quinta-feira, 7 de maio de 2009

Novo camião foi hoje apresentado


Depois do trágico acidente no Dakar, Projecto desportivo de Elisabete Jacinto regressa fortalecido

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal preparam afincadamente o regresso às competições, depois de um Dakar que se revelou pródigo em mostrar as duas facetas bem distintas dos desportos motorizados. À liderança na categoria com um notável 11º lugar absoluto na etapa de abertura adveio um momento extremamente doloroso com o MAN M2000 a ser consumido pelas chamas no decorrer da quinta etapa do Rali Dakar Argentina Chile.

Numa fase da prova em que Elisabete Jacinto estava a ter uma prestação notável, o camião MAN do Team Oleoban/MAN Portugal colidiu com o Buggy de Yvan Muller, campeão do mundo de viaturas de turismo (WTCC), quando este ficou subitamente parado na pista, em consequência das dificuldades do terreno.

A densa nuvem de pó que envolvia as viaturas não permitiu que Elisabete vislumbrasse o carro parado na pista e Muller não teve tempo de accionar o alarme que soaria no camião da piloto portuguesa. O incêndio que de imediato deflagrou no Buggy SMG acabaria por passar para o camião dado que, mau grado os esforços de Elisabete Jacinto para retirar o seu camião do local, verificou-se que a estrutura do Buggy tinha ficado presa à frente do MAN.

Nada mais restou à equipa que retirar os seus haveres pessoais e algum equipamento do camião e ver com grande amargura este ser consumido pelas chamas.

Com este camião MAN, que chegou a Portugal durante o ano de 2006, Elisabete Jacinto participou com enorme sucesso no Dakar 2007 onde foi 1ª das senhoras, 7ª da categoria e 21ª da geral, tendo posteriormente alcançado o 2º lugar absoluto, tanto na edição de 2007, como na de 2008, do Rali da Tunísia, onde venceu várias etapas, feito nunca até agora conseguido por outra mulher.

Mas ciente do seu valor desportivo e da excelente notoriedade associada ao seu projecto desportivo, Elisabete Jacinto não baixou os braços e o regresso as competições está próximo.

O novo MAN TGS, hoje apresentado e cuja base foi preparada pelo construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo. Tem vindo a ser evoluído em Portugal e será com ele que Elisabete Jacinto partirá para os primeiros treinos que se disputarão em Marrocos e estará presente no Rali Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno.

“Desde que o camião chegou a Portugal não tenho parado, mas estou muito satisfeita, pois tudo tem corrido como o previsto. Vamos poder brevemente apresentar, em moldes inéditos, o nosso camião, que tem uma imagem muito mais racing” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Temos em Portugal técnicos muito qualificados e torna-se mais fácil de trabalhar pois falamos todos a mesma língua. Optámos por fazer em Portugal a caixa de carga e a suspensão. O que se fez até agora tem um enorme potencial! Se considerarmos a nova decoração e as dimensões bem mais generosas do TGS, tenho a certeza que este camião terá uma imagem marcante”.

Com o novo camião preparado para grandes desafios, Elisabete Jacinto esteve recentemente em Paris onde acompanhou a apresentação do Silk Way, a nova grande competição de todo o terreno que terá lugar em Setembro. A equipa está ainda a ponderar a possibilidade de participar neste rali: “É de facto uma prova que está a suscitar um grande interesse. Tive um convite da Kamaz que muito honrou, a mim e à equipa mas que tive de declinar por não ser compatível com o nosso actual projecto. Todavia, a organização russa manifestou claro interesse na nossa presença com este novo MAN TGS e estamos a estudar as condições para analisar se é viável”.

Se a participação em Setembro no Silk Way não se concretizar, é muito provável que Elisabete Jacinto esteja à partida no Rali de Marrocos, prova que se disputa em Outubro e onde já triunfou na classificação geral dos camiões. Depois, e tal como acontece há mais de dez anos, o mês de Janeiro está reservado para presença numa grande maratona de todo o terreno.

A2 Comunicação