segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Excelente Etapa para a Equipa Portuguesa de Leiria

4º LUGAR PARA PAULO RUI FERREIRA E JORGE MONTEIRO ENTRE OS AUTOMÓVEIS
Apesar de ter sido um dia muito duro e desgastante, o PRF Racing Team obteve um excelente resultado ao longo dos 432 km de hoje, percorridos entre Tagounite e Oued Draa. Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro alcançaram um excelente 4º lugar entre os automóveis e o 5º na classificação conjunta, tendo sido batidos pelo camião do russo Shibalov por escassos minutos. Ficando mesmo à beira do pódio entre os automóveis, a Nissan Navara Off Road dos portugueses apenas foi batida por Schlesser que voltou a ganhar a etapa, e pelos Toyota de Pelichet e Loomans.
Com este fantástico resultado, a dupla de Leiria sobe ao 5º lugar entre os automóveis e à 7ª posição da classificação geral conjunta. Pode afirmar-se que foi um dia em cheio!
“Correu tudo muito bem, apesar de ter sido um dia muito duro e demasiado longo. Depois de termos ultrapassado as dunas e areias do Erg Chegaga, surgiram os maus pisos com valas, buracos e muita pedra solta. O pó foi outro dos grandes problemas do dia, mas lá conseguimos ultrapassar mais este desafio com um resultado que considero positivo. Vamos fazer a passagem de ano no acampamento com toda a caravana, preparando já a etapa de amanhã que também se prevê bastante desgastante. Eu, o Jorge e a Nissan Navara, estamos em perfeitas condições para fazer frente a mais uma etapa”, afirmou, entusiasmado, Paulo Rui Ferreira.
Apesar do mau piso ter marcado a etapa de hoje, a navegação não causou problemas à formação de Leiria. Jorge Monteiro já está a preparar a etapa de amanhã.
“Até agora a navegação tem sido uma boa surpresa. O road book tem batido sempre certo, e estou a entender-me bem, sem ter qualquer tipo de percalços. Já estou a preparar a próxima etapa, que espero continue a correr tão bem como até aqui”, disse Jorge Monteiro. Depois de uma passagem de ano no acampamento, na companhia de um céu que se espera estrelado, a caravana irá percorrer no primeiro dia de 2013 mais 451 km, dos quais 343 disputados ao cronómetro. Entre Oued Draa e Gwirad Larjam esperam-se mais surpresas no traçado, confiando que sejam positivas para Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro e para toda a estrutura do PRF Racing Team.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro no Top Ten

Equipa de Leiria passou pelo 6º lugar, mas terminou em 8º

Uma boa prestação para o PRF Racing Team no primeiro dia de competição do Sonangol África Eco Race. Com muito entusiasmo, a dupla de Leiria imprimiu um bom ritmo à Nissan Navara Off Road, chegando mesmo a registar um 6º lugar da classificação geral à passagem por CP3. No entanto, num mar de dificuldades, nem tudo foram rosas.

“Encontrámos um pouco de tudo ao longo dos mais de 400 km desta etapa. Pisos sempre muito diferentes, com constantes mudanças de ritmo, que nos obrigaram naturalmente a ter algum cuidado. Tudo estava a correr bastante bem, mas a cerca de oitenta quilómetros do final da especial, partiu-se um apoio do amortecedor da frente direito da Nissan Navara. A partir daí, optámos por um andamento mais moderado para não correr riscos. É claro que um sexto lugar seria melhor que um oitavo, mas estamos ainda no princípio da prova, e há que pensar no dia de amanhã. Em relação à navegação não encontrámos grandes dificuldades”, afirmou com otimismo Paulo Rui Ferreira.

Jean Louis Schlesser foi o mais rápido nesta etapa, seguido por Pelichet a quase cinco minutos de distância. O PRF Racing Team encontra-se na 8ª posição, mas apenas a três minutos do 7º lugar e a menos de dez minutos do 6º posto. Um resultado que se pode considerar bastante positivo para a equipa de Leiria.

Para amanhã, uma pista dura e desgastante com 433 km de especial e cerca de cem quilómetros de ligação, com alguma areia, mas poucas dunas. Entre Tagounite e Oued Draa, a navegação vai ser importante, com Jorge Monteiro a mostrar-se bastante atento para que o PRF Racing Team possa voltar a brilhar no Sonangol África Eco Race de 2013.

G-Forca cautelosa na abordagem ao Dakar

A equipa Russa G-Force, liderada pelo bem conhecido Boris Gadasin irá este ano fazer a sua estreia no Dakar. A equipa mostra-se cautelosa e até algo calculista quanto á tática a adoptar no "mais duro rali do mundo". Certamente que, apesar de ser a sua primeira vez neste evento, já saberão bem quais os desafios e dificuldades que têm pela frente durante das duas duras semanas que vão passar na América do Sul. Para 2013 a equipa assume como principal objectivo ganhar o máximo de experiência possível, mas ainda assim vão piscando o olho aos lugares dentro do top 10.

Boris Gadasin: "Não iremos mostrar o nosso ritmo mais elevado logo no ínicio. O nosso objectivo é afinar o trabalho de equipa, de resolver todas as questões logísticas e garantir tudo está bem organizado e que os nossos mecânicos não se deixam atrasar. Só nestes detalhes já o Dakar é uma corrida absolutamente única. As ligações entre especiais são muito longas, muito mais do que em qualquer outro rali do mundo. É por isso que queremos enfrentar o Dakar no máximo de distância possivel e com o máximo de carros possível. Isso irá dar-nos a experiência necessária para o futuro, para que nos anos seguintes nos possamos concentrar em outras questões. No entanto, isto não significa que vamos andar devagar. O objectivo é seguir ao nosso ritmo normal e não nos preocuparmos com os outros. Eu penso que será possivel terminármos entre a 10ª e a 15ª posição. No entanto, se a situação nos for favorável, o nosso objectivo é conseguir ficar no Top10."

O Rali Dakar irá começar a 5 de Janeiro em Lima no Peru, passando depois pela Argentina e terminando no Chile 2 semanas depois.

Fonte: todoterreno.pt

Mário Patrão de partida para a América do Sul

Português é o único piloto em Suzuki no Dakar!

O estreante português na maior e mais importante prova de Todo-o-Terreno do mundo está de partida para a América do Sul. Participar no Rali Dakar é o cumprir de um dos principais objetivos da carreira desportiva do piloto Mário Patrão.

O projeto foi trabalhado com antecedência, mas foi nos últimos meses que a preparação subiu de intensidade. «No último ano tenho feito uma preparação física específica, essencialmente resistência. A navegação, por ser o campo onde mais preciso de evoluir, tem sido um dos principais alvos do meu treino e também treinei bastante com o ‘Road-Book’ entre Portugal e Marrocos nos últimos meses.» Confessou o piloto da Suzuki.

Habituado a provas de curta duração, quinze dias em ritmo de competição e mais de oito mil quilómetros de percurso tornaram-se nas principais ‘ameaças’ que Patrão quer combater. «Um dos maiores esforços que tenho feito é mudar a minha programação, isto é, estou treinado para pensar e andar o mais rápido possível e agora tenho de fazer o exercício ao contrário, pensar com mais calma e rolar proporcionalmente!» Explicou o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno.

Já na América do Sul, Patrão dará prioridade ao objetivo de levar até ao fim a maratona. «Esta é a minha primeira vez no Dakar, o meu grande objetivo é terminar a prova», disse, ainda que atento a «ficar o melhor classificado possível, mas focado em terminar!» Frisou.

O piloto senense, que conta com a inteira confiança do Crédito Agrícola no Rali Dakar, será o único representante de uma moto Suzuki em prova. «Se chegar ao final, desenvolvo uma nova moto nunca antes utilizada! Analisei várias possibilidades, mas acabei por optar por aquela que realmente queria, a que mais me entusiasmava e me dava confiança. Sinto-me um privilegiado por ser o primeiro piloto Suzuki na história do Dakar. A Suzuki RMZ450X Rally é uma moto muito jovem, inovadora e que deriva de uma projeto pessoal. Espero levá-la a Santiago do Chile!» Concluiu.

O Rali Dakar tem início a 5 de Janeiro na capital peruana de Lima e termina no dia 20 na cidade de Santiago do Chile. Pelo meio ficam ainda as etapas em solo argentino.

Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro ansiosos por competir

Etapa Inaugural foi cancelada

A equipa portuguesa vai ter de esperar mais um dia para poder competir nas aliciantes pistas marroquinas. A etapa inaugural, inicialmente prevista para hoje, foi cancelada devido a atrasos nas verificações técnicas, e consequente transporte das equipas auto para Marrocos.

A etapa de hoje entre Nador e Boudnib era bem conhecida pela equipa portuguesa, devido às últimas edições do Rali de Marrocos.

“Foi uma pena, pois conhecíamos bastante bem este percurso e poderíamos ter alcançado um bom resultado. A navegação estava bem estudada pelo Jorge e eu também tinha um bom conhecimento da zona, embora o percurso fosse diferente. Julgo que teria sido uma etapa para a nossa equipa poder brilhar. Não faz mal, fica para amanhã”, afirmou com entusiasmo Paulo Rui Ferreira.

O PRF Racing Team prepara-se agora para os 431 kms da etapa de amanhã, que vai ligar Boudnib a Tagounite, com pistas de pedra, areia e até algumas dunas. Uma típica etapa africana com constante mudança de pisos, embora seja relativamente fácil em termos de navegação.

Paulo Rui Ferreira, Jorge Monteiro e a Nissan Navara Off Road estão ansiosos por competir, para tentar alcançar cedo um resultado positivo para Leiria e para as cores do PRF Racing Team.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Etapas 2 e 3 do Dakar Desert Challenge: Às portas do Deserto

Depois de uma jornada de mais de 540 kms que ligou Coruche a Marrocos, naquela que foi a Etapa 2, o Dakar Desert Challenge partiu esta manhã de Tanger, capital da região marroquina de Tânger-Tetuão, rumo a sul. A caravana cruzou a costa norte atlântica do território maroquino até ao início da tarde, a ligação até Marrakech constituiu a segunda parte da Etapa 3. Localizada no Alto Atlas, a “cidade vermelha“, um dos nomes pelo qual Marrakech é conhecida, foi o destino final da Etapa 3.

Marrakech é a porta do sul para a expedição Dakar Desert Challenge, lugar simbólico para os viajantes que anseiam pelo encontro emotivo com o deserto sahariano. Amanhã, 28 de Dezembro, segue-se outra longa etapa, com mais de 500 kms, e será nesta etapa o primeiro encontro com as tão desejadas pistas. O desejo de chegar ao Sahara é grande, as dificuldades que participantes e máquinas irão enfrentar não serão menores. O desafio começa agora!

Fort Bou-Jerif, antigo forte da Legião Francesa, é o destino final da Etapa 4 do Dakar Desert Challenge.

MAN TGS de Elisabete Jacinto já cumpriu as verificações e arranca amanhã para a corrida

• 8 Camiões competem por lugar no pódio

• Piloto averbou o 2º lugar na categoria destinada aos camiões, em 2011

O MAN TGS de Elisabete Jacinto cumpriu hoje as verificações técnicas e administrativas da 5ª edição do Africa Eco Race 2013, em Almeria, Espanha e aguarda a partida para Nador, no Norte de Marrocos, onde tem lugar a primeira etapa desta grande maratona africana que começa já amanhã.

O Team Oleoban/MAN Portugal que terminou de forma brilhante a passada edição do Africa Eco Race, tendo conquistado o 2º lugar entre os camiões e a 4ª posição da classificação geral conjunta auto/camião e que alcançou o terceiro lugar no Rali de Marrocos, em Outubro, vai debater-se com equipas de peso.

Aos comandos do seu potente MAN TGS de série, Elisabete Jacinto está apostada em lutar pela vitória na mais importante prova africana de todo-o-terreno, na qual vai competir com verdadeiros camiões de corrida. São oito os que este ano entram na disputa por um lugar no pódio.

O MAN TGS, com desempenho irrepreensível em pista, terá pela frente como mais direto adversário, o checo Tomas Tomecek, muito temido nas areias da Mauritânia, e vencedor das duas últimas edições desta grande maratona africana de todo-o-terreno. Para fazer frente às dunas o Team Oleoban/MAN Portugal conta com a robustez e fiabilidade do seu TGS. A dificultar a vida está também a equipa russa Kamaz e o húngaro Miklos Kovacs, vencedor em 2010, que regressa aos comandos de um Scania.

No total são 11 etapas, 13 dias, 5796 quilómetros distribuídos entre Marrocos, Mauritânia e Senegal. O fim do rali é a 9 de Janeiro de 2013 e será mais uma vez feito em Dakar, onde ocorrerá a já habitual especial nas margens do mítico Lago Rosa.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Verificações do Africa Eco Race começam hoje

A maior maratona africana de todo-o-terreno da atualidade, o Sonangol Africa Eco Race 2013 tem início hoje em Saint Cyprien, França, onde a maioria das equipas irá fazer as verificações administrativas e técnicas.

A exceção a esta regra é aberta às equipas portuguesas e espanholas que farão os controlos amanhã em Almeria, Espanha. A organização permite esta alteração ao calendário para que os pilotos e equipas possam usufruir das celebrações de Natal com as famílias.

Este ano o Africa Eco Race 2013 vai percorrer, ao longo de 11 etapas, 5796 quilómetros que serão distribuídos entre Marrocos, Mauritânia e Senegal. O fim do rali, marcado para o dia 9 de Janeiro de 2013, será mais uma vez feito em Dakar, onde será realizada a já habitual especial nas margens do mítico Lago Rosa.

Este rali vai contar com diversas novidades no percurso que vão tornar a corrida ainda mais exigente e ainda com uma corrida especial, o Sonangol Africa Race Classic, onde vão competir veículos construídos antes de 1986.

A 5ª edição deste rali conta com 100 inscritos, entre os quais 8 camiões, cerca de 60 carros e 30 motos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mário Patrão intensificou o Dakar com a RS Training!

A 35.ª edição do Rali Dakar está cada vez mais próxima do seu arranque oficial. Em estreia na mítica prova de Todo-o-Terreno mundial estará o piloto Mário Patrão, Pluri-Campeão Nacional na modalidade e que agora testa capacidades na prova-rainha.

A prova atravessa três países sul-americanos em 2013, Peru, Argentina e Chile, num total de mais de oito mil quilómetros por entre pisos secos, húmidos, pedregosos e de areia.

O Rali Dakar é sem dúvida a prova mais dura do mundo e de elevada intensidade física. «Falta muito pouco tempo para dar início à minha primeira participação no Rali Dakar, serão 15 dias de prova em ritmo de competição e mais de 8.000 quilómetros a percorrer. Para conseguir ultrapassar todas as dificuldades desta duríssima competição seria preciso estar a 100% das minhas capacidades físicas e, para tal, aliei-me ao preparador físico Rui Sousa e à RS Training de forma a garantir que consiga estar no auge da minha forma física durante todo a prova», explicou Mário Patrão.

O trabalho físico do piloto da Suzuki tem sido bastante evolutivo e eleva as expetativas para a concretização da totalidade do próximo Rali Dakar. «Desde que eu e o Rui iniciámos esta parceria, a evolução tem sido sempre progressiva e muito positiva. Sinto-me bastante apto para poder cumprir fisicamente todas as etapas!» Confessou o ‘Mr. Baja’.

Também Rui Sousa, especialista em preparação física a cargo da RS Training, confirmou as mais-valias de uma boa adaptabilidade e resistência a tão extensa maratona de Todo-o-Terreno. «O Mário é um piloto muito empenhado e com muito talento. Deste que iniciámos o nosso trabalho, todos os indicadores têm sido muito positivos e mostram que ele estará no Dakar no máximo das suas capacidades!» Frisou o preparador físico.

Mário Patrão parte para a América do Sul já no próximo dia 30 de Dezembro, com o Dakar Peru Argentina Chile 2013 a arrancar a 5 de Janeiro de 2013 da capital peruana rumo a Santiago do Chile.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dakar Desert Challenge: tudo a postos para a Grande Aventura Africana!

Coruche é por estes dias destino de grandes viajantes. As primeiras dificuldades das 14 equipas em Moto, 20 equipas em 4x4 e 1 equipa em 4x2 que alinham na primeira edição do Dakar Desert Challenge já foram ultrapassadas nos últimos meses, agora é a hora de viver o sonho de chegar a Dakar, um desafio de mais de 4000 quilómetros para pessoas e máquinas, 14 etapas de pura aventura que não deixarão ninguém indiferente.

A primeira etapa do Dakar Desert Challenge decorre totalmente em Coruche durante o dia 26 de Dezembro. Entre as 10h e as 12h realizam-se verificações administrativas e técnicas e às 14:30h é dada a partida para a primeira etapa, Coruche / Coruche, numa distância de cerca de 30 quilómetros. A partir das 16:30h as viaturas participantes ficam em parque fechado e poderão ser vistas pelo público. A partir das 21:30h realiza-se a Dakar Party no bar Pátio Andaluz, momento de confraternização entre participantes e público aficionado das grandes viagens!

O público poderá durante todo o dia 26 de Dezembro, no espaço Dakar Desert Challenge junto à Praça de Toiros de Coruche, interagir com os participantes e conhecer um pouco do primeiro país africano que recebe a expedição, Marrocos, bebendo um chá de menta numa tenda Berbere e ficando conhecer melhor a cultura marroquina.

A partida para a segunda etapa, Coruche / Tanger, realiza-se a partir das 7:30h do dia 27 de Dezembro.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PRF Team com Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro quer chegar ao Lago Rosa

LEIRIA PRESENTE NA GRANDE MARATONA ATÉ DAKAR

A apresentação e largada formal, foi hoje em Lisboa, o destino fica marcado para o Lago Rosa no Senegal a 9 de Janeiro. Uma aventura longa que encarna o espírito aventureiro das míticas maratonas até Dakar. Foi este o apelo a que não conseguiram resistir Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro que apontam para duas semanas de intensa aventura aos comandos da Nissan Navara Off Road do PRF Team.

Entre especiais e ligações, vão ser quase seis mil quilómetros divididos por 11 etapas percorridas em solo marroquino e mauritano. No Senegal faz-se a festa junto ao Lago Rosa, depois de mil aventuras vividas no meio de muita areia, dunas intransponíveis e um espírito de aventura difícil de igualar.

Desde a participação no Estoril/Marrakech em 2010 que Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro se deixaram conquistar pelo charme do deserto. Este foi o começo ideal para mais aventuras que se concretizaram em 2011 e 2012 com duas participações no Rali de Marrocos e um excelente 9º lugar da geral conquistado na edição deste ano.

Para esta equipa de Leiria, o Dakar continua a ser em África.

“Esta é a aventura de uma vida! Um desafio sem qualquer interesse comercial, mas que nos irá dar um grande prazer. Para quem gosta verdadeiramente de TT e de maratonas, o África Race é a prova indicada. Estamos confiantes que iremos fazer uma prova sem grandes dificuldades e chegar a Dakar será o grande objectivo. A classificação não é o mais importante”, afirma, entusiasmado, Paulo Rui Ferreira.

Uma competição deste tipo exige uma intervenção vital do navegador. Jorge Monteiro estreou-se em provas africanas no Estoril/Marrakech em 2010, mas está confiante que tudo irá correr pelo melhor.

“Aqui o navegador é mesmo preciso. Todos os dias estamos a aprender, pois existe sempre a necessidade de muita navegação sem referências. Foi assim nas três provas africanas em que já participámos e será por certo igual nesta nova aventura”, refere Jorge Monteiro, sem qualquer tipo de apreensão.

Depois do último Rali de Marrocos, a Nissan Navara Off Road, adquirida pelo PRF Team para este tipo de provas, é preparada e assistida pela MRacing de Manuel Russo, e está pronta para enfrentar mais este grande desafio.

As verificações técnicas estão marcadas para 27 de Dezembro em França, e a competição ao cronómetro começa em Marrocos no próximo dia 29, com a etapa inaugural a disputar-se entre Nador e Boudnib. Pela frente vão encontrar mais de três mil quilómetros de classificativas ao longo de onze dias de intensa competição. Um desafio que Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro vão querer consumar, para levar o PRF Team até Dakar.

Marc Coma fora do Dakar 2013

KTM, the brand whose factory teams and bikes have sealed eleven consecutive Dakar Rally victories announced in a press conference in Barcelona on Friday that one of its key riders, Spaniard Marc Coma will be unable to ride in the 2013 edition of the world’s most famous rally.

Coma, who injured his shoulder in an accident in the Morocco Rally in October is not completely fit. The team has therefore decided he should not tackle the event that involves more than 8000 km of perilous riding over the world’s toughest offroad terrain through Peru, Argentina and Chile.

“Marc is one of our key riders and together with his teammate Cyril Despres has giving KTM the last seven Dakar titles. While we are disappointed that he is unable to ride, the health and welfare of our factory riders is the most important consideration. If he is not 100 percent fit, it is better for him to sit out the 2013 rally,” said KTM factory team manager Alex Doringer. Coma, winner of three Dakar titles and the reigning World Cross Country World Championship is, together with his teammate Despres, recognized as one of the world’s finest exponents of rally sport.

A deeply disappointed Coma spoke after the press conference saying: “We worked really hard with the doctors and the physiotherapists right up until the last minute but we have to be realistic. One of the muscles in my shoulder is still giving me problems and there is a lack of movement. This is the logical consequence and we must be honest and clear about the situation.”

Coma, who will now concentrate his efforts on regaining complete fitness ahead of the rest of the 2013 season and looking forward to the Dakar 2014 said he was sad for the team but underlined that the Dakar is a ‘winning project’ for KTM so there was no alternative than to make this announcement. Team manager Alex Doringer said he hoped Marc would be at the start in Lima to wish the team well and see them launch their attack.


Doringer underlined that in view of the high profile that the Dakar Rally has for KTM, that the company had always taken the precaution of having a reserve rider registered with the Dakar organizers, ASO. He said they had now given the green light for the accredited reserve rider to step in and ride Coma’s KTM 450 Rally bike.

“We always took the precaution to have a reserve rider properly registered in case of such circumstances and it will be KTM USA’s Kurt Caselli who will step in to ride Coma’s bike. We want him to ride the Dakar without any pressure, embrace the adventure and learn from the experience,” Doringer said.

Caselli is at the forefront of the US offroad scene and is the current AMA National Hare and Hound Champion. He is a multiple national title winner in premium US offroad events, has been a stalwart in the US International Six Days Enduro (ISDE) Championship and was a member of the KTM team that recently finished second in the 2012 edition of the legendary Baja 1000. Caselli’s start number is yet to be confirmed.

Kurt Caselli: “It has always been a goal in my career to compete in the Dakar. There would be no way possible for me to achieve this without the ongoing support of KTM. To be able to race the greatest off road race in the world aboard the best bike in the world is truly a blessing. This is not only a milestone in my career but also in my life.”

Foto: KTM Images

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Herbalife alia-se à Equipa Bianchi Prata para o Dakar´13

Tornou-se hoje oficial a ligação entre o Team Bianchi Prata à Herbalife aquando a apresentação do novo capacete do piloto Pedro Bianchi Prata, by PIKAPEDRA.com, para o Rally Dakar 2013.

Durante os últimos meses, o piloto testou produtos da Herbalife, comprovando a sua eficácia através dos excelentes resultados alcançados.

Em declarações, Pedro Bianchi Prata tece agradecimentos e explica como vai usar os produtos da Herbalife: “ Vou utilizar os produtos como suplemento alimentar durante todo o rally e tenho total certeza que estes irão ser uma mais-valia no resultado final. Quero agradecer ao presidente Mário Fernandes por ter acreditado em mim bem como aos presidentes Victor Pereira, Elisabete Fernandes e Juventino Fernandes por contribuírem para que a minha participação do Rally Dakar 2013 esteja mais perto de se tornar realidade. O meu muito obrigado também a Paulo Marques por me ter apresentado esta nova aventura na minha vida, que é a Herbalife. “

A conhecida empresa de nutrição apoiará o piloto português na conquista do seu sonho, a sua sexta participação no Dakar´13.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Hélder Rodrigues, nº1 da Honda, quer ganhar o Dakar

Teve hoje lugar no espaço TMN ao Vivo, a Conferência de Imprensa relativa à participação do piloto Hélder Rodrigues na 35ª edição do Dakar. Campeão do Mundo em 2011, Hélder Rodrigues foi o eleito da Honda para ser o piloto nº 1 da sua equipa. O construtor nipónico estava afastado desde 1989 das competições de todo-o-terreno, modalidade onde se destacou na década de 80, particularmente através da conquista de cinco edições do mítico Paris Dakar.

Para o piloto português: “ Estou muito satisfeito por estar de regresso à Honda, onde eu vivi das melhores experiências da minha vida enquanto piloto. É uma honra representar a Honda neste seu regresso ao Dakar. Vai ser uma participação muito importante, tanto para a marca, como para mim.”.

Ao longo destes quase cinco meses, desde que o anúncio oficial foi feito, tem sido desenvolvida uma preparação intensiva tanto por parte do piloto como da sua equipa com vista à uma participação na máxima força na próxima edição do rali Dakar, que este ano arranca de Lima, capital do Peru, no próximo dia 5 de Janeiro. No plano desportivo é de destacar a excelente prestação de Hélder Rodrigues no Rali de Marrocos, onde venceu logo de entrada a primeira etapa que disputou aos comandos da Honda CRF450 Rally.

Na contagem decrescente para o Dakar 2013, prova em que Hélder Rodrigues subiu ao pódio nas duas anteriores edições, o piloto da Honda, Red Bull e TMN salientou que: “é muito importante ir bem preparado para qualquer corrida. Só assim se conseguem ganhar as grandes maratonas de todo-o-terreno. Antes de Marrocos treinei muito, o que me permitiu entrar muito bem nesse Rali e dessa forma poder superar pilotos como o Marc Coma e o Cyril Despres. Foi o primeiro shakedown da Honda para o Dakar e desde então a equipa HRC tem estado a trabalhar afincadamente para que nada falhe na América do Sul. Estou efetivamente muito confiante em que é possível ganhar o Dakar 2013”.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

X-Raid com sete carros no Rally Dakar 2013

• The line-up comprises six MINIs ALL4 Racing and one BMW X3 CC

• Ten service trucks and two race trucks for the on-site support

Seven racing cars – six MINI ALL4 Racing and one BMW X3 CC, ten service trucks and two race trucks were shipped to Peru in late November: Team X-raid is going to contest the 8.300-kilometre event across South America with a true armada of vehicles.

The four Monster Energy X-raid Team pairings were confirmed earlier, this year: the French winners of the 2012 Dakar – Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret, Nani Roma (ESP) and Michel Périn (FRA), the Russian pairing Leonid Novitskiy and Konstantin Zhiltsov and Poland’s Krzysztof Holowczyc with his navigator Filipe Palmeiro (POR).

In addition, the X-raid Team colours will be represented by another three pairings: Both Boris Garafulic (CHI)/Gilles Picard (FRA) and the Germans Stephan Schott / Holm Schmidt will make a debut, in the forthcoming Dakar: they are gong to race the event for the first time with a MINI ALL4 Racing. The only BMW X3 CC entered by the Trebur based team will be raced by the Argentinean Orlando Terranova and his Portuguese co-driver Paulo Fiúza.

“We can rely on drivers we know really well, this year,” says Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “Nearly all of them already raced the 2012 Dakar for us. And Orlando did so in 2011.”

The 2013 Dakar Rally will be started on 05th January in Peru’s capital, Lima. From there, the event takes the field along the cost southwards. Following a short detour to Chile, the competitors will drive – via the Andes – to Argentina. There, San Miguel de Tucuman will be the rest day, scheduled for 13th January. Afterward, the drivers will have to cope with the famous dunes of Fiambala to then cross the Andes to Chile. On 20th January, the vehicles will cross the finish line of the 2013 Dakar in Chile’s capital, Santiago.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Vídeo: Equipa Confrasilvas nas 24 H TT Vila de Fronteira

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Única dupla nacional presente no Dakar 2013 foi apresentada esta quarta-feira na China

Juntos pela primeira vez, Carlos Sousa e Miguel Ramalho integram a equipa oficial da Great Wall Motors na 35ª edição do maior e mais difícil rali do mundo, entre 5 a 20 de janeiro

Capital da República Popular da China, com uma população de 10,3 milhões de habitantes, Pequim foi a cidade escolhida pela Great Wall Motors para a apresentação da sua equipa na 35ª edição do Dakar, numa cerimónia realizada esta quarta-feira perante mais de centena e meia de jornalistas e onde marcaram presença, além de Zhou Yong e Pascal Maimon (19ºs em 2012), os portugueses Carlos Sousa e Miguel Ramalho, a única dupla nacional a competir em 2013 na categoria automóvel.

Sexto classificado na última edição, garantindo o melhor resultado de sempre de um construtor chinês no Dakar, Carlos Sousa volta a ser a grande esperança da Great Wall neste seu segundo ano de ligação ao maior exportador automóvel da China, líder de mercado no segmento dos SUV e das Pick-Up, com presença em mais de 100 países do mundo.

No ano em que celebra 25 anos de carreira e se prepara para estar à partida do seu 14º Dakar, Carlos Sousa foi naturalmente o alvo principal dos muitos jornalistas chineses presentes nesta conferência de imprensa, desdobrando-se em entrevistas e sessões fotográficas, perdendo conta aos autógrafos distribuídos junto da sua cada vez mais numerosa legião de fãs.

“É um país que despertou em definitivo para o Dakar e que tem hoje já uma outra perceção do impacto e do potencial mediático que gira em torno desta prova. Apesar de esta ligação ser ainda muito recente, o resultado de 2012 acelerou em muito esta nova realidade, despertando um interesse generalizado sobre o Dakar e em particular sobre o desempenho dos construtores locais”, explica Carlos Sousa, nesta que é já a sua terceira visita à China no espaço de um ano.

Desta vez, porém, a viagem de mais de 9.600 km foi cumprida na companhia de um outro português, Miguel Ramalho, o mais consagrado dos navegadores nacionais, tanto ao nível dos ralis como do todo-o-terreno, com quem formará uma inédita dupla no próximo Dakar.

Mantendo a esperança de repetir um lugar dentro do top-10, a única equipa totalmente portuguesa a competir na categoria automóvel em 2013 admite que será difícil igualar o sexto lugar da última edição.

“Por muito que me custe, temos de ser realistas e assumir que 2013 poderá constituir um retrocesso em termos de classificação geral. É que vamos num carro sem qualquer tipo de evolução ou desenvolvimento face ao ano passado e que inclusivamente perdeu em performance. Com efeito, as novas regras obrigam-nos agora a utilizar um motor de série que nos penaliza fortemente em velocidade de ponta, logo num ano em que o regulamento passou a privilegiar os potentes e leves buggys de motorização a gasolina”, analisa o piloto.

Com nada menos do que cinco antigos vencedores à partida, Carlos Sousa não tem dúvidas de que este “vai ser um Dakar disputado a um ritmo alucinante desde os primeiros dias. Sem argumentos para entrarmos na discussão pelos primeiros lugares, vamos procurar ser regulares e confiar na maior fiabilidade do SUV Haval para fazer a diferença no final”, afirmou Carlos Sousa durante a apresentação, realizada esta tarde numa antiga Estação de Caminhos de Ferro, hoje transformada num moderno Centro de Design.

Tal como há um ano, Dong Ming, vice-presidente da Great Wall Motors e responsável pelo Departamento de Competição da marca, conduziu a apresentação e antecipou os objetivos da equipa nesta que que será já a quarta presença oficial dos SUV Haval num Dakar.

“Antes de tudo, o nosso objetivo é colocar novamente os dois carros no final, porque mais do que o resultado privilegiámos sempre a regularidade. E julgo que essa tem sido uma boa aposta, como o provam os resultados dos últimos anos. É evidente que o Carlos Sousa levou este ano a equipa a outro patamar, conseguindo um fantástico sexto lugar no final, muito acima das nossas melhores expetativas. Mas em 2013 já ficaria muito satisfeito se voltássemos a colocar um carro no top-10”, revelou Dong Ming.

Juntando 459 equipas em representação de 53 nacionalidades diferentes, a 35ª edição do Dakar visitará pela quinta vez consecutiva a América do Sul, disputando-se ao longo de 14 etapas e mais de 8.400 km, entre 5 a 20 de janeiro, com partida de Lima (Peru), chegada a Santiago (Chile) e uma jornada de descanso a 13 de janeiro, em San Miguel de Tucumán (Argentina).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Três títulos para Mário Patrão no balanço final de 2012!

A temporada nacional está fechada e o final do ano à porta. O ano de 2012 voltou a consagrar o piloto Mário Patrão no destaque do motociclismo português com a soma de mais três títulos nas três categorias que disputou.

O piloto de Seia levou a efeito mais um projeto sólido e auspicioso a par com a estrutura portuguesa RR-Motos/Suzuki/Cepsa/Crédito Agrícola, equipa onde tem assumido especial evidência nos últimos anos e à qual juntou este ano as cores de mais um importante parceiro, a empresa nacional de transitários Lusocargo.

O Todo-o-Terreno nacional voltou a ser o cenário de brilho para Mário Patrão, renovando, uma vez mais, os títulos nas categorias Absoluto e TT2. O ‘Mr. Baja’ tem sido o principal dominador da competição nacional nos últimos anos, mas são dezassete, o número total de coroas de que é detentor na especialidade. «O Todo-o-Terreno é uma modalidade que aprecio muito, gosto da velocidade e da adrenalina desta competição e sinto-me muito bem na sua prática. Em 2012 voltei a entrar forte e decidido, queria vencer corrida após corrida para renovar mais dois títulos e no final o objetivo foi cumprido!» Adiantou o piloto da Suzuki Cepsa.

O português apoiado pelo Crédito Agrícola voltou também a marcar presença no Enduro nacional, competição onde já acrescentou diferentes títulos ao seu palmarés de piloto profissional. No entanto, apesar de ser uma presença constante nos pódios finais das jornadas, Mário Patrão registou a segunda posição final na categoria Elite 2. «Foi um ano difícil no Enduro nacional, contraí lesões que me impediram de poder estar na frente máxima da competição, mas, ainda assim, não posso deixar de estar contente por somar mais um vice-título de Campeão Nacional de Enduro à minha carreira!» Acrescentou o senense.

Com mais uma época de competições nacionais encerradas, focado agora na sua estreia na mais destacável prova de Todo-o-Terreno do mundo, o rali Dakar, Patrão não descura o apoio incondicional de toda a estrutura em balanço final. «Foi um ano muito bom, mais uma aposta ganha por todos nós e que agora culmina com a minha estreia num Dakar, a prova de sonho para qualquer amante do Todo-o-Terreno. Não posso deixar de agradecer todo o apoio prestado por todos os patrocinadores, formámos uma equipa vencedora… A minha palavra de apreço ainda para todos aqueles que me seguiram de diferentes formas ao longo deste ano e de toda a minha carreira, estas conquistas são de todo nós!» concluiu o piloto Mário Patrão.

Açores em destaque nas 24 h TT

• Ellen Lohr, Chris Vogler, Patrick Hirsch e Bruno Oliveira levaram Nissan até ao fim

• Equipa lusa germânAçores em destaque nas 24 h TT

• Ellen Lohr, Chris Vogler, Patrick Hirsch e Bruno Oliveira levaram Nissan até ao fim

• Equipa lusa germânica com comportamento excelente

A equipa Dimo Racing composta pelo trio germânico Ellen Lohr, Chris Vogler e Patrick Hirsch associada ao piloto dos Açores, Bruno Oliveira, aos comandos de uma Nissan Navara praticamente de série, completou com sucesso a sua participação nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal e uma das mais destacadas corridas de 24 Horas de todo o terreno a nível mundial.

“A maior vitória numa prova desta envergadura é levar a máquina até ao final. Estamos a falar de muitas centenas consecutivas de quilómetros, numa pista que se vai degradando com o passar das horas e com a particularidade de, no nosso caso, partilharmos a condução de uma Nissan muito próxima do veículo de série”, salientou Bruno Oliveira, que acrescentou: “A Ellen e o Chris gostaram imenso desta prova quando cá estiveram há dois anos e vão repetir sempre que tal for possível. O estreante Patrick portou-se muito bem e ficou fã. Esta pareceria, envolvendo o nosso projeto desportivo e a sua promoção dos Açores, com estes credenciados pilotos alemães, é uma excelente mais-valia para todos e o resultado final é magnífico”.

Para Helen Lohr, a conceituada piloto germânica com 27 anos de carreira desportiva, quatro vezes participante no Dakar e registando no seu currículo uma vitória no DTM, “é extremamente gratificante participar numa corrida com esta envergadura, num traçado soberbo, um público em quantidade incrível e muito entusiasta e numa equipa muito animada. Faço questão de cá voltar quando tal se proporcionar. É uma prova magnífica” salientou no final da prova a piloto alemã. ica com comportamento excelente

A equipa Dimo Racing composta pelo trio germânico Ellen Lohr, Chris Vogler e Patrick Hirsch associada ao piloto dos Açores, Bruno Oliveira, aos comandos de uma Nissan Navara praticamente de série, completou com sucesso a sua participação nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal e uma das mais destacadas corridas de 24 Horas de todo o terreno a nível mundial.

“A maior vitória numa prova desta envergadura é levar a máquina até ao final. Estamos a falar de muitas centenas consecutivas de quilómetros, numa pista que se vai degradando com o passar das horas e com a particularidade de, no nosso caso, partilharmos a condução de uma Nissan muito próxima do veículo de série”, salientou Bruno Oliveira, que acrescentou: “A Ellen e o Chris gostaram imenso desta prova quando cá estiveram há dois anos e vão repetir sempre que tal for possível. O estreante Patrick portou-se muito bem e ficou fã. Esta pareceria, envolvendo o nosso projeto desportivo e a sua promoção dos Açores, com estes credenciados pilotos alemães, é uma excelente mais-valia para todos e o resultado final é magnífico”.

Para Helen Lohr, a conceituada piloto germânica com 27 anos de carreira desportiva, quatro vezes participante no Dakar e registando no seu currículo uma vitória no DTM, “é extremamente gratificante participar numa corrida com esta envergadura, num traçado soberbo, um público em quantidade incrível e muito entusiasta e numa equipa muito animada. Faço questão de cá voltar quando tal se proporcionar. É uma prova magnífica” salientou no final da prova a piloto alemã.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Em dia de calor extremo, um mar de dificuldades caracteriza o Sertões Series- Etapa Amigos

A prova de encerramento do Sertões Series - Etapa Amigos foi de sobrevivência. Com mais de dez carros quebrados, podemos dizer que hoje Itatinga ofereceu a etapa mais "castigante" da temporada 2012

Existe um ditado que diz: rally bom é rally difícil. Se considerarmos essa máxima a etapa de encerramento da temporada 2012 foi ótima! Com 158km de curvinhas e curvões, terreno pesado e um calor de fazer a temperatura interna de qualquer carro ficar próxima a um caldeirão efervescente, o Amigos foi surpreendente.

T-REX O T-REX é um carro com pouco mais de um ano nas pistas brasileiras. Um projeto que garantiu dois campeonatos brasileiros a Mem Motorsport e que até então nunca havia deixado seu piloto, Marcos Moraes, pelo caminho. Mas, como para tudo há uma 1ª vez... "Hoje o T-REX quebrou, acho até que mais por culpa nossa do que dele. Por ser um carro novo, ainda estamos trabalhando nos prazos de validade e resistência de peças diversas, que compõe um conjunto único, já que o T-REX é um protótipo sem igual e em sua 1ª versão. Vínhamos super bem, Flora dando um show na navegação, pelas parciais estávamos com o segundo tempo e buscando o primeiro quando o carro parou. Ainda precisamos avaliar o motor para entender o que de fato aconteceu para chegarmos a essa quebra. Mas quero fechar o ano parabenizando o rally no Brasil, que a cada nova temporada nos oferece um nível crescente de competitividade e provas de excelente qualidade técnica", resume Marcos, Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Cuntry( 20111/2012), que quebrou no km 74 e não conseguiu concluir a prova.

SHERPA MEM

O SherpaMem de Lucas e Kléber também teve problemas. No km 45 um furo no radiador de água obrigou a dupla a administrar ao máximo a temperatura, porém com a queda de rendimento tornou-se impossível buscar a vitória. "Hoje o dia não foi da Mem, mesmo assim podemos dizer que esse mix de terreno, sinuosidade e cansaço ampliado pelo calor, fez o Amigos ser um rally do jeito que a gente gosta: difícil e tecnicamente primoroso. Lamentamos não termos tido um grande desempenho, mas mesmo em meio a tudo isso terminamos em 5º na categoria, que para hoje vale como uma vitória", conclui Lucas.

E agora?

Acabou!

Em 2013 tem mais, e a Mem Motorsports com certeza vai estar nas principais competições de rally cross country do Brasil e do Mundo. Para saber mais sobre esse time que tanto conquistou em 2012, garantindo a dobradinha do brasileiro e o bicampeonato para Marcos Moraes, vale nos acompanhar no facebook! Siga-nos e saiba mais detalhes sobre competições, bastidores do time, quem são nossos pilotos, navegadores e muito mais.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mário Patrão e Suzuki em Marrocos na preparação do Dakar!

Aproxima-se a ‘passos largos’ o início da grande aventura de Todo-o-Terreno mundial e todo o tempo é precioso para a estreia de Mário Patrão no desafio. O piloto de Seia aproveitou os últimos dias para mais uma passagem pelos desertos marroquinos, o cenário ideal de preparação para o Rali Dakar.

Esta será a primeira vez que Mário Patrão fará parte da lista de inscritos da competição que agora atinge as trinta e cinco edições. Em estreia estará também a participação da Suzuki RM-Z 450, única moto da marca japonesa a fazer parte da lista de 189 pilotos da categoria de duas rodas.

De acordo com o português, «este teste em Marrocos foi muito proveitoso, foram dias bastante importantes para mim e para a moto, ambos estamos a sofrer de um problema de ‘juventude’ neste tipo de provas e por isso decidimos vir para o terreno ver como estava todo o trabalho efetuado até agora… As pistas marroquinas são bastantes duras e é muito bom testar aqui a resistência do material!» Afirmou.

A mais dura prova de Todo-o-Terreno do mundo arranca a 5 de Janeiro de Lima rumo a Santiago do Chile, desafio que, apesar das diferentes caraterísticas, não afasta o otimismo do Pluri-Campeão Nacional. «Está tudo a correr muito bem, será uma verdadeira aventura e só penso em chegar no dia 20 a Santiago! Saí de Marrocos muito contente com todo o trabalho efetuado e só posso agradecer a todas as pessoas que me acompanharam neste último teste», concluiu.

Já em Portugal, o piloto apoiado pelo Crédito Agrícola fará os últimos preparativos antes da partida para a América do Sul, com espaço ainda para o jantar de apoio na companhia de amigos e patrocinadores que terá lugar a 8 de Dezembro.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

João Rato Bi-Campeão em Fronteira

Chegou ao fim, na vila alentejana de Fronteira, o Desafio Total/Mazda 2012 e João Rato sagrou-se bi-campeão do Desafio monomarca.

Para a prova de resistência que fecharia as contas do Desafio, João Rato escolheu Ricardo Porém, Vice-Campeão do Campeonato Português de Todo-o-Terreno 2012, Filipe Serra conhecido e experiente navegador e Paulo Pinto manager da equipa Xuxas Team Sport, para a sua equipa.

No início da época, o piloto de Portalegre tinha delineado como objectivos obter um lugar no Top 5 do CPTT e vencer novamente o Desafio Total/Mazda. Na Baja Portalegre 500, tinha sido atingido o primeiro objectivo para a época 2012, tendo sido alcançado também o vice-título em T1. Agora, nas 24 Horas TT Vodafone Vila de Fronteira o piloto da Xuxas Team Sport garantiu a renovação do título. Numa prova em que a Mazda Bt-50 número 6 se viu obrigada a passar muito tempo nas Boxes, devido a diversos problemas mecânicos, João Rato garantiu às 12 Horas o 3º Lugar entre as Mazdas tendo apenas que terminar as 24 Horas para garantir a renovação do ceptro.

“Foi uma prova complicada, porque tivemos vários problemas mecânicos e sabíamos que tínhamos que terminar as 24 Horas para receber os pontos das 12 Horas. Passámos muitas horas nas boxes, mas o trabalho desenvolvido por toda a Equipa Xuxas Team Sport permitiu-nos terminar e alcançar o título.

O trabalho desenvolvido pelo Ricardo Porém, pelo Filipe Serra e pelo Paulo Pinto na gestão dos turnos de condução foi precioso porque permitiu-nos gerir o desgaste. Este ano conseguimos vencer a Taça de Equipas, obter o vice-título em T1, ficar no Top 5 do CPTT e renovar o título no Desafio Total/Mazda. Faltou-nos apenas o título de navegadores, que não conseguimos alcançar porque mudámos de navegador em todas as provas.”

Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

“BOMCAR/M&BRacing” conclui 24 Horas Todo o Terreno de Fronteira com sucesso

A equipa “BOMCAR/M&BRacing” - concluiu no passado domingo pelas 13h a sua participação na mais importante prova de resistência do Todo o Terreno nacional.

A vitória desta 15ª edição ficou na formação de Bernard Boullet, Paulo Marques foi um dos pilotos que levou o Sadev Buggy à vitória das 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira. A equipa francesa foi extremamente regular e comandou a prova desde a 13ª hora, dando 107 voltas ao circuito em 24h10m37,02s.

De entre quase 90 equipas, a equipa BOMCAR/M&B Racing/ Diário de Coimbra, com o número 36 - Nissan Navara 3.0 - apesar de vários problemas técnicos que a obrigaram a parar durante mais de oito horas, conseguiu recuperar e cruzar a linha de chegada da 24ª hora, classificando-se em 53 lugar, 15º da classe.

Dos restantes três carros da formação BOMCAR/M&B Racing, a Nissan Navara 2.5, com Pedro Loureiro e Daniel Taborda aos comandos, acabou por ver o motor ceder a 30 minutos do final, quando ocupava a 31 posição, a melhor da formação.

O Nissan Terrano II – com o numero 34, acabou por não classificar, acabando por ser a Nissan Navara, com o numero 35, comandada por Mario Duarte e Sergio Brites a alcançar o melhor lugar da formação “BOMCAR/M&B Racing”, cruzando a bandeira axadrezada no 29º lugar da geral e 9º da sua classe.

Na opinião do piloto da Nissan Navara apoiada pelo Diario de Coimbra e pela HP, Filipe Nascimento, gestor, além da corrida e do espirito que domina uma festa automóvel única como são as 24 horas de Todo-o-Terreno na Vila de Fronteira, este ano trouxemos experiencias diferentes a esta corrida. Esta “armada” de quatro carros do concessionário BMW e MINI em Coimbra e Leiria “BOMCAR/M&B Racing”, contou com a presença de crianças da APPC de Leiria para recolha de fundos e com a promoção para apoios para a associação da qual sou membro fundador: “Tudo Por Um Sorriso”. Quem estiver interessado em apadrinhar uma criança pode entrar em www.tudoporumsorriso.net .

A Grande Aventura Africana está quase aí... a 26 de Dezembro inicia-se o Dakar Desert Challenge!

“Atreve-te!” é o mote para a participação no Dakar Desert Challenge, uma grande expedição trans-continental e trans-sahariana que acontece entre 26 de Dezembro de 2012 e 8 de Janeiro de 2013, transpondo 5 países (Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal), através de centenas de quilómetros das mais desafiantes pistas todo terreno do continente africano, terminando na mítica Dakar, “meca” dos aventureiros “off-road”.

Como único evento do género de organização ibérica em 2012, a responsabilidade é grande... o desafio e a aventura que espera “os destemidos” também... o Dakar Desert Challenge é hoje uma realidade que ultrapassou claramente os objetivos estabelecidos pela organização no que respeita à aceitação por parte dos “viajantes”: são já 14 equipas em moto e 21 equipas em 4x4/4x2 inscritas, transformando o Dakar Desert Challenge na principal expedição ibérica do género, não pelo circo mediático envolvido mas, mais importante, pela adesão de participantes...

Para a organização e para os participantes, o Dakar Desert Challenge é...

… uma aventura humana única, onde a pressa e a competição não encontram aliados... o desafio é chegar a Dakar explorando ao longo dos dias novos limites pessoais... desde Coruche a Dakar, passando por Marrakech, serão muitos os retos a enfrentar em equipa!

… companheirismo e espírito de entreajuda... os grandes espaços inspiram os aventureiros... participar nesta aventura significa, em certa medida, a oportunidade de cada participante escalar o seu Evereste… chegar é um desafio e a entreajuda entre os participantes representa o espírito desta expedição!

… dar, receber e respeitar... as rotas fora de estrada pelo norte de África são uma lenda… neste desafio os participantes sentir-se-ão atraídos pelo desconhecido e “serão convidados” a imiscuir-se e partilhar experiências com os habitantes locais... o Sahara e os povos que o habitam irão fascinar e surpreender!

… um conjunto de momentos de bom humor... enfrentar uma aventura como o Dakar Desert Challenge exige definitivamente uma boa capacidade de superar grandes dificuldades com boas doses de humor... tolerância, paciência, capacidade para ajudar e humildade para aceitar ajuda são essenciais!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Peugeot 504 faz o pleno nas 24H de Fronteira

A Peugeot 504 Pickup, voltou a fazer o pleno nas 24H de Fronteira 2012.

Desde 2006 que a Peugeot 504, o carro mais acarinhado das 24H, participa e termina a espetacular mas a dura prova de todo o terreno, demonstrando uma resistência superior ás máquinas de topo.

Os dias invernosos que antecederam a prova, deram o terreno ideal para a potencia da Peugeot 504. A prova decorreu sem qualquer chuva, apesar do piso enlameado.

A equipa Joaquim Serrão / Guerra da Silva / Américo Rolo / Alberto Laurentino, tinha como objectivo principal fazer uma prova calma e sem excessos, para mais uma vez chegar à meta às 13h de domingo com a Peugeuot 504 inteira, objectivo esse, conseguido.

No decorrer da prova as adversidades foram muitas, uma junta de cabeça queimada durante os treinos, um tubo com vasamento devido ao excesso de potencia, mas o nosso limite foi testado quando por volta das 3h da manhã um amortecedor rebenta e põe á prova o nosso Eng. José Garcia que resolve o problema fazendo um amortecedor in loco e em tempo record.

Queremos agradecer o apoio técnico do Sander Kruipers e do Eng. José Garcia e a todos as amigos que tornaram possível mais esta participação da Peugeot 504 nas 24H de Fronteira.

Um agredecimento especial aos fãns que ao longo do percurso apoioavam a 504 a cada passagem.

Para a historia fica o 57º lugar em 82 carros que se apresentaram à partida.

Equipa Confrasilvas em 2º lugar nas 24 H TT

• Equipa liderada por Rómulo Branco superou todas as dificuldades

• Suzuki Jimny ex-troféu com boa prestação

A equipa Confrasilvas alcançou um excelente 2º lugar entre as máquinas inscritas em T2 nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal e uma das mais conceituadas corridas do mundo neste formato.

Aos comandos de uma Isuzu D Max, o luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de Jorge Silva, Rui Farinha e Gonçalo Branco, ocupou durante várias horas a liderança da prova em T2, período em que se manteve também na luta pelo primeiro lugar entre as equipas portugueses, numa corrida dominada por formações francesas.

“Tal como no ano passado a equipa Confrasilvas teve um desempenho muito positivo nesta prova em que estivemos a participar com uma máquina inscrita em T2, ou seja muito próximo do 4x4 de série”, refere Rómulo Branco que acrescenta: “A competição para estas máquinas obriga a que não sejam mudados nenhum dos órgãos principais do carro, o que nos obrigou a cumprir as últimas quatro horas apenas com tração traseira. Foi um esforço suplementar mas tivemos como prémio subir ao pódio na classificação final da nossa categoria”.

Apesar de cedo se terem visto privados de Pedro Silva, hospitalizado na sequência do abalroamento de que foi vítima aos comandos do Suzuki Jimny, ex-troféu, os restantes membros da equipa Joaquim Cosme e André Batista tudo fizeram para continuar em prova, mas as mazelas sofridas pela máquina acabaram por não o permitir.

Megakart passou pelo comando

• Buggy de João Carvalho tem potencial para vir a ser ganhador

A corrida de 2 Horas destinada à jovem disciplina do TT nacional de Buggys e UTVs TT, que antecedeu a grande maratona de 24 horas no Terródromo da Vila de Fronteira, foi extremamente animada e teve entre os seus protagonistas o Megakart, inscrito pela equipa Coeptum Fedima ELF para o ex-campeão nacional de todo-o-terreno Rui Sousa, em parceria com o seu proprietário João Carvalho.

Rui Sousa que conta no seu currículo com uma vitória nas 24 Horas TT e muito conhecimento da pista de Fronteira arrancou de a penúltima fila da grelha, na sequência de problemas sentido nos treinos, mas desde logo encetou uma notável recuperação que o chegou a levar até à liderança da prova na 4ª volta. “Coube-me fazer a partida e deu-me imenso prazer ter participado nesta corrida. Estive sempre em luta com os mais cotados adversários desta disciplina e consegui chegar mesmo ao comando. O Megakar do João Carvalho, a quem agradeço o convite para participar nesta prova, tem um desempenho muito bom e estou em crer que poderá vir a ser uma máquina ganhadora na próxima temporada” salientou Rui Sousa.

Para João Carvalho “o balanço desta participação só não é mais positivo porque ainda não encontrámos a solução para alguns problemas ao nível de transmissão, mas tenho de agradecer ao Rui o contributo que deu para demonstrar o potencial deste carro e também para nos ajudar a identificar melhor a origem dos problemas. Quem sabe se de futuro não iremos tirar partido desta corrida para chegarmos a um patamar mais elevado”.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ricardo Megre em destaque na estreia de Buggy

• Piloto Pneuvita esteve entre os mais rápidos no Terródromo de Fronteira

• No Autódromo do Estoril aposta na conquista do tetra

O piloto da Pneuvita/ Megre Motorsport, Ricardo Megre participou este fim de semana no Terródromo da Vila de Fronteira na corrida de resistência em todo-o-terreno destinada a Buggys e UTVs que antecedeu as famosas 24 H TT daquela vila alentejana. O actual líder do Super Seven by Kia 2012 fez a sua estreia nesta disciplina aos comandos de um espectacular Polaris com uma carroçaria de Smart que partilhou com o seu proprietário e preparador Jorge Branco e com o qual esteve na luta directa pelas primeiras posições.

“Fiquei muito bem impressionado com estas máquinas e com a sua competitividade. Foi pena ter partido para a corrida do final da grelha, por não termos feito nenhuma volta completa nos treinos já que isso me obrigou a rodar sempre atrás de outros concorrentes levando com pedras, água e lama. A certa altura quase já não tinha visibilidade e por isso tive de ir às boxes mais cedo para trocar de piloto, mas quando saí ainda estava na luta pelas primeiras posições” salienta Ricardo Megre que acrescenta: “É uma disciplina pela qual me agradava muito enveredar no próximo ano porque acho que reune todas as condições para ser a opção mais indicada para uma primeira abordagem a sério ao todo-o-terreno de competição”.

Entretanto Ricardo Megre apresenta-se este Domingo no Autódromo do Estoril com o objetivo de revalidar um título do Super Seven by Kia que já conquistou em 2007, 2010 e 2011. O piloto da Pneuvita/ Megre Motorsport que ontem já participou na sessão de treinos cronometrados, esteve recentemente em destaque ao vencer uma corrida no mítico circuito de Spa Francorchamps e é o mais sério candidato ao título nacional de 2012.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bis de João Rato no Desafio com “tri” de Rui Lopes em Fronteira

Terminou ao início da tarde de hoje a edição nº 15 das 24 Horas de Fronteira, prova de encerramento da temporada nacional de TT e que voltou a sagrar, a exemplo do sucedido em 2011, João Rato como grande vencedor do Desafio Total/Mazda, sendo que a melhor das Mazda BT-50 no evento voltou a ser, pela terceira vez, a da equipa Solar do Bitoque, liderada pelo piloto Rui Lopes.

Foi, sem dúvida alguma, uma prova atribulada e por isso cheia de pontos de interesse no que ao Desafio Total/Mazda diz respeito. A verdade é que as cinco BT-50 que partiram ontem chegaram hoje ao final e esse facto merece, naturalmente, destaque. Mesmo com alguns percalços pelo meio, Rui Lopes assumiu desde cedo a liderança do pelotão Mazda, arrecadando uma importante vitória, e o 17º lugar final, no culminar de uma época de altos e baixos. “Tivemos alguns problemas, nomeadamente com o sistema de injecção e, já na fase final, com a embraiagem do nosso carro. Tudo isto fez-nos perder muito tempo,” afirmou Rui Lopes no fim da prova, acrescentando que “foi um importante resultado no final de uma temporada difícil. Estou muito contente e a minha equipa está de parabéns!”

Com um resultado final acima das expectativas, Etelvino Carvalho sabia das dificuldades que tinha pela frente. Um teimoso problema de injecção, aliado à algumas crises de transmissão fizeram com que a equipa de Portalegre estivesse parada um total superior a seis horas, ou seja 25% da corrida: “Foi muito duro e os vários problemas que fomos tendo impediram-nos de imprimir um ritmo melhor. O segundo lugar na prova é importante e acaba por ser um bom prémio para o esforço de todos na minha equipa.”

O pódio ficou completo com a formação liderada por Carlos Pinto que a exemplo do sucedido com a maioria, sentiu na pele as agruras da prova levada a cabo pelo ACP: “a certa altura cheguei a pensar que não acabávamos a prova, tal o número de problemas que tivemos que enfrentar. Foi realmente duro...” Com o resultado obtido às 12 e às 24 horas, Carlos Pinto acabou por garantir uma dobradinha da sua equipa no Desafio Total/Mazda.

Para João Rato, muito mais saboroso que o quarto lugar na prova foi a revalidação do título no Desafio Total/Mazda. O piloto de Portalegre teve uma jornada das mais duras de que tem memória, mas acabou por voltar a saborear o champanhe: “acho que nos aconteceu um pouco de tudo nesta corrida. E desde muito cedo perdemos tempo parados na boxe a resolver os problemas que se foram sucedendo no nosso carro. Face a muito do que se passou com as restantes equipas acabámos por chegar a uma fase da prova em que nos bastava terminar e assim decidimos adoptar uma estratégia cautelosa apenas para trazer o carro até ao fim. Foi, ainda assim, uma jornada importante e proveitosa, uma vez que assegurámos o meu segundo título consecutivo,” esclareceu o piloto.

Referência final para a muito complicada prova de Durval Costa, que chegou a Fronteira candidato ao título, mas acabou, depois de uma primeira metade de prova irrepreensível, por se ver brutalmente atrasado devido ao sobre-aquecimento do motor da sua BT-50, que o levou a uma paragem que se prolongaria até de manhã, “esta foi uma prova para esquecer. Tudo nos aconteceu. Faltam-me as palavras para descrever aquilo que vivemos este fim-de-semana. Resta-me agradecer a toda a equipa pelo trabalho realizado e pela entrega.” Durval costa viria ser desclassificado da prova devido a um irregularidade cometida na fase final da prova.

CLASSIFICAÇÃO (OFICIOSA) ÀS 12 HORAS:

1º Rui Lopes/João Pais/João Paulo Rodrigues/Pedro Alves, 48 voltas

2º Durval Costa/João Oliveira/João Cunha/Nuno Tordo, 44*

3º João Rato/Ricardo Porém/Filipe Serra/Paulo Pinto, 43

4º Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco Gil, 41

5º Carlos Pinto/Vitor Caeiro/Pedro Marcelo/Paulo Pinto, 41

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Rui Lopes/João Pais/João Paulo Rodrigues/Pedro Alves, 86 voltas

2º Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco, 73v

3º Carlos Pinto/Vitor Caeiro/Pedro Marcelo/Paulo Pinto, 71v

2º João Rato/Ricardo Porém/Filipe Serra/Paulo Pinto, 70v

* - A equipa de Durval Costa foi desclassificada pela organização da prova

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012

1º João Rato, 105 pontos;

2º Carlos Pinto, 73*

3º Etelvino Carvalho, 73*

4º Rui Lopes, 73*

5º Durval Costa, 57;

6º Miguel Paião, 51;

7º Bruno Oliveira, 30;

8º Pedro Barroco, 18;

* - Factor de desempate (artigo 11.5 do Regulamento do Desafio Total/Mazda 2012)

Paulo Marques foi o grande vencedor

Ex-motard triunfou no dia em que comemorou 50 anos

Integrado na formação de Bernard Boullet, Paulo Marques foi um dos pilotos que levou o Sadev Buggy à vitória na 15ª edição das 24 Horas de TT Vodafone – Vila de Fronteira. A equipa francesa foi extremamente regular e comandou a prova desde a 13ª hora, dando 107 voltas ao circuito em 24h10m37,02s.

Em segundo lugar, a duas voltas do vencedor ficou Mário Andrade, que estreou o Proto AC. O português radicado em França tinha apostado na mesma equipa de 2011, com Carlos Sousa, mas não conseguiu repetir o triunfo do ano passado.

Impressionante foi a participação do Bowler Wildcat de Hervé Lhoste. O piloto francês ficou na terceira posição, a quatro voltas do primeiro, mas revelou um andamento muito constante, que lhe permitiu ascender na classificação desde o 36º posto da grelha, lugar do qual largou na partida.

Depois de vários “motards” já terem subido ao lugar mais alto do pódio nas 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, agora foi a vez de Paulo Marques, e logo no dia em que comemora o seu 50º aniversário. “Conduzir um carro destes já era uma prenda. Foi nesse sentido que fiz o investimento. Vencer a prova foi a cereja no topo do bolo. Já fiz muita coisa na minha vida, mas nunca pensei ganhar as 24 Horas TT no dia em que faço 50 anos. Ainda por cima estava ao volante à meia-noite e foi nesse turno que passámos para a liderança”, realçou o vencedor.

No final, Mário Andrade não escondia a tristeza por ter falhado o triunfo na estreia competitiva do nosso carro. “Perdemos a prova devido aos problemas com o aquecimento do vidro. Tivemos algumas complicações relacionadas com a juventude do carro, mas foi o sistema de desembaciamento do carro que nos impediu de ganhar. Precisávamos de uma prova deste género para testar. Queria que fosse em Paris porque tenho mais afeição por Fronteira. Mas não foi possível.”

Mais satisfeitos estavam os elementos da equipa de Hervé Lhoste porque o terceiro lugar foi o primeiro pódio da equipa, depois do quinto posto em 2010. “Foi uma recuperação fantástica, principalmente porque o carro não está ao nível dos protótipos. Este resultado deve-se à regularidade e à fiabilidade”, explicou Lhoste.

O Bowler Wildcat de Nicolas Gibon garantiu a quarta posição final, enquanto os vencedores da edição deste ano das 24 Horas de TT de França, comandados por Stéphane Barbry, em JMS Evo2, não foram além do quinto lugar.

A melhor equipa nacional acabou por ser a de César Sequeira depois de Rui Lopes e Alexandre Franco terem ocupado essa posição. A formação da Nissan Navara assumiu esses estatuto já durante a manhã, quando faltavam pouco mais de duas horas para o final da maratona.

No seio da formação portalegrense, eram poucos os que acreditavam num resultado semelhante e foram muitas as lágrimas de alegria no final. “Para estreia de todos os elementos, este foi um grande resultado. Nunca esperámos conseguir algo assim. Não tivemos quase problema nenhum, pelo menos que nos atrasasse muito. Acho que este feito se deve ao ritmo constante dos três elementos que pilotaram o carro”, disse César Sequeira em ambiente de festa.

Nas contas do Desafio Mazda, Rui Lopes venceu as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, mas quem fez a festa foi João Rato que, ao terminar na quarta posição, garantiu a vitória no troféu pelo segundo ano consecutivo.

O piloto de Portalegre queria terminar a maratona com uma classificação melhor do que o 39º da geral, quarto entre as Mazda, mas não o conseguiu e a festa foi feita pela conquista da competição. “A nossa participação na prova não foi dentro das expectativas mas fomos campeões, que era o nosso grande objetivo. Foi muito difícil, com alguns problemas que nos fizeram sofrer. Tenho de agradecer a toda a gente que me ajudou a vencer o Desafio Mazda pela segunda vez consecutiva”, concluiu João Rato.

Equipa luso germânica a caminho da meta

• Ellen Lohr, Chris Vogler, Patrick Hirsch e Bruno Oliveira superaram dificuldades nocturnas

• Parceria Açores / Alemanha em perfeita cooperação

Ultrapassada que foi a noite, que chegou a atingir temperaturas negativas, a equipa Dimo Racing composta pelo trio germânico Ellen Lohr, Chris Vogler e Patrick Hirsch, a quem se junta o piloto dos Açores Bruno Oliveira, continua a fazer evoluir, no traçado do Terródromo de Fronteira, a sua Nissan Navara praticamente de série, naquela que é a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal e uma das mais destacadas corridas de 24 Horas de todo o terreno internacional.

Com a parceria Açores e Alemanha a funcionar em pleno a equipa dirigida pelo experiente Dinis Mota irá por certo, dentro de poucas horas, terminar com sucesso mais uma participação nas 24 Horas TT Vila de Fronteira..

“Uma prova de resistência desta natureza obriga sempre a ultrapassar várias dificuldades mas a equipa tem estado muito bem, tanto ao nível dos pilotos, como de toda a nossa estrutura de assistência e logística”, salientou Bruno Oliveira, que acrescentou: “Tendo em conta que o objectivo prioritário do meu projecto desportivo passa pela promoção dos Açores, esta pareceria com pilotos alemães de créditos firmados internacionalmente é magnífica”.

Para a conceituada Helen Lohr “é excelente poder estar de regresso a esta competição fabulosa que tem um ambiente magnífico. É uma corrida em que me dá muito prazer participar” salientou a piloto germânica que conta no seu palmarés com quatro participações no Dakar e uma vitória no DTM – a única de uma mulher – entre muitas outras vitórias nos seus 27 anos de carreira desportiva.

Equipa Confrasilvas em destaque nas 24 H TT

• Equipa liderada por Rómulo Branco em luta por vitória portuguesa

• Suzuki Jimny ex-troféu foi abalroado mas continua em prova

Ultrapassadas que estão as doze horas de corrida das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a equipa Confrasilvas continua a estar em plano de destaque nesta que é a mais importante competição de resistência internacional que se realiza em Portugal.

Aos comandos de uma Isuzu D Max, o luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de Jorge Silva , Rui Farinha e Gonçalo Branco, tem estado sempre na luta pelo primeiro lugar entre os portugueses e na também na Categoria T2 e já esteve perto de entrar no Top 10 absoluto, quase todo ele ocupado por equipas francesas.

De salientar ainda a prestação abnegada do trio Joaquim Cosme, Pedro Silva e André Batista que, aos comandos de um Suzuki Jimny, ex-troféu, viu a sua máquina ser albarroada ainda no primeiro turno de condução, mas continua em prova, onde tem feito uma excelente recuperação.

“A aposta da equipa Confrasilvas é ter um desempenho positivo e chegar ao fim com as suas duas viaturas. O Pedro sofreu um acidente do qual não teve qualquer culpa foi forçado a ir ao hospital mas já está entre nós e os seus companheiros estão a dar bem conta do recado”, refere Rómulo Branco que acrescenta: “Pela nossa parte temos feito uma prova muito regular. Desde o ínicio da corrida que lutámos pelas primeiras posições entre as equipas portuguesas e vamos trabalhar nesta segunda metade da prova para continuar nessa luta”.

A chegada das 24 horas TT Vila de Fronteira de prova está marcada para as 13 horas de Domingo.