sábado, 14 de janeiro de 2012

Delta Q – Monster Energy X-raid Team a 29 quilómetros de vencer o Dakar


· Peterhansel vence 13ª Etapa
· Leal dos Santos sexto, Roma sétimo


A Delta Q – Monster Energy X-raid Team pode, amanhã, sagrar-se vencedora da edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru, depois de Stephane Peterhansel ter vencido a 13ª etapa da prova. Quando apenas faltam cumprir 29 quilómetros contra o cronómetro na etapa de amanhã, tudo aponta para que o piloto do MINI All4 Racing cante vitória.

A etapa de hoje era, mais uma vez, propicia a ‘atascanços’ o que viria a acontecer a muitos dos pilotos em prova e em especial a Nani Roma. Stephane Peterhansel passou incólume aos problemas: “Depois do que aconteceu ontem, íamos com as atenções redobradas. Foi a etapa mais dura no que diz respeito às dunas. Optámos estrategicamente por utilizar uma pressão de pneus mais reduzida que o normal pelo que em certos locais tivemos de ser cautelosos. Sentíamo-nos muito pressionados pois este tipo de prova pode ganhar-se ou perder-se num único dia. Amanhã temos ainda 30 quilómetros para percorrer e, apesar de nos sentirmos mais confiantes, sabemos que um problema qualquer pode acontecer a qualquer problema. Só vou respirar de alívio quando estiver no pódio”, disse o piloto francês.

Ricardo Leal dos Santos viu condicionado o seu resultado na etapa quando teve de parar para ajudar o seu companheiro de equipa, Nani Roma: “No seio da equipa tenho a função de ajudar os outros pilotos e foi o que fiz quando vi o Nani preso nas dunas. Isso fez-me perder demasiado tempo e como consequência o segundo lugar na etapa. Mas estou satisfeito na mesma, pois subimos mais uma posição na classificação geral para oitavo. Depois do que nos aconteceu na terceira etapa, estar em oitavo lugar é um excelente resultado”, referiu o português.

A destreza de Nani Roma foi posta à prova mas por mais cuidados que tivesse não evitou ficar atolado na areia: “Foi uma das etapas mais duras que alguma vez fiz. Fiquei preso num buraco quando tentava desviar-me de um motard que caiu mesmo à minha frente. Felizmente o Ricardo tirou-me daquele sítio. Depois voltei a perder tempo num dos controles por distracção minha. Mas, mantemos a segunda posição e isso é o mais importante”, explicou o espanhol.

Amanhã, a 14ª e última etapa do Dakar liga Pisco a Lima no Perú numa classificativa de apenas 29 quilómetros.