sábado, 14 de janeiro de 2012

Hélder Rodrigues vence a 13ª Etapa


- Hoje foi o dia de Hélder Rodrigues vencer uma etapa, o merecido prémio para o excelente Dakar que está a fazer;
- Na luta pela geral, Marc Coma cedeu quase 13 minutos para Després, que deverá ter garantido mais uma vitória no Dakar.


A 13ª Etapa e penúltima ligou Nazca a Pisco e foi a última grande etapa desta edição do Dakar. A luta pela vitória nas motas estava ao rubro à partida, mas os 275 Km's de hoje acabaram por trazer algumas surpresas...

O grande azarado do dia foi Marc Coma, o líder à partida da especial. O espanhol foi perdendo tempo para os primeiros desde o início da etapa e acabou por não ir além da 18ª marca, cedendo mais de 13 minutos para o vencedor do dia. Assim, na classificação geral, Coma voltou a descer para a segunda posição e poderá ter perdido todas as hipóteses de vencer o Dakar em 2012, quando falta apenas uma etapa. Com o segundo lugar de hoje, Cyril Després ganhou quase 13 minutos ao espanhol e tem agora uma vantagem de 11 minutos e 3 segundos, que deverá ser suficiente para lhe garantir mais uma vitória no Dakar.

A vitória acabou por "falar português", num merecido triunfo de Hélder Rodrigues, que tem vindo a fazer um excelente Dakar. O piloto da Yamaha atacou desde início e liderou quase toda a etapa. Rodrigues viu o seu esforço compensado com uma vitória nesta penúltima etapa. O piloto cimentou assim obviamente o 3º posto, que não lhe deverá fugir.

Atrás de Rodrigues e Després ficaram Jordi Viladoms e Joan Barreda Bort, dois piloto que se mostraram também eles muito rápidos durante toda a prova, ainda que não tenham evitado alguns problemas. Com o 3º lugar de hoje, Viladoms deverá também ele ter assegurado o quarto posto, uma excelente classificação para o espanhol. Quanto ao piloto da Husqvarna, Barreda Bort, está à porta do Top 10, em 11º e poderá ainda aspirar a terminar na 10ª posição, já que está a menos de 13 minutos desse objectivo.

A fechar o Top 5 ficou mais um português, Paulo Gonçalves, que efectuou uma excelente etapa. No entanto as 6 horas de penalização não permitem ao piloto melhor do que o 26º lugar à geral.

Na classificação geral ainda, é Stefan Svitko, o 11º classificado de hoje, que fecha o Top 5 e está prestes a alcançar o seu melhor resultado de sempre num Dakar.

Ruben Faria fez também uma boa etapa, terminando na 9ª posição. Para a última etapa, caso tudo decorra dentro da normalidade, o algarvio deverá manter-se em 12º.

Pedro Bianchi Prata subiu mais algumas posições, estando agora em 43º.

Classificação Geral Após Etapa 13:


1º C. Despres
2º M. Coma +11min03s
3º H. Rodrigues +1h11min27s
4º J. Viladoms +1h41min12s
5º S. Svitko +1h49min36s
...
12º R. Faria +3h52min10s
...
26º P. Gonçalves +8h06min43s
...
43º P. Bianchi Prata +12h55min34s