sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Super Especial "empoeirada" faz as delícias de pilotos e público


Durante toda a sexta-feira, decorreu nas imediações do Monte Trigo e da Ermida da Senhora do Almortão, o Prólogo e Super Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, com uma animadora presença de público e muita competição entre todos os concorrentes. Uma forma fantástica de começar a festa do TT…

Começando pelas motos, nos 8,5 kms do percurso foram percorridos de forma bastante lesta por António Maio (79,8 km/h) com o alentejano a mostrar as suas intenções de vitória ao bater Mário Patrão por 5,87s e Ruben faria por quase oito. Alberto Basso foi o mais rápido entre os participantes do Europeu, partindo á frente para a luta com Rui Costa, mas apenas separado por menos de dois segundos…

Entre os Quads, João Lopes não deixou os seus créditos por mãos alheias e conseguiu bater Roberto Borrego por 6,6 segundos, com Bertinho Pinto a garantir o terceiro melhor tempo, mas já a 12 segundos do vencedor. André Mendes, que disputa o Europeu com Laskawiec, conseguiu a oitava posição, estando assim bem colocado para disputar o título.

Nos UTV-Buggy, a vantagem foi para Marco Melo (Polaris), com o favorito Rui Serpa a validar o segundo lugar, a 5,8s e Sérgio Silva – 3º no Campeonato – a fazer o mesmo lugar na prova.

No que respeita aos carros, a dupla passagem pelos 8,5 kms deu dois vencedores diferentes; Primeiro foi Ricardo Porém a impor a sua lei, ganhando 6,9 segundos a Rui Sousa e 8,28 a Nuno Matos.

Este último seria o mais rápido na segunda passagem, ganhando quatro segundos a Ricardo Porém e quase nove a Pedro Grancha, pelo que no conjunto das duas passagens, Porém garantiu o melhor tempo, com quatro segundos de vantagem sobre Matos e 15 á frente de Grancha.

Ausentes dos primeiros lugares a que nos habituaram, ficaram Rui Sousa (acidente) e Miguel Barbosa (problemas de transmissão) ao passo que nas outras categorias, vitória para Paulo Sousa (T8) Francisco Gil (T2) e Jorge Coutinho (TT Pré-Classic).

Amanhã disputam-se dois sectores para as Motos, Quad e UTV-Buggy – esta prova termina apenas na manhã de domingo com uma passagem única por um último sector – e um SS único para os automóveis, com mais de 300 Kms.