segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gerard De Rooy e Alejandro Patronelli confirmam vitórias no Dakar 2012


- O holandês Gerard De Rooy venceu o Dakar 2012 e pôs fim ao domínio dos Kamaz nas edições anteriores;
- Alejandro Patronelli venceu pela segunda vez entre os Quad e fez "dobradinha" com o seu irmão Marcos.


Os 29 Km's da última especial confirmaram as vitórias finais nas categorias de Quad e Camião. Enquanto nos Quad o domínio foi das Yamaha e dos sul-americanos, nos "Pesos Pesados" foram os holandeses e os Iveco que ficaram na frente do Rali.

Gerard De Rooy confirmou o domínio que impôs desde a fase inicial do Rali e garantiu a sua primeira vitória no Dakar, ao volante do seu Iveco. De Rooy alcançou assim um feito que o seu pai já tinha conseguido anteriormente. Na etapa de hoje o holandês não quis correr riscos e terminou em 6º.

Hans Stacey, o 3º classificado de hoje atrás de Mardeev e Miki Biasion, o vencedor, conclui a sua participação numa boa segunda posição, ele que não evitou alguns problemas no seu camião. Stacey garantiu uma dobradinha para a Iveco.

Os Kamaz "acordaram" cedo para o Rally e não conseguiram continuar o domínio que os pilotos anteriores da marca, Chagin e Kabirov, construíram. Nikolaev e Karginov, os principais pilotos da marca russa estiveram muito abaixo das expectativas que neles foram depositadas. O mais jovem dos dois, Nikolaev, acabou mesmo por ser desclassificado da prova por comportamento anti-desportivo. Já Karginov foi regularmente batido pelo Cazaq da equipa Ardavichus, que acabou por ser o melhor representante da marca. Ardavichus foi então o único da marca russa a subir ao pódio, na terceira posição.

Karginov não foi além na quarta posição, na frente de outro Kamaz de Mardeev. Ambos os pilotos ficaram a mais de 5 horas do vencedor do rali. Na etapa os pilotos que fecharam o Top 5 foram Karginov e Ardavichus, em 4º e 5º.

Classificação Geral Final:

1º De Rooy
2º Stacey +51min19s
3º Ardavichus +1h47min45s
4º Karginov +5h01min10s
5º Mardeev +5h01min50s


Nos Quad, não houve grande história. Patronelli, Patronelli e mais Patronelli... Os dois irmãos, Alejandro e Marcos, dominaram por completo a edição de 2012 do Dakar, algo a que alías já nos começam a habituar, ou não fossem eles os vencedores das últimas duas edições do Rali. 2012 marcou a 3ª vitória para a família, desta feita para Alejandro, que repetiu o triunfo do ano passado. Na etapa de hoje os irmão preencheram a 3ª e 4ª posições.

Tomas Maffei acabou por ser o único piloto que deu alguma luta aos irmãos, mas o seu esforço não foi suficiente para os bater, terminando a mais de 2 horas do vencedor. Maffei venceu hoje a última especial do Rally, na frente de Sergio La Fuente. O piloto uruguai da Yamaha, La Fuente, foi o primeiro líder do Rally, mas esta situação na se manteve por muito tempo e contas feitas ao fim das 14 etapa, o piloto terminou em 5º a mais de 8 horas de Alejandro patronelli.

Na frente de La Fuente, em 4º lugar, terminou Casale, também muito distante dos lugares da frente.

Classificação Geral Final:

1º A. Patronelli
2º M. Patronelli +1h20min17s
3º Maffei 2h14min21s
4º Casale +6h09min23s
5º La Fuente +8h19min06s

Foto: DPPI