sábado, 16 de maio de 2009

Palco difícil para trio de luxo


Baja Serra de Monchique é o quarto acto de uma luta a três pelo ceptro de campeão nacional de Todo-o-Terreno.

Tradicionalmente muito dura e apontada como uma das mais exigentes da época, a prova serrana promete deixar marcas com um best-of dos melhores 150 quilómetros das últimas edições a ser percorrido duas vezes.

A proposta do Clube Automóvel do Algarve, organizador do evento, é esta. Mas como se vai distribuir o pódio?

Carlos Sousa chega e sairá líder enquanto Miguel Barbosa e Filipe Campos não desarmam e esperam um bom resultado nos trilhos do barlavento algarvio para pôr em cheque o piloto, celebrizado pelas participações no Dakar, e reduzir atrasos.

Para este, o regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) não poderia estar a correr melhor, com três vitórias em outras tantas provas. A 23 e 24 de Maio, espera repetir a dose e somar mais uma no currículo.

Montado num Mitsubishi Racing Lancer único em Portugal, tem consciência que “ter um carro menos competitivo e a longa ausência no campeonato” não jogam a seu favor mas esta primeira fase do época “está a ser um grande amargo de boca para muita gente” que não esperava tão bons resultados.

Sousa é cauteloso e recusa o rótulo de imbatível, referindo ainda que “a pressão ainda não está do lado de ninguém”. “Qualquer um dos dois [adversários] tem argumentos e andamento para dar a volta ao campeonato”, resume.

Três vezes campeão nacional, Miguel Barbosa tem estofo para ir buscar a vitória mas não esquece o desaire de 2008: “A prova de Monchique costuma ser bastante dura pelo seu traçado sinuoso e lento e pelo calor que se faz sentir na altura da prova”.

Mostrando que o abandono do ano passado é esquecido, traça a estratégia para contrariar o favoritismo de Carlos Sousa: “atacar desde início e dar o máximo”. O título ainda é possível e relembra que a equipa está em “segundo lugar e ainda faltam muitas provas e pontos” mas não esquece que os “adversários estão muito fortes e bem apetrechados”.

O campeão em título Filipe Campos é um deles. Já leva 14 pontos de atraso para o líder do CPTT. Nada que impressione o piloto da Yser Racing Team ao BMW X3 CC, máquina semelhante à do Miguel Barbosa. De boa memória, relembra que após ganhar esta prova no ano passado ficou “com uma vantagem bastante grande” que aumentou até final do Campeonato.

“Este ano está mais difícil e não há margem para erros”, confessa. Agora resta “não ter furos e ganhar para recuperar pontos”. A estratégia para revalidar o título até parece simples: “Ganhar quase tudo e esperar que os adversários pontuem menos”.

Empatados no jogo das declarações, o tira-teimas é ao vivo e a cores em Monchique a 23 e 24 de Maio.

A Baja Serra de Monchique conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Monchique, da CARMIM, da Solverde – Casinos do Algarve e o apoio das Câmaras Municipais de Odemira, Ourique e Silves, da Xesequipa, da Selènia Motor Oil e da Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort.

Clube Automóvel do Algarve