluiu a primeira passagem no sector com o segundo registo, lugar que pretendiam manter para a partida da etapa principal; contudo um toque imprevisto numa pedra acabou por condicionar o resultado final, embora não comprometa a estratégia a definir…” a equipa está a recuperar a parte afectada do carro, e amanhã iremos manter o plano traçado inicialmente. Penso que a posição de partida para a prova não irá causar problemas de maior, e pretendemos andar ao nosso melhor nível, e assim dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na Isuzu D-Max que continua a dar provas da sua grande capacidade. Espero uma corrida longa e muito intensa, disputada por um leque alargado de pilotos…” referiu Rui Sousa ainda na Zona de Assistência.

No agrupamento T8, o líder Paulo Sousa, acompanhado por João Santos, venceu destacado o grupo, conquistando ainda a 14ª posição da geral, o que lhe abre as portas para a conquista do bi-campeonato no final da prova, como o próprio referiu; …”o grande objectivo é sair de Idanha com a renovação do Titulo Nacional, e para que isso aconteça temos que gerir a nossa prova com muita atenção. O carro está perfeito, e espero que tudo nos corra de feição para podermos antecipar o Titulo…” concluiu Paulo Sousa.

Amanhã, a prova decorrerá entre Idanha, Monfortinho e Penamacôr num traçado com cerca de 300 quilómetros em linha, de forma a colocar à prova a resistência de pilotos e máquinas.

João Rato lidera Desafio Elf/Mazda e garante lugar no “top ten”


O prólogo de cerca de 8,5km feitos por duas vezes, da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda prova do Desafio Elf/Mazda, serviu para abrir as hostilidades da única competição monomarca do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. As seis duplas presentes à partida voltaram a animar os amantes e espectadores presentes na Senhora do Almortão, na zona raiana da Beira Baixa, com a espectacularidade dos seus desempenhos e a competitividade existente entre os participantes.

João Rato não acusou a pressão de se encontrar na liderança do Desafio Elf/Mazda e atacou forte logo na primeira passagem pela Super Especial, conquistado não só o melhor lugar entre as Mazda, mas também um espectacular oitavo lugar à geral. O piloto da equipa Xuxas Team Sport reportou apenas “um salto demasiado violento, numa zona em que entrámos muito depressa na primeira passagem, foi um dia sem sobressaltos e, obviamente muito positivo,” sublinhando, porém, que “há muita corrida amanhã...”

Igualmente isenta de problemas foi a prova de Pedro Barroco, segundo do Desafio ao cabo deste primeiro dia, que deixa bem vincada a sua candidatura à vitória final. Bruno Oliveira, que parece ter debelado os problemas de caixa de velocidades na Pick-Up agora inscrita pela Prolama, foi o terceiro melhor, mesmo tendo sentido algumas dificuldades com o pó. Menos feliz foi a prova de Durval Costa, que viu a sua “montada” acusar problemas de turbo, que o impediram de imprimir um ritmo mais forte.

Uma inexplicável crise de falta de potencia na segunda Pick-Up BT-50 da equipa Xuxas Team Sport, Paulo Pinto não teve um dia fácil, enquanto Rui Lopes preferiu adoptar uma toada cautelosa, colocando a unidade do Team Solar do Bitoque na sexta posição.

Para amanhã está reservado um Sector Selectivo único de 307,47 km com partida às 13h00, estando a chegada prevista para o primeiros para as 18 horas ao Santuário da Senhora do Almutão, nas imediações de Idanha-a-Nova.

Classificação após Super Especial - Desafio Elf/Mazda

1º João Rato/José Motaco, 15m26,47s (10º da geral)
2º Pedro Barroco/Daniel Amaral 16m18,15s (17º da geral)
3º Bruno Oliveira/Pedro Colaço 16m53,14s (19º da geral)
4º Paulo Pinto/Jorge Amaral 17m30,43s (24º da geral)
5º Durval Costa/José Marques, 17m46,86s (26º da geral)
6º Rui Lopes/Luís Ferreira, 18,03,79s (29º da geral)

Primeira vitória na super especial confirma as expectativas da equipa


A dupla Ricardo e Manuel Porém conseguiu uma saborosa vitória na Super-Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, confirmando assim as expectativas do PRF BOMCAR racing team, que desde sempre se assumiu como um dos candidatos á vitória na prova albicastrense.

Para Ricardo Porém a sensação é de grande alegria mas também de “enorme responsabilidade, pois vamos pela primeira vez partir á frente da caravana, numa prova do CPTT. Estamos motivados e apesar de alguns pequenos problemas técnicos, acho que podemos marcar um ritmo forte e com muita concentração, aproveitar da melhor forma o facto de sermos o primeiro na estrada. Teremos que dosear o nosso andamento, poupando pneus e mecânica, pois a prova é muito longa e o piso deve estar bastante duro."

Um ligeiro toque em cada uma das passagens, não impediu a equipa de comandar com uma vantagem de quatro segundos sobre os segundos e com mais de quinze à frente dos terceiros, antes da passagem pelo sector selectivo de amanhã, com mais de 300 km.

CLASSIFICAÇÃO DA SUPER ESPECIAL:
1º PRF BOMCAR racing team – Ricardo Porém / Manuel Porém (Bomcar S1 Proto) 14m15s;
2º Nuno Matos/Filipe Serra (Astra Proto) a 4m19s;
3º Pedro Grancha/Inés Ponte (Nissan Offroad) a 15m39s…

Nuno Matos vence última Super Especial do dia e assume vice-liderança da Baja Idanha-a-Nova


Piloto de Portalegre protagoniza excelente início de prova em Idanha-a-Nova. Vence pela primeira vez uma Super Especial e coloca-se a apenas 4,1 segundos da liderança

Apenas três semanas depois de conquistar o primeiro pódio absoluto da sua carreira, Nuno Matos volta a estar em plano de evidência no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, assegurando esta tarde o melhor tempo absoluto na última passagem pela Super Especial que compunha o primeiro competitivo da Baja TT Idanha-a-Nova.

Depois de um promissor terceiro lugar na primeira abordagem ao troço de 8,5 km, o piloto de Portalegre decidiu forçar ainda mais o andamento na segunda passagem, retirando 10 segundos ao seu anterior registo e colocando-se na vice-liderança da prova à partida para a decisiva etapa de amanhã, a somente 4,19 segundos do primeiro classificado.

“Sem dúvida alguma, foi um excelente início de prova que, confesso, superou as minhas melhores expectativas. Entrámos bem no primeiro troço, mas percebemos logo que era possível arriscar um pouco mais na segunda passagem. Sentindo confiança no carro, forcei o andamento e acabei por garantir a minha primeira vitória absoluta numa Super Especial”, resumiu Nuno Matos à chegada a Idanha-a-Nova.

Embora plenamente satisfeito com o resultado deste primeiro dia e as excelentes indicações deixadas pelo seu Astra Proto, o piloto adverte que amanhã será um dia completamente diferente: “É claro que estamos muito motivados, mas a verdade é que nos espera um longo setor pela frente. Como sempre, vamos preocupar-nos em fazer a nossa prova, tentando encontrar um bom ritmo para compensar a paragem que temos já planeado na assistência, para troca de pneus. Veremos se será a tática mais correta, embora a minha convicção é a de que é sempre preferível jogar pelo seguro”, adiantou ainda Nuno Matos.

Com início agendado para as 12h30, a segunda e decida etapa da Baja Idanha-a-Nova compreende um Setor Seletivo único de 307,47 km, onde uma eventual paragem na Zona de Assistência contará para o tempo total da prova. A chegada ao final está prevista para as 17h00.

Hélder Rodrigues ataca título mundial


• Piloto do Red Bull Yamaha TMN Team parte para a derradeira corrida com 11 pontos de vantagem
• Antes do Egipto vai treinar uma semana para Marrocos


Depois de, este ano, ter alcançado uma brilhante vitória no Rali da Tunísia e de somar dois segundos lugares, Hélder Rodrigues está já a preparar muito cuidadosamente a sua participação no Rali dos Faraós, que dentro de poucas semanas terá lugar no Egipto, onde o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team está bem lançado para se sagrar Campeão do Mundo de Cross Country Rallies.

Este é o primeiro ano em que o título mundial é apenas atribuído de forma absoluta e o piloto português lidera a competição com 11 pontos de vantagem sobre o polaco Jakub Przygonski e 18 sobre o Campeão do Mundo 2010, Marc Coma. Recorde-se que, em 2008, Hélder Rodrigues sagrou-se Vice-Campeão Mundial da Classe 450 Rally Sport.
“É o culminar de 10 anos de carreira dos quais os últimos quatro foram essencialmente vocacionados para as provas de todo o terreno. Ano após ano tenho vindo a ganhar experiência e já me sinto um piloto muito consistente. Alcançar o título mundial seria um excelente prémio para todo este esforço e dedicação”, salienta o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team que acrescenta:

“Vou para o Rali dos Faraós apostado em lutar pela vitória, mas em primeiro lugar vai estar sempre a conquista do título, pelo que não vou correr riscos que ponham em causa este objectivo. Depois, espero conseguir reunir as condições necessárias para lutar pela vitória no Dakar 2012”
.

Classificação do Campeonato (após 3 de 4 provas): 1º Hélder Rodrigues, 69 pontos; 2º Jakub Przygonski, 58; 3º Marc Coma, 50; 4º Jacek Czachor, 43; 5º Manuel Lucchese, 38.

Pilotos Rage vão lutar pela vitória


• Máquinas inglesas ocupam as duas primeiras posições do campeonato
• Dois novos Rage vão estrear-se em Idanha-a-Nova


Construídos 100% em Inglaterra, os Rage estão a dar cartas no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno para Buggys e UTVs ocupando, actualmente, as duas primeiras posições. Rui Serpa lidera a competição estando Manuel Agonia colocado na segunda posição. Na Baja TT Idanha-a-Nova irão ser estreadas duas novas máquinas, que serão pilotadas por Bruno Martins e por Avelino Luís, um piloto que veio dos Quad.

Serão seis Rage a correr na prova beirã, o que deixa muito satisfeitos Tiago Cunha e Rui Marques, os responsáveis da marca em Portugal:
“Os Rage são as únicas máquinas deste campeonato concebidas de origem para competição. Correm tal e qual como saem de fábrica. Necessitam apenas de manutenção, dispensando custo de desenvolvimento e evolução. Dada a qualidade e robustez da construção, têm muita fiabilidade pelo que os custos de manutenção são muito reduzidos. Os resultados desportivos estão a ser excelentes. Desde a estreia no Portalegre do ano passado já obtivemos sete pódios em apenas quatro corridas”, salienta Tiago Cunha.

De salientar que os Rage são a base (chassis, motor, diferencial, transmissões, suspensões, etc...) dos Buggy Mcrae que participam no Dakar. Para além destes seis Rage que irão competir na Baja TT Idanha-a-Nova, dois outros deverão estar presentes na prova final do ano, em Portalegre, uma situação que abre caminho a um Troféu Rage 2012, que será oportunamente anunciado.

Numa organização da Escuderia de Castelo Branco, a Baja TT Idanha-a-Nova começa na 6ª feira, dia 23, com uma Super Especial de 8,5 Kms e prolonga-se pelos dois dias seguintes, onde os concorrentes terão de enfrentar um total de 300 quilómetros divididos por três sectores selectivos.
Mais informações sobre a prova em www.escuderiacastelobranco.pt

Campeonato Nacional (após 3 provas)
1º Rui Serpa (Rage), 69 pontos; 2º Manuel Agonia (Rage), 58; 3º Sérgio Silva (Polaris), 50; 4º Luís Ramalho (Nany), 40; 5º José Denis/Luís Santos (Polaris) e Tiago Cunha (Rage), 34 7º Mário Ferreira (Polaris) e Márcio Estêvão (Xantian), 28; 9º António Estêvão (CanAm), 27; 10º Jorge Branco (JB Racing), 25.

24 Horas TT Vodafone - Vila de Fronteira 2011

As 24 Horas de TT Vodafone – Vila de Fronteira encerram mais uma vez uma época desportiva de todo-o-terreno.

Dado o enorme interesse que a prova proporcionou em 2010 e devido ao reduzido espaço para montagem de boxes, o ACP tem que limitar a participação a 90 concorrentes para 2011.

Assim, as 90 primeiras inscrições terão garantida a participação na prova, enquanto os restantes interessados ficarão em lista de espera e preencherão o lugar de alguma hipotética desistência. Alertamos para a necessidade da inscrição ser formalizada o mais cedo possível.

A disponibilidade de boxes extra só será equacionada a partir do dia 11 de Novembro e os interessados deverão manifestar o seu interesse no acto da inscrição.

Tendo como base os 17 km do Terródromo da Vila de Fronteira, iremos contar certamente com a adesão dos pilotos portugueses, bem como a presença dos espectaculares carros oriundos do campeonato de francês de resistência e o imenso público que, ano após ano, vai crescendo em número ao longo do circuito.

Novidades para 2011

• 5º Piloto

O ACP decidiu permitir a participação de um quinto piloto. Esta decisão vem ao encontro de uma série de solicitações de habituais participantes que consideram que o quinto elemento poderá ser um convidado ou patrocinador, que assim se acrescenta à habitual estrutura de 4 pilotos, que dividirão entre si o exigente esforço da prova.
Este elemento enquadra-se na equipa de forma normal cumprindo todas as exigências e regras do regulamento, nada o distinguindo dos restantes. A inscrição do 5º piloto terá um custo de 750€.

• Co-piloto

Mantém-se a solução dos anos anteriores em relação à presença de um co-piloto a bordo da viatura, mas a partir deste ano a participação do co-piloto implicará um valor de 100€.

Estes “co-pilotos” deverão ter obrigatoriamente uma licença desportiva regional ou superior, e estarem equipados como os pilotos e não poderão no decorrer da corrida ter qualquer tipo de intervenção mecânica ou de condução na viatura.

•Reconhecimento do circuito

Os pilotos poderão reconhecer o circuito no dia 24 (quinta feira) entre as 14h00 e as 17h00, em veículos normais (não é permitida a utilização de viaturas de prova).
No entanto, lembramos que o circuito não se encontra fechado e poderão encontrar outras viaturas no percurso, inclusive em sentido contrário ao da prova.


•Boxes e Paddock

Neste momento a Câmara Municipal de Fronteira está a desenvolver todos os esforços para melhorar a zona do paddock e pit lane.
Toda a área referida está inserida num projecto, já aprovado, e que neste momento só espera o desbloqueamento de fundos da CCR / QREN para que se iniciem as obras que compreendem o alcatroamento do paddock e outras melhorias na zona das boxes.
Caso não seja possível em tempo útil executar as obras atrás referidas, temos a certeza que tudo será feito para que as condições de acesso e circulação no paddock sejam bastante mais fáceis que as verificadas em 2010.

• RTP

Após um ano de interregno, nos directos, a RTP estará de regresso para transmitir a partida e chegada em directo na RTP2 e vários apontamentos de reportagem ao longo das 24 horas de prova nos também diversos canais do grupo (RTP1, RTP2, RTPN).


Classificações através de rede WI-FI


Para aceder às classificações a partir das boxes, basta ter um computador portátil com wi-fi.
A organização voltará a disponibilizar uma rede sem fios no local, para que todos tenham acesso aos resultados.


Voos de helicóptero


A organização propõe voos de helicóptero sobre o Circuito das 24 Horas TT.
As condições são as seguintes:
• Voos com duração mínima de 15 minutos
• Lotação máxima 4 pessoas
• Custo 400€ /15 minutos de voo

Acompanhe os seus ídolos ou proporcione aos seus patrocinadores e clientes 15 minutos únicos sobre a viatura da vossa Equipa. Este produto está disponível para participantes e público em geral.

Os interessados deverão contactar a Organização até dia 22 de Novembro


Programa

• Dia 24 Novembro – Acreditações das 14h00 às 21h30
Verificações obrigatórias para equipas estrangeiras e facultativas para equipas portuguesas (17h00 / 21h00)
• Dia 25 Novembro – Verificações e treinos livres e cronometrados
• Dia 26 Novembro – Warm-Up e Início da corrida (13h00)
• Dia 27 Novembro – Final da corrida (13h00) e entrega de prémios

Inscrições a preço reduzido: de 12 de Setembro a 11 de Novembro


T1 – T2 – Promo D e E - 2.600€
Promoção C (T8) - 2.300€
Promoção A - 1.800€
Promoção B - 1.600€

Público no Circuito

O sucesso desta prova, para além da participação de todos os seus intervenientes, deve-se também à presença maciça do público que, ano após ano, emoldura de forma significativa o Terródromo da Vila de Fronteira.

Para a edição deste ano serão mantidas as regras para o público assistir com maior segurança e comodidade à grande festa do todo-o-terreno: utilização unicamente dos caminhos, proibição de cortar árvores, recolha do lixo, circulação interdita com viaturas no interior do circuito, etc.

Os grupos interessados em acampar no interior do circuito devem contactar a organização para que, em conjunto, obtenham autorização junto do proprietário do terreno.


Patrocinadores e Apoios


Para além da Vodafone e da Câmara Municipal de Fronteira, o ACP com ainda com os apoios da Hertz, Fedima, jornal “A Bola”, Instituto Geográfico do Exercito, Rádio Portalegre, Konica Minolta, Fonte Viva e Ibermedia.