domingo, 15 de janeiro de 2012

Ricardo Leal dos Santos volta a brilhar


- Segundo lugar na derradeira etapa (que até pode vir a ser primeiro)
- Ponta final de grande nível


A dupla Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiúza, aos comandos de um Mini All4 Racing, terminou hoje a sua participação no Dakar Argentina Chile Peru 2012, com mais uma exibição de grande nível.

Depois de, na etapa de ontem, ter abdicado de um quase certo segundo lugar, em prol do importantíssimo apoio a dar à equipa, a dupla portuguesa confirmou, no derradeiro sector selectivo, o excelente momento que atravessa, evidenciado uma crescente capacidade de lutar pelas primeiras posições.

Nos 29 quilómetros cronometrados de hoje, Ricardo Leal dos Santos averbou um tempo de 23m04s, apenas superado pelo Hummer de Robby Gordon, uma equipa que já foi desclassificada pela organização do rali, mas que prosseguiu em prova, na sequência do apelo feito pelo piloto americano.

“Estamos a andar muito bem. A nossa adaptação ao Mini All4 Racing foi-se consolidando durante o rali e hoje, que partimos mais aliviados de peso, conseguimos, finalmente, ter uma palavra a dizer, em termos de classificação. Este foi até à data o nosso melhor resultado de sempre numa etapa. Fomos os melhores da armada Mini e só o Hummer que, de acordo com os comissários técnicos não está regulamentar, ficou à nossa frente”, referiu Ricardo Leal dos Santos à chegada a Lima.

Em Lima, capital do Peru, país que pela primeira vez recebeu o Dakar, está instalado o pódio onde terá lugar a festa de encerramento. Para Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza o 8º lugar (que poderá ser 7º) vai sempre saber a pouco, já que a classificação geral da equipa ficou condicionada após as 2h30m que perdeu a 500m da linha de chegada, na 3ª etapa. Sem esse percalço, a equipa terminaria a corrida duas posições mais à frente.