domingo, 3 de maio de 2009

Terranova e Palmeiro vencem o Rali da Túnisia


Orlando Terranova e Filipe Palmeiro reclamaram a vitória para a X-raid depois dos 11 intensos dias de competição np OiLibya Tunisia Rally, mas esta vitória ficou ensombrada pelo grave acidente da dupla Russa Leonid Novitskiy e Oleg Tyupenkin, ontem , pouco depois da partida nas proximidades ainda de Ksar Ghilane. Os Russos estavam em terceiro da geral, quando uma "armadilha" de areia os surpreendeu, não tendo o piloto hipoteses de se desviar do obstáculo e tendo capotado diversas vezes , destruindo por completo o BMW X3 CC , tendo ambos os ocupantes sofrido ferimentos graves nos braços e mãos.O Francês Guerlain Chicherit, acompanhado por Tina Thörner terminou em terceiro da geral, no outro BMW, mas teve como prémio de consolação a vitória na última etapa, disputada em redor de Chamsa e Nefta este sábado.

Apenas 25 carros arrancaram para a ultima etapa, que foi dividida em 2 partes e atravessando um terreno muito variado. Terranova, acompanhado do seu co-piloto Português, arrancaram para a especial com 33m39s de vantagem sobre o segundo classificado, Christian Laveille do Team Dessoude, e limitaram-se a fazer uma viagem calma até final, conquistando assim a sua maior vitória da sua promissora carreira. "Foi um longo e díficil Rali, talvez longo demais quando temos privados em corrida" disse Sven Quandt, director da X-Raid . "Obviamente o acidente ensombrou a nossa vitória, mas não é por isso que deixa de ser uma vitória. Teriamos gostado de trazer os 3 carros até final, mas esta è a natureza imprevisivel de um desporto como os ralis de todo o terreno."

A penúltima etapa foi neutralizada depois de Novitskiy e Tyupenkin terem sofrido o acidente a alta velocidade ainda no ínicio do sector selectivo, que deveria ligar Ksar Ghilane a Tozeur. A equipa foi estabilizada no local e depois transportada de helicóptero para o hospital de Djerba onde Tyupenkin recebeu tratamento a uma lesão grave no braço, e Novitskiy à mão. A dupla será agora transferida para a Europa e depois para Moscovo para terminar o tratamento. “Foi um acidente a alta velocidade , numa zona de areia, e que estava marcada como muito perigosa no road book" disse Quandt. "O carro capotou várias vezes ao longo de 200 metros e ambos os pilotos sofreram lesões. Felizmente ambos foram transferidos rapidamente para Djerba e receberam de imediato cuidados médicos." Novitskiy era o primeiro na pista, depois de ter vencido a 9ª etapa disputada entre Oueni e Ksar Ghilane na quinta feira, mas o acidente retirou qualquer hipotese de ser terceiro na geral no final da prova.

Hoje, o Argentino da X-raid , Orlando Terranova era o líder do segunto evento FIA World Cup for Cross-Country Rallies, à partida para a última especial com 154kms de extensão, e que consitia de 2 rondas , uma com 81kms e outra com 73kms entre Chamsa e Nefta.

A X-raid dominou os acontecimentos na frente da corrida, desde que a acção começou com a super especial ,nas proximidades de Tunis , na Quinta feira 23 de Abril. Foram disputados cerca de 3000kms de especiais, de um total de 4297kms percorridos na Tunisia e na Líbia, no mais longo rali de todo o terreno do calendário FIA, com excepção do Dakar.

Fonte: www.todoterreno.pt