terça-feira, 27 de setembro de 2011

João Rato bisa no Desafio ELF/Mazda


Disputou-se este fim-de-semana a Baja TT Idanha-a-Nova, onde a dupla João Rato/José Motaco voltou a vencer o Desafio ELF/MAZDA, levando a Mazda BT50 até um honroso 7.º lugar da geral depois de cinco meses sem competir.

Depois do 10.º lugar da geral no final das duas passagens pela super especial de sexta-feira, a primeira volta ao sector selectivo foi cumprida numa toada calma, que mesmo assim deu origem a dois furos, obrigando a uma paragem na zona de assistência. Assim, à entrada para a segunda volta a equipa encontrava-se na liderança do Desafio ELF/Mazda com 1m09s de vantagem sobre Pedro Barroco.

A segunda passagem pelo sector selectivo de Idanha-a-Nova foi bastante mais rápida até ao km100, altura em que mais um furo obrigou a dupla a abrandar o ritmo de forma a poder chegar ao final sem percalços, terminando a corrida com 16m51s de vantagem para o segundo classificado do Desafio ELF/Mazda e a apenas 2m07s do 6.º lugar da geral.

No final João Rato disse: ”Estou muito satisfeito por alcançar mais uma vitória à qual se junta também um excelente 7.º lugar da geral. A corrida foi muito dura e tive que dosear bastante o meu andamento para não ter nenhuma surpresa desagradável em termos de mecânica, mesmo assim não evitei 3 furos que me fizeram perder algum tempo. Queria agradecer à minha assistência pelo trabalho realizado ao longo do fim-de-semana, à equipa técnica da BAIAUTO SPORT por ter dado uma ajuda na assistência, ao meu navegador pelo trabalho realizado na corrida e um agradecimento especial ao Eng. José Laranjeira.”

O XUXAS TEAM SPORT fez-se também representar pelos pilotos Pedro Ruivo/Pedro Marcão em Nissan Navara, que terminaram a corrida em 14.º lugar da geral e em 4.º lugar do agrupamento T2, e Paulo Pinto/Jorge Amaral em Mazda BT50, que terminaram a corrida em 20.º lugar da geral sendo 5.º classificado no Desafio ELF/Mazda.

O Desafio ELF/Mazda prossegue no final do mês de Outubro, na prova rainha do Todo-o-Terreno Nacional, a Baja de Portalegre.