terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Iveco vence o Dakar 2012


Com a obtenção da vitória, do 2º lugar e da 6ª posição na Classificação Geral dos Camiões na 33ª edição do Dakar, a Iveco impôs-se na mais importante prova de Todo-o-Terreno do Mundo, na qual participaram este ano os principais construtores europeus e asiáticos.

O Team Petronas De Rooy Iveco venceu a prova, com o holandês Gerard De Rooy ao volante de um Iveco Powerstar, camião produzido e comercializado pela Iveco na Austrália. O Iveco Powestar está equipado com um motor FPT Industrial Cursor 13, com mais de 900cv e com componentes Magneti Marelli. Na retaguarda de De Rooy estiveram os outros pilotos da equipa, Hans Stacey e Massimo Biasion, que tripularam dois Iveco Trakker Evolution 2, equipados com idêntica motorização. Os três veículos estavam adaptados às extremas condições ambientais do rali, eram de série e estavam otimizados para a melhor eficiência energética.

Alfredo Altavilla, Administrador Delegado da Iveco, comentou: “A participação da Iveco no Dakar 2012 visava confirmar, uma vez mais, a excelente fiabilidade dos camiões Iveco e dos motores FPT Industrial. O extraordinário sucesso obtido com esta vitória, complementada com a colocação de três camiões de série nos seis primeiros lugares da prova, confirma as características de eficácia, robustez e segurança do Trakker e do Powerstar, já considerados pelos clientes como a solução ideal para a utilização quotidiana e para os desafios mais exigentes. Um agradecimento especial para os pilotos e todos os restantes membros da equipa pela determinação e dedicação que demonstraram”.

O Dakar representou para a Iveco uma grande oportunidade para confirmar a fiabilidade dos seus produtos no terreno: cada veículo teve de enfrentar condições extremas na travessia de três países da América do Sul. A prova, que começou a 1 de janeiro em Mar del Plata, atravessou a Argentina, Chile e Peru, e compôs-se por 14 etapas, num total de 8.500 quilómetros, dos quais cerca de 4.200 cronometrados.