sábado, 24 de setembro de 2011

Vitória suada de João Rato


Terminou ao final da tarde de hoje a segunda prova pontuável para o Desafio Elf/Mazda, a Baja TT Idanha-a-nova que, a exemplo do que aconteceu em Abril em Reguengos de Monsaraz, voltou a ter no topo do pódio a dupla João Rato/José Motaco, com a Pick Up Mazda BT-50 inscrita pela Xuxas Team Sport.

A capacidade das Mazda BT-50, que competem na competição da marca japonesa com o apoio da Elf, foi mais uma vez posta à prova, numa corrida duríssima, disputada debaixo de muito calor, com cinco das seis equipas à partida a chegarem ao parque fechado em Idanha-a-Nova.

No final da prova, João Rato esclarecia que “foi uma prova muito dura. Furámos por três vezes e sinceramente não sei como consegui arranjar forças para chegar ao final. O resultado foi, mais uma vez, bom, mas foi arrancado a ferros.”

Durante a primeira passagem, a dupla Pedro Barroco/Daniel Amaral ainda conseguiu pressionar os líderes, acabando por ceder nos últimos 150 quilómetros, depois de partir o diferencial da frente hipotecando a possibilidade de lutar pela vitória. No terceiro lugar das Mazda ficou Rui Lopes/Luís Ferreira que, assim, cimentou o terceiro lugar no Desafio Elf/Mazda, resultado assente numa estratégia cautelosa que lhes permitiu realizar uma prova isenta de problemas.

Já a dupla Durval Costa/José Marques terminou no quarto lugar da geral, numa prova em que dois furos acabaram por determinar um desfecho mais risonho. No quinto lugar ficou a segunda pick-up da Xuxas Team Sport da dupla Paulo Pinto/Jorge Amaral, que também se viram atrasados ainda na fase inicial da prova por dois furos.

Referência ainda para o Bruno Oliveira, o único desistente entre os concorrentes do Desafio, que ficou pelo caminho ainda na fase inicial da prova, após a quebra de uma rótula da direcção do seu carro. O Desafio Elf/Mazda prossegue dentro de um mês, desta feita no Alentejo, com a Baja Portalegre 500.

Classificação do Desafio Elf/Mazda na Baja TT Idanha-a-Nova (Final)


1º João Rato/José Motaco (Xanauto), 5h05m43s
2º Pedro Barroco/Daniel Amaral (Santos da Cunha) 5h22m34s
3º Rui Lopes/Luís Ferreira (Fino) 5h25m27s
4º Durval Costa/José Marques 5h55m13s
5º Paulo Pinto/Jorge Amaral (Xanauto) 6h23m26s

Classificação do Desafio Elf/Mazda – Pilotos (Após a 2ª prova)

1º João Rato, 50 Pontos
2º Pedro Barroco, 36 Pontos
3º Rui Lopes, 30 Pontos
4º Paulo Pinto, 22 Pontos
5º Durval Costa 12 pontos

(Bruno Oliveira, João Pais e Carlos Aires não se encontram classificados)