sábado, 14 de janeiro de 2012

Vitóra de Peterhansel. Carlos Sousa em 4º


- Stéphane Peterhansel venceu mais uma etapa e deu um "passo de gigante" para alcançar a sua 10ª vitória no Dakar;
- Carlos Sousa foi o 4º classificado e subiu uma posição na geral, para 7º.


Os 275 Km's entre Nazca e Pisco ofereceram a Stéphane Peterhansel mais uma vitória em etapas do Dakar. O "Sr. Dakar" ganhou mais de oito minutos ao 2º classificado e tem agora o seu 10º triunfo nas mãos, entrando na última etapa do Dakar com uma vantagem superior a 42 minutos para Nani Roma, que hoje perdeu bastante tempo.

O segundo classificado da etapa acabou por ser Giniel De Villiers, ele que está também a fazer tudo o que pode com a Toyota Hilux, tendo alcançado muito bons resultados até agora. O seu terceiro posto na classificação geral mostra bem a rapidez do piloto e acaba por ser também um merecido prémio que não lhe deverá fugir.

Nani Roma conseguiu manter o segundo posto é certo, mas hoje perdeu quase 23 minutos para o seu colega de equipa, perdendo também qualquer hipótese de lutar pela vitória, em condições normais.

Leonid Novitskiy fez também uma excelente etapa, terminando na terceira posição e subiu para o 4º posto nesta penúltima etapa do Dakar. O russo vencedor da Taça do Mundo de TT beneficiou do tempo perdido por parte do piloto do Hummer, Robby Gordon, que cedeu hoje cerca de 36 minutos para Peterhansel, caindo para 5º.

Excelente etapa para Carlos Sousa, que obteve hoje o seu melhor resultado nesta edição do Dakar, depois de algumas etapas menos boas. O piloto oficial da Great Wall, que utiliza neste Dakar o Haval, foi o 4º classificado e subiu uma posição na classificação geral, para a 7ª posição ao beneficiar do tempo perdido por parte do holandês Ten Brinke. O 6º lugar, Lucas Alvarez, tem agora uma vantagem de 25 minutos para Carlos Sousa, ele que alcançou também um bom resultado na tirada de hoje, com a sua Hilux Overdrive. O argentino garantiu a 5ª marca do dia, a quase 15 minutos de Peterhansel.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, efectuou também uma excelente etapa, alcançando o 6º posto, a apenas 7 segundos do Top 5. Na classificação geral, o piloto de Coimbra também subiu uma posição e prepara-se para garantir o seu melhor resultado de sempre nos automóveis, estando agora no 8º lugar.

Classificação Geral Após Etapa 13:


1º S. Peterhansel
2º N. Roma +42min57s
3º G. De Villiers +1h15min09s
4º Leonid Novitskiy +2h12min56s
5º R. Gordon +2h20min05s
...
7º C. Sousa +4h32min00s
8º R. Leal dos Santos +5h06min09s