domingo, 30 de dezembro de 2012

Mário Patrão de partida para a América do Sul

Português é o único piloto em Suzuki no Dakar!

O estreante português na maior e mais importante prova de Todo-o-Terreno do mundo está de partida para a América do Sul. Participar no Rali Dakar é o cumprir de um dos principais objetivos da carreira desportiva do piloto Mário Patrão.

O projeto foi trabalhado com antecedência, mas foi nos últimos meses que a preparação subiu de intensidade. «No último ano tenho feito uma preparação física específica, essencialmente resistência. A navegação, por ser o campo onde mais preciso de evoluir, tem sido um dos principais alvos do meu treino e também treinei bastante com o ‘Road-Book’ entre Portugal e Marrocos nos últimos meses.» Confessou o piloto da Suzuki.

Habituado a provas de curta duração, quinze dias em ritmo de competição e mais de oito mil quilómetros de percurso tornaram-se nas principais ‘ameaças’ que Patrão quer combater. «Um dos maiores esforços que tenho feito é mudar a minha programação, isto é, estou treinado para pensar e andar o mais rápido possível e agora tenho de fazer o exercício ao contrário, pensar com mais calma e rolar proporcionalmente!» Explicou o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno.

Já na América do Sul, Patrão dará prioridade ao objetivo de levar até ao fim a maratona. «Esta é a minha primeira vez no Dakar, o meu grande objetivo é terminar a prova», disse, ainda que atento a «ficar o melhor classificado possível, mas focado em terminar!» Frisou.

O piloto senense, que conta com a inteira confiança do Crédito Agrícola no Rali Dakar, será o único representante de uma moto Suzuki em prova. «Se chegar ao final, desenvolvo uma nova moto nunca antes utilizada! Analisei várias possibilidades, mas acabei por optar por aquela que realmente queria, a que mais me entusiasmava e me dava confiança. Sinto-me um privilegiado por ser o primeiro piloto Suzuki na história do Dakar. A Suzuki RMZ450X Rally é uma moto muito jovem, inovadora e que deriva de uma projeto pessoal. Espero levá-la a Santiago do Chile!» Concluiu.

O Rali Dakar tem início a 5 de Janeiro na capital peruana de Lima e termina no dia 20 na cidade de Santiago do Chile. Pelo meio ficam ainda as etapas em solo argentino.