domingo, 15 de janeiro de 2012

Després confirma 4ª vitória no Dakar


- O francês da KTM fez os últimos 29 Km's cronometrados sem problemas e confirmou a sua 4ª vitória no Dakar, mais uma que Marc Coma;
- Hélder Rodrigues confirmou também o seu 3º posto, subindo ao pódio pela 2ª vez consecutiva.


Os 29 Km's de especial da última etapa serviram apenas para a consagração dos vencedores, que subiram ao pódio em Lima, capital do Perú.

Na etapa acabou por ser Pal-Anders Ullevalseter o vencedor, deixando também ele o seu nome na lista de vencedores desta edição de 2012 do Dakar. Coma, Svitko, Farres Guell e Botturi fecharam por esta ordem o Top 5 da etapa, onde o melhor português foi mais uma vez Hélder Rodrigues em 8º.

Paulo Gonçalves, Bianchi Prata e Ruben Faria ficaram para lá do Top 20.

Na classificação geral, como se esperava, Cyril Després confirmou a sua 4ª vitória no Dakar, ultrapassando mais uma vez Marc Coma, que foi o segundo classificado nesta edição do Dakar. Després acabou por ser o piloto que evitou problemas e por isso conseguiu superar todos os seus adversários, garantindo mais um triunfo.

Marc Coma teve de se contentar com a segunda posição, ele que não evitou ainda mais uma penalização de 45 minutos, ficando a uns distantes 53 minutos de Cyril Després. De qualquer das maneiras, esta diferença não mostra o equilíbrio que houve na luta pela vitória durante toda a edição do Dakar.

O melhor dos outros foi "o nosso" Hélder Rodrigues, que repetiu o excelente 3º lugar que já tinha conquistado no ano transacto. Rodrigues esteve durante todo o Rali muito bem, mas não evitou vários pequenos problemas que não lhe permitiram fazer ainda melhor. Fica no entanto a promessa de que para o ano o piloto português voltará ainda mais forte, ele que deverá apostar num novo modelo da Yamaha com injecção.

Atrás de Hélder Rodrigues ficaram Jordi Viladoms e Stefan Svitko, dois pilotos que também fizeram uma prova muito boa, apostando na regularidade. Viladoms foi então o 4º classificado enquanto o piloto eslovaco fechou o Top 5, obtendo o seu melhor resultado no Dakar.

Ruben Faria, apesar de uma queda na fase inicial do Rali e outros problemas nas etapas seguintes, acabou por ser o segundo melhor português, terminando na 12ª posição. Faria hoje ainda perdeu quase 25 minutos e não evitou uma penalização de 55 minutos anteriormente. Assim a 12ª posição é o resultado possível para o algarvio, que tinha como principal objectivo ajudar Cyril Despres a ganhar o Dakar, por isso os seus objectivos acabam por ser cumpridos.

Paulo Gonçalves foi o 3º melhor português, com um Dakar com "sabor" agridoce, onde conseguiu andar regularmente nos lugares da frente, mas as penalizações que lhe foram impostas impediram o piloto de alcançar um lugar de relevo. O ritmo imposto por Gonçalves acabou por surpreender muita gente e por isso o seu 26º lugar acaba por ser injusto para o piloto da Husqvarna.

Pedro Bianchi Prata também terminou a corrida, cumprindo o objectivo de terminar este Dakar de 2012. O piloto, também da Husqvarna, terminou no 42º lugar.

Classificação Final - Dakar 2012:

1º C. Despres
2º M. Coma +53min20s
3º H. Rodrigues +1h11min17s
4º J. Viladoms +1h40min56s
5º S. Svitko +1h47min28s
...
12º R. Faria +4h13min10s
...
26º P. Gonçalves +8h10min26s
...
42º P. Bianchi Prata +13h00min22s

Foto: Maragni M. KTM Images