domingo, 15 de janeiro de 2012

Stéphane Peterhansel alcança 10ª vitória no Dakar


- O piloto francês chegou ao seu 10º triunfo no Dakar com a vitória nesta edição de 2012, oferecendo também à X-Raid o primeiro triunfo;
- Carlos Sousa foi o melhor português em 7º, enquanto Ricardo Leal dos Santos (8º), chegou hoje ao 2º lugar da etapa.


O "Sr. Dakar" Stéphane Peterhansel percorreu hoje os 29 Km's cronometrados da especial em jeito de consagração pela sua 10ª vitória no Dakar. O francês acaba por chegar a um merecido triunfo, oferecendo também à MINI X-Raid a primeira vitória no Dakar...

A última etapa do Dakar, até Lima, não trouxe também qualquer alteração no que diz respeito aos automóveis. A vantagem que Peterhansel tinha foi mais que suficiente para confirmar o seu triunfo, ele que hoje foi apenas o 10º classificado, não correndo qualquer risco que pudesse por em causa o seu 10º título.

Nani Roma obteve também o seu melhor resultado no Dakar, nos Automóveis. O piloto espanhol, que ficou a mais de 40 minutos do seu colega de equipa, garantiu também à MINI X-Raid a dobradinha neste Dakar 2012.

No último lugar do pódio terminou o sul-africano Giniel De Villiers, que acaba por ser uma das surpresas nos automóveis, ao levar a sua Toyota Hilux Overdrive ao 3º posto. De Villiers acabou por tirar dividendos da sua regularidade e este resultado é um merecido prémio para o vencedor de 2009 e também para a Toyota, que mostrou que as Hilux podem ser bastante competitivas. Na etapa de hoje De Villiers acabou por alcançar mais um bom resultado, o 3º lugar na frente de Krzystof Holowcyc.

O piloto polaco da MINI foi também um dos grandes azarados desta edição do Dakar. Holowczyc chegou a passar pela liderança da prova, mas não foi além do 10º lugar. Ainda assim, a MINI X-Raid conseguiu colocar todos os 5 carros no Top 10.

O quarto posto ficou também para mais um MINI All4 Racing, o do russo vencedor da Taça do Mundo, Leonid Novitskiy. O piloto do MINI laranja foi também bastante regular e beneficiou dos problemas de outros pilotos para terminar num excelente 4º posto, na frente do americano Robby Gordon, que esteve envolto em algumas polémicas neste Dakar. Gordon não ainda ainda o seu 5º posto garantido, pois o piloto foi excluído da prova, mas recorreu da decisão e assim pode fazer o resto da corrida. Resta esperar pelo veredicto final da organização.

Na etapa de hoje, acabou mesmo por ser Robby Gordon o vencedor, oferecendo mais um triunfo à Hummer.

Quanto aos portugueses, garantiram também o 7º e 8º lugares, respectivamente para Carlos Sousa e Ricardo Leal dos Santos. Ambos os pilotos foram vítimas de vários problemas e por isso estes resultados acabam por ser excelentes face a tudo o que se passou.

Na etapa de hoje, Carlos Sousa e Leal dos Santos tiveram um justo prémio, ficando ambos no Top 5. Carlos Sousa foi o 5º classificado enquanto Ricardo Leal dos Santos chegou ao seu melhor resultado em etapas do Dakar e garantiu também a melhor prestação de um português nesta edição de 2012. O piloto de Coimbra foi o segundo classificado a apenas 21 segundos de Robby Gordon.

Classificação Final - Dakar 2012:


1º S. Peterhansel
2º N. Roma +41min56s
3º G. De Villiers +1h13min25s
4º Leonid Novitskiy +2h11min54s
5º R. Gordon +2h16min53s
...
7º C. Sousa +4h30min24s
8º R. Leal dos Santos +5h03min18s