sexta-feira, 23 de setembro de 2011

João Rato lidera Desafio Elf/Mazda e garante lugar no “top ten”


O prólogo de cerca de 8,5km feitos por duas vezes, da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda prova do Desafio Elf/Mazda, serviu para abrir as hostilidades da única competição monomarca do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. As seis duplas presentes à partida voltaram a animar os amantes e espectadores presentes na Senhora do Almortão, na zona raiana da Beira Baixa, com a espectacularidade dos seus desempenhos e a competitividade existente entre os participantes.

João Rato não acusou a pressão de se encontrar na liderança do Desafio Elf/Mazda e atacou forte logo na primeira passagem pela Super Especial, conquistado não só o melhor lugar entre as Mazda, mas também um espectacular oitavo lugar à geral. O piloto da equipa Xuxas Team Sport reportou apenas “um salto demasiado violento, numa zona em que entrámos muito depressa na primeira passagem, foi um dia sem sobressaltos e, obviamente muito positivo,” sublinhando, porém, que “há muita corrida amanhã...”

Igualmente isenta de problemas foi a prova de Pedro Barroco, segundo do Desafio ao cabo deste primeiro dia, que deixa bem vincada a sua candidatura à vitória final. Bruno Oliveira, que parece ter debelado os problemas de caixa de velocidades na Pick-Up agora inscrita pela Prolama, foi o terceiro melhor, mesmo tendo sentido algumas dificuldades com o pó. Menos feliz foi a prova de Durval Costa, que viu a sua “montada” acusar problemas de turbo, que o impediram de imprimir um ritmo mais forte.

Uma inexplicável crise de falta de potencia na segunda Pick-Up BT-50 da equipa Xuxas Team Sport, Paulo Pinto não teve um dia fácil, enquanto Rui Lopes preferiu adoptar uma toada cautelosa, colocando a unidade do Team Solar do Bitoque na sexta posição.

Para amanhã está reservado um Sector Selectivo único de 307,47 km com partida às 13h00, estando a chegada prevista para o primeiros para as 18 horas ao Santuário da Senhora do Almutão, nas imediações de Idanha-a-Nova.

Classificação após Super Especial - Desafio Elf/Mazda

1º João Rato/José Motaco, 15m26,47s (10º da geral)
2º Pedro Barroco/Daniel Amaral 16m18,15s (17º da geral)
3º Bruno Oliveira/Pedro Colaço 16m53,14s (19º da geral)
4º Paulo Pinto/Jorge Amaral 17m30,43s (24º da geral)
5º Durval Costa/José Marques, 17m46,86s (26º da geral)
6º Rui Lopes/Luís Ferreira, 18,03,79s (29º da geral)