quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nasser Al-Attiyah na Volkswagen


A equipa da Volkswagen que irá participar no Dakar 2010 já está completa: Nasser Al-Attiyah do Qatar complementa a formação da Volkswagen , fazendo companhia ao vencedor do Dakar Ginner Giniel de Villiers (AS), a Mark Miller (EUA) e a Carlos Sainz (E). Ao lado dos pilotos estarão os experientes co-pilotos Timo Gottschalk (A), Dirk von Zitzewitz (A) e Ralph Pitchford (AS) enquanto o Espanhol Lucas Cruz Senra irá também entrar como novo membro da equipa. Ao conseguir a vitória e o segundo lugar em Janeiro, na primeira edição do Rali disputado na Argentina e no Chile , a Volkswagen entreou para a história do desporto motorizado: Foi o primeiro fabricante automóvel , em 30 anos de história do lendário rali do deserto, a conseguir vencer com um veículo equipado com motor diesel.

"A Volkswagen irá participar no Dakar Rally em 2010 com um objectivo claro : Queremos repetir o triunfo," disse o director da Volkswagen Motorsport Kris Nissen. "Uma coisa já é clara: O percurso promete ser mais duro , e o desafio ainda maior. Nós estamos perfeitamente preparados para esta tarefa : Com o seu título de campeão mundial de ralis de todo o terreno e vitórias em etapas do Dakar, Nasser Al-Attiyah já provou que está entre os melhores pilotos neste desporto. A parte dos co-pilotos também é crucial no Dakar. A contratação de Lucas Cruz Senra marca o regresso de um experiente navegador á nossa equipa."



Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk formam uma nova equipa.


Acompanhado pelo Alemão Timo Gottschalk, Nasser Al-Attiyah , irá ter a seu lado um co-piloto intimamente ligado à família Volkswagen. Natural de Berlin, o co-piloto agora com 24 anos, alcançou o sexto lugar no Dakar acompanhado por Dieter Depping (A). Tal como o seu navegador, Nasser Al-Attiyah poderá contar com a experiência em ralis e em todo o terreno. Para além das suas participações na Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno e na Taça FIA de Bajas de Todo o Terreno onde foi campeão em 2008, o piloto participou ainda nos Jogos Olímpicos na modalidade de tiro representado o seu país. Mas o piloto é ainda detentor do record em pista de várias corridas do Grupo N e do Campeonato do Mundo de Ralis. No Dakar 2009, o piloto conseguiu a vitória em 2 etapas e foi líder da geral durante algum tempo.

"O meu coração bate ao ritmo dos rali, e estou muito satisfeito por poder participar no "Dakar 2010" integrado numa equipa tão profissional como é o caso da Volkswagen,” disse Nasser Al-Attiyah. "Com a "dobradinha" alcançada este ano, a equipa provou que é a equipa a bater. Na Volkswagen, terei agora hipoteses de mostrar que sou capaz de vencer o Dakar. Irei dar tudo para alcançar este objectivo" Timo Gottschalk acrescenta: "A primeira coisa que temos que fazer é crescer como equipa o mais rápido possível nos testes e ralis de preparação. Com as suas capacidades de condução e o meu conhecimento de navegação podemos criar uma combinação muito forte."

Falado em Espanhol: Carlos Sainz e Lucas Cruz Senra formam nova dupla.


Carlos Sainz irá participar no Dakar 2010 com um novo navegador. Com Lucas Cruz Senra a juntar-se agora à equipa, o Espanhol que liderou o rali durante oito dias nem Janeiro de 2009, e decidiu a seu favor 6 de 13 possíveis etapas, irá partilhar o cockpit com um compatriota que tem experiência nos ralis de todo o terreno no seu curriculum. Para Cruz, a assinatura do contrato para ser co-piloto nos Race Touareg marca um regresso: Em 2006, Cruz que tem agora 34 de idade, foi parte da equipa do "Dakar" como co-piloto num camião de corrida. "È claro, estou muito satisfeito por regressar à equipa Volkswagen. E ter Carlos Sainz ao meu lado , ele que é um dos mais fortes e mais famosos pilotos a meu lado, dá-me uma motivação adicional," disse Lucas Cruz Senra. "Poder falar Espanhol no cockpit poderá ser uma vantagem - porque em situações extremas, as instruções precisas são absolutamente cruciais."


Não mexer numa equipa vencedora: Os vencedores do Dakar irão ter os mesmos parceiros.

Não irão haver mudanças feitas para o Dakar nas duplas vencedoras da equipa Volkswagen: O Sul Africano Giniel de Villiers, que foi o primeiro piloto do seu continente a vencer o mais duro desafio do desporto motorizado em Janeiro de 2009, irá novamente participar com o seu navegador Alemão Dirk von Zitzewitz. "Giniel e eu esperamos com ansiedade por participar no "Dakar" defendendo o título conseguido com o Race Touareg. O rali ele próprio é mais brutal opositor, mas nunca devemos subestimar as outras equipas - mas olhando para o alinhamento de pilotos, é muito provável que os nossos maiores rivais estejam dentro da nossa equipa." No ùltimo Dakar, a dupla Villiers/von Zitzewitz subiu à liderança três dias antes do fim da corrida e nunca mais de lá saiu. Os seus companheiros de equipa, Mark Miller (EUA) e o seu navegador Ralph Pitchford (AS), completaram a dobradinha da Volkswagen, tendo sido batidos por uma margem mínima, e irão competir juntos novamente em 2010.

Dieter Depping irá permancer como um elemento firme da equipa Volkswagen Motorsport: O sexto classificado do Dakar 2009, estará envolvido no programa de desenvolvimento para 2010 e irá permancer como piloto suplente.

VW Motorsport (traduzido por todoterreno.pt)