quinta-feira, 28 de maio de 2009

Miguel Barbosa no encontro de alunos de Educação Moral e Religião Católica


Miguel Barbosa é o convidado para este mega evento que se realiza anualmente na zona do Porto e que conta com mais de 30.000 crianças.
No seguimento das acções que vêem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, Miguel Barbosa disponibilizou-se para, junto da população mais nova, servir como um elemento na prevenção rodoviária, deixando algumas indicações sobre a necessidade de os jovens intervirem activamente nessa prevenção, e reduzir os números de sinistralidade que continuam a destruir famílias.

Para o jovem piloto, este tipo de acção “é sempre muito positiva e louvável” tendo o próprio estabelecido o objectivo de “alertar os jovens para uma condução segura e consciência rodoviária, mesmo enquanto peões, podendo eles, mesmo sem idade para conduzirem, desempenhar um papel educativo junto das suas famílias e amigos”.

Este evento antecede também o programa da Rádio Renascença com António Sala que irá para o ar no próximo sábado das 10:00 às 11:00 e, dentro do estilo que é habitual, servirá para se conhecer mais o Miguel Barbosa, pessoa e piloto de todo-o-terreno.
Está ainda prevista a participação em diversos programas televisivos e eventos que tenham por base a prevenção rodoviária.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cetelem Interdoces Team vence em Monchique


Regresso às vitórias entre os T2 e 4º lugar absoluto

Nuno Matos e Jaime Cortes regressaram este fim-de-semana às serras algarvias para discutir a Baja Serra de Monchique. Tendo sido uma das provas mais difíceis em 2009, precisamente pelas altas temperaturas que se fizeram sentir, a edição deste ano viu o calor e pó dar lugar à chuva e lama.

Na Super Especial disputada no sábado, a dupla Cetelem Interdoces obteve o 2º lugar entre os T2 e o 8º lugar absoluto, após onze quilómetros muito escorregadios. No Domingo, a prova previa uma dupla passagem por um sector selectivo de cerca de 150 quilómetros. Na primeira passagem a dupla portalegrense chegou à liderança do agrupamento T2, que não mais largou até final. “No início do percurso senti-me pouco confiante, mas à medida que os quilómetros foram passando fomos aumentando o ritmo, aproveitámos o furo do Pedro e chegamos a CP1 na frente. A partir daí mantivemos um andamento vivo que nos permitiu consolidar a vantagem até final do primeiro sector. De tarde, sabíamos que teríamos que atacar para não sermos surpreendidos e foi isso que fizemos. Iniciámos o 2º SS num ritmo muitíssimo forte, que pudemos aliviar depois quando tínhamos já uma vantagem bastante confortável para as restantes equipas do T2.” afirmou Nuno Matos.

O piloto referiu ainda que gostou muito da edição deste ano da Baja Serras de Monchique: “este ano a equipa do Clube Automóvel do Algarve retirou algumas das pistas mais lentas e duras do traçado o que a juntar à chuva que caiu no dia anterior deixou o piso em excelentes condições, mais rápido e menos duro para os carros.”

A esta importante vitória no agrupamento, que relança a luta pela liderança do Campeonato T2, a jovem equipa somou também um excelente 4º lugar na classificação geral, ocupando agora o 5º lugar no campeonato absoluto. “É quase um sonho para mim conseguir conquistar um 4º lugar geral numa prova do Campeonato. Depois dos pequenos problemas que sentimos em provas anteriores precisávamos de voltar a sentir confiança e ânimo e por isso este resultado veio na melhor altura para nós, ainda mais porque agora vem aí o Rali Transibérico que poderá ser decisivo em termos de campeonato. Até lá vamos preparar a nossa Isuzu D-Max o melhor possível para a mais extensa e exigente das provas do Campeonato” disse Nuno Matos.

O Rali Transibérico realiza-se entre os dias 18 e 21 de Junho e é pontuável para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno. A prova terá uma extensão total de quase 2.500 km, entre os quais mais de 1.250 km de sectores selectivos, disputados em quatro etapas.

domingo, 24 de maio de 2009

Classificação Final - Baja Serra de Monchique


Classificação final:
1º Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 CC - 4h34m06,2s
2º Carlos Sousa / Luis Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - a 14,5s
3º Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 CC - a 36m06,8s
4º (1º T2)Nuno Matos / Jaime Cortes - Isuzu D-Max - a 43m52,0s
5º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Montero DID - a 48m57,1s
6º (1º T8)José Camilo Martins / Mário Feio - Nissan Navara - a 56m08,8s
7º Luis Inácio / Nuno Coelho - Nissan Pick-up - a 1h16m41,6s
8º Paulo Sampaio / Vilson Amado - Nissan Terrano II - a 1h28m36,6s
9º Tiago Avelar / Silva Santos - Nissan Navara - a 1h36m35,7s
10º Jorge Plácido Simões / Anibal Mendonça - Nissan Pathfinder - a 1h42m56,0s
11º Miguel Barbosa / Vitor Jesus - BMW X3 CC - a 2h50m52,0s

Classificação do CPTT09 após a 4ª prova:
1º Carlos Sousa – 42 pontos
2º F. Campos – 30
3º M. Barbosa – 23

Segundo lugar permite a Carlos Sousa aumentar vantagem no CPTT


A Baja Serra de Monchique foi palco de uma fantástica luta entre Carlos Sousa e Filipe Campos, com o piloto apoiado da TMN a ser batido por apenas 14 segundos, numa corrida marcada pelo piso escorregadio e onde a diferença entre os dois primeiros chegou a ser de apenas um segundo. No entanto, com este resultado, o almadense reforçou a liderança do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, partindo para o Rali Transibérico, principal prova do calendário, com 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Esta prova foi a mais espectacular até ao momento, no que diz respeito à luta pela vitória. “Foi uma luta fantástica com o Filipe (Campos) e parabéns a ele pela vitória. Foi uma prova feita em ritmo sprint e sempre ao ataque, fruto de um carro que esteve sempre perfeito e de um piso que esteve magnífico. A chuva que caiu ontem foi na dose certa, pois deixou o terreno perfeito, sem pó e não demasiado mole. Depois de perder por apenas 14 segundos, sinto que temos de ter mais cuidado com os prólogos e com o tempo que perdemos”, explicou Carlos Sousa.

O próximo passo no caminho para o título é o Rali Transibérico. “Embora a pressão esteja mais do lado dos nossos adversários, se fizermos um bom resultado deixamos as contas do título muito bem encaminhadas. Para já temos conseguido vencer, ou lutar pela vitória, em terrenos que eu acho que não são os mais favoráveis para o nosso carro, pelo que estou muito optimista para as rondas seguintes, que são em zonas mais ao jeito do Mitsubishi Racing Lancer”, rematou.

Filipe Campos vence Baja TT Serra de Monchique


• Filipe Campos/ Jaime Baptista obtêm primeira vitória do Campeonato e bisam em Monchique

• Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor atacam forte e fazem companhia aos colegas de equipa no pódio



É com um resultado brilhante que a Yser Racing Team sai da Baja TT Serra de Monchique. A dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista acaba de conquistar a primeira vitória do Campeonato e de revalidar o primeiro lugar obtido o ano passado em Monchique. Numa subida surpreendente, os colegas de equipa Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor arrancaram do sexto lugar geral da manhã para, nos últimos 150 quilómetros, fecharem a prova no terceiro lugar do pódio.

“Foi uma prova dura onde conseguimos ter uma andamento forte desde o início. Na parte final tivemos que nos aplicar a fundo numa luta muito intensa e interessante com o Carlos Sousa para manter a primeira posição e somar estes importantes dez pontos”
indica o piloto vencedor. “É também uma alegria celebrar esta vitória com a partilha do pódio com os meus colegas de equipa, que fizeram um grande trabalho esta tarde”.

A dupla vencedora esteve sempre na liderança desde o início da Baja TT Serra de Monchique, ao conquistar a Super Especial de ontem com uma vantagem de meio minuto para o líder do Campeonato Carlos Sousa/ Luís Ramalho. No decorrer do 1º Sector Selectivo, hoje de manhã, conseguiu alargar a vantagem para 51,2 segundos e veio a fechar os cerca de 300 quilómetros da prova com uma vantagem geral de 14,5 segundos.

Os colegas de equipa Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor que tinham feito um bom arranque ontem na Super Especial (quarto classificados), perderam bastante tempo no decorrer do 1º Sector Selectivo, com um furo que os remeteu para a sexta posição da geral. Beneficiando dos azares desta feita de José Gameiro e Paulo Martins e fazendo jus à promessa feita de manhã de andar ao máximo, a dupla conseguiu imprimir um forte ritmo e conquistar o terceiro lugar do pódio. “Arriscámos tudo o que podíamos da parte da tarde e conseguimos um ritmo de andamento superior, acabando por levar o segundo carro da Yser Racing Team também para o pódio” refere Bernardo Moniz da Maia, que obtém assim a sua primeira subida ao pódio deste ano.

Segue-se uma das provas rainhas do Campeonato já nos próximos dias 17 a 21 de Junho, o Vodafone Rali Transibérico, prova que conta também para o Campeonato Mundial e onde a Yser Racing Team promete dar novamente luta pelos lugares do topo.

Classificação Final da Baja TT Serra de Monchique:
1º Lugar – Filipe Campos/ Jaime Baptista, BMW X3 CC, 04:34:06.2
2º Lugar – Carlos Sousa/ Luís Ramalho, Mitsubishi Racing Lancer, 04:34:20.8
3º Lugar – Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor, BMW X3 CC, 05:10:15.2
4º Lugar – Nuno Matos/ Jaime Cortes, Isuzu D-Max, 05:17:58.2
5º Lugar – Pedro Silva Nunes/ Paulo Torres, Mitsubishi Montero DID, 05:23:03.4

Miguel Farrajota forçado a abandonar


Saiu uma roda quando ocupava a 3ª posição


A dupla Miguel Farrajota / Nelson Ramos não foi feliz no regresso às competições do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, tendo sido hoje forçada a abandonar a Baja Serra de Monchique quando ocupava a 3ª posição, depois de uma roda do Depieres Proto do piloto algarvio se ter soltado, a meio do primeiro sector selectivo.

“Foi pena o que aconteceu na medida em que estávamos a andar muito bem e a registar um óptimo tempo, mas os pernos de uma das rodas traseiras degolaram e nada havia a fazer. Poderá ter sido um toque que demos ainda nos treinos a estar na origem deste percalço, mas o importante é que o Depieres Proto estava a ter um comportamento impecável e sinto que, agora sim, poderemos enfrentar as próximas corridas com outra ambição” salientou o piloto do LC – Loulé Concelho Team que acrescenta: “No ano passado e até Portalegre o carro progrediu espectacularmente mas os problemas na electrónica, que então se detectaram, obrigaram-nos a estar parados até agora. Daqui para a frente vamos continuar a evoluir e estou certo de que ainda iremos ter bastantes alegrias”.

A próxima etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno é o Rali Vodafone Transibérico a prova portuguesa incluída na Taça do Mundo e que terá lugar de 17 a 21 de Junho.

Filipe Campos reforça liderança no 1º SS


• Filipe Campos/ Jaime Baptista a um passo da primeira vitória do Campeonato

• Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor furam quando disputavam terceira posição mas prometem lutar até ao fim



No arranque do segundo dia de prova da Baja TT Serra de Monchique, a dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista segue forte no primeiro lugar e dilata a vantagem para 51,5 segundos sobre os segundo classificados Carlos Sousa/ Luís Ramalho. A dupla está cada vez mais próxima da primeira vitória no Campeonato.

Depois de uma Super Especial prometedora, a dupla Campeã em Título fecha o 1º Sector Selectivo em 2h22,42. No primeiro Controlo de Tempo Filipe Campos/ Jaime Baptista contavam já com uma vantagem de 22 segundos sobre o líder do Campeonato, margem que consolidaram até ao fim dos 150 quilómetros, deixando o terceiro classificado a 16 minutos. “O piso está ao nosso gosto e temos conseguido manter o ritmo elevado. Para a tarde a promessa é de evitar erros e manter o andamento consistente” deixa escapar Filipe Campos visivelmente satisfeito com o desempenho no fecho do 1º Sector Selectivo.

Quando disputava já a terceira posição com José Gameiro/ António Saraiva, a segunda dupla da Yser Racing Team Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor furou a aproximadamente 25 quilómetros do fim do 1º Sector Selectivo e perdeu bastante tempo, caindo para o sexto lugar da geral. Para a co-piloto da dupla “foi um daqueles azares que aconteceu na pior altura. No entanto, ainda há 150 quilómetros para disputar e vamos dar o nosso máximo até ao fim. As condições da pista estão a ficar benéficas para nós e o Bernardo está bastante confiante”.

A Baja TT Serra de Monchique segue ao início da tarde com o 2º Sector Selectivo de 150 quilómetros que irá manter o centro nevrálgico em Monchique.

Classificação Geral após o 1º Sector Selectivo:
1º Lugar – Filipe Campos/ Jaime Baptista, BMW X3 CC, 02:22:42.2
2º Lugar – Carlos Sousa/ Luís Ramalho, Mitsubishi Racing Lancer, 02:23:33.8
3º Lugar – José Gameiro/ António Saraiva, Nissan Navara Off-Road 06, 02:38:49.3
4º Lugar – Paulo Martins/ António Morais, Nissan Navara GRX, 02:38:49.3
5º Lugar – Nuno Matos/ Jaime Cortes, Isuzu D-Max, 02:43:20.2
6º Lugar – Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor, BMW X3 CC, 02:46:39.2

Miguel Farrajota foi 3º na Super Especial


Ultrapassadas diversas questões técnicas que obrigaram a equipa a não marcar presença nas duas últimas provas do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, a dupla Miguel Farrajota / Nelson Ramos está de regresso às competições tendo esta tarde averbado o 3º melhor tempo na Super Especial que serviu de arranque para mais uma edição da Baja Serra de Monchique. À frente do Depieres Proto do piloto algarvio apenas se colocaram o BMW X3 do campeão nacional Filipe Campos e o Mitsubishi Racing Lancer, pilotado por Carlos Sousa.

“O Depieres Proto tem estado a ser evoluído, para ser ainda mais competitivo mas foi necessário parar devido a problemas que estavam a surgir com a electrónica e que tudo indica estarão definitivamente ultrapassados” salienta o piloto do LC – Loulé Concelho Team que acrescenta: “Queremos voltar a poder disputar as primeiras posições, mas nesta corrida o nosso primeiro objectivo é terminar e verificar que tudo está no bom caminho. Se conseguirmos aliar isso a um bom resultado e a um lugar no pódio melhor ainda. Ao contrário do que é habitual nesta prova, a chuva e a lama substituíram o pó e o calor e isso vai por certo condicionar toda a corrida amanhã”.

A edição de 2009 da Baja Serra de Monchique compreende uma dupla passagem por um sector selectivo com 152 quilómetros de extensão.

Fonte: www.todoterreno.pt

Campos na dianteira da Baja TT Serra de Monchique


• Filipe Campos/ Jaime Baptista conquistam primeiro lugar da Super Especial com vantagem de meio minuto para líder do Campeonato

• Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor cumprem objectivo do quarto lugar na tabela geral



O Campeão em Título Filipe Campos arrancou hoje da melhor forma na Baja TT Serra de Monchique ao levar o seu BMW X3 CC ao primeiro lugar da Super Especial. O seu colega de equipa Bernardo Moniz da Maia cumpriu o objectivo de obter o quarto melhor tempo.

A dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista completaram os aproximadamente dez quilómetros do Prólogo em 9,17,2 minutos, seguindo para o segundo dia de prova com uma vantagem de 29,5 segundos sobre o líder do Campeonato Carlos Sousa.

“Apesar de estarmos a abrir a pista e da chuva conseguimos fazer tudo certinho e alinhado com os objectivos de andamento que tínhamos definido. Curiosamente não sou piloto de ganhar Prólogos mas gostámos muito de ter esse saldo positivo” refere Filipe Campos no fim do primeiro dia de prova e do primeiro Prólogo vencido este ano. “Para amanhã o nosso desejo é manter este andamento regular e obter a pontuação máxima”.

Partindo da quarta posição geral, a dupla Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor contaram com condições de pista mistas, “o que permitiu que mantivéssemos um bom ritmo ainda que surgissem algumas zonas bastante traiçoeiras”. O piloto da dupla, satisfeito com a prestação do seu BMW X3 CC, deixou escapar ainda no final da Super Especial que “o pouco sol que apareceu secou rapidamente zonas do terreno, pelo que amanhã havendo melhores condições atmosféricas acredito que a prestação da Yser Racing Team vai ser muito satisfatória”.

A Baja TT Serra de Monchique prossegue amanhã pelas 8h30 com dois Sectores Selectivos de aproximadamente 150 quilómetros cada que vão fechar a quarta prova do Campeonato.

Carlos Sousa em boa posição para reforçar liderança do campeonato


O arranque da Baja Serra de Monchique, quarta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ficou marcado pela muita chuva que caiu ao longo de todo o dia no barlavento algarvio. Apesar de não ter chovido durante a realização da super-especial, o terreno estava naturalmente muito escorregadio, o que dificultou o desempenho dos pilotos. Carlos Sousa assinou a segunda marca e pode ver aumentar a sua vantagem no comando do campeonato, pois o seu mais directo perseguidor, Miguel Barbosa, não concluiu a super-especial, pelo que amanhã irá arrancar muito atrasado.

Mais uma vez este ano a chuva marcou presença na super-especial de uma prova do CPTT. “Naturalmente que o terreno estava difícil, mas não foi um problema. A super-especial correu-nos bem e o tempo perdido representa pouco, pois a verdadeira corrida é amanhã. Para além disso estamos na posição ideal de partida, logo atrás do Filipe (Campos), pelo que poderemos controlar melhor a corrida”, frisou Carlos Sousa.

Amanhã os dois Sectores Selectivos vão ser marcados pelo piso escorregadio. “Ainda não definimos a estratégia. Gostava de tentar ganhar, mas temos também de pensar no campeonato e num terreno tão difícil como este está e onde errar é muito fácil, se não sentir confiança ou perceber que estamos a arriscar demasiado, vou optar por garantir o segundo lugar e os pontos para o campeonato, até porque o Miguel (Barbosa) está muito atrasado, com poucas possibilidades de somar muitos pontos, e o Filipe (Campos) já ficou uma vez em branco, pelo que para nós ganhar era excelente, mas ser segundo também é muito bom”, concluiu o piloto apoiado pela TMN.

A decisão da Baja Serra de Monchique faz-se amanhã num Sector Selectivo de 150 quilómetros, que vai ser percorrido por duas vezes, a primeira logo às 8h00 da manhã e a segunda a partir do meio-dia.

sábado, 23 de maio de 2009

Prólogo azarado para Miguel Barbosa


Uma maldita saída de estrada logo no prólogo da Baja Serra de Monchique colocou um ponto final em todas as expectativas que Miguel Barbosa tinha para alcançar a primeira vitória na edição de 2009 do campeonato português de Todo-o-Terreno. O piloto da equipa Castrol Vodafone Liberty Seguros Team tinha revelado, antes do início da quarta prova do CPTT, ir tentar colocar um ponto final nos azares que o têm perseguido desde o início da época, mas ainda não foi desta que isso aconteceu.

Consciente de que o traçado muito sinuoso e lento exigia uma enorme concentração, mais ainda por ter chovido copiosamente na região algarvia, Miguel Barbosa iniciou o prólogo ao ataque. Contudo, a saída de estrada impediu-o não apenas de não terminar o primeiro dia em lugar de destaque na classificação como, pior do que isso, demorar algum tempo a perceber se lhe era possível ou não continuar em prova – o carro até nem ficou muito maltratado, o problema foi mesmo retirá-lo do local onde se ele encontrava.

Até à hora em que este comunicado vos é enviado ainda não há uma decisão final sobre o assunto, contudo, ela será ser conhecida e divulgada o mais depressa possível.

Classificação:

1º T1 - Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 CC - 9m17,2s
2º T1 - Carlos Sousa / Luis Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - a 29,5s
3º T1 - Miguel Farrajota / Nelson Ramos - Depieres Proto Rav4 - a 37,2s
4º T1 - Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 CC - a 52,9s
5º T1 - Paulo Martins / António Morais - Nissan Navara GRX - a 57,9s
6º T1 - José Gameiro / António Saraiva - Nissan Navara Off-Road - a 1m12,1s
7º T2 - Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Montero DID - a 1m12,1s
8º T2 - Nuno Matos / Jaime Cortes - Isuzu D-Max- a 1m21,0s
9º T8 - Pedro Baiona / João Rodrigues - Nissan Navara - a 1m28,6s
10º T2 - Adélio Machado / Paulo Fiuza - Toyota Land-Cruiser - a 1m31,8s

terça-feira, 19 de maio de 2009

Carlos Sousa quer repetir triunfo algarvio


Pouco mais de um mês depois da primeira passagem da temporada pelo Algarve, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno regressa ao sul do país, desta vez à região de Monchique. Depois de ter vencido em Monte Gordo, Carlos Sousa vai procurar manter no barlavento algarvio o domínio que tem exercido na competição, que resulta em três vitórias em outros tantos eventos, naquele que tem sido um regresso perfeito às competições nacionais a tempo inteiro.

Embora a jornada do barlavento algarvio seja muito sinuosa e lenta, nem por isso o piloto de Almada baixa a fasquia. “Após ter ganho as três primeiras corridas do ano, algumas delas em terreno que não achava que fosse o ideal para o nosso carro, já não sei se este tipo de corridas é ou não favorável. Acredito que mais uma vez vamos ter adversários fortes e muito motivados, mas a nossa motivação também está naturalmente em alta e vamos procurar aumentar a vantagem pontual que temos no campeonato”, explica Carlos Sousa.

Mantendo o figurino habitual, a Baja Serra de Monchique é uma prova que o homem do Mitsubishi Racing Lancer conhece. “É uma corrida com um Sector Selectivo curto, feito por duas vezes, e se evitar os furos já é importante nas provas maiores, mais ainda nesta jornada do campeonato. Conheço bem o evento e gosto, aliás como se passa com todas as corridas do nosso campeonato. Quanto ao carro continua igual, pois novidades só deverão surgir em Setembro”, finaliza.

A segunda jornada da época organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, realiza-se como é hábito sábado e domingo. Sábado, a meio da tarde, os pilotos enfrentam uma super-especial com cerca de 10 quilómetros. Domingo o dia começa bem cedo, com uma primeira passagem pelo Sector Selectivo de sensivelmente 150 quilómetros. Ao inicio da tarde os concorrentes arrancam para a segunda volta, estando a chegada em Monchique marcada para pouco depois das 14 horas, com a cerimónia de pódio e entrega de prémios a ter lugar às 17 horas.

Elisabete Jacinto e novo MAN TGS já fizeram centenas de quilómetros nas pistas marroquinas


Primeiro treino com o novo camião

Muito trabalho e bastante progresso num teste importantíssimo



Desde o passado dia 12, o MAN TGS com que Elisabete Jacinto irá disputar as próximas competições internacionais de todo o terreno, já rola em Marrocos, na zona do Erg Chebi, palco tradicional de treinos do Team Oleoban/MAN Portugal. A piloto e a sua equipa irão por aí permanecer até aos primeiros dias da próxima semana, somando centenas de quilómetros e trabalhando arduamente no desenvolvimento do novo camião.

“Os primeiros dias em Marrocos foram dedicados a alguns acabamentos ao nível da mecânica e a afinar os amortecedores que tiveram que ser abertos mais do que uma vez. Contudo, mais difícil do que a afinação da suspensão foi a “afinação” da minha posição de condução, que é sempre um dos pontos difíceis num camião. Tivemos que construir uma nova alavanca de mudanças e, apesar dos progressos, continuei a fazer pequenas alterações cada vez que saía para a pista para testar os amortecedores. Ainda não estou a 100%” explica Elisabete Jacinto que descreve assim as primeiras sensações de condução: “Quando fiz os primeiros quilómetros o camião parecia deslizar suavemente sobre a pista, eu diria que parecia flutuar pois, ao olhar para o conta quilómetros, percebia que o ponteiro apontava já os 120 km/h. Passava mudanças por uma questão de habito, ou seja, porque habitualmente naquelas situações passava mudanças, mas não por serem imprescindíveis ao andamento do camião. O motor parecia não ter limite, mesmo que esquecesse de pôr a oitava. Também não parecia muito perturbado se eu deixasse cair demasiado a rotação! Recuperava com toda a facilidade. Não havia barulho de motor, não se ouvia o funcionamento do turbo, apenas o roçar suave do vendo pela cabine. A traseira seguia direitinha atrás da frente e não havia derrapagens indesejadas! Sempre que era preciso uma travagem mais forte, uma ligeira pressão no pedal era suficiente. Ou seja o pedal de travão nunca precisa de ir para o fundo, o que me fez cansar um determinado músculo da perna. Aliás, a minha musculatura começou a sentir as novas exigências deste veiculo”.

RF Competição, Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro no Rali Transibérico


A RF Competição e a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro são, para já, a única equipa da região a assegurar presença no Rali Transibérico, que se realiza de 17 a 21 de Junho de 2009, entre Portugal e Espanha.

Os mais de 1200 quilómetros de troços cronometrados serão percorridos por Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro na Nissan Navara que os acompanhou já em provas anteriores, como foi o caso do Ervideira Rali TT 2009 e a Baja TT Terras D’El Rei.

A RF Competição será assim, igualmente, a única equipa de preparação e assistência de desporto automóvel da região presente nesta prova, a contar para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno 2009, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-terreno e para o Troféu Ibérico de Todo-o-terreno.

Nuno Matos quer prosseguir com os bons resultados em Monchique


Cetelem Interdoces Team a postos para a segunda deslocação ao Algarve

A Baja Serra de Monchique, quarta ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, vai para a estrada já nos próximos dias 23 e 24 de Maio, num total de cerca de 310 quilómetros disputados no Barlavento Algarvio e Baixo Alentejo. Sábado apenas se disputará a Super Especial com cerca de 10 quilómetros, enquanto que para Domingo está reservada uma dupla passagem por um Sector Selectivo com cerca de 150 quilómetros.

“Cumprido que está o primeiro terço do campeonato, temos que estar satisfeitos com os resultados alcançados. Estarmos em segundo entre um leque de tão boas e experientes equipas, logo no nosso primeiro ano em T2, é algo que nos deixa orgulhosos e ainda mais motivados para o futuro. Nesse sentido, em Monchique queremos dar sequência a este bom início de época e alcançar mais um bom resultado que nos permita continuar nos primeiros lugares do agrupamento."

Como habitualmente esperam-se muitas dificuldades. Esta é uma das mais exigentes provas do campeonato. As temperaturas altas, aliadas aos pisos extremamente abrasivos e sinuosos serão fortes obstáculos que a dupla Nuno Matos Jaime Cortes terão de superar na sua Isuzu D-Max.

“Considero que mesmo sendo mais curta, esta prova, é ainda mais exigente que a Baja Terras D’el Rei. É uma prova muito dura para as mecânicas, para os pneus, e como se viu o ano passado, também para pilotos e co-pilotos. O traçado muito encadeado, ao qual se junta o calor que habitualmente se faz sentir, tornam a prova extremamente exigente fisicamente. Mas as condições são iguais para todos e o Jaime e eu tudo faremos para alcançar mais uma boa classificação que dê seguimento aos bons resultados que conquistámos até aqui. Obviamente que a vitória seria o resultado perfeito e viria em óptima altura.”

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Filipe Campos quer repetir vitória na Baja TT Serra de Monchique


Quarta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

• Dupla Campeã em Título ruma ao Algarve para recuperar pontos

• Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor partem com o objectivo de um novo quarto lugar



No regresso do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno a terras algarvias, Filipe Campos/Jaime Baptista querem recuperar pontos na Baja TT Serra de Monchique. A dupla Campeã em Título vai lutar pela segunda vitória consecutiva em Monchique já nos próximos dias 23 e 24 de Maio.

“Por natureza é uma prova dura mas também curta pelo que não há espaço para erros. Eu e o Jaime vamos atacar desde o início e dar o nosso máximo” indica Filipe Campos na preparação para a prova. “O carro está perfeito. Agora resta não ter furos e manter um bom andamento”.

Os colegas de equipa e actuais quartos classificados no Campeonato Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor querem repetir o quarto lugar obtido na última prova. Para o piloto da dupla “esta é uma prova que gosto bastante por ser muito sinuosa e lenta. Nesse sentido, acredito que o quarto lugar está perfeitamente ao nosso alcance. Não tenho como meta as posições do pódio, mas estarei atento a deslizes para atacar”.

À quarta prova do Campeonato, a Yser Racing Team/ X-RAID GMBH segue na frente da Taça Nacional de Equipas com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado. A equipa tem ainda a dianteira da Taça Nacional de “Veteranos” TT, com Filipe Campos a somar dois pontos de vantagem para José Gameiro.

O arranque da Baja TT Serra de Monchique está definido para dia 23 pelas 16h00 com uma Super Especial de dez quilómetros. No Domingo, dia 24, os concorrentes vão enfrentar aproximadamente 300 quilómetros divididos em dois Sectores Selectivos de 150 quilómetros cada, que darão a conhecer em pleno a beleza da Serra de Monchique.

Miguel Barbosa na Baja Serra de Monchique


Confirmado para a Corrida dos Campeões no estádio do dragão, Miguel Barbosa muda temporariamente de navegador para a 4ª prova do Campeonato Português de Todo-o-Terreno, a Baja TT Serras de Monchique.

O convite da organização da Corrida dos Campeões surge praticamente na mesma altura em que Miguel Barbosa se vê obrigado a ter de alterar o navegador por Miguel Ramalho ter de estar presente na prova do campeonato mundial de ralis com o Armindo Araújo. Vitor Jesus foi o escolhido pois, além de bastante experiente no todo-o-terreno, já foi co-piloto do Miguel Barbosa num passado recente.

O regresso ao Algarve marca novo embate com Filipe Campos e Carlos Sousa pela liderança do campeonato português de Todo-o-Terreno, na prova que antecede a presença de Miguel Barbosa na Corrida dos Campeões, onde defrontará não só o líder do campeonato Carlos Sousa mas também algumas das maiores estrelas do automobilismo internacional como o espanhol Carlos Sainz e Miki Biasion.

Para Miguel Barbosa a prova do Algarve deste fim-de-semana “servirá para tentarmos alcançar a 1ª vitória da época e acabar com os azares que nos vêm perseguindo ao longo da época. É uma prova muito dura, com um traçado muito sinuoso e lento que exige muita concentração e esforço físico pelo calor que normalmente se faz sentir nesta altura do ano”.

Quanto à experiência na ROC no estádio do Dragão nos dias 6 e 7 de Junho, Miguel Barbosa antevê “uma experiência única, muito divertimento e espectáculo” naquele que é, segundo o próprio “um grande orgulho em estar presente nesta prova mítica que tem, ao longo dos anos, contado com a presença dos melhores pilotos de todo o mundo. Parabéns ao Ni Amorim e toda a equipa por trazerem para Portugal uma prova como esta”

A prova realiza-se entre 23 a 24 de Maio na serra algarvia de Monchique.

sábado, 16 de maio de 2009

Baja Serra de Monchique - Lista de Inscritos (Provisória)





Consulte a Lista de Inscritos Provisória, aqui.

Palco difícil para trio de luxo


Baja Serra de Monchique é o quarto acto de uma luta a três pelo ceptro de campeão nacional de Todo-o-Terreno.

Tradicionalmente muito dura e apontada como uma das mais exigentes da época, a prova serrana promete deixar marcas com um best-of dos melhores 150 quilómetros das últimas edições a ser percorrido duas vezes.

A proposta do Clube Automóvel do Algarve, organizador do evento, é esta. Mas como se vai distribuir o pódio?

Carlos Sousa chega e sairá líder enquanto Miguel Barbosa e Filipe Campos não desarmam e esperam um bom resultado nos trilhos do barlavento algarvio para pôr em cheque o piloto, celebrizado pelas participações no Dakar, e reduzir atrasos.

Para este, o regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) não poderia estar a correr melhor, com três vitórias em outras tantas provas. A 23 e 24 de Maio, espera repetir a dose e somar mais uma no currículo.

Montado num Mitsubishi Racing Lancer único em Portugal, tem consciência que “ter um carro menos competitivo e a longa ausência no campeonato” não jogam a seu favor mas esta primeira fase do época “está a ser um grande amargo de boca para muita gente” que não esperava tão bons resultados.

Sousa é cauteloso e recusa o rótulo de imbatível, referindo ainda que “a pressão ainda não está do lado de ninguém”. “Qualquer um dos dois [adversários] tem argumentos e andamento para dar a volta ao campeonato”, resume.

Três vezes campeão nacional, Miguel Barbosa tem estofo para ir buscar a vitória mas não esquece o desaire de 2008: “A prova de Monchique costuma ser bastante dura pelo seu traçado sinuoso e lento e pelo calor que se faz sentir na altura da prova”.

Mostrando que o abandono do ano passado é esquecido, traça a estratégia para contrariar o favoritismo de Carlos Sousa: “atacar desde início e dar o máximo”. O título ainda é possível e relembra que a equipa está em “segundo lugar e ainda faltam muitas provas e pontos” mas não esquece que os “adversários estão muito fortes e bem apetrechados”.

O campeão em título Filipe Campos é um deles. Já leva 14 pontos de atraso para o líder do CPTT. Nada que impressione o piloto da Yser Racing Team ao BMW X3 CC, máquina semelhante à do Miguel Barbosa. De boa memória, relembra que após ganhar esta prova no ano passado ficou “com uma vantagem bastante grande” que aumentou até final do Campeonato.

“Este ano está mais difícil e não há margem para erros”, confessa. Agora resta “não ter furos e ganhar para recuperar pontos”. A estratégia para revalidar o título até parece simples: “Ganhar quase tudo e esperar que os adversários pontuem menos”.

Empatados no jogo das declarações, o tira-teimas é ao vivo e a cores em Monchique a 23 e 24 de Maio.

A Baja Serra de Monchique conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Monchique, da CARMIM, da Solverde – Casinos do Algarve e o apoio das Câmaras Municipais de Odemira, Ourique e Silves, da Xesequipa, da Selènia Motor Oil e da Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort.

Clube Automóvel do Algarve

terça-feira, 12 de maio de 2009

Volkswagen não vem ao Transibérico


A Volkswagen estará de fora no próximo Rali Transibérico, a realizar-se em Portugal, já que a equipa optou por levar as três formações, de Carlos Sainz, Al-Attiyah e Miller, ao Rally dos Sertões, no Brasil.

Press Original - "Dakar” winner Volkswagen will be "in town” at ten Brazilian locations from 23 June to 04 July 2009. The Wolfsburg-based automobile brand that was the first manufacturer to win the legendary Dakar Rally with diesel technology in January 2009 fields three Race Touareg vehicles in the Rally dos Sertões. For the new driver/co-driver combinations, Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E) as well as Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), the cross-country rally through Brazil will be a first endurance test. Volkswagen contested the "dos Sertões” in 2008 as well, in preparation for the Dakar Rally, and was successful: The duos Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) and Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA), who clinched first and second place at the Rally dos Sertões, secured a historic one-two win for Volkswagen at the "Dakar” as well.

"We’re returning to Brazil with nothing but fond memories,” says Volkswagen Motorsport Director Kris Nissen. "The ‘Sertões’ is an outstandingly organised rally, with a demanding route, offering ideal conditions for the drivers and co-drivers to prepare themselves for the ‘Dakar.’ With Carlos Sainz and Lucas Cruz Senra as well as Nasser Al-Attiyah and Timo Gottschalk on board, we’ve got two newly formed duos that can get used to racing with each other and coordinate their processes with a view towards the Dakar Rally in a tough and demanding competition. We’ll nominate the third team at a later date.”

Darling of the audience and title defender: the return of the "blue frogs”

In 2008 the two Volkswagen Race Touareg 2 vehicles caused a sensation at the Rally dos Sertões. The "Dakar” prototypes set ten out of ten possible fastest stage times and thus achieved a commanding one-two victory. The biggest gap between the two teams, de Villiers/von Zitzewitz and Miller/Pitchford, on the various stages through six of Brazil’s provinces was just 5.01 minutes, the smallest a mere second. Three times, the two vehicles sporting Red Bull blue were within less than one minute of each other.

When the 280-hp TDI diesel vehicles arrived at the finishing locations of the ten legs, they were always the talk of the town as well, and many spectators affectionately nicknamed them "blue frogs” due to their striking and uncompromisingly "off-road-suitable” shape.

Ten jungle stages: technical challenge and extreme endurance test

The ten legs of the Rally dos Sertões, typically featuring quick gravel passages across farm roads, are considered a technical challenge due to a special local characteristic: In 2008, the total route of 4,511 kilometres included about 40 passages through water – some of them up to 150 metres long. With ten special stages, the Rally dos Sertões represents the longest event for Volkswagen after the "Dakar”. Unlike at the desert classic in Argentina and Chile, the legs are run without a day of rest in between.

Navigators put to the test: detailed roadbook makes high demands on co-drivers

The Rally dos Sertões puts both the drivers and co-drivers to the test. Every night, the navigators have to analyse and prepare a detailed roadbook to supply the drivers with the right information on the stages. In 2008 the roadbooks encompassed a total of 650 pages with about 4,500 pictures. The co-drivers individually mark their roadbooks – using up to eight different colours – in order to be able to grasp the information quickly during the race.

Close collaboration with Volkswagen do Brasil

Brazil is Volkswagen’s third-largest market. Like last year, Volkswagen Motorsport’s commitment will receive major logistical support by Volkswagen do Brasil. In addition to the service trucks shipped from Germany, the required fleet vehicles for the service crew will be augmented by vehicles from Volkswagen do Brasil.

VW Motorsport

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Elisabete Jacinto treina em Marrocos


Apresentação foi vista por quase 4000 pessoas

Paulo Matos apadrinhou evento e espera oportunidade para ser co-piloto



Depois de uma apresentação inovadora e bem sucedida, Elisabete Jacinto está já a caminho de Marrocos para os primeiros treinos com o novo MAN TGS do Team Oleoban/MAN Portugal. A piloto e a sua equipa irão permanecer na zona do Erg Chebi durante quase quinze dias, testando e desenvolvendo o camião que foi apresentado na passada quinta-feira. A transmissão em directo via Internet foi presenciada por 3874 pessoas, sendo que 4% das visitas vieram de fora de Portugal. O vídeo da apresentação, bem como os três restantes vídeos de suporte, ultrapassam já as 4000 visualizações o que, para Elisabete Jacinto, é sinónimo de uma aposta ganha:

“Fico naturalmente muito satisfeita pelo facto da apresentação do nosso novo camião de competição ter sido vista por tantas pessoas. Sinto um enorme carinho por este projecto que conseguimos por de pé em tão pouco tempo” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Agora em Marrocos, nas pistas que já são bem nossas conhecidas, vamos fazer todos os acertos mecânicos necessários, testar todo o material e adaptar a nossa condução ao MAN TGS, que é bem diferente do nosso anterior camião, de modo a podermos ser competitivos nas próximas corridas”.

Ainda no que à apresentação diz respeito, Paulo Matos, que juntamente com Cláudia Vieira e Luís Gaspar participa em "Saia curta e Consequências", peça da qual é ainda autor da versão portuguesa e seu encenador, foi um animado padrinho deste evento inédito.

“Sigo atentamente o percurso desportivo da Elisabete e tenho apenas que a felicitar por conseguir construir um projecto tão sólido e por o manter vivo durante tantos anos. Em Portugal é muito complicado levar a bom porto um empreendimento desportivo desta envergadura e alegra-me que ela tenha, de facto, conseguido atingir os seus objectivos. Estou à espera que a equipa venha de Marrocos para um prometido teste como co-piloto”
, salientou Paulo Matos.

A2 Comunicação

domingo, 10 de maio de 2009

Todo-o-Terreno nacional volta ao Algarve


A Baja Serra de Monchique, marcada para 23 e 24 de Maio, é a etapa que se segue no calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Além dos automóveis, a prova do Clube Automóvel do Algarve (CAA) recebe buggys, uma novidade que vai “animar o evento e trazer mais espectáculo”, afiança o responsável da Comissão Organizadora, José Manuel Afonso.

Depois de Carlos Sousa ter confirmado que é o melhor neste início de temporada com a vitória na Baja Terras d´el Rei, “Monchique” torna-se crucial para Filipe Campos, vencedor 2008 nesta prova, e para Miguel Barbosa.

Um desaire para um dos dois pode ser sinónimo de fim das esperanças em chegar ao título de campeão. Muito em jogo, portanto, no quarto fim-de-semana de Maio na luta pelos lugares cimeiros onde os espectadores poderão admirar as melhores máquinas da actualidade.

“Quem se deslocar para ver esta Baja, terá condições excepcionais para tal em Monchique onde vão ser criadas espectaculares Zonas de Público e a implementação do Parque Fechado junto ao Heliporto Municipal”, explica o também director do CAA.

A sinuosa Serra de Monchique, com um traçado mais uma vez muito técnico, será um teste aos pilotos e às máquinas, com Sectores cronometrados que, à imagem do que é costume, não vão perdoar erros.

A Super Especial a realizar no sábado, dia 23, é semelhante ao ano passado, com um traçado de 10,710 kms.

O Sector Selectivo – a ser percorrido duas vezes – retoma, em 150 kms, o que de melhor se fez nas últimas edições da prova. “Um best-of Baja Serra de Monchique”, brinca José Manuel Afonso.

O centro nevrálgico do evento será nas Piscinas Municipais de Monchique. Excelentes instalações que receberão o Secretariado e o Gabinete de Imprensa.

A Baja Serra de Monchique conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Monchique, da CARMIM, da Solverde – Casinos do Algarve e o apoio das Câmaras Municipais de Odemira, Ourique e Silves, da Xesequipa, da Selènia Motor Oil e da Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort.

Clube Automóvel do Algarve

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ricardo Leal dos Santos na Taça do Mundo


Pioneer Desert Team Delta Q no Rali Vodafone Transibérico

João Luz regressa ao lado direito do BMW X5


Depois da participação de Ricardo Leal dos Santos no Abu Dhabi Desert Challenge, o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q regressa às competições da Taça do Mundo de Todo o Terreno, aos comandos do BMW X5, disputando em Portugal, o Rali Vodafone Transibérico onde será acompanhado pelo experiente João Luz. No ano passado Ricardo Leal dos Santos disputou a prova a Solo e terminou no 7º lugar absoluto, tendo sido ainda o terceiro português.

“O Transibérico é uma prova excelente. Muito bem organizada, com pistas muito variadas, percursos técnicos mas rápidos e que com vários dias de corrida torna-se muito também muito exigente e desgastante. No ano passado correu-me particularmente bem e o resultado deixou-me muito satisfeito”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Agora a exigências são outras e quero continuar a lutar pelas primeiras posições pelo que irei contar mais uma vez com a presença do João Luz ao meu lado. Conto com ele para fazermos uma boa corrida numa prova que promete ser muito concorrida e com muitos nomes sonantes presentes”.

Desportivamente o Rali Vodafone Transibérico começa no dia 18 de Junho com uma Super Especial de 7 km a realizar nos arredores de Abrantes e o primeiro sector selectivo, com cerca de 200 Km e partida de Idanha-a-Nova, terminando a etapa com um bivouac em Castelo Branco. O segundo dia de prova será a tradicional etapa por terras de Espanha, com paragem em Valverde del Fresno e bivouac este ano em Mérida, depois de duas passagens por um sector selectivo de 150 Km. Sábado marca o regresso da prova às pistas portuguesas, na zona de Mora, com um sector de 200 Km a ser disputado por duas vezes, com assistência em Mora e bivouac em Beja. O último dia de prova inclui nova dupla passagem por um sector selectivo agora de 180 Km, com partida e assistência em Beja, e chegada ao Estoril.

A2 Comunicação

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nasser Al-Attiyah na Volkswagen


A equipa da Volkswagen que irá participar no Dakar 2010 já está completa: Nasser Al-Attiyah do Qatar complementa a formação da Volkswagen , fazendo companhia ao vencedor do Dakar Ginner Giniel de Villiers (AS), a Mark Miller (EUA) e a Carlos Sainz (E). Ao lado dos pilotos estarão os experientes co-pilotos Timo Gottschalk (A), Dirk von Zitzewitz (A) e Ralph Pitchford (AS) enquanto o Espanhol Lucas Cruz Senra irá também entrar como novo membro da equipa. Ao conseguir a vitória e o segundo lugar em Janeiro, na primeira edição do Rali disputado na Argentina e no Chile , a Volkswagen entreou para a história do desporto motorizado: Foi o primeiro fabricante automóvel , em 30 anos de história do lendário rali do deserto, a conseguir vencer com um veículo equipado com motor diesel.

"A Volkswagen irá participar no Dakar Rally em 2010 com um objectivo claro : Queremos repetir o triunfo," disse o director da Volkswagen Motorsport Kris Nissen. "Uma coisa já é clara: O percurso promete ser mais duro , e o desafio ainda maior. Nós estamos perfeitamente preparados para esta tarefa : Com o seu título de campeão mundial de ralis de todo o terreno e vitórias em etapas do Dakar, Nasser Al-Attiyah já provou que está entre os melhores pilotos neste desporto. A parte dos co-pilotos também é crucial no Dakar. A contratação de Lucas Cruz Senra marca o regresso de um experiente navegador á nossa equipa."



Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk formam uma nova equipa.


Acompanhado pelo Alemão Timo Gottschalk, Nasser Al-Attiyah , irá ter a seu lado um co-piloto intimamente ligado à família Volkswagen. Natural de Berlin, o co-piloto agora com 24 anos, alcançou o sexto lugar no Dakar acompanhado por Dieter Depping (A). Tal como o seu navegador, Nasser Al-Attiyah poderá contar com a experiência em ralis e em todo o terreno. Para além das suas participações na Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno e na Taça FIA de Bajas de Todo o Terreno onde foi campeão em 2008, o piloto participou ainda nos Jogos Olímpicos na modalidade de tiro representado o seu país. Mas o piloto é ainda detentor do record em pista de várias corridas do Grupo N e do Campeonato do Mundo de Ralis. No Dakar 2009, o piloto conseguiu a vitória em 2 etapas e foi líder da geral durante algum tempo.

"O meu coração bate ao ritmo dos rali, e estou muito satisfeito por poder participar no "Dakar 2010" integrado numa equipa tão profissional como é o caso da Volkswagen,” disse Nasser Al-Attiyah. "Com a "dobradinha" alcançada este ano, a equipa provou que é a equipa a bater. Na Volkswagen, terei agora hipoteses de mostrar que sou capaz de vencer o Dakar. Irei dar tudo para alcançar este objectivo" Timo Gottschalk acrescenta: "A primeira coisa que temos que fazer é crescer como equipa o mais rápido possível nos testes e ralis de preparação. Com as suas capacidades de condução e o meu conhecimento de navegação podemos criar uma combinação muito forte."

Falado em Espanhol: Carlos Sainz e Lucas Cruz Senra formam nova dupla.


Carlos Sainz irá participar no Dakar 2010 com um novo navegador. Com Lucas Cruz Senra a juntar-se agora à equipa, o Espanhol que liderou o rali durante oito dias nem Janeiro de 2009, e decidiu a seu favor 6 de 13 possíveis etapas, irá partilhar o cockpit com um compatriota que tem experiência nos ralis de todo o terreno no seu curriculum. Para Cruz, a assinatura do contrato para ser co-piloto nos Race Touareg marca um regresso: Em 2006, Cruz que tem agora 34 de idade, foi parte da equipa do "Dakar" como co-piloto num camião de corrida. "È claro, estou muito satisfeito por regressar à equipa Volkswagen. E ter Carlos Sainz ao meu lado , ele que é um dos mais fortes e mais famosos pilotos a meu lado, dá-me uma motivação adicional," disse Lucas Cruz Senra. "Poder falar Espanhol no cockpit poderá ser uma vantagem - porque em situações extremas, as instruções precisas são absolutamente cruciais."


Não mexer numa equipa vencedora: Os vencedores do Dakar irão ter os mesmos parceiros.

Não irão haver mudanças feitas para o Dakar nas duplas vencedoras da equipa Volkswagen: O Sul Africano Giniel de Villiers, que foi o primeiro piloto do seu continente a vencer o mais duro desafio do desporto motorizado em Janeiro de 2009, irá novamente participar com o seu navegador Alemão Dirk von Zitzewitz. "Giniel e eu esperamos com ansiedade por participar no "Dakar" defendendo o título conseguido com o Race Touareg. O rali ele próprio é mais brutal opositor, mas nunca devemos subestimar as outras equipas - mas olhando para o alinhamento de pilotos, é muito provável que os nossos maiores rivais estejam dentro da nossa equipa." No ùltimo Dakar, a dupla Villiers/von Zitzewitz subiu à liderança três dias antes do fim da corrida e nunca mais de lá saiu. Os seus companheiros de equipa, Mark Miller (EUA) e o seu navegador Ralph Pitchford (AS), completaram a dobradinha da Volkswagen, tendo sido batidos por uma margem mínima, e irão competir juntos novamente em 2010.

Dieter Depping irá permancer como um elemento firme da equipa Volkswagen Motorsport: O sexto classificado do Dakar 2009, estará envolvido no programa de desenvolvimento para 2010 e irá permancer como piloto suplente.

VW Motorsport (traduzido por todoterreno.pt)

Novo camião foi hoje apresentado


Depois do trágico acidente no Dakar, Projecto desportivo de Elisabete Jacinto regressa fortalecido

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal preparam afincadamente o regresso às competições, depois de um Dakar que se revelou pródigo em mostrar as duas facetas bem distintas dos desportos motorizados. À liderança na categoria com um notável 11º lugar absoluto na etapa de abertura adveio um momento extremamente doloroso com o MAN M2000 a ser consumido pelas chamas no decorrer da quinta etapa do Rali Dakar Argentina Chile.

Numa fase da prova em que Elisabete Jacinto estava a ter uma prestação notável, o camião MAN do Team Oleoban/MAN Portugal colidiu com o Buggy de Yvan Muller, campeão do mundo de viaturas de turismo (WTCC), quando este ficou subitamente parado na pista, em consequência das dificuldades do terreno.

A densa nuvem de pó que envolvia as viaturas não permitiu que Elisabete vislumbrasse o carro parado na pista e Muller não teve tempo de accionar o alarme que soaria no camião da piloto portuguesa. O incêndio que de imediato deflagrou no Buggy SMG acabaria por passar para o camião dado que, mau grado os esforços de Elisabete Jacinto para retirar o seu camião do local, verificou-se que a estrutura do Buggy tinha ficado presa à frente do MAN.

Nada mais restou à equipa que retirar os seus haveres pessoais e algum equipamento do camião e ver com grande amargura este ser consumido pelas chamas.

Com este camião MAN, que chegou a Portugal durante o ano de 2006, Elisabete Jacinto participou com enorme sucesso no Dakar 2007 onde foi 1ª das senhoras, 7ª da categoria e 21ª da geral, tendo posteriormente alcançado o 2º lugar absoluto, tanto na edição de 2007, como na de 2008, do Rali da Tunísia, onde venceu várias etapas, feito nunca até agora conseguido por outra mulher.

Mas ciente do seu valor desportivo e da excelente notoriedade associada ao seu projecto desportivo, Elisabete Jacinto não baixou os braços e o regresso as competições está próximo.

O novo MAN TGS, hoje apresentado e cuja base foi preparada pelo construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo. Tem vindo a ser evoluído em Portugal e será com ele que Elisabete Jacinto partirá para os primeiros treinos que se disputarão em Marrocos e estará presente no Rali Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno.

“Desde que o camião chegou a Portugal não tenho parado, mas estou muito satisfeita, pois tudo tem corrido como o previsto. Vamos poder brevemente apresentar, em moldes inéditos, o nosso camião, que tem uma imagem muito mais racing” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Temos em Portugal técnicos muito qualificados e torna-se mais fácil de trabalhar pois falamos todos a mesma língua. Optámos por fazer em Portugal a caixa de carga e a suspensão. O que se fez até agora tem um enorme potencial! Se considerarmos a nova decoração e as dimensões bem mais generosas do TGS, tenho a certeza que este camião terá uma imagem marcante”.

Com o novo camião preparado para grandes desafios, Elisabete Jacinto esteve recentemente em Paris onde acompanhou a apresentação do Silk Way, a nova grande competição de todo o terreno que terá lugar em Setembro. A equipa está ainda a ponderar a possibilidade de participar neste rali: “É de facto uma prova que está a suscitar um grande interesse. Tive um convite da Kamaz que muito honrou, a mim e à equipa mas que tive de declinar por não ser compatível com o nosso actual projecto. Todavia, a organização russa manifestou claro interesse na nossa presença com este novo MAN TGS e estamos a estudar as condições para analisar se é viável”.

Se a participação em Setembro no Silk Way não se concretizar, é muito provável que Elisabete Jacinto esteja à partida no Rali de Marrocos, prova que se disputa em Outubro e onde já triunfou na classificação geral dos camiões. Depois, e tal como acontece há mais de dez anos, o mês de Janeiro está reservado para presença numa grande maratona de todo o terreno.

A2 Comunicação

terça-feira, 5 de maio de 2009

Apresentação do novo camião de Elisabete Jacinto


Parceria do SCN com Elisabete Jacinto

A realização em moldes inéditos da apresentação do MAN TGS com que Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal irão enfrentar as próximas competições de todo-o-terreno, gerou novas parcerias com destaque para o scn sportcanal (www.scn.pt) que assume as responsabilidades técnicas da emissão a ser transmitida em directo para todo o mundo, via Internet .

“O scn tem dedicado particular interesse aos desportos motorizados, dispondo actualmente de uma área no site dedicada ao acompanhamento do que ocorre diáriamente nas diversas provas. Dada a incontornável referencia que a Elisabete Jacinto é para o desporto motorizado português, não só pelos feitos alcançados, mas também pela versatilidade e vontade que tem demonstrado em competição e ao longo do seu percurso de vida, é uma honra para o scn associar-se a esta iniciativa e apoiar assim esta figura de vulto que muito tem contribuido para o sucesso do desporto motorizado português"
, explica Tiago Almeida CEO do scn sportcanal.

Rádio Clube leva ouvintes à apresentação de Elisabete Jacinto -- Estação de rádio é Media Partner do evento

O Rádio Clube Português será um dos Media Partners do evento que, na próxima 5ª feira, dia 7 de Maio, irá apresentar o novo camião MAN TGS com que Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal enfrentarão as próximas competições de todo-o-terreno. Esta apresentação, que será efectuada em moldes inéditos ao nível do desporto motorizado em Portugal, seguindo as novas tendências de comunicação que, cada vez mais, se apoiam no enorme potencial da World Wide Web, poderá ser vista em qualquer ponto do globo, já que o evento será transmitido em directo para todo o mundo, via Internet. Todavia os ouvintes do Rádio Clube Português que acompanhem a emissão do programa Janela Aberta, da próxima 4ª feira, poderão ter o privilégio de assistir, no local, a essa apresentação, caso sejam os vencedores do passatempo que irá ser efectuado no decorrer da participação de Elisabete Jacinto no referido programa.

O evento terá lugar nas instalações da Hydraplan, em Alverca, na próxima 5ª feira, dia 7 de Maio, com a transmissão em directo a ocorrer pelas 12 horas. Esta poderá ser vista no renovado site da piloto em www.elisabetejacinto.com, no site do scn sportcanal (www.scn.pt) ou no site do Rádio Clube Português em http://radioclube.clix.pt ou ainda nos Media Partners que oportunamente serão anunciados.

A2 Comunicação

domingo, 3 de maio de 2009

Terranova e Palmeiro vencem o Rali da Túnisia


Orlando Terranova e Filipe Palmeiro reclamaram a vitória para a X-raid depois dos 11 intensos dias de competição np OiLibya Tunisia Rally, mas esta vitória ficou ensombrada pelo grave acidente da dupla Russa Leonid Novitskiy e Oleg Tyupenkin, ontem , pouco depois da partida nas proximidades ainda de Ksar Ghilane. Os Russos estavam em terceiro da geral, quando uma "armadilha" de areia os surpreendeu, não tendo o piloto hipoteses de se desviar do obstáculo e tendo capotado diversas vezes , destruindo por completo o BMW X3 CC , tendo ambos os ocupantes sofrido ferimentos graves nos braços e mãos.O Francês Guerlain Chicherit, acompanhado por Tina Thörner terminou em terceiro da geral, no outro BMW, mas teve como prémio de consolação a vitória na última etapa, disputada em redor de Chamsa e Nefta este sábado.

Apenas 25 carros arrancaram para a ultima etapa, que foi dividida em 2 partes e atravessando um terreno muito variado. Terranova, acompanhado do seu co-piloto Português, arrancaram para a especial com 33m39s de vantagem sobre o segundo classificado, Christian Laveille do Team Dessoude, e limitaram-se a fazer uma viagem calma até final, conquistando assim a sua maior vitória da sua promissora carreira. "Foi um longo e díficil Rali, talvez longo demais quando temos privados em corrida" disse Sven Quandt, director da X-Raid . "Obviamente o acidente ensombrou a nossa vitória, mas não é por isso que deixa de ser uma vitória. Teriamos gostado de trazer os 3 carros até final, mas esta è a natureza imprevisivel de um desporto como os ralis de todo o terreno."

A penúltima etapa foi neutralizada depois de Novitskiy e Tyupenkin terem sofrido o acidente a alta velocidade ainda no ínicio do sector selectivo, que deveria ligar Ksar Ghilane a Tozeur. A equipa foi estabilizada no local e depois transportada de helicóptero para o hospital de Djerba onde Tyupenkin recebeu tratamento a uma lesão grave no braço, e Novitskiy à mão. A dupla será agora transferida para a Europa e depois para Moscovo para terminar o tratamento. “Foi um acidente a alta velocidade , numa zona de areia, e que estava marcada como muito perigosa no road book" disse Quandt. "O carro capotou várias vezes ao longo de 200 metros e ambos os pilotos sofreram lesões. Felizmente ambos foram transferidos rapidamente para Djerba e receberam de imediato cuidados médicos." Novitskiy era o primeiro na pista, depois de ter vencido a 9ª etapa disputada entre Oueni e Ksar Ghilane na quinta feira, mas o acidente retirou qualquer hipotese de ser terceiro na geral no final da prova.

Hoje, o Argentino da X-raid , Orlando Terranova era o líder do segunto evento FIA World Cup for Cross-Country Rallies, à partida para a última especial com 154kms de extensão, e que consitia de 2 rondas , uma com 81kms e outra com 73kms entre Chamsa e Nefta.

A X-raid dominou os acontecimentos na frente da corrida, desde que a acção começou com a super especial ,nas proximidades de Tunis , na Quinta feira 23 de Abril. Foram disputados cerca de 3000kms de especiais, de um total de 4297kms percorridos na Tunisia e na Líbia, no mais longo rali de todo o terreno do calendário FIA, com excepção do Dakar.

Fonte: www.todoterreno.pt