sábado, 28 de janeiro de 2012

Team Benemaco – Momento TT


Com o Campeonato Nacional de Enduro a começar no próximo dia 5 de Fevereiro, o Team Benemaco – Momento TT está pronto para uma época ambiciosa.

Numa conjuntura complicada para conseguir encontrar apoios a jovem formação da Asseiceira vai apostar em Nuno Filipe para enfrentar o campeonato entre os verdes, tendo este escolhido a competitiva Yamaha WR 250F para lutar pelo título a Verdes 1.

‘O objectivo é tentar ser o mais regular possível, para chegar ao fim do ano e vencer o Titulo á Classe! Vamos estar muito fortes no Enduro. Tenho consciência que vai ser uma época extremamente difícil mas vamos trabalhar muito para cumprir os objectivos traçados.’ O piloto da Benedita irá tentar aproveitar ao máximo a sua experiência no campeonato e na modalidade para em conjunto com uma moto bem preparada e competitiva conseguir alcançar a primeira posição final numa classe sempre competitiva e recheada de bons valores.

‘É sempre complicado vencer nos verdes, mas estou preparado e tenho comigo uma equipa que me vai dar todas as condições possíveis para ser competitivo já na primeira prova, em Góis. É uma corrida com tradição no nosso pais, que me agrada bastante e onde espero começar o ano já com um bom resultado.’

O Campeonato Nacional de Enduro, começa já dia 5 de Fevereiro na bonita Vila de Góis, tendo já marcadas passagens em Torres Vedras, Fafe, Figueira da Foz, Rio Maior e termina o ano em Ourém.

Podem seguir a evolução do team e piloto na página do facebook em facebook/team benemaco momentott.

Calendário 2011

5 de Fevereiro – Góis
11 Março – Torres Vedras
19 e 20 Maio – Fafe
17 Junho – Figueira da Foz
9 Setembro – Rio Maior
13 e 14 Outubro – Ourém

Baja Carmim com melhor traçado de sempre


O cuidado na escolha do melhor percurso para a edição 2012 da Baja CARMIM, faz com que seja possível afirmar que este se apresenta como o melhor traçado de sempre

A organização, a cargo do Clube Automóvel do Algarve, procurou oferecer aos participantes uma prova bastante simples, fácil no capítulo das assistências e muito atractiva quanto ao terreno escolhido.

A selecção do ponto central de prova recaiu sobre a pacata aldeia do Pereiro, em Alcoutim, decorrendo aqui as partidas, chegadas e zona de assistência. O circuito selectivo, com aproximadamente 220 km, foi desenhado todo ele nos concelhos de Alcoutim e Mértola, evitando a passagem pela zona de serra. Esta opção permite a eliminação dos locais com precipícios, que motivaram alguma preocupação dos concorrentes no passado. Os participantes nas categorias de motos, quads e buggys percorrerão uma volta ao traçado, enquanto os automóveis farão volta e meia.

Organizada pelo CAAL, a Baja CARMIM conta com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.

Stephane Peterhansel, Nani Roma e Ricardo Leal dos Santos em Lisboa para uma conversa sobre o Dakar 2012


· Passagem por Lisboa para partilhar experiências do Dakar
· Pela primeira vez uma marca portuguesa – Delta Q - subiu ao primeiro lugar num Dakar


A Delta Q – Monster Energy X-raid Team vai promover no próximo dia 30 de Janeiro pelas 16h na loja Delta Q na Avenida da Liberdade em Lisboa, um encontro com a imprensa e apoiantes da equipa para partilhar experiências sobre a edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru.

O vencedor do evento pela 10ª vez, Stephane Peterhansel, Nani Roma que conquistou o segundo lugar e Ricardo Leal dos Santos que ajudou os seus companheiros de equipa a conseguirem estes resultados e que trouxe para Portugal um brilhante oitavo lugar depois de um problema na etapa 3 que o impediu de ir mais além, vão não só poder expressar todas as emoções vividas na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno, mas também agradecer o enorme apoio que sentiram dos fãs portugueses com a realização de uma Sessão de Autógrafos no mesmo local a partir das 18.30h.

Pela primeira vez na história do Dakar, uma marca portuguesa, a Delta Q, chega ao primeiro lugar do pódio na qualidade de patrocinadora oficial da equipa X-raid.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Campeonatos de Todo-o-terreno arrancam em Tavira


Em Março, o Algarve volta a ser palco de abertura do Campeonato de Todo-o-terreno. Sob a alçada do Clube Automóvel do Algarve, a Baja Carmim percorrerá os concelhos de Tavira, Mertola e Alcoutim, contando com a participação de automóveis, motos, quads e buggys.

A edição de 2012 da Baja CARMIM, disputa-se de 17 a 18 de março, e marca a início dos campeonatos da FPAK e FMP. A prova, que promete muita competitividade, volta a centrar-se na Praça da Republica, no centro da bonita cidade de Tavira. Com um programa semelhante a 2011, a baja começa com o prólogo/super especial no Sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos automóveis, estando o “grosso” da prova reservada para Domingo. Uma vez mais o secretariado e o Gabinete de Imprensa são acolhidos pelo Hotel Vila Galé.

A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira e Alcoutim.

David Megre continua de Laranja


David Megre está de regresso à classe onde conseguiu dois títulos nacionais e um título europeu absoluto em 2009. Em 2012 o piloto de Coruche vai regressar à categoria TT1 no Nacional de Todo-­o-­Terreno, mas as suas participações desportivas vão envolver novamente a sua presença no Nacional de Enduro, do qual esteve ausente em 2011.

‘No passado ano e devido a estar envolvido na classe maior do campeonato de TT, a TT3, com as motos de maior potência, era complicado conseguir pensar igualmente no enduro, mas em 2012 vou regressar a esse campeonato, mais uma vez com um objectivo principal de treinar com vista ás provas de TT, que serão como sempre o meu principal alvo.’

Mas David Megre não estará dedicado apenas a provas em solo nacional, direccionando novamente a sua carreira para provas além-­‐fronteiras.
‘Há dois anos atrás fiz uma primeira experiência numa prova de longa duração com a participação no Estoril-­Marrakech, que ao que tudo indica se irá realizar novamente. Juntamente com essa prova estou a preparar tudo para conseguir estar em mais um ou duas provas internacionais, talvez Marrocos e Tunísia, de forma a começar a ganhar experiência com vista a uma estreia no Dakar, que pode acontecer em 2013.’

A ligação com a KTM irá permitir a David Megre dispôr das melhores armas para as provas nacionais e internacionais, o mesmo se passando com a possível presença no Dakar. ‘A KTM está comigo há vários anos e vamos continuar a manter esta bem sucedida parceria, o que me deixa bastante orgulhoso. Conheço bem as motos e a evolução que as mesmas têm sofrido ao longo dos anos, serão novamente motos que me vão ajudar a discutir as vitórias e o facto do importador, a Jetmar, querer ajudar os seus pilotos nas participações internacionais é uma grande mais valia.’

David Megre conta em 2012 novamente com o apoio da KTM, Município de Coruche e Mercearia Vencedora, bem como da Polisport, Rebesa Portugal, MXT Suspensões, Scorpion Exo, Ned e Hype Communications e os seus objectivos são claros...ser novamente campeão nacional de TT.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Iveco vence o Dakar 2012


Com a obtenção da vitória, do 2º lugar e da 6ª posição na Classificação Geral dos Camiões na 33ª edição do Dakar, a Iveco impôs-se na mais importante prova de Todo-o-Terreno do Mundo, na qual participaram este ano os principais construtores europeus e asiáticos.

O Team Petronas De Rooy Iveco venceu a prova, com o holandês Gerard De Rooy ao volante de um Iveco Powerstar, camião produzido e comercializado pela Iveco na Austrália. O Iveco Powestar está equipado com um motor FPT Industrial Cursor 13, com mais de 900cv e com componentes Magneti Marelli. Na retaguarda de De Rooy estiveram os outros pilotos da equipa, Hans Stacey e Massimo Biasion, que tripularam dois Iveco Trakker Evolution 2, equipados com idêntica motorização. Os três veículos estavam adaptados às extremas condições ambientais do rali, eram de série e estavam otimizados para a melhor eficiência energética.

Alfredo Altavilla, Administrador Delegado da Iveco, comentou: “A participação da Iveco no Dakar 2012 visava confirmar, uma vez mais, a excelente fiabilidade dos camiões Iveco e dos motores FPT Industrial. O extraordinário sucesso obtido com esta vitória, complementada com a colocação de três camiões de série nos seis primeiros lugares da prova, confirma as características de eficácia, robustez e segurança do Trakker e do Powerstar, já considerados pelos clientes como a solução ideal para a utilização quotidiana e para os desafios mais exigentes. Um agradecimento especial para os pilotos e todos os restantes membros da equipa pela determinação e dedicação que demonstraram”.

O Dakar representou para a Iveco uma grande oportunidade para confirmar a fiabilidade dos seus produtos no terreno: cada veículo teve de enfrentar condições extremas na travessia de três países da América do Sul. A prova, que começou a 1 de janeiro em Mar del Plata, atravessou a Argentina, Chile e Peru, e compôs-se por 14 etapas, num total de 8.500 quilómetros, dos quais cerca de 4.200 cronometrados.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ruben Faria com Missão Cumprida!


A última Etapa deste Dakar que ligou Pisco e Lima com um total de 283km dos quais 29km de especial cronometrada foi de consagração para Cyril Despres e para toda a sua equipa.

Cyril Despres fez questão que Ruben Faria rodasse durante toda a Etapa a seu lado como forma de agradecimento pelo seu papel ao longo deste Dakar e que contribuiu para a vitória final de Despres.
Assim que cortaram a linha de chegada e tiraram os capacetes Cyril Despres deu um beijo a Ruben Faria e agradeceu publicamente toda a sua colaboração para vitória, reconhecendo que foi uma vitória de uma grande equipa.

Ruben Faria: “Vir para o Dakar com uma estratégia, com um objetivo e conseguirmos o que tinhamos planeado deixa-me orgulhoso. Cumpri o meu papel na perfeição e neste momento isso é o mais importante. Gostaria de agradecer a todos os que me apoiaram durante estes 15 dias, aos meus patrocinadores, à minha familia, aos meus amigos e aos meus fãs no FB o meu obrigado. Para o ano cá estaremos!!!”


Classificação Final Dakar 2012
1º Despres KTM
2º Coma KTM
3º Rodrigues Yamaha
(...)
12º Ruben Faria KTM

Próxima etapa Janeiro de 2013. Até lá!!!

Equipa Bianchi Prata termina mais um Rally Dakar


A décima quarta e última etapa do Dakar 2012 foi hoje efetuada, tendo ligado Pisco a Lima. Com uma pequena especial de 29kms e 254kms de ligação; a especial contou com pistas mais rolantes e rápidas.

O piloto Paulo Gonçalves obteve o 25º lugar e terminou o Dakar em 26º. O piloto da Husqvarna Rallye Team by Speedbrain teria muito provavelmente conquistado um lugar no top 5, se não tivesse sofrido a penalização de 6h.

Pedro Bianchi Prata atingiu hoje o 31º lugar. O piloto da Equipa Bianchi Prata alcançou o 42º lugar na classificação geral. O piloto comenta a etapa de hoje e tece uma retrospectiva sobre o Rally Dakar 2012: "Chegou ao fim mais um Dakar, a missão foi cumprida, mas os objectivos não. Mas o Dakar é mesmo assim, tudo pode acontecer. Foi um Dakar duro e quem chegou ao final foi bem merecido. A equipa trabalhou muito bem e sem eles nada disto era possível, um grande obrigado ao Sr. Elias, ao Lino e à Sandra. Quero agradecer a todos os patrocinadores que tiveram connosco e que nos continuam a apoiar pois foram eles que tornaram este Dakar uma realidade. "

A Plaza de Armas de Lima foi decorada a fim de receber os 100 pilotos que terminaram o Rally Dakar 2012, uma das edições mais difíceis de sempre.

Após 8363 kms de intenso esforço nos países sul-americanos Argentina, Chile e Peru, toda a Equipa Bianchi Prata está de parabéns pelos quinze dias de competição na maior e mais dura prova de TT do mundo.

Gerard De Rooy e Alejandro Patronelli confirmam vitórias no Dakar 2012


- O holandês Gerard De Rooy venceu o Dakar 2012 e pôs fim ao domínio dos Kamaz nas edições anteriores;
- Alejandro Patronelli venceu pela segunda vez entre os Quad e fez "dobradinha" com o seu irmão Marcos.


Os 29 Km's da última especial confirmaram as vitórias finais nas categorias de Quad e Camião. Enquanto nos Quad o domínio foi das Yamaha e dos sul-americanos, nos "Pesos Pesados" foram os holandeses e os Iveco que ficaram na frente do Rali.

Gerard De Rooy confirmou o domínio que impôs desde a fase inicial do Rali e garantiu a sua primeira vitória no Dakar, ao volante do seu Iveco. De Rooy alcançou assim um feito que o seu pai já tinha conseguido anteriormente. Na etapa de hoje o holandês não quis correr riscos e terminou em 6º.

Hans Stacey, o 3º classificado de hoje atrás de Mardeev e Miki Biasion, o vencedor, conclui a sua participação numa boa segunda posição, ele que não evitou alguns problemas no seu camião. Stacey garantiu uma dobradinha para a Iveco.

Os Kamaz "acordaram" cedo para o Rally e não conseguiram continuar o domínio que os pilotos anteriores da marca, Chagin e Kabirov, construíram. Nikolaev e Karginov, os principais pilotos da marca russa estiveram muito abaixo das expectativas que neles foram depositadas. O mais jovem dos dois, Nikolaev, acabou mesmo por ser desclassificado da prova por comportamento anti-desportivo. Já Karginov foi regularmente batido pelo Cazaq da equipa Ardavichus, que acabou por ser o melhor representante da marca. Ardavichus foi então o único da marca russa a subir ao pódio, na terceira posição.

Karginov não foi além na quarta posição, na frente de outro Kamaz de Mardeev. Ambos os pilotos ficaram a mais de 5 horas do vencedor do rali. Na etapa os pilotos que fecharam o Top 5 foram Karginov e Ardavichus, em 4º e 5º.

Classificação Geral Final:

1º De Rooy
2º Stacey +51min19s
3º Ardavichus +1h47min45s
4º Karginov +5h01min10s
5º Mardeev +5h01min50s


Nos Quad, não houve grande história. Patronelli, Patronelli e mais Patronelli... Os dois irmãos, Alejandro e Marcos, dominaram por completo a edição de 2012 do Dakar, algo a que alías já nos começam a habituar, ou não fossem eles os vencedores das últimas duas edições do Rali. 2012 marcou a 3ª vitória para a família, desta feita para Alejandro, que repetiu o triunfo do ano passado. Na etapa de hoje os irmão preencheram a 3ª e 4ª posições.

Tomas Maffei acabou por ser o único piloto que deu alguma luta aos irmãos, mas o seu esforço não foi suficiente para os bater, terminando a mais de 2 horas do vencedor. Maffei venceu hoje a última especial do Rally, na frente de Sergio La Fuente. O piloto uruguai da Yamaha, La Fuente, foi o primeiro líder do Rally, mas esta situação na se manteve por muito tempo e contas feitas ao fim das 14 etapa, o piloto terminou em 5º a mais de 8 horas de Alejandro patronelli.

Na frente de La Fuente, em 4º lugar, terminou Casale, também muito distante dos lugares da frente.

Classificação Geral Final:

1º A. Patronelli
2º M. Patronelli +1h20min17s
3º Maffei 2h14min21s
4º Casale +6h09min23s
5º La Fuente +8h19min06s

Foto: DPPI

Carlos Sousa (7º) conquista resultado histórico para a chinesa Great Wall


- Carlos Sousa despediu-se do Dakar 2012 com um quinto lugar na curta especial de 29 km que levou os “sobreviventes” desta edição até à capital peruana, onde pela primeira vez foi celebrada a chegada do maior rali do mundo. Repetindo os feitos de 2005, 2006 e 2007, o mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno concluiu esta sua 13ª participação num excelente sétimo lugar da geral e como melhor representante luso da competição automóvel. De resto, e superando as melhores expectativas na estreia com a sua nova equipa e a o volante de um SUV Haval, ofereceu à Great Wall a melhor classificação de sempre de um construtor chinês na prova. O futuro desta ligação talvez apenas comece aqui…

Ponto final na 33ª edição do maior e mais difícil rali do mundo. Após 15 dias de corrida e quase 10 mil km de percurso entre a estância argentina de Mar del Plata e a capital peruana Lima, o pódio instalado na histórica Praça das Armas recebeu hoje os heróis do Dakar 2012, entre os quais o piloto português Carlos Sousa, melhor representante luso na corrida automóvel e o principal responsável por oferecer à Great Wall Motors o melhor resultado de sempre de um construtor chinês na prova.

Repetindo os feitos de 2005, 2006 e 2007, Carlos Sousa concluiu a sua 13ª participação num Dakar na sétima posição da geral, ficando agora dependente do resultado ao apelo interposto por Robby Gordon, após as irregularidades técnicas detetadas no seu Hummer, para eventualmente igualar o sexto lugar também conseguido em 2010.

Com o sentimento de dever cumprido e a plena convicção de que seria impossível fazer melhor, Carlos Sousa cumpriu a promessa de regressar em excelente forma ao Dakar, após um ano de ausência forçada, e de conduzir uma das mais jovens e inexperientes equipas do pelotão automóvel ao primeiro plano internacional.


“Face à juventude deste projeto e às várias condicionantes que envolviam esta participação – como estar parado desde abril e ter testado o carro apenas três dias, em Marrocos –, é evidente que só posso estar muito satisfeito com este resultado. Cumpri a promessa de concluir a prova no top-10 e sei que dei todos os dias o meu melhor ao longo destas duas semanas. Nem sempre foi fácil, porque também tivemos alguns percalços, especialmente nas duas primeiras etapas no Peru, onde acumulámos uma série de problemas e um atraso superior a duas horas. Costumo dizer que no Dakar é habitual ter-se um dia mau… Só que desta vez tivemos dois consecutivos! Com um pouco mais de sorte, acho que poderíamos estar hoje um lugar acima na geral. Mas o Dakar é mesmo assim e o importante é que a equipa está muitíssimo satisfeita com o resultado, que realmente excedeu as melhores expectativas de todos os seus responsáveis”
, resumiu Carlos Sousa após a consagração no inédito pódio instalado em Lima.

Regular e consistente, apesar da arreliadora gripe que o limitou durante a primeira semana e os sintomáticos problemas com a refrigeração do motor e a afinação do seu SUV Haval, Carlos Sousa chegou ainda a temer uma desistência já perto do final, em face da lesão no pescoço diagnosticada ao seu navegador, Jean-Pierre Garcin, que obrigou o francês a cumprir as últimas duas etapas com um colar cervical.

“Passámos por situações algo insólitas neste Dakar, mas que ajudam a reforçar ainda mais o mérito deste resultado. Em todo o caso, acho que evidenciámos o enorme potencial que este projeto pode vir a ter no futuro caso a equipa decida investir um pouco mais na preparação do próximo Dakar e na resolução de alguns problemas de base do próprio carro. Mas esta é uma decisão que caberá sobretudo à marca”
, revelou ainda Carlos Sousa, na véspera de festejar o seu 46º aniversário e também de se reunir com o vice-presidente da Great Wall Motors para discutir o futuro e uma eventual renovação do seu contrato.

“Independentemente do que possa reservar o futuro, sinto que já contribuí para que o desporto mundial ganhasse mais um construtor interessado em investir no automobilismo e em se promover internacionalmente através do Dakar”, concluiu o piloto, que regressará a Portugal apenas no próximo dia 23 de janeiro.

GERAL – FINAL



Peterhansel/Cottret
MINI
38h54m46s0


Roma/Périn
MINI
a 41m56s


De Villiers/Von Zitzewitz
Toyota
a 1h13m25s


Novitskiy/Schulz
MINI
a 2h11m54s


Gordon/Campbell
Hummer
a 2h16m53s


Alvarez/Graue
Toyota
a 4h05m52s


SOUSA/GARCIN
GREAT WALL
a 4h30m24s

(…)

20º
ZHOU/MAIMON
GRAT WALL
a 17h36m14s

Monster Energy X-Raid Team vence o Dakar 2012 com o MINI All4 Racing


• Stéphane Peterhansel celebrates his 10th Dakar win at the wheel of the MINI ALL4 Racing
• All the eight X-raid cars made it to the finish in Lima, Peru


History was made today in Peru’s capital Lima: Stéphane Peterhansel celebrated his 10th Dakar win, representing at the same time the MINI ALL4 Racing’ and the X-raid Team’s first triumph in the gruelling event! Just 14 months after the unveiling of the German squad’s latest vehicle, the off-road racing crown was secured by the Trebur based team.

„We finally have achieved our long-awaited goal: our first win in the Dakar Rally,”
beamed Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt after Stéphane Peterhansel had rolled over the podium. “In this year’s Dakar, the MINI ALL4 Racing clearly demonstrated its outstanding potential and reliability.”

“We have worked hard and for a long time for this win,”
said the Stéphane Peterhansel who now has got 10 Dakar wins under his belt. “With the MINI ALL4 Racing, we designed a competitive and reliable car. I want to thank the entire team for its hard work and support, both prior to and during the event.”

But the success story didn’t end with Peterhansel’s win, as all the five MINIs ALL4 Racing entered by the team made it to the top 10. Nani Roma (ESP) ad Michel Périn (FRA) impressed by celebrating three special-stage wins and finished runner-up, thus giving the Monster Energy X-raid Team a one-two, in the 2012 Dakar. Meanwhile, Russia’s Leonid Novitskiy and his German navigator Andi Schulz demonstrated that consistency is the right approach for being successful. They won the first special stage and afterwards, they successfully avoided getting involved in any major problems. Finishing fourth in the overall rankings represented the well-deserved reward – and the best Dakar result ever secured by a Russian driver in the Dakar’s car ranking. In addition, Novitskyi also was the best-place semi-professional driver in the 2012 edition of the event.

For a long time, Polish-Belgian pairing Krzysztof Holowczyc / Jean-Marc Fortin also proved to be a factor in the battle for a top-three position. In the 10th special stage, however, their ORLEN MINI ALL4 Racing encountered problems that cost them their chance of making it to the podium. The fifth Monster Energy X-raid Team pairing, the Portuguese Ricardo Leal dos Santos und Paulo Fiuza, completed the outstanding team success by taking their red MINI ALL4 Racing to eighth position in the overall rankings.

And the Monster Energy X-raid Team did not only convince by this fantastic Dakar success but also by outstanding reliability. Other than expected by many pundits, all the eight vehicles entered by the German squad – five MINIs ALL4 Racing and three BMWs X3 CC – survived the entire event and made it to the finish in Lima. “Apart from our win, this is the biggest success for our team,” added Quandt. “Our engineers and mechanics did a fantastic job preparing the cars on every single day, thus laying the foundation for this success.”

From 2011 to 2012, the number of MINIs All4 Racing contesting the Dakar increased from one to five. Coloured green, yellow, orange, red and red/blue/white, they turned the desert into a colourful place. From the very first special stage and throughout the event, the overall lead was held by one of the MINIs ALL4 Racing that also secured eight special-stage wins.

Dakar record winner Peterhansel switched to Team x-raid following the 2009 Dakar. Up to that point in time, Mr. Dakar had celebrated 6 motorbike wins (1991, 1992, 1993, 1995, 1997, 1998) and three on four wheels (2004, 2005, 2007), in the legendary event. Now, by his first win in South America, he added triumph No 10 – by delivering in his well-know style. Peterhansel celebrated three special stage wins in this year’s Dakar and convinced – as usual – by consistency and a matured style of driving. Thanks to this approach, he avoided getting involved in any major problems and on day three, he took the lead for the second time to defend it until the rally was over.

For the Frenchman who was born on 06th August, 1965, in Vesoul, competing has been vital throughout his life. To get involved in sports just for the fun of it is an alien concept, to him. As juvenile, for instance, he was French Skateboard Champion – to then fully focus on the enduro sport. And again, he didn’t have to wait long for his first successes. Contesting the Dakar Rally represented a long-time dream for him – and in 1988, he made this dream come true.

The MINI ALL4 Racing made its Dakar debut in the 2011 edition of the gruelling event – in that year with the French pairing Guerlain Chicherit / Michel Périn in the cockpit. The small rally car quickly captured the hearts of the motor-racing enthusiasts but a crash during the roll-out on the day of rest of the 2011 Dakar forced the car into early retirement. But just a few weeks later, in spring 2011, Peterhansel and Cottret secured the first win of the MINI ALL4 Racing – in the Abu Dhabi Desert Challenge. In this event, their car still featured the classic red livery but from the Silk Way Rally, Peterhansel / Cottret raced the green MINI ALL4 Racing that soon should become their trade mark.

Chilean-French pairing Boris Garafulic / Gilles Picard made for a major surprise in the 2012 Dakar. While Picard was one of the most experienced co-drivers in the field, Garafulic contested his only second Dakar. Nonetheless, he made it to the top 10 in several special stages and in the end, he secured 12th position in the overall rankings, with the two Russians Alexander Mironenko and Sergy Lebedev taking their BUER BMW X3 CC to 16th position.

German pairing Stephan Schott and Holm Schmidt had to cope with a huge dose of bad luck, with their KS Tools BMW X3 CC. Incidents caused by rocks and opponents prevented them from securing a better result. At the end of the day, they had to settle for finishing 31th.

Now, the rally vehicles and the service fleet will be shipped back to Germany. In the coming days, a cargo ship will take them back to Europe where they will arrive around mid- to late February. And just a short time later, it’s back to business in the kick-off of the new FIA Cross-Country Rally World Cup season.


2012 Dakar Rally - result:

1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 38h 54m 46s
2. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 39h 36m 42s
3. G. De Villiers (RSA) / D. von Zitzewitz (GER) Toyota – 40h 08m 11s
4. Novitskiy (RUS) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 41h 06m 40s
5. R. Gordon (USA) / J. Campell (USA) Hummer – 41h 11m 39s
...
8. R.D. Dos Santos (POR) / P. Fiuza (POR) MINI ALL4 Racing – 43h 58m 04s

10. K. Holowczyc (POL) / J.-M. Fortin (BEL) MINI ALL4 Racing – 45h 54m 24s
...
12. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) BMW X3 CC – 47h 43m 11s

16. A. Mironenko (RUS) / S.Lebedev (RUS) BMW X3 CC – 51h 46m 38s

31. S.Schott (GER) / H.Schmidt (GER) BMW X3 CC – 61h 33m 33s

Hélder Rodrigues repete pódio


- Recorde de vitórias em etapas e 8º lugar na derradeira especial
- Piloto reclama maior apoio financeiro para lutar pela vitória


Em Lima, capital do Peru, Hélder Rodrigues subiu esta tarde ao pódio, pelo segundo ano consecutivo, do mais importante e competitivo rali de todo-o-terreno do mundo. Na derradeira especial, disputada no decorrer da etapa que ligou Pisco a Lima, o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team gastou 26m07s para percorrer os cerca de 29 quilómetros cronometrados, mais 3m41s que o norueguês Pal Anders Ullevalseter, que foi o mais rápido neste troço de consagração para todos os pilotos que terminaram o Dakar Argentina Chile Peru 2012.

Com a penalização averbada por Marc Coma na sequência de uma segunda mudança de motor, Helder Rodrigues terminou o Dakar em terceiro lugar a 1h11m17s do vencedor Cyril Despres e com uma diferença de 17m57s para o segundo classificado. A vantagem para o 4º classificado, Jordi Viladoms foi de 29m39s.

A chegada a Lima, Hélder Rodrigues fez um balanço bastante positivo da sua participação: “Terminar um Dakar é excelente, subir ao pódio é extraordinário. Terminaram à minha frente dois grandes pilotos. Eu tive a infelicidade de perder 20 minutos na quarta etapa e outros 20 dois dias depois o que tornou quase impossível conseguir melhor que o 3º lugar, como eu tanto ambicionava. Tenho uma excelente moto, mas necessito de um maior apoio financeiro, para poder ter uma estrutura que me permita lutar pela vitória”.

De salientar que, para além da subida ao pódio pela conquista do terceiro lugar absoluto, Hélder Rodrigues alcançou, na etapa de ontem, mais uma vitória em etapas do Dakar, a sexta da sua carreira (tendo em conta que também lhe foi atribuída a vitória na etapa 9 desta edição de 2012). Hélder Rodrigues é assim o português com maior número de vitórias alcançadas, num total de 19 obtidas por pilotos lusos.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Vitória para a Delta Q – Monster Energy X-raid Team no Dakar 2012


· Stephane Peterhansel vence, Nani Roma segundo
· Ricardo Leal dos Santos é oitavo, segundo na derradeira etapa.


A Delta Q – Monster Energy X-raid Team vence a edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru que hoje terminou, pela primeira vez, na capital do Peru, Lima. Stephane Peterhansel arrecada mais uma vitória na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno. Nani Roma foi segundo dando à equipa dos MINI All4 Racing a dobradinha no evento. Ricardo Leal dos Santos, teve como missão ajudar os seus companheiros de equipa a chegarem aos primeiros lugares, mas hoje, na última etapa esteve em plano de destaque ao conseguir o segundo lugar, logo atrás de Robby Gordon, que tudo indica será desclassificado por não ter o seu Hummer segundo os regulamentos da prova.

Peterhansel entrou para os últimos 29 quilómetros muito cauteloso: “Os azares acontecem em qualquer altura por isso não dei sorte ao azar. Fiz o percurso de forma tranquila para conseguir aquilo que realmente era importante para nós: vencer. E estou muito contente com este desfecho. Foi um rali muito duro, com vários adversários a lutarem pelas primeiras posições. Lutas constantes. Mas felizmente que tudo acabou por correr bem. É a minha 10ª vitória nesta prova, é um resultado incrível. A primeira vez que consigo este feito na América do Sul. Toda a equipa está de Parabéns e o MINI All4 Racing também porque teve sempre uma performance notável. Agora é hora de festejar”, disse o piloto francês.

Nani Roma estava igualmente satisfeito pelo segundo lugar: “Depois do que me aconteceu ontem é um milagre estar a festejar este segundo lugar. Mais uma vez tenho de agradecer ao Ricardo por me ter ajudado, caso contrário este festejo não teria sido possível. A equipa trabalhou muito para este conseguir esta dobradinha e estamos todos de Parabéns”, referiu.

Ricardo Leal dos Santos estava satisfeito por ter conseguido terminar no oitavo lugar, posição que pode alterar-se para sétimo logo que a desclassificação de Robby Gordon seja efectiva. Mas, apesar da satisfação por ter terminado, Ricardo está feliz por ter conseguido hoje o segundo lugar na etapa: “Ao longo do Dakar dei o meu melhor não só em proveito próprio mas também para ajudar os meus companheiros de equipa. Fiz tudo o que estava ao meu alcance. Infelizmente um azar na etapa 3 deitou por terra as minhas aspirações de chegar a um lugar no top 6. Mas apesar de tudo, etapa a etapa consegui mostrar a minha rapidez e prova disso é o segundo lugar conseguido hoje. Para além disso, ter ajudado a Delta Q – Monster Energy X-raid Team, a conseguir a dobradinha dá-me ainda mais o sentimento de dever cumprido”, rematou o piloto português.

Després alcança 4ª vitória no Dakar; Décimo título para a KTM


Red Bull KTM factory rider Cyril Despres on Sunday rode into Lima in triumph to seal his fourth career Dakar title and to present KTM with its eleventh consecutive win in this, the toughest event on the annual motorsports calendar.

His KTM teammate Marc Coma finished second overall in what was one of the most epic two-way battles in the rally’s history.

KTM has now won the motorcycle division of the Dakar rally every year since 2001, with the exception of 2008 when it was canceled because of security threats. In the 2012 edition, eight of the top 10 finishers and 15 of the top 20 rode KTM machines underlining the dominance of the Austrian brand’s sports bikes.

The race was a personal triumph for French-born Despres who first won in 2005 and repeated the victory in 2007, 2010 and again in 2012. His KTM factory teammate Marc Coma, who won the rally in 2006, 2009 and 2011 finished second after one of the Dakar’s most historic and closely fought battles. Both riders set the scene for a two-way competition right from the first stage and remained minutes apart until the penultimate stage on Saturday. Coma won five stages in the 2012 edition and Despres four but it was the turn of the Frenchman to ride in triumph into Lima.

Cyril Despres: Today we won and it's simply fantastic. This is without a shadow of a doubt the toughest Dakar I've ever raced in. It was difficult physically, but even more psychologically. Challenging yourself every morning and fighting on the course takes its toll on your mind. It's not like a 42-kilometer marathon; here, you have to earn your place every morning. All victories are beautiful, but this one is special because it came down to the wire and was decided at the last minute. This was an unimaginable scenario, with the leaders separated by mere seconds. I've done 90 or 85 rallies throughout my life, and this one was the one where I had to fight the hardest. Today will leave its mark on me.”

The final stage from Pisco to Lima was largely ceremonial with a 254 km liaison section along the Pacific coastline of southern Peru and a brief 29 km timed special, a final encounter with the coastal dunes in the middle of the liaison section. Riders started in reverse order for the final stage that completed this marathon, almost 9,000 km ride from Mar del Plata in Argentina to Lima. Along the way they encountered vastly different terrain ranging from the Argentinean pampas to the high Andes, the daunting Atacama Desert of Chile and finally the southern coastal plains and rios of Peru. It was the first time that the rally had included Peru and the first time it represented a dash from the Atlantic coastline to the Pacific

The last timed special went to Pal Anders Ullevalseter of Norway (KTM) who finished ahead of Coma in second place. Despres, who said after the penultimate stage that the effort to stay ahead of Coma had cost a huge amount of physical and mental energy coasted home in tenth place.

Only minutes had separated the two KTM leaders going into the penultimate stage and the competition was fierce. Since the beginning of the rally both riders had never let up in speed and determination. But in the heat of the battle on Friday, Coma made a huge jump on the bike and when he landed he knew he had gearbox problems. He nursed the bike back to the bivouac but also made a navigational error in the process and this was enough to give his rival the lead he needed.

A new Dakar rule in 2012 penalizes riders 15 minutes for the first change of engines and 45 minutes for the second. As the factory team had decided to change out both engines in the lead riders bikes one stage into the second half of the rally this meant that when Coma’s engine was changed a second time he was given another 45 minutes penalty, effectively handing the title to his teammate.

Alex Doringer, Team Manager for KTM’s factory team said he was delighted that his top two riders had taken first and second place. “The battle between them was amazing,” he said from the finish in Lima, adding the team was also very happy that Johnny Aubert from the KTM Enduro Factory Team finished in overall fourteenth place in his rookie Dakar ride. Johnny rode a standard series model KTM 450 Rally Replica and went into the rally with a mission to learn and enjoy.

KTM’s motorsports expert Heinz Kinigadner, himself a former Dakar rider said it was a great day for the company. “This battle between Cyril Despres and Marc Coma was one of the tightest and one of the most interesting in the history of the rally. They were virtually wheel on wheel in almost every stage. They both gave everything both physically and mentally and they both deserve to go into the Dakar record books for this great effort. It is naturally unfortunate that Marc had some gearbox problems in the penultimate stage and picked up a 45-minute penalty for the engine change. Otherwise their times at the finish line would have been only minutes apart.”



Results Stage 14


1, Pal Anders Ullevalseter, Norway, KTM 22 minutes 26

2, Marc Coma, Spain, KTM 23:34

3, Stefan Svitko, Slovakia, KTM 24:09

4, Gerard Farres Guell, Spain, KTM 24:27

5, Alessandro Botturi, Italy, KTM 24:37

Other KTMs

7, Jordi Viladoms, Spain, KTM 26:01

10, Cyril Despres, France, KTM 26:17

12, Jacek Czachor, Poland, KTM 27:34

13, Felipe Zanol, Brazil, KTM 27:36

16, Paolo Ceci, Italy, KTM 28:35

18, Henk Knuiman, Netherlands, KTM 29:02

20, Johnny Aubert, France, KTM, 29:22



Overall Results after final Stage 14
**Victory by Despres gives KTM its eleventh consecutive Dakar title

1, Cyril Despres, France, KTM, 43 hours 28 minutes and 11 seconds

*Fourth Dakar Title for Despres

2, Marc Coma, Spain, KTM at 53:20

3, Helder Rodrigues, Portugal, Yamaha at 1:11:17

4, Jordi Viladoms, Spain, KTM at 1:40:56

5, Stefan Svitko, Slovakia, KTM 1:47:28

Other KTM

6, Pal Anders Ullevalseter, Norway, KTM at 2:11:56

7, Gerard Farres Guell, Spain, KTM at 2:14:22

8, Alessandro Botturi, Italy, KTM at 2:59:04

10, Felipe Zanol, Brazil, KTM at 3:25:56

12, Rubin Faria, Portugal, KTM at 4:13:10

13, Jacek Czachor, Poland, KTM at 4:39:09

14, Johnny Aubert, France, KTM at 4:39:3

Foto: Maragni M. KTM Images

Ricardo Leal dos Santos volta a brilhar


- Segundo lugar na derradeira etapa (que até pode vir a ser primeiro)
- Ponta final de grande nível


A dupla Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiúza, aos comandos de um Mini All4 Racing, terminou hoje a sua participação no Dakar Argentina Chile Peru 2012, com mais uma exibição de grande nível.

Depois de, na etapa de ontem, ter abdicado de um quase certo segundo lugar, em prol do importantíssimo apoio a dar à equipa, a dupla portuguesa confirmou, no derradeiro sector selectivo, o excelente momento que atravessa, evidenciado uma crescente capacidade de lutar pelas primeiras posições.

Nos 29 quilómetros cronometrados de hoje, Ricardo Leal dos Santos averbou um tempo de 23m04s, apenas superado pelo Hummer de Robby Gordon, uma equipa que já foi desclassificada pela organização do rali, mas que prosseguiu em prova, na sequência do apelo feito pelo piloto americano.

“Estamos a andar muito bem. A nossa adaptação ao Mini All4 Racing foi-se consolidando durante o rali e hoje, que partimos mais aliviados de peso, conseguimos, finalmente, ter uma palavra a dizer, em termos de classificação. Este foi até à data o nosso melhor resultado de sempre numa etapa. Fomos os melhores da armada Mini e só o Hummer que, de acordo com os comissários técnicos não está regulamentar, ficou à nossa frente”, referiu Ricardo Leal dos Santos à chegada a Lima.

Em Lima, capital do Peru, país que pela primeira vez recebeu o Dakar, está instalado o pódio onde terá lugar a festa de encerramento. Para Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza o 8º lugar (que poderá ser 7º) vai sempre saber a pouco, já que a classificação geral da equipa ficou condicionada após as 2h30m que perdeu a 500m da linha de chegada, na 3ª etapa. Sem esse percalço, a equipa terminaria a corrida duas posições mais à frente.

Stéphane Peterhansel alcança 10ª vitória no Dakar


- O piloto francês chegou ao seu 10º triunfo no Dakar com a vitória nesta edição de 2012, oferecendo também à X-Raid o primeiro triunfo;
- Carlos Sousa foi o melhor português em 7º, enquanto Ricardo Leal dos Santos (8º), chegou hoje ao 2º lugar da etapa.


O "Sr. Dakar" Stéphane Peterhansel percorreu hoje os 29 Km's cronometrados da especial em jeito de consagração pela sua 10ª vitória no Dakar. O francês acaba por chegar a um merecido triunfo, oferecendo também à MINI X-Raid a primeira vitória no Dakar...

A última etapa do Dakar, até Lima, não trouxe também qualquer alteração no que diz respeito aos automóveis. A vantagem que Peterhansel tinha foi mais que suficiente para confirmar o seu triunfo, ele que hoje foi apenas o 10º classificado, não correndo qualquer risco que pudesse por em causa o seu 10º título.

Nani Roma obteve também o seu melhor resultado no Dakar, nos Automóveis. O piloto espanhol, que ficou a mais de 40 minutos do seu colega de equipa, garantiu também à MINI X-Raid a dobradinha neste Dakar 2012.

No último lugar do pódio terminou o sul-africano Giniel De Villiers, que acaba por ser uma das surpresas nos automóveis, ao levar a sua Toyota Hilux Overdrive ao 3º posto. De Villiers acabou por tirar dividendos da sua regularidade e este resultado é um merecido prémio para o vencedor de 2009 e também para a Toyota, que mostrou que as Hilux podem ser bastante competitivas. Na etapa de hoje De Villiers acabou por alcançar mais um bom resultado, o 3º lugar na frente de Krzystof Holowcyc.

O piloto polaco da MINI foi também um dos grandes azarados desta edição do Dakar. Holowczyc chegou a passar pela liderança da prova, mas não foi além do 10º lugar. Ainda assim, a MINI X-Raid conseguiu colocar todos os 5 carros no Top 10.

O quarto posto ficou também para mais um MINI All4 Racing, o do russo vencedor da Taça do Mundo, Leonid Novitskiy. O piloto do MINI laranja foi também bastante regular e beneficiou dos problemas de outros pilotos para terminar num excelente 4º posto, na frente do americano Robby Gordon, que esteve envolto em algumas polémicas neste Dakar. Gordon não ainda ainda o seu 5º posto garantido, pois o piloto foi excluído da prova, mas recorreu da decisão e assim pode fazer o resto da corrida. Resta esperar pelo veredicto final da organização.

Na etapa de hoje, acabou mesmo por ser Robby Gordon o vencedor, oferecendo mais um triunfo à Hummer.

Quanto aos portugueses, garantiram também o 7º e 8º lugares, respectivamente para Carlos Sousa e Ricardo Leal dos Santos. Ambos os pilotos foram vítimas de vários problemas e por isso estes resultados acabam por ser excelentes face a tudo o que se passou.

Na etapa de hoje, Carlos Sousa e Leal dos Santos tiveram um justo prémio, ficando ambos no Top 5. Carlos Sousa foi o 5º classificado enquanto Ricardo Leal dos Santos chegou ao seu melhor resultado em etapas do Dakar e garantiu também a melhor prestação de um português nesta edição de 2012. O piloto de Coimbra foi o segundo classificado a apenas 21 segundos de Robby Gordon.

Classificação Final - Dakar 2012:


1º S. Peterhansel
2º N. Roma +41min56s
3º G. De Villiers +1h13min25s
4º Leonid Novitskiy +2h11min54s
5º R. Gordon +2h16min53s
...
7º C. Sousa +4h30min24s
8º R. Leal dos Santos +5h03min18s

Després confirma 4ª vitória no Dakar


- O francês da KTM fez os últimos 29 Km's cronometrados sem problemas e confirmou a sua 4ª vitória no Dakar, mais uma que Marc Coma;
- Hélder Rodrigues confirmou também o seu 3º posto, subindo ao pódio pela 2ª vez consecutiva.


Os 29 Km's de especial da última etapa serviram apenas para a consagração dos vencedores, que subiram ao pódio em Lima, capital do Perú.

Na etapa acabou por ser Pal-Anders Ullevalseter o vencedor, deixando também ele o seu nome na lista de vencedores desta edição de 2012 do Dakar. Coma, Svitko, Farres Guell e Botturi fecharam por esta ordem o Top 5 da etapa, onde o melhor português foi mais uma vez Hélder Rodrigues em 8º.

Paulo Gonçalves, Bianchi Prata e Ruben Faria ficaram para lá do Top 20.

Na classificação geral, como se esperava, Cyril Després confirmou a sua 4ª vitória no Dakar, ultrapassando mais uma vez Marc Coma, que foi o segundo classificado nesta edição do Dakar. Després acabou por ser o piloto que evitou problemas e por isso conseguiu superar todos os seus adversários, garantindo mais um triunfo.

Marc Coma teve de se contentar com a segunda posição, ele que não evitou ainda mais uma penalização de 45 minutos, ficando a uns distantes 53 minutos de Cyril Després. De qualquer das maneiras, esta diferença não mostra o equilíbrio que houve na luta pela vitória durante toda a edição do Dakar.

O melhor dos outros foi "o nosso" Hélder Rodrigues, que repetiu o excelente 3º lugar que já tinha conquistado no ano transacto. Rodrigues esteve durante todo o Rali muito bem, mas não evitou vários pequenos problemas que não lhe permitiram fazer ainda melhor. Fica no entanto a promessa de que para o ano o piloto português voltará ainda mais forte, ele que deverá apostar num novo modelo da Yamaha com injecção.

Atrás de Hélder Rodrigues ficaram Jordi Viladoms e Stefan Svitko, dois pilotos que também fizeram uma prova muito boa, apostando na regularidade. Viladoms foi então o 4º classificado enquanto o piloto eslovaco fechou o Top 5, obtendo o seu melhor resultado no Dakar.

Ruben Faria, apesar de uma queda na fase inicial do Rali e outros problemas nas etapas seguintes, acabou por ser o segundo melhor português, terminando na 12ª posição. Faria hoje ainda perdeu quase 25 minutos e não evitou uma penalização de 55 minutos anteriormente. Assim a 12ª posição é o resultado possível para o algarvio, que tinha como principal objectivo ajudar Cyril Despres a ganhar o Dakar, por isso os seus objectivos acabam por ser cumpridos.

Paulo Gonçalves foi o 3º melhor português, com um Dakar com "sabor" agridoce, onde conseguiu andar regularmente nos lugares da frente, mas as penalizações que lhe foram impostas impediram o piloto de alcançar um lugar de relevo. O ritmo imposto por Gonçalves acabou por surpreender muita gente e por isso o seu 26º lugar acaba por ser injusto para o piloto da Husqvarna.

Pedro Bianchi Prata também terminou a corrida, cumprindo o objectivo de terminar este Dakar de 2012. O piloto, também da Husqvarna, terminou no 42º lugar.

Classificação Final - Dakar 2012:

1º C. Despres
2º M. Coma +53min20s
3º H. Rodrigues +1h11min17s
4º J. Viladoms +1h40min56s
5º S. Svitko +1h47min28s
...
12º R. Faria +4h13min10s
...
26º P. Gonçalves +8h10min26s
...
42º P. Bianchi Prata +13h00min22s

Foto: Maragni M. KTM Images

Team Bianchi Prata na penúltima etapa do Dakar 2012


A 13ª e penúltima etapa do rally Dakar´12 estabeleceu ligação entre Nasca a Pisco, numa especial 276kms.

Os pilotos encontraram novamente muitas dunas e areia, onde o mínimo erro poderia deitar muito a perder. No final da especial, depararam-se com pistas muito semelhantes ao Enduro.

O piloto da Husqvarna Rallye Team by Speedbrain, Paulo Gonçalves alcançou, tal como na etapa anterior, o 5º lugar. O piloto de Esposende encontra-se no 26º lugar da geral.

O piloto Bianchi Prata teve um dia complicado, onde obteve o 47º lugar: O dia hoje foi complicado, não consegui encontrar o meu ritmo, estava muito pó. Parecia que nunca mais acabava. Felizmente acabou tudo bem e agora só falta uma etapa para chegarmos a Lima. " Pedro Bianchi Prata ocupa o 43º da classificação geral.

A última etapa terá uma pequena especial de 29kms, de Pisco até Lima. A cerimónia de pódio será assim na capital do Peru.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Stéphane Peterhansel vence penúltima especial


• Peterhansel and Roma still hold the top positions in the overall standings
• Leonid Novitskiy works his way up to fourth


The penultimate special stage proved to be another good one for the Monster Energy X-raid Team. Overall leader Stéphane Peterhansel and his co-driver Jean-Paul Cottret (both France) won the special stage, with their green Monster Energy MINI ALL4 Racing and extended their lead by another 20 minutes. Meanwhile, Russian-German crew Leonid Novitskiy / Andi Schulz in the orange Monster Energy MINI ALL4 Racing finished third behind Giniel de Villiers. The two Portuguese Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiuza took their red Monster Energy MINI ALL4 Racing to sixth position, thus finishing right ahead of their team-mates Nani Roma (Spain) and Michel Périn (France) in the yellow sister car. And Polish-Belgian pairing Krzysztof Holowczyc / Jean-Marc Fortin in the ORLEN MINI ALL4 Racing came 12th, today.

Once again, the drivers were really exhausted when arriving at the bivouac as today’s 275-kilometre special stage featured another heavy dose of the Peruvian dunes. “These dunes were extremely tough,” said Novitskiy’s navigator Schulz. “Here, you realise that the Dakar is a truly gruelling event.”

Sometimes, the good things happen just out of the blue. Peterhansel hadn’t planned to win the special stage but then, it just happened. “I had set myself the goal to just defend my lead in the overall standings but it goes without saying that I don’t say no to this win,” said the Frenchman. “Nonetheless, we mustn’t forget that there is another special stage to be contested, tomorrow. I won’t relax before having crossed the finish line.”

Novitskiy and Schulz also demonstrated once again that dune sections suit them well. Having finished runner-up yesterday, they came third behind Giniel de Villiers’ Toyota, today. The pairing succeeded in avoiding all the ‘traps’ of the special stage and made it to the finish without having got stuck. Thanks to their consistent performance, they succeeded in passing Robby Gordon for fourth position in the overall standings.

Roma, however, wasn’t that lucky, in the dunes to Pisco. “I had to avoid a bike rider and a car that had got stuck,” said the Spaniard. “But then, I drove into a hole and got stuck myself.” Fortunately, his Portuguese team-mates Dos Santos and Fiuza soon approached to help him. “I was happy that they were behind me,” admitted the Spaniard. Nonetheless, this incident cost him more than 20 minutes compared to his team-mate and overall leader Peterhansel.

Despite having helped Roma /Périn, the Portuguese pairing finished sixth. “Getting Nani out of the hole was hard work,” revealed Santos. “Apart from that, our special stage was rather uneventful.” For Holowczyc, however, the Peruvian dunes turned out to be a far more difficult area. The Pole got stuck once again. “It was a day of digging, digging, digging,” said Holowczyc who consequently had to settle for coming 12th.

Meanwhile, the two Russians Alexander Mironenko and Sergey Lebedev in their BUER BMW X3 CC encountered no problems in the dunes and finished ninth – two positions ahead of the Chilean-French crew Boris Garafulic / Gilles Picard with the Vision Advisors BMW X3 CC. “We got stuck at the same place as Nani,” said Garafulic. “I have to admit that Peru is clearly more gruelling than Chile.” The two Germans Stephan Schott and Holm Schmidt had to cope with another dose of bad luck. An opponent was going backwards as he had got stuck – and crashed into the Germans’ KS Tools BMW X3 CC. So, Schott had to wait for the X-raid race truck to be able to repair the damage. He still is on his way to completing the special stage.

The distance of tomorrow’s final stage amounts to just 29 kilometres but the drivers will have to cross another two – minor – dune fields. So, the fat lady has not yet sung. A short time after having arrived in Lima, the competitors will roll over the podium.

Results Stage 13:

1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 09m 47s
2. G. De Villiers (RSA) / D. von Zitzewitz (GER) Toyota – 3h 18m 16s
3. L. Novitskiy (RUS) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 3h 22m 42s
4. C.Sousa (POR) / Garcin (FRA) Great Wall – 3h 22m 42s

6. R.L. Dos Santos (POR) / P. Fiuza (POR) MINI ALL4 Racing – 3h 24m 51s
7. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 32m 44s
...
9. A.Mironenko (RUS) / S.Lebedev (RUS) BMW X3 CC – 3h 41m 57s
10. R. Gordon (USA) / J. Campell (USA) Hummer – 3h 45m 48s
11. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) BMW X3 CC – 3h 50m 11s
12. K. Holowczyc (POL) / J.-M. Fortin (BEL) MINI ALL4 Racing – 3h 51m 19s
...
tba. S. Schott (GER) / H.Schmidt (GER) BMW X3 CC – h m s

Overall after Stage 13:
1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 38h 28m 51s
2. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 39h 11m 48s
3. G. De Villiers (RSA) / D. von Zitzewitz (GER) Toyota – 39h 44m 00s
4. Novitskiy (RUS) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 40h 41m 47s
5. R. Gordon (USA) / J. Campell (USA) Hummer – 40h 48m 56s
...
8. R.D. Dos Santos (POR) / P. Fiuza (POR) MINI ALL4 Racing – 43h 35m 00s

10. K. Holowczyc (POL) / J.-M. Fortin (BEL) MINI ALL4 Racing – 45h 31m 03s
13. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) BMW X3 CC – 47h 15m 17s

17. A. Mironenko (RUS) / S.Lebedev (RUS) BMW X3 CC – 51h 18m 51s

tba S.Schott (GER) / H.Schmidt (GER) BMW X3 CC – h m s

Carlos Sousa “voa” na penúltima etapa e recupera o sétimo lugar da geral


- Num dia em que partiu de “faca nos dentes”, decidido a anular os 4m de desvantagem para o Mitsubishi de Ten Brinke, Carlos Sousa não só recuperou o sétimo lugar da geral como foi ainda o quarto mais rápido a cumprir os 275 km da 13ª e penúltima especial da prova, naquele que foi o melhor resultado do piloto português neste Dakar e também o melhor de sempre de um construtor chinês em provas automobilísticas internacionais! Tudo isto apesar de um atascanço no primeiro cordão de dunas e dos problemas físicos do navegador Jean-Pierre Garcin que motivaram um importante atraso ontem e hoje o obrigaram a disputar a etapa com um colar cervical…

Após dois dias repletos de incidências e um atraso acumulado superior a duas horas – que se traduziu numa descida desde o sexto ao oitavo lugar da classificação –, Carlos Sousa regressou hoje à melhor forma no penúltimo dia de competição do Dakar 2012, confirmando o seu melhor registo em etapas nesta edição e recuperando o sétimo lugar perdido na véspera para o holandês Bernhar Ten Brinque.

Quarto mais rápido a cumprir os 275 km da especial, num percurso entre as históricas cidades de Nasca e Pico, maioritariamente disputado junto às margens do Oceano Pacífico, o piloto português ofereceu à Great Wall o melhor resultado de sempre de um construtor chinês em provas automobilísticas internacionais, ficando agora a escassos 29 km de repetir pela quarta vez na sua carreira, depois de 2005, 2006 e 2007, um sétimo lugar no final de um Dakar. Ou, e caso se venha a confirmar a desclassificação de Robby Gordon, o sexto lugar também conquistado na sua última participação, em 2010.

Num dia em que partiu “de faca nos dentes”, decidido a anular rapidamente os cerca de 4 minutos que o separavam do Mitsubishi de Ten Brinke na geral, Carlos Sousa fez uso da sua enorme experiência para colocar o SUV Haval inscrito na Great Wall entre os quatro mais rápidos da tirada, isto apesar “de um valente atascanço no primeiro cordão de dunas e de uma perdidela a sensivelmente meio da especial. Tudo somado, teremos perdido mais de 10m e a possibilidade de um resultado ainda mais positivo no final deste dia”, contou o português à chegada a Pisco.

Em todo o caso, prossegue, “cumprimos aquele que era o grande objetivo à partida desta etapa, que era recuperarmos o sétimo lugar da geral após os problemas que nos condicionaram no dia de ontem. Nesse contexto, uma palavra muito especial para o Jean-Pierre (Garcin), que mesmo limitado fisicamente e ainda com muitas dores no pescoço – partiu hoje com um colar cervical – fez questão de aguentar tudo e incentivar-me até final”, destacou ainda Carlos Sousa.

De resto, e já em jeito de primeiro balanço a esta sua 13ª participação no Dakar, Carlos Sousa explica que, “face a todos os condicionalismos e limitações desta estreia com o Team Great Wall, seria realmente impossível fazer melhor. Saio deste Dakar de consciência tranquila, porque sei que dei o melhor de início a fim. E apesar de dois dias muito maus, este sétimo lugar acaba por ser um justo prémio para toda a equipa”, acrescentou ainda o melhor português da corrida automóvel.

Amanhã, domingo, a última etapa do rali levará a caravana até à cidade de Lima, onde pela primeira vez será celebrada a chegada de um Dakar. O percurso desde Pico até à capital peruana inclui um curto setor cronometrado de 29 km sobretudo para saborear o momento e consagrar os vencedores em cada uma das categorias.

CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 13


Peterhansel/Cottret
MINI
3h09m57s


De Villiers/Von Zitzewitz
Toyota
a 8m29s


Novitskiy/Schulz
MINI
a 12m55s


SOUSA/GARCIN
GREAT WALL
a 13m39s


Alvarez/Graue
Toyota
a 14m57s


Leal dos Santos/Fiúza
MINI
a 15m04s


Roma/Périn
MINI
a 22m57s

GERAL – APÓS ETAPA 13


Peterhansel/Cottret
MINI
38h28m51s


Roma/Périn
MINI
a 42m57s


De Villiers/Von Zitzewitz
Toyota
a 1h15m09s


Novitskiy/Schulz
MINI
a 2h12m56s


Gordon/Campbell
Hummer
a 2h20m05s


Alvarez/Graue
Toyota
a 4h07m03s


SOUSA/GARCIN
GREAT WALL
a 4h32m00s

Ruben Faria foi 9º na Etapa de hoje


A 13ª e penúltima Etapa, que ligou Nasca a Pisco com um total de 375Km dos quais 275km de especial cronometrada, tudo indica que pôs um ponto final na luta pela vitória neste Dakar. Cyril decidiu atacar desde o inico sempre com Ruben Faria por perto, e Coma perdeu-se. Com tudo isto Cyril tem agora uma vantagem mais do que confortável para amanhã pois a Etapa tem apenas 29Km. Sabemos que no desporto motorizado tudo pode acontecer mas só um grande azar poderá tirar a vitória a Cyril Despres.

Ruben Faria partiu para a Etapa com vontade de atacar e foi o que fez de inicio mas os objetivos eram outros e não correu quaisquer riscos, rolando tranquilamente até ao final.

Ruben Faria: “Hoje foi um dia bom para a equipa. Eu fui tranquilamente apesar de ser uma excelente etapa para atacar mas o meu objetivo é outro e tudo está muito bem encaminhado.”

Classificação 13ª Etapa
1º Rodrigues Yamaha 03:21:16
2º Despres KTM 03:22:03
3º Viladoms KTM 03:24:16
(...)
9º Ruben Faria KTM 03:28:22

Classificação geral após a 13ª Etapa
1º Despres KTM 19:01:54
2º Coma KTM 19:12:57
3º Rodrigues Yamaha 20:13:21
(...)
12º Ruben Faria KTM 22:54:04

Amanhã disputa-se a 14ª e última Etapa entre Pisco e Lima com um total de 283km dos quais 29km de especial cronometrada. A primeira moto irá partir ás 04h38 locais 07h38 em Portugal Continental.

Delta Q – Monster Energy X-raid Team a 29 quilómetros de vencer o Dakar


· Peterhansel vence 13ª Etapa
· Leal dos Santos sexto, Roma sétimo


A Delta Q – Monster Energy X-raid Team pode, amanhã, sagrar-se vencedora da edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru, depois de Stephane Peterhansel ter vencido a 13ª etapa da prova. Quando apenas faltam cumprir 29 quilómetros contra o cronómetro na etapa de amanhã, tudo aponta para que o piloto do MINI All4 Racing cante vitória.

A etapa de hoje era, mais uma vez, propicia a ‘atascanços’ o que viria a acontecer a muitos dos pilotos em prova e em especial a Nani Roma. Stephane Peterhansel passou incólume aos problemas: “Depois do que aconteceu ontem, íamos com as atenções redobradas. Foi a etapa mais dura no que diz respeito às dunas. Optámos estrategicamente por utilizar uma pressão de pneus mais reduzida que o normal pelo que em certos locais tivemos de ser cautelosos. Sentíamo-nos muito pressionados pois este tipo de prova pode ganhar-se ou perder-se num único dia. Amanhã temos ainda 30 quilómetros para percorrer e, apesar de nos sentirmos mais confiantes, sabemos que um problema qualquer pode acontecer a qualquer problema. Só vou respirar de alívio quando estiver no pódio”, disse o piloto francês.

Ricardo Leal dos Santos viu condicionado o seu resultado na etapa quando teve de parar para ajudar o seu companheiro de equipa, Nani Roma: “No seio da equipa tenho a função de ajudar os outros pilotos e foi o que fiz quando vi o Nani preso nas dunas. Isso fez-me perder demasiado tempo e como consequência o segundo lugar na etapa. Mas estou satisfeito na mesma, pois subimos mais uma posição na classificação geral para oitavo. Depois do que nos aconteceu na terceira etapa, estar em oitavo lugar é um excelente resultado”, referiu o português.

A destreza de Nani Roma foi posta à prova mas por mais cuidados que tivesse não evitou ficar atolado na areia: “Foi uma das etapas mais duras que alguma vez fiz. Fiquei preso num buraco quando tentava desviar-me de um motard que caiu mesmo à minha frente. Felizmente o Ricardo tirou-me daquele sítio. Depois voltei a perder tempo num dos controles por distracção minha. Mas, mantemos a segunda posição e isso é o mais importante”, explicou o espanhol.

Amanhã, a 14ª e última etapa do Dakar liga Pisco a Lima no Perú numa classificativa de apenas 29 quilómetros.

Ricardo Leal dos Santos ajudou Nani Roma e hipotecou um 2º lugar na etapa


-Gastou 12 minutos na ajuda ao companheiro espanhol
- Dupla portuguesa sobe mais um lugar à geral (8ª posição)


Na 13ª etapa do Dakar Argentina Chile Peru 2012, que esta tarde ligou Nazca a Pisco, a dupla Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiúza, aos comandos de um Mini All4 Racing, esteve à beira de terminar na 2ª posição da etapa. O tempo gasto a ajudar Nani Roma era mais do que suficiente para averbar esse lugar. Com essa paragem a equipa terminou o sector selectivo na 6ª posição, tendo gasto 3h24m51s a percorrer os 275 quilómetros cronometrados, mais 15m04s que o seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, líder da prova, que foi o mais rápido do dia.

“Foi uma etapa que nos correu muito bem. Conseguimos evitar os grandes atascansos e as nossas paragens foram sempre rápidas. Onde perdemos mais tempo foi na ajuda ao Nani Roma, que estava com o seu Mini numa situação delicada. Tenho pena de não termos conseguido terminar na 2ª posição, que seria o nosso melhor resultado de sempre mas, nesta ocasião, a ajuda ao Nani, que estava a lutar pelo segundo lugar à geral, era mais importante”, referiu Ricardo Leal dos Santos à chegada a Pisco.

A etapa de amanhã liga Pisco a Lima e conta com uma especial de cerca de 29 quilómetros. Esta será a última especial cronometrada do rali Dakar que, pela primeira vez, termina na capital do Peru. Esta curta final será a altura certa para os concorrentes se divertirem. À espera dos heróis da corrida estará uma grande celebração. Após nove mil quilómetros percorridos as emoções estão ao rubro e vão festejar todos os que conseguiram cumprir esta grande aventura.

Després lidera à geral


KTM factory rider Cyril Despres on Saturday extended his overall lead in the 2012 Dakar finishing second in the penultimate stage just 47 seconds behind Portugal’s Helder Rodrigues.

But it was all drama for his teammate Marc Coma who had to slow down in the early part of the stage due, he said, to mechanical problems. He then made a costly navigational error in the dunes of southern coastal Peru and sacrificed about 13 minutes.

The two KTM riders are far in front of the rest of the field in the overall standings so Cyril Despres goes into the final stage as a prospective winner of the 2012 edition when they head for the finish line in Lima tomorrow. While it is never over until it is over, a change in the final standings will require a dramatic error by Despres that will reverse the current situation and prevent him from taking his fourth Dakar title.

It was at the 207 km mark that Coma was reported to have overshot the course by around 2 km. Coma started the stage some six minutes ahead of Despres but by the time he got back on track after losing his way he was almost 13 minutes behind his rival. Speaking at the end of the stage. Ironically Coma had actually cut into Despres’ lead at the 186 km mark at the entrance to the dune section on Saturday and at that point the Frenchman’s lead had shrunk to a mere 2 minutes 14. Coma now goes into the short 29 km final stage to Lima knowing his rival has a lead of 11 minutes. Both Coma and Despres are three times Dakar winners and have been the dominant force in the 2012 edition, winning nine stages between them.

Despres said after the stage that it had been “psychologically tough”. “I am not the kind of person who derives pleasure from the problems of teammates, and even less when it is Marc Coma who is in trouble,” he said. “I took no risks but I tried to gain ground on other riders. I saw I had clawed back five minutes from Marc at the refueling point. Then I got lost a couple of times. It was never a big problem but I had to stay focused. Today's stage was psychologically very tough. I always wait until the last day to enjoy things. I have seen so many things happen at the Dakar, and even more today. I want to stay calm and enjoy things a bit more.”

Marc Coma: “I started very fast, as fast as I could, because I knew it would be difficult to stay in the lead. 25 km into the stage I had a mechanical problem that forced me to slow down and I feared I would not be able to continue. So I am happy to be here, in second position, which is quite good. I fought throughout the entire rally and gave it everything at all times. That is the way it is. I am disappointed because I was not able to fight until the end.”

Rodrigues is practically assured of the minor podium place when riders reach Lima tomorrow. Although he is more than an hour behind the leader, fourth placed Spaniard Jordi Viladoms (KTM) is about 20 minutes behind him. At the close of Stage 13 eight of the top ten overall riders are riding KTM machines.



Stage 13: Nasca to Pisco (Peru) Liaison of 100 km at start; timed special of 275 km


Results Stage 13

1, Helder Rodrigues, Portugal, Yamaha 3 hours 21 minutes 16 seconds

2, Cyril Despres, France, KTM at 47 seconds

3, Jordi Viladoms, Spain, KTM at 3:10

4, Joan Barreda Bort, Spain, Husqvarna at 5:13

5, Paolo Goncalves, Portugal, Husqvarna at 5:45

6, Pal Anders Ullevalseter, Norway, KTM at 5:55

7, Alessandro Botturi, Italy, KTM at 6:32

Other KTM

9, Rubin Faria, Portugal, KTM at 7:06

10, Daniel Schroeder, Germany, KTM at 8:14

11, Stefan Svitko, Slovakia, KTM at 10:13

12, Felipe Zanol, Brazil, KTM at 10:26

14, Gerard Farres Guell, Spain, KTM at 11:58

15, Johnny Aubert, France, KTM at 12:11
18, Marc Coma, Spain, KTM at 13:25



Overall Results after Stage 13


1, Cyril Despres, France, KTM, 43 hours 01 minutes and 54 seconds

2, Marc Coma, Spain, KTM at 11 minutes 03

3, Helder Rodrigues, Portugal, Yamaha at 1:11:27

4, Jordi Viladoms, Spain, KTM at 1:41:12

5, Stefan Svitko, Slovakia, KTM 1:49:36

Other KTM

6, Pal Anders Ullevalseter, Norway, KTM at 2:15:47

7, Gerard Farres Guell, Spain, KTM at 2:16:12

8, Alessandro Botturi, Italy, KTM at 3:00:44

10, Felipe Zanol, Brazil, KTM at 3:24:37

12, Rubin Faria, Portugal, KTM at 3:52: 10

13, Johnny Aubert, France, KTM at 4:36:34

14, Jacek Czachor, Poland, KTM at 4:37:52

Foto: Maragni M. KTM Images

Vitóra de Peterhansel. Carlos Sousa em 4º


- Stéphane Peterhansel venceu mais uma etapa e deu um "passo de gigante" para alcançar a sua 10ª vitória no Dakar;
- Carlos Sousa foi o 4º classificado e subiu uma posição na geral, para 7º.


Os 275 Km's entre Nazca e Pisco ofereceram a Stéphane Peterhansel mais uma vitória em etapas do Dakar. O "Sr. Dakar" ganhou mais de oito minutos ao 2º classificado e tem agora o seu 10º triunfo nas mãos, entrando na última etapa do Dakar com uma vantagem superior a 42 minutos para Nani Roma, que hoje perdeu bastante tempo.

O segundo classificado da etapa acabou por ser Giniel De Villiers, ele que está também a fazer tudo o que pode com a Toyota Hilux, tendo alcançado muito bons resultados até agora. O seu terceiro posto na classificação geral mostra bem a rapidez do piloto e acaba por ser também um merecido prémio que não lhe deverá fugir.

Nani Roma conseguiu manter o segundo posto é certo, mas hoje perdeu quase 23 minutos para o seu colega de equipa, perdendo também qualquer hipótese de lutar pela vitória, em condições normais.

Leonid Novitskiy fez também uma excelente etapa, terminando na terceira posição e subiu para o 4º posto nesta penúltima etapa do Dakar. O russo vencedor da Taça do Mundo de TT beneficiou do tempo perdido por parte do piloto do Hummer, Robby Gordon, que cedeu hoje cerca de 36 minutos para Peterhansel, caindo para 5º.

Excelente etapa para Carlos Sousa, que obteve hoje o seu melhor resultado nesta edição do Dakar, depois de algumas etapas menos boas. O piloto oficial da Great Wall, que utiliza neste Dakar o Haval, foi o 4º classificado e subiu uma posição na classificação geral, para a 7ª posição ao beneficiar do tempo perdido por parte do holandês Ten Brinke. O 6º lugar, Lucas Alvarez, tem agora uma vantagem de 25 minutos para Carlos Sousa, ele que alcançou também um bom resultado na tirada de hoje, com a sua Hilux Overdrive. O argentino garantiu a 5ª marca do dia, a quase 15 minutos de Peterhansel.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, efectuou também uma excelente etapa, alcançando o 6º posto, a apenas 7 segundos do Top 5. Na classificação geral, o piloto de Coimbra também subiu uma posição e prepara-se para garantir o seu melhor resultado de sempre nos automóveis, estando agora no 8º lugar.

Classificação Geral Após Etapa 13:


1º S. Peterhansel
2º N. Roma +42min57s
3º G. De Villiers +1h15min09s
4º Leonid Novitskiy +2h12min56s
5º R. Gordon +2h20min05s
...
7º C. Sousa +4h32min00s
8º R. Leal dos Santos +5h06min09s

Hélder Rodrigues vence penúltima etapa


- Pódio está só a 29 quilómetros (de SS)
- Vitória na 13ª etapa com 47s de vantagem sobre Cyril Despres

Hélder Rodrigues acaba de triunfar na 13ª etapa do Dakar Argentina Chile Peru 2012, conseguindo com esta excelente vitória reforçar a prestação notável que tem exibido na mais importante prova mundial de todo-o-terreno.

O piloto da Red Bull Yamaha TMN Team está cada vez mais perto de voltar a subir ao pódio, tal como o fez em 2011.

Hoje, na etapa peruana que hoje ligou Nazca a Pisco, Hélder Rodrigues impôs a sua Yamaha percorrendo os 275 quilómetros da especial cronometrada em 3h21m16s, batendo o lider da prova, Cyril Despres, que gastou mais 47 segundos.

A chegada a Pisco Hélder Rodrigues estava visivelmente satisfeito: “Estou muito contente com esta vitória e com o lugar de pódio na classificação geral. Tenho andado rápido, mas todos os dias acontecem pequenas coisas que me têm impedido de lutar pela vitória nas etapas. Hoje tudo correu bem, andei muito depressa, naveguei bem e sem problemas. No reabastecimento percebi que podia ganhar e lutei para que isso acontecesse”.

A etapa de amanhã liga Pisco a Lima e conta com uma especial de cerca de 29 quilómetros. Esta será a última especial cronometrada do rali Dakar que, pela primeira vez, termina na capital do Peru. Esta curta final será a altura certa para os concorrentes se divertirem. À espera dos heróis da corrida estará uma grande celebração. Após nove mil quilómetros percorridos as emoções estão ao rubro e vão festejar todos os que conseguiram cumprir esta grande aventura.

Hélder Rodrigues vence a 13ª Etapa


- Hoje foi o dia de Hélder Rodrigues vencer uma etapa, o merecido prémio para o excelente Dakar que está a fazer;
- Na luta pela geral, Marc Coma cedeu quase 13 minutos para Després, que deverá ter garantido mais uma vitória no Dakar.


A 13ª Etapa e penúltima ligou Nazca a Pisco e foi a última grande etapa desta edição do Dakar. A luta pela vitória nas motas estava ao rubro à partida, mas os 275 Km's de hoje acabaram por trazer algumas surpresas...

O grande azarado do dia foi Marc Coma, o líder à partida da especial. O espanhol foi perdendo tempo para os primeiros desde o início da etapa e acabou por não ir além da 18ª marca, cedendo mais de 13 minutos para o vencedor do dia. Assim, na classificação geral, Coma voltou a descer para a segunda posição e poderá ter perdido todas as hipóteses de vencer o Dakar em 2012, quando falta apenas uma etapa. Com o segundo lugar de hoje, Cyril Després ganhou quase 13 minutos ao espanhol e tem agora uma vantagem de 11 minutos e 3 segundos, que deverá ser suficiente para lhe garantir mais uma vitória no Dakar.

A vitória acabou por "falar português", num merecido triunfo de Hélder Rodrigues, que tem vindo a fazer um excelente Dakar. O piloto da Yamaha atacou desde início e liderou quase toda a etapa. Rodrigues viu o seu esforço compensado com uma vitória nesta penúltima etapa. O piloto cimentou assim obviamente o 3º posto, que não lhe deverá fugir.

Atrás de Rodrigues e Després ficaram Jordi Viladoms e Joan Barreda Bort, dois piloto que se mostraram também eles muito rápidos durante toda a prova, ainda que não tenham evitado alguns problemas. Com o 3º lugar de hoje, Viladoms deverá também ele ter assegurado o quarto posto, uma excelente classificação para o espanhol. Quanto ao piloto da Husqvarna, Barreda Bort, está à porta do Top 10, em 11º e poderá ainda aspirar a terminar na 10ª posição, já que está a menos de 13 minutos desse objectivo.

A fechar o Top 5 ficou mais um português, Paulo Gonçalves, que efectuou uma excelente etapa. No entanto as 6 horas de penalização não permitem ao piloto melhor do que o 26º lugar à geral.

Na classificação geral ainda, é Stefan Svitko, o 11º classificado de hoje, que fecha o Top 5 e está prestes a alcançar o seu melhor resultado de sempre num Dakar.

Ruben Faria fez também uma boa etapa, terminando na 9ª posição. Para a última etapa, caso tudo decorra dentro da normalidade, o algarvio deverá manter-se em 12º.

Pedro Bianchi Prata subiu mais algumas posições, estando agora em 43º.

Classificação Geral Após Etapa 13:


1º C. Despres
2º M. Coma +11min03s
3º H. Rodrigues +1h11min27s
4º J. Viladoms +1h41min12s
5º S. Svitko +1h49min36s
...
12º R. Faria +3h52min10s
...
26º P. Gonçalves +8h06min43s
...
43º P. Bianchi Prata +12h55min34s

Flash Gordon está de regresso! 12ª Etapa do Dakar


- Gordon dá "pontapés no rabo".
- Roma e Peterhansel colocam-se a jeito ao ficarem atascados na areia.
- Sousa e Leal dos Santos escapam sem levar biqueiradas.


Pela descrição que a organização tinha feito da 12ª etapa do Dakar 2012, disputada hoje entre Arequipa e Nasca, todos os pilotos sabiam que pás e pranchas iam ser muito usados, talvez mais até do que o volante e os pedais dos carros que conduzem.

A etapa fez jus á descrição, e colocou inúmeras dificuldades aos pilotos, incluindo (in)oportuna tempestade de areia. Os participantes tiveram que percorrer 412 quilómetros de ligação, antes de chegarem ao ponto de partida do sector de 245 duros quilómetros.

Robby Gordon, que tem sido um dos maiores animadores do Dakar, dando muito espectáculo e colocando muita pressão sobre o grupo da frente, tem sobre si uma eminente desclassificação devido ás irregularidades verificadas no seu carro.

Aparentemente, o sistema de enchimento dos pneus tem uma "adaptação" que permite também fazer aumentar a potencia do motor. Se de facto é verdade ou não, em breve se saberá, por agora Gordon continua em prova, e hoje teve talvez o seu melhor dia. Depois dos problemas dos últimos dias, hoje venceu com uma margem "de apenas" 15m18s, sobre Novitskiy que foi o segundo. Bastante feliz, e polémico no final da especial, Robby Gordon disse: "Dei-lhes um pontapé no rabo! Mostrei que a entrada de ar de que todos falam não me dá super potência, e provei que os Minis são para meninas, porque fomos mais rápidos do que eles 20 minutos. Foi uma grande etapa, com grandes dunas e um carro rápido. Ontem á noite descrevemos tudo com detalhe e colocámos no youtube. Podem ver em Robby Gordon - Dakar - Air inflation; Vejam, está lá colocado e explica todo o sistema. É o mesmo sistema que os oficiais Franceses aprovaram á um ano atrás, e sob o qual mudaram as mentes agora. Veja, aqui está a entrada de ar, sem qualquer possibilidade de entrar ar. Nós ensinámos estes rapazes. Estou zangado. Estou zangado com o Stephane e com o Nani por desafiarem o meu carácter dizendo que sou batoteiro, e hoje dei-lhes um pontapé no traseiro. Vou provar qualquer coisa todos os dias durante o restantes dias do rali. Vamos vencer todas as especiais daqui até á meta."

Quanto ao Russo da X-Raid foi o único piloto da equipa Germânica a terminar no pódio, pois atrás de si terminou De Villiers com a Toyota. O sul Africano tem sido uma autêntica sombra dos da frente, sejam lá eles quem forem, De Villiers estará sempre perto da frente da corrida. A sua resistência, e a fiabilidade da sua Hilux tem sido notáveis, e eventualmente a maior surpresa deste rali.

Ten Brinke, com o Racing Lancer ex-oficial foi hoje o quarto. O Holandês tem vindo gradualmente a melhorar as suas classificações e hoje, num dia particularmente complicado, mostrou estar á altura dos desafios que o Dakar coloca.
Nani Roma foi hoje o quinto. A tarefa de ser um dos carros da frente fez mossa na classificação do Catalão, que ficou atascado na areia mole da etapa, perdendo com isso 23m38s para "Flash" Gordon.

Quanto a Peterhansel, o dia não lhe correu nada bem, e perdeu muito tempo. O Francês ficou atascado ao Km145, e perdeu 26m27s para o seu rival norte Americano.
Quanto aos Portugueses, Leal dos Santos foi hoje o melhor, terminando em 9º a 39m21s de Robby Gordon. “Os carros que abriam a pista e onde nós estamos incluídos, foram desta vez traídos pelo facto de as motos terem optado por um traçado entre dunas que não era nada favorável aos automóveis. Numa zona de dunas pouco espaçadas entre si, foi difícil progredir sem atascar ou cair em buracos. Se juntarmos a isso uma tempestade de areia que nos limitou a visibilidade, é obvio que o dia foi muito complicado”, disse Leal dos Santos no seu comunicado.

Carlos Sousa foi o décimo. Seria de prever que Sousa teria hoje um dia complicado, mas o seu resultado no final da etapa acaba por não ser mau. “Começámos muito bem a etapa, mas depois tive que mesmo que levantar o pé porque o Jean-Pierre começou a sentir-se muito mal, queixando-se de fortes dores no pescoço e na cabeça, ainda devido às mazelas do choque de ontem na duna. Por momentos, cheguei a pensar que teríamos que desistir, mas lá conseguimos continuar, embora a um ritmo bem mais lento que na primeira parte da especial”, contou Carlos Sousa à chegada ao acampamento de Nasca.

Na geral lidera Peterhansel com 20m de vantagem sobre o seu colega de equipa Nani Roma. Em terceiro está actualmente Giniel De Villiers, mas já a 1h06m40s do Francês. Quarto classificado é Robby Gordon, mas já bastante afastado da frente da corrida.

Carlos Sousa é o oitavo da geral, a 04h18m21s da frente. Ricardo Leal dos Santos está logo atrás, a 04h51m05s.

Fonte: todoterreno.pt