segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gadasin venceu


A Baja da Hungria terminou com a vitória do russo Boris Gadasin. Como era esperado, o duo Gadasin-Schemel manteve sua posição, terminando o último dia sem correr riscos e esquecendo que no ano passado tinha vencido.

Esta vitória foi muito importante para o russo que vai para a última corrida da Taça FIA de Bajas com 8 pontos de vantagem sobre Holowczyc, que teve que desistir no sábado.

Entre os húngaros, Korda e Tóth venceram o campeonato nacional G4S, mais uma vez e alcançaram a 2ª posição à geral.

Szalay ainda tentou lutar pela vitória entre os húngaros, mas não foi além da segunda posição.

A terceira equipa húngara foi a dupla Fazekas-Maurer, que alcançaram ainda a 5ª posição da geral, atrás do segundo carro da G-Force que, tripulado por Bogdan Novitskiy, terminou na 4ª posição.

Paolo Ceci venceu entre as Motas e Josef Machacek ganhou entre os quads. Péter Nagy e Mátyás Somfai foram os melhores pilotos húngaros.

Classificações

domingo, 29 de agosto de 2010

Nuno Matos conquista título mundial, a uma prova do final, após vitória na Baja da Hungria


Quatro anos, quatro títulos consecutivos… Depois de um percurso irrepreensível no plano interno, com a conquista de dois títulos nacionais de T8 em 2007 e 2008, a que se seguiu o do Agrupamento T2 na época passada, Nuno Matos confirmou hoje, após a vitória na Baja da Hungria, o ponto mais alto da sua ainda curta carreira no todo-o-terreno. A cumprir este ano a sua primeira época internacional, o piloto de Portalegre, de apenas 33 anos, confirmou hoje, a uma prova do final do calendário, a conquista virtual do título mundial na Taça Internacional FIA de Bajas. Uma proeza que até agora só tinha estado ao alcance de mais dois portugueses. Nuno Matos é, porém, o mais jovem piloto de sempre a consegui-lo…

Na sua época de estreia a nível internacional, e numa altura em que falta ainda cumprir uma prova para o término do calendário, Nuno Matos e Filipe Serra anteciparam já hoje a conquista virtual do título mundialda categoria T2, tornando-se assim na terceira equipa portuguesa (e a mais jovem de sempre!) a conseguir tal proeza numa competição de todo-o-terreno sob a égide da FIA. Evidenciando uma vez mais a sua superioridade, a dupla do Cetelem | Fedima | Team alargou para 22 pontos a sua vantagem na liderança da Taça Internacional FIA de Bajas, depois de um fim-de-semana em que dominou de fio a pavio a Baja da Hungria, deixando os segundos classificados a mais de 15 minutos de diferença…

“Quase não tenho palavras para descrever a alegria e o orgulho que sinto em poder trazer para Portugal um título internacional numa modalidade com tanta tradição e adeptos no país. Na realidade, era um feito impensável há pouco mais de quatro anos, quando estava apenas a cumprir a minha época de estreia completa no Campeonato Nacional”, começou por dizer Nuno Matos, poucos minutos depois de festejar com toda a sua equipa no pódio da baja magiar, a quinta e penúltima etapa do calendário desta competição.“Estou hoje a viver um sonho e sinceramente não vejo a hora de regressar a Portugal para poder partilhar toda esta alegria com todos aqueles que sempre me apoiaram, desde a minha a família, aos meus amigos e patrocinadores. É sobretudo a eles que devo mais este título, sem dúvida o mais saboroso da minha ainda curta carreira nesta disciplina”, destacou o piloto de 33 anos, natural de Portalegre.

Nuno Matos a 142km de ser o 3º português a conquistar um título internacional de TT


- Piloto português lidera a Categoria T2 na Baja Hungria
- Adversário mais directo está a 18m55s minutos da formação nacional
- Etapa de amanhã compreende 3 sectores de 33, 102 e 7 km, respectivamente


É de Portalegre e está a cerca de centena e meia de quilómetros de conquistar um título internacional de todo-o-terreno. Mais concretamente são 142 os quilómetros que o piloto Nuno Matos e o navegador Filipe Serra têmamanhã de percorrer para comemorar uma nova vitória na Taça FIA de Bajas, ao nível da Categoria T2, desta feita, na Baja Hungria. Cumpridos os dois primeiros dias da prova magiar, os 18m55s de vantagem em relação aomais directo adversário traduzem a superioridade da formação Isuzu D-Max inscrita pelo Cetelem |Fedima |Team, pelo que só um imenso azar poderá impedir a equipa de somar mais um triunfo, um resultado que permitiráassegurar a conquista virtual do título.

Na primeira vez em que está a disputar um campeonato internacional, o portalegrense Nuno Matos está a umpequeno passo de ser o terceiro piloto português a conquistar um título internacional de todo-o-terreno, seguindoassim o exemplo de Carlos Sousa e Rui Sousa, os únicos que no passado cometeram essa proeza.

Na realidade, só mesmo o azar poderá impedir a dupla Nuno Matos/Filipe Serra de sagrar-se vencedora da Taça FIA de Bajas, ao nível da Categoria T2. No final do segundo dia de prova da Baja Hungria, a formação do Cetelem /Fedima / Team lidera com 18m55s minutos de vantagem para os segundos classificados e, para a consagração nopódio final, apenas faltam disputar três sectores selectivos e um total de 142 quilómetros, a disputar durante amanhã de amanhã (domingo).

Os portugueses não escondem “alguma ansiedade pela derradeira etapa, porque é o dia em que podemosconquistar um sonho que era impensável há pouco mais de quatro anos, quando cumpri a minha primeira épocacompleta no Campeonato Nacional. Hoje disputámos cerca de 250 quilómetros ao cronómetro e as coisas nãopodiam ter corrido melhor. A Isuzu D-Max não foi mais vítima do mais pequeno problema, o que é reflexo doexcelente trabalho desenvolvido pelos técnicos da equipa, conquistámos uma vantagem apreciável sobre o maisdirecto adversário e só temos pena que os percursos não fossem mais interessantes e selectivos, até por nãofavorecerem as características do nosso carro”.

Para a derradeira etapa de amanhã, Nuno Matos está determinado em apostar “num ritmo de compromisso, com oobjectivo de manter a concentração, mas também de nos colocar ao abrigo de qualquer percalço. Se nãoacontecerem imprevistos, amanhã podemos comemorar um feito que não era de todo expectável no início do ano,mas a verdade é que toda a equipa merece o título, em função da forma como trabalhou ao longo da temporada. Resta-nos aguardar pelo dia de amanhã, na certeza, porém, que primeiro que tudo é preciso chegar ao pódio e evitar deslumbramentos”.

sábado, 28 de agosto de 2010

Nuno Matos entra com o pé direito e vence Prólogo da Baja Hungria com 1 minuto de vantagem


- Terceira vitória consecutiva em prólogos da Taça Internacional FIA de Bajas
- Adversário mais directo cedeu 1m exacto num percurso de apenas 7 km
- Etapa de amanhã é composta por 5 sectores que totalizam 247 km


A exemplo do que já tinha feito em Itália e Espanha, Nuno Matos começou da melhor maneira a suaparticipação na Baja Hungria, vencendo o Prólogo e deixando o seu adversário mais directo da categoriaT2 a um minuto exacto de diferença. Sem dúvida, uma excelente forma do piloto português de começar um fim-de-semana que se adivinha de festa. Afinal, com 12 pontos de vantagem na liderança da TaçaInternacional FIA de Bajas, a questão do título mundial deverá ficar resolvida já neste domingo…

Nuno Matos e Filipe Serra estabeleceram hoje, ao final da tarde, o melhor tempo da categoria T2 na SuperEspecial que marcou o arranque oficial da Baja Hungria, a quinta e penúltima prova do ano pontuável paraa Taça Internacional FIA de Bajas.

Actual líder destacada da competição, com 12 pontos de vantagem relativamente ao quarteto perseguidor, a dupla portuguesa que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team cumpriu os 7 km do percursodesenhado na região de Ferrotransz, bem no centro da Hungria, em 4m17s, deixando os adversários mais directos, os italianos Riccardo Garosci/Sandro Sanei (Mitsubishi Pajero), a exactamente um minuto de diferença.

“Foi um bom início. Apesar de não termos arriscado minimamente, conseguimos já uma diferençaapreciável para os segundos classificados, num Prólogo bastante técnico e que tinha a particularidade deser disputado numa pista de… relva. Como consequência, o carro não desenvolvia tanto e escorregavaum pouco nas travagens mais fortes, o que de certo modo até ajudava a descrever as curvas mais apertadas”, explicou o portalegrense no final.

“Mas, basicamente, foi um percurso divertido e muito ao meu jeito”, admitiu o piloto da Isuzu D-Max,que assim repetiu as vitórias conseguidas no Prólogo das bajas Itália e Espanha. “É sempre um estímuloadicional partir para etapa do dia seguinte na liderança da categoria. Contudo, amanhã é um diacompletamente diferente, com nada menos do que cinco sectores selectivos para disputar. É claro quetudo vamos fazer para manter o primeiro lugar, mas nunca descurando o objectivo principal: terminar aprova para garantir a conquista antecipada do título mundial”, concluiu Nuno Matos.

Com início previsto para as 7h25 (hora portuguesa) de amanhã, a segunda e penúltima etapa da BajaHungria compreende cinco sectores selectivos (o maior com 100 km e o mais curto com 7) quer perfazemcerca de 247 km cronometrados.

Elisabete Jacinto no Shamrock Rally du Maroc


• No Rallye Oilibya Tunisie a portuguesa venceu todas as etapas
• Novas regras de navegação tornam ralis africanos mais difíceis


Depois da vitória alcançada em Maio no Rallye Oilibya Tunisie, onde foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, Elisabete Jacinto vai começar a preparar a sua próxima competição, que terá lugar de 17 a 23 de Outubro, em Marrocos. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal será acompanhada nesta corrida pelo belga Charly Gotlib (vencedor do Dakar 2007) e por Marco Cochinho, prometendo lutar pela vitória absoluta entre os camiões.
Por decisão da organização este rali realizar-se-á já de acordo com as novas regras FIA de navegação segundo as quais todas as equipas terão de se aproximar dos pontos de GPS sem qualquer tipo de ajuda até à distância de 400m (em vez dos 3 km estipulados até então) o que tornará o rali bastante mais difícil.

“As férias estão a chegar ao fim e começa a estar na altura de preparar tudo para o Shamrock porque, como acontece com todas as grandes provas africanas, esta é uma competição muito exigente tanto no capítulo técnico, como no plano físico. Temos de ser muito rigorosos e metódicos para que, no dia 17 de Outubro, possamos estar à partida em condições de lutar pela vitória na categoria T4 (camiões), que é o nosso grande objectivo”, explica Elisabete Jacinto.

O Shamrock Rallye du Maroc destaca na sua página da internet (www.npo.fr/Desert-trophy/2010/en/maroc/index.php), a presença de Elisabete Jacinto a par de alguns dos grandes nomes mundiais da modalidade, como Stephane Peterhansel nos automóveis e Cyril Despres nas motos.

GP do Deserto é a grande novidade

A prova terá mais de 1500 quilómetros de sector selectivo e será constituída por seis etapas, duas das quais serão integralmente em areia enquanto as restantes apresentarão percursos bastante variados. Para o fim fica uma novidade absoluta: o GP do Deserto. Uma etapa 100% em areia – 4 voltas a um percurso de 40 quilómetros – que terá partida simultânea de todas as motos, enquanto que carros e camiões partirão em pequenos grupos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Filipe Campos participa no “Praia da Vitória Motorshow”


O piloto da Yser Racing Team Filipe Campos é uma das atracções do “Praia da Vitória Motorshow”, que terá lugar entre os próximos dias 12 e 18 de Setembro, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores.

Com organização da Olavo Esteves Competições, esta iniciativa inédita pretende promover o automobilismo na região, tendo como pano de fundo uma ilha que nutre grande paixão por automóveis e com um passado riquíssimo neste domínio.

Filipe Campos, junta-se, assim, a um cartaz composto por vários dos mais destacados pilotos nacionais das mais variadas modalidades, muito deles de origem Açoreana, estando presente no certame nomeadamente para sessões de autógrafos, no dia 13 de Setembro, e outras iniciativas que fazem parte do extenso programa de actividades do evento, que conta ainda com conferências, demonstrações de veículos de competição, acrobacias, free style, entre outras.

Nuno Matos quer festejar título mundial na Baja da Hungria com nova vitória


- Piloto português parte com confortáveis 12 pontos de vantagem na liderança da
categoria T2
- Baja Hungria é a quinta e penúltima etapa do calendário da Taça FIA de Bajas 2010
- Programa competitivo compreende 8 sectores entre sexta-feira e domingo


O primeiro a cometer semelhante proeza foi Carlos Sousa, mas Nuno Matos está a um pequeno passo de se tornar o terceiro português a conquistar um título internacional de todo-o-terreno. Com início na próxima sexta-feira, a Baja Hungria poderá ser o palco da consagração do piloto de Portalegre como vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas ao nível do Agrupamento T2.

Altamente motivados pela inquestionável vitória alcançada na recente Baja Espanha Aragon, Nuno Matos e Filipe Serra retomam este fim-de-semana a sua participação na Taça Internacional FIA de Bajas, sendo a única dupla nacional, entre as 73 equipas inscritas, a apresentar-se à partida da Baja Hungria, quinta e penúltima etapa do calendário de 2010.

Com três pódios conquistados em outras tantas provas disputadas – Rússia, Itália e Espanha, respectivamente – a formação que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team não só lidera destacada a competição como tem mesmo a possibilidade de fechar já antecipadamente as contas da categoria T2, garantindo para Portugal aquele que seria o terceiro título mundial em todo o historial desta disciplina.

“Com 12 pontos de vantagem na liderança do agrupamento, essa é realmente uma hipótese muito real e que não queremos de modo algum desperdiçar”, como admite Nuno Matos, actual Campeão Nacional de T2 e já considerado um dos mais firmes valores do todo-o-terreno português.

“Seria um feito impensável há pouco mais de quatro anos, quando cumpri a minha primeira época completa no Campeonato Nacional. Felizmente, tudo tem corrido pelo melhor e após três títulos consecutivos no plano interno, estou agora em posição privilegiada para poder confirmar o título mundial logo na minha primeira época a nível internacional”, constata o portalegrense, de 33 anos.

“Seria para mim uma enorme honra poder suceder a pilotos como Carlos Sousa ou Rui Sousa. O objectivo é claramente resolver a questão do título já nesta prova, embora sabendo que a pressão está do lado dos nossos adversários. Não obstante, gostaria muito de selar o título mundial com mais uma vitória”, promete Nuno Matos, num ano em que soma já seis presenças no pódio em sete possíveis.

“Será uma prova um pouco mais curta que Aragon, pelo que é também importante não cometer qualquer erro que comprometa os nossos objectivos. A nosso favor joga ainda o facto desta baja ter um figurino inédito, uma vez que a organização optou este ano por deslocar a prova de Vesprém para Dabas, a escassos quilómetros da capital Budapeste”, como explica o piloto da Isuzu D-Max.

Já na sua sétima edição, a organização da Baja Hungria propõe aos 73 concorrentes inscritos, divididos pelas quatro categorias de veículos (45 automóveis, 5 motos, 15 quads e 4 camiões), um percurso que totaliza 586,4 km, dos quais 397 disputados ao cronómetro.

Em termos de estrutura, o rali compreende uma Super Especial (7 km), a disputar ao final da tarde sexta-feira, e oito sectores selectivos repartidos por sábado e domingo, o maior com 102 km de extensão e o mais curto com apenas 7 km.

PROGRAMA*

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Partida Super Especial (7 km)
17h15

Sábado, 28 de Agosto de 2010

Partida SS1 (100 km)
07h25
Partida SS2 (7 km)
09h40
Partida SS3 (33 km)
11h55
Partida SS4 (100 km)
13h55
Partida SS5 (7 km)
16h15

Domingo, 29 de Agosto de 2010

Partida SS6 (33 km)
07h35
Partida SS7 (102)
09h10
Partida SS8 (7 km)
11h15
Chegada – Pódio
11h30

* Hora portuguesa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Marc Coma venceu o Sertões


O Espanhol da KTM, o piloto Marc Coma, esteve em boa forma também no último dia do rally e alcançou a vitória neste ano do Rally Internacional dos Sertões. Coma, piloto de fábrica da KTM e múltiplo vencedor do famoso Rally Dakar teve o seu primeiro título nos Sertões uma margem vencedora de 17 minutos 25s.

Coma venceu três etapas e terminou sempre entre os três primeiros em etapas. O brasileiro Felipe Zanol ficou em segundo lugar e o Polaco Kuba Przygonski, em KTM, foi o terceiro da geral.

"O rali foi bastante longo", disse Coma. "Agora é a hora de desfrutar a vitória. O Sertões tem características muito particulares não encontradas em nenhum outro lugar do mundo. As primeiras etapas foram muito difíceis para mim porque eu uso uma moto um pouco maior para as exigências deste tipo de Rally". Coma disse que foi uma pena que seu mais directo rival, Zé Hélio (5 vezes vencedor do Rally dos Sertões), tivesse tido problemas que o levaram para fora da disputa da vitória final, quando não conseguiu terminar a terceira etapa, depois de bater numa pedra e perfurar o radiador de óleo . "Tive que andar muito concentrado, não cometer erros e sempre com o objetivo de terminar a especial entre os três primeiros. Foi particularmente importante para mim vencer aqui, porque é o título que faltava à minha coleção", concluiu o piloto espanhol. Coma competiu na KTM 690 EXC e este foi rali de despedida desta moto para o espanhol.

Terceiro classificado, o piloto polaço Kuba Przygonski, também numa KTM 690, disse que estava feliz com o seu resultado após uma corrida muito difícil.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Guiga e Youssef vencem o Sertões


Spinelli é o primeiro tricampeão da competição na categoria e Mitsubishi L200 Triton SR é o primeiro veículo a vencer com etanol

Foram precisos 4.281km para o piloto Guilherme Spinelli entrar para a história da competição como o primeiro competidor a conquistar o tricampeonato nos carros. Ao lado do navegador Youssef Haddad, Guiga levantou o troféu com o tempo acumulado de 25h39min39s. A dupla da Old Boys conquistou a quinta posição nos 107km de trecho cronometrado entre as cidades cearenses de Sobral e Fortaleza, em 1h19min59s. A Mitsubishi L200 Triton SR também entrou para a história da competição como o primeiro veículo movido a etanol a ser campeão da maior competição off road do mundo.

A primeira participação de Guiga Spinelli no Sertões foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país. Após dois anos afastados, Guiga retornou este ano ao Sertões, conquistando o inédito tricampeonato. O bicampeão brasileiro de Rally Cross Crountry Youssef Haddad participou oito vezes da segunda maior aventura fora de estrada do planeta: quatro vezes como engenheiro e quatro como navegador. Em 2003 e 2004 foi campeão como engenheiro do carro de Spinelli, em 2007 foi vice também como engenheiro e no ano passado foi o melhor brasileiro nos carros, dessa vez como navegador, conquistando a terceira colocação na geral e ganhando a categoria Protótipos. Em 2010, Youssef assegurou o seu primeiro título na geral dos carros.

"Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. Youssef sempre foi nosso engenheiro, mas como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que eu poderia ter. O desenvolvimento da Triton SR foi maravilhoso, não cometemos nenhum erro e para fechar o pacote, primeiro tricampeonato da categoria", festejou Spinelli.

"Foram os 100km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe, tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso. Tivemos alguns problemas nos dois primeiros dias, mas não nos abatemos. Acreditamos o tempo todo no potencial da Triton SR e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar"
, festejou Haddad.

A Mitsubishi L200 Triton SR estreou em grande estilo nos ralis. No primeiro desafio off-road, o veículo foi o mais rápido do segundo maior rali do mundo. Leandro de Almeida, chefe da equipe Old Boys e responsável pelo projeto e pela fabricação da L200 Triton SR, veículo com o qual Spinelli/Haddad ganhou o Sertões comemorou o sucesso do projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano.

"O resultado foi o melhor possível. E logo na estreia da Triton SR em ralis, ela já entrou para a história como o primeiro carro a ganhar com etanol. Já temos uma listinha de alguns acertos para ele ficar melhor ainda para as próximas competições", explicou Leandro.

A última etapa foi a mais rápida do Sertões 2010. Estradas com ótimo piso proporcionaram altas velocidades. A etapa passou por algumas cidades e vilas cearenses ficando mais travada do meio para o final, além de estradas de cascalho, e areia. O deslocamento final passou por algumas dunas, com trajeto da praia de Cumbuco antes da chegada ao Beach Park.

Guilherme Spinelli e Youssef Hadad foram recebidos na linha de chegada no Beach Park Resort pela esposa do Youssef, Maria Gabriela, e pelaa família Spinelli; a esposa Renata, o filho Gabriel e a mãe Mayra aguardarão o piloto em Fortaleza.

Amanhã (21/08) os grandes vencedores do Sertões receberão a taça de campeão, às 19h. O pódio será montado no Beach Park Resort às 19h.

Volkswagen mostrou o novo Race Touareg 3


Volkswagen apresentou o Race Touareg 3 ao público num show espectacular

No anfiteatro em Trier com quase 2.000 anos de idade, que está na Lista de Património Mundial da UNESCO, as duplas que têm o objectivo de garantir a terceira vitória consecutiva no "Dakar" na América do Sul, que se disputa entre 1 e 16 de Janeiro de 2011, mostraram o novo protótipo de 310 cavalos em frente a uma multidão de cerca de 1.000 espectadores entusiasmados. Carlos Sainz / Lucas Cruz (E / E), Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q / D), Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (ZA / D) e Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA) mostraram o "RT3" pela primeira vez.

"O Rally Dakar é uma mística. Tudo tem que ser certo para conquistá-lo", diz o diretor da Volkswagen Motorsport, Kris Nissen. "Tecnologia, pilotos, assistência e logística - cada aspecto é crucial. Qualquer pessoa com o objetivo de terminar o Dakar no topo tem que conquistar primeiro o Rally em si e, em seguida, bater os seus rivais. Aprendemos muito nos últimos anos. Todas estas coisas tinham de ser consideradas no desenvolvimento de um novo veículo - Eu acredito que encontrámos o mix ideal de revolução e evolução para o nosso Race Touareg 3."

O Rally Dakar é considerado o maior desafio do automobilismo mundial. A Volkswagen tem revolucionado o Todo-o-Terreno com o Race Touareg 2 e a sua tecnologia TDI - e venceu o lendário "Dakar" duas vezes, nos últimos dois anos. A Volkswagen é a única fabricante até agora que venceu o rally entre os automóveis com motorização diesel. Para 2011 a meta foi claramente definida: A Volkswagen quer levar o troféu para Wolfsburg pela 3ª vez. Para a Missão "Hat-Trick" neste Dakar a equipa não deixa nada ao acaso: em Janeiro de 2011 os quatro novos Race Touareg 3 - sucessor do bem sucedido Race Touareg 2 - vai atravessar a rampa de partida em Buenos Aires. Objectivo: saírem novamente vitoriosos do lendário teste de resistência que atravessa o deserto do Atacama entre a Argentina e o Chile.

Revolution and evolution: updated "Dakar” technology in the "RT3”

To achieve the big aim of clinching the "Dakar” hat-trick, Volkswagen banks on the logical and consistent evolution of the Race Touareg 2 into the model version 3. The specifications issued to the engineers for this project contained three major headlines: improvement of the cooling system, optimized gearbox tuning and more power for driving at high altitudes. In addition, the engineers’ agenda included detailed work to increase the performance capabilities of the two-time Dakar Rally winning Race Touareg 2 even further. The results achieved now reveal a prototype with completely renewed aerodynamics that builds on a proven chassis of its predecessor.

Race Touareg 3: a major aerodynamic step for the "Dakar”

The Race Touareg 3 makes a big aerodynamic step forwards – the biggest one since the model change from the original Race-Touareg to model version two. The main focus during the development of the 310-hp cross-country rally prototype was put on optimising aerodynamics. In addition, the designers adapted the distinctive look of the Touareg II production "sibling” for the "Dakar” version: like the road-going model, the Race Touareg displays its dynamic character traits in its exterior form as well.

The Race Touareg 3’s most obvious change compared with the predecessor model is found in the roof area where the air flow towards the radiator, the damper cooling and the diesel fuel cooling systems has been radically changed. The objective was to improve the chimney effect to remove the heat which accumulates under the carbon fibre-reinforced cladding while optimising air supply in the process.

Intercooling – 100 per cent made by Volkswagen

For the intercooling system the team of Volkswagen Motorsport engineers drew on proven components from the production side of the house. The cooling element of the intercooler – a supplier component in any motorsport discipline – was designed and produced for the Race Touareg 3 by the prototyping department of the Volkswagen brand. Thanks to the experience gained with production vehicles the entire intercooling distance suffers less pressure losses – a gain in efficiency which is directly reflected in improved power output. Due to this and other detailed work the 2.5-litre TDI diesel engine version for the 2011 Dakar Rally now delivers 229 kW (310 hp) – seven kW (ten hp) more than the unit used in the Race Touareg 2.

Race Touareg 3 vs. Race Touareg 2: progress in the sum total of details

A revolution of the exterior form, an evolution under the bonnet – initial tests suggest how well this philosophy is working out for the detailed further development of the Race Touareg 2 into the model version 3. In three-week tests held in Spain and Morocco the new car was tested in a direct comparison with the old model. During the tests around Mahmid with temperatures of up to 48 degrees Celsius and endurance tests around Erfoud the Race Touareg 3 covered some 10,000 kilometres of simulated special stages without any significant technical problems – this equates to the double "Dakar” distance and exceeds the total number of kilometres driven in the races of an entire Formula 1 season.

Experience is trumps: a proven driver line-up for the 2011 Dakar Rally

At the 2011 Dakar Rally that starts and finishes in Buenos Aires and covers about 4,500 kilometres of special stages through Argentina and Chile (01 –16 January 2011) Volkswagen will rely on four proven driver/co-driver duos. The 2010 "Dakar” winners, Carlos Sainz/Lucas Cruz (E/E), will pilot one of the four Race Touareg 3 as will Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), the 2010 "Dakar” runners-up, Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D), the 2009 "Dakar” winners, and their team colleagues Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA), who were just barely beaten in that event.

Ricardo Leal dos Santos no Dakar 2011 aos comandos de um BMW X3


Excelente prestação no Dakar 2010 na base da aposta de Sven Quandt

Ricardo Leal dos Santos foi hoje anunciado como piloto da equipa BMW X-Raid para a próxima edição do Dakar, onde irá pilotar um BMW X3 CC da equipa de primeiro plano do todo o terreno mundial.

Ricardo Leal dos Santos, acompanhado de Paulo Fiúza, teve um excelente desempenho na última edição do Dakar, aos comandos do BMW X5 inscrito pelo Delta Q Desert Team, prestação que foi muito elogiada pelo responsável máximo da equipa oficial germânica, Sven Quandt. Após o final da mais importante competição mundial da modalidade desenvolveu-se um processo que culminou hoje no anúncio oficial deste importante passo na sua carreira de piloto.

“Estou muito satisfeito. Não posso deixar de agradecer ao Sven Quandt por esta aposta, mas também à Delta, que através da marca Delta Q nos foi permitindo evoluir cada vez mais e que agora vai continuar a estar connosco neste projecto, duma forma muito interessante que estamos a ultimar, assim como as outras provas e actividades que iremos desenvolver”, salienta Ricardo Leal dos Santos.

Para Sven Quandt a escolha de Ricardo Leal dos Santos para a equipa assenta no reconhecimento do seu potencial: “Estamos muito contentes por ter o Ricardo como um elemento da equipa. Trabalhámos bem em conjunto no passado e acredito que se integrará muito bem na equipa. A sua prestação consistente e especialmente o notável 14.º lugar no rali Dakar deste ano aos comandos de um desactualizado BMW X5 demonstram claramente o seu potencial”.

X-Raid apresentou o seu Line-Up para o Dakar 2011


• Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin juntam-se à equipa da X-Raid
• Novitskiy, Leal dos Santos e Schott completam o line-up de Trebur

A equipa BMW X-Raid anunciou o alinhamento provisório da sua equipa para o Rally Dakar 2011.

A operação sediada em Trebur contará com cinco BMW X3 CCs, com o francês Stéphane Peterhansel a ter como colegas de equipa o polaco Krzysztof Holowczyc, o russo Leonid Novitskiy, o português Ricardo Leal dos Santos e o alemão Stephane Schott.

O quinteto será co-pilotado respectivamente pelo francês Jean-Paul Cottret, o belga Jean-Marc Fortin, o alemão Andreas Schulz, o português Paulo Fiúza e o alemão Holm Schmidt. O director da equipa, Sven Quandt, reúne assim uma equipa forte e experiente para o rali Dakar 2011 na América do Sul.

“Ainda estamos em negociação com potenciais patrocinadores de modo a finalizar o programa e o alinhamento da equipa”, observou Sven Quandt. “Mas estou muito satisfeito por anunciar o nosso alinhamento provisório para o Rali Dakar 2011. A nossa equipa é muito experiente na severidade e exigência do Dakar eplo que estou confiante de que alcançaremos o sucesso em Janeiro.”

O elemento mais experiente e consagrado é Peterhansel, o piloto mais bem sucedido na história do rali Dakar a fazer a transição das motas para os carros. Arrecada já seis vitórias em duas rodas e três aos comandos de um carro. O piloto francês e o seu co-piloto Jean-Paul Cottret venceram o Dakar em 2004, 2005 e 2007 e integraram a equipa BMW X-Raid pela primeira vez no ano passado, quando terminaram em segundo da geral na espanhola Baja Aragon. A dupla conquistou quatro das seis etapas mais rápidas da X-Raid no Dakar deste ano, tendo terminado o rali em quarto. Conquistaram ainda, recentemente, a vitória na Baja Aragon aos comandos de um BMW X3 CC.

Krzysztof Holowczyc já foi campeão do rali europeu da FIA e é actualmente o melhor piloto polaco do todo o terreno. É um dos atletas polacos com maior notoriedade na Polónia e anunciou ainda esta semana numa conferência de imprensa na Varsóvia que participará no próximo Dakar num X3 CC. Ele terá ao seu lado o co-piloto belga Jean-Marc Fortin, na América do Sul. “O meu sonho finalmente realizou-se”, admite Holowczyc. “Tenho de agradecer ao meu patrocinador PKN Orlen a oportunidade de hoje fazer parte de uma equipa profissional”.

Leonid Novitskiy é membro da equipa BMW X-Raid há já várias temporadas e terminou o ultimo Dkara em 11.ª O russo e o navegador Schulz (co-piloto vencedor do Dakar em 2001 e 2003) formam uma dupla regular ao terem conquistado o segundo lugar no rali de Marrocos do ano passado e terminando em segundo na recente Baja Aragon em Espanha.
Novitskiy encontra-se ainda numa posição de destaque na Taça do Mundo de Todo o Terreno da Fia, ao ter ganho o Abu Dhabi Desert Challenge em Março e arrecadado a pontuação máxima no Rally TT Vodafone Estoril-Marrakech em Junho. O Russo tem uma vantagem de 19 pontos até à prova final em Outubro no Egipto.

O piloto português Ricardo Leal dos Santos, 38 anos, é o piloto mais jovem do actual alinhamento da X-Raid. É um dos mais promissores pilotos de Todo o Terreno da sua geração, tendo sido o primeiro português a terminar o rali Dakar aos comandos de um quad em 2003. Seguiu-se a vitória da Taça do Mundo de Quads em 2005 e o título da categoria Solo no Rai Lisboa-Dakar em 2006. O ponto alto da sua carreira nos ralis Dakar – que inclui participações aos comandos de um quad e de um velho Pajero sem assistência, bem como competindo por duas vezes sem navegador – foi indubitavelmente o 14.ª lugar na geral e o prémio para o primeiro piloto privado no evento deste ano, com o seu BMW X5. O seu co-piloto Paulo Fiúza iniciou-se nos ralis como navegador em 2001 e desde então é um participante regular no Todo o Terreno português. Alcançou o título do campeonato nacional de Todo o Terreno em 2003 e já participou em vários ralis Dakar.

Stephan Schott é o co-fundador e o CEO da KS Tools na Alemanha, integrando a equipa BMW X-Raid pela primeira vez acompanhado do co-piloto Holm Schmidt. Tem sido um piloto assíduo nos ralis de Todo o Terreno há várias temporadas e terminou em 16.º no UAE Desert Challenge de 2005 e 18.º no ano seguinte. O piloto alemão arrecadou ainda o 17.º lugar no evento do Médio Oriente dois anos depois e terminou em 74.º e 26.º nas suas duas participações no Rali Dakar em 2009 e 2010. Alcançou um nível de consistência com os seus resultados e trocará agora o seu Mitsubishi Pajero pelo BMW X3 CC.

O Rali Dakar 2011 terá início em Buenos Aires a 1 de Janeiro de 2011 e terminará na capital argentina a 16 de Janeiro. O habitual dia de descanso terá lugar em Arica no Deserto do Atacama chileno no Sábado 8 de Janeiro.

Krzysztof Hołowczyc de X3 no Dakar Sul Americano


Desde há algum tempo que a X-Raid e o seu alinhamento de pilotos oficiais tem produzido notícias que vão animando o mundo do todo o terreno. Começando pela saída de Nasser Al-Attyiah, passando pela a entrada de Peterhansel e Nani Roma, depois pela eventual saída de Peterhansel para a VW , e pela saída de Nani Roma e finalmente terminando com a eventual entrada de Marcus Gronholm, que segundo algumas fontes até já terá testado a viatura. E nem só de pilotos oficiais se tem falado, pois são já vários os pilotos privados que demonstraram claro interesse em adquirir um dos X-3 CC que se encontram disponíveis.

Mas entre especulações, eventuais saídas ou entradas, o facto era que a X-Raid tinha actualmente como cabeça de cartaz para o Dakar Stephane Peterhansel ao qual se juntava Guerlain Chicherit e o Russo Leonid Novistkiy da X-Raid Rússia. Para alargar o leque de possibilidades, era sabido que a X-Raid procurava mais alguém que pudesse conduzir o X-3 CC na luta pela vitória no Dakar. Esta semana surgiu finalmente o anúncio de quem será um dos pilotos que fará parte da armada BMw, para o confronto Sul-Americano. Será o Polaco Krzysztof Hołowczyc, da Orlen Team que irá ocupar um dos lugares ao volante de um dos X3 "vagos". O piloto terá a seu lado como navegador o Belga Jean Marc Fortin.

Para o piloto Polaco, este convite é a realização de um sonho, e algo que já esperava. "Eu sabia que estava a ser observado pela "fábrica", e que talvez no futuro eu pudesse a vir a lutar de igual para igual com os outros. Todos quantos conhecem o Dakar sabem a força do nome da equipa X-Raid e do seu BMW X-3CC. Podemos dizer que esta é a segunda força, ficando ao lado da Volkswagen no próximo Dakar. Estou muito feliz pelo convite, e o meu principal patrocinador PKN Orlen ajudou-me a entrar nesta excelente e bem organizada equipa. Não há dúvidas que eu sinto uma responsabilidade enorme, uma vez que com este carro comprometo-me a lutar pela vitória. (...)"

De acordo as últimas informações, o piloto irá realizar uma sessão de testes com o novo carro já no próximo mês de Setembro, tendo em vista o ínicio do seu processo de adaptação ao X3. No entanto com o anúncio da sua entrada para a X-Raid e o facto de estar actualmente a participar na Taça FIA de Bajas deixa no ar algumas hipóteses, que apesar de pura especulação, são ainda assím viáveis, caso da eventual participação já na Baja Húngria com o novo carro (onde está inscrito com a Nissan), mas acima de tudo, a possível vinda á Baja de Portalegre de X3, o que se eventualmente se confirmasse seria uma adição muito importante para a prova disputada no Alto Alentejo.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guiga e Youssef seguem na liderança na recta final do Sertões


Dupla da Old Boys termina antepenúltima etapa na quinta posição

Já está aberta a contagem regressiva para o final do Rally do Sertões 2010. A dupla da Old Boys Guiga Spinelli e Youssef Haddad segue na liderança da classificação geral na categoria carros com 20h35min37s, faltando apenas duas especiais para o fim da segunda maior competição off-road do mundo. A Mitsubishi L200 Triton SR, que faz a sua estreia em ralis, completou a 8ª etapa na quinta posição, 2h09min32s. Palmeirinha/Luiz Carlos chegou em primeiro, na marca de 2h05min37s. O percurso entre Balsas (MA) e Teresina (PI) teve 183km de pedras, cascalhos, trilhas estreitas e estradas de média a alta velocidade. A todo, foram 653km, sendo 178km de deslocamento inicial e 292km de deslocamento final.

A navegação foi um dos pontos chaves da etapa, que teve no roteiro trechos de serra e regiões de coqueiros e carnaúba. Para se manter em primeiro no Sertões, nessa reta final, a equipe Old Boys segue com a estratégia conservadora de andar em um ritmo forte, porém com segurança e prudência.

"A navegação foi mais difícil do que esperávamos. A especial parecia ser mais tranquila entretanto o piso era ruim, com muitas pedras e troncos", explicou o navegador Youssef Haddad.

"Fizemos uma prova segura, num ritmo bom, sem arriscar muito. Mais uma etapa concluída com o carro intacto. Acabamos perdendo cerca de um minuto para o Cristian nos passar. Na primeira vez que ele tentou a ultrapassagem, o carro dele rodou. Seguimos caminho e depois paramos novamente para o Cristian nos passar. Continuamos em primeiro na geral, mas não tem nada ganho por enquanto. Faltam mais duas etapas e a de amanhã promete ser complicada", explicou Guiga Spinelli.

A penúltima etapa do Sertões promete ser uma das mais difíceis do rali com 244km de trecho cronometrado entre Teresina (PI) e Sobral (CE). Concentração continuará sendo a palavra de ordem da Old Boys: muita atenção e cuidado no penúltimo dia da competição, que terá ao todo 452km.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CARROS
1) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 20h35min37s
2) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson- 20h58min26s
3) Klever Kolberg/Flávio Marinho - 21h04min27s


RESULTADOS DA 8ª ESPECIAL
1) Palmeirinha/Luiz Carlos - 2h05min37s
2) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 2h06min14s
3) João Antônio Franciosi/Rafael Capoani - 2h07min15s
4) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson - 2h08min33s
5) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 2h09min32s


9ª ETAPA (19/08, quinta-feira) - Teresina (PI) - Sobral (CE)
DI. 70 km
TE. 245 km
DF. 137 km
Total - 452 km

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ataque á Liderança!


Há muito que se falava no assunto, mas agora é oficial: O mundo do todo o terreno ficou mais rico com a chegada de mais uma viatura de origem Germânica. Longe vão os tempos em que Franceses e Japoneses dominavam no TT, mas com o passar dos anos por um motivo ou por outro as marcas ditas "tradicionais" nesta modalidade foram dando lugar às marcas alemãs no que diz respeito aos lugares de top o classificações finais das provas. Chegou agora a vez da SAM - que significa Saxon Automobiles - ocupar o seu lugar nas lutas pela vitória com o SAM Mercedes 35 CC.
Liderada por Sven Knorr, acompanhado por varias empresas especializadas em diversas áreas relacionadas com o automobilismo de competição, uniram forças em torno de um mote dado pelo fornecedor dos motores :"o melhor ou nada", e fizeram nascer o SAM Mercedes 35 CC.

"Com a entrada das fábricas neste desporto nos últimos anos , cada vez mais carros de alta tecnologia ficaram disponíveis, e sem um destes carros os pilotos não têm hipoteses de chegar aos lugares da frente. (...) Agora os ralis de todo o terreno estão perante novos desafios. Os novos regulamentos deverão permitir reduzir os custos, e dão às equipas privadas novas hipóteses de lutar pelos lugares da frente." cometou Sven Knorr acerca da sua entrada nesta modalidade.
Foi devido a esta abertura nos regulamentos que que nasceu este novo veículo, "do qual se vai ouvir falar muito no futuro - O SAM Mercedes 35 CC. Este carro é completamente novo, e foi todo planeado e desenhado por computador" . E os resultados impressionantes que surgiram nos primeiros ensaios, foram confirmados pelos testes de estrada feitos pelo campeão de ralis Matthias Kahle.

"O SAM Mercedes 35 CC é inovação pura, um carro para ralis de todo o terreno feito á luz dos novos regulamentos 286/2010". Neste carro são muitos os detalhes que impressionam, e nada foi esquecido, nem mesmo o conforto das tripulações:"No Dakar, as equipas conduzem durante 14 dias, começando bem cedo e terminando noite dentro. O conforto é por isso um factor essencial. Os pilotos poderão contar com ar condicionado e uma câmara de video exterior traseira e ainda mais algumas ideias inovadoras" explicou Knorr. Outra vantagem deste carro é que todas as peças estão disponíveis como suplente - e assim pode-se fazer um planeamento muito preciso das necessidades de suplentes. Além disso todos os componentes são fabricados com a longevidade a ser um facto essencial.

Outra novidade neste desporto : O veículo irá ter no próximo ano uma versão de estrada, adaptada à vida do dia à dia. "O primeiro super-desportivo de todo o terreno a sair da fábrica da SAM está previsto para meados do próximo ano. Obviamente isto permite à SAM explorar novos caminhos, apesar de uma grande parte dos seus componentes serem oriundos do Mercedes ML. Iremos seguir rumos completamente novos, não só em termos tecnológicos" disse Knorr."Com este veículo irá nascer uma comunidade, que irá supreender."

A apresentação oficial do SAM Mercedes 35 CC apenas terá lugar em Setembro, mas a estreia em competição irá ter lugar antes, já no final do mês de Agosto na Húngria. Será Matthias Kahle quem terá a missão de conduzir esta nova máquina frente aos participantes da Taça FIA de Bajas. As pistas a leste de Budapeste terão assim a "honra" de receber o pela primeira vez esta nova máquina saída de mais uma casa alemã.

Veja o Primeiro vídeo do SAM Mercedes 35 CC:



Fonte: todoterreno.pt

Guiga Spinelli lidera o Sertões


Mitsubishi L200 Triton SR supera o deserto do Jalapão é o mais rápido da sétima especial

Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram os grandes campeões da sétima especial, segunda e última parte da etapa maratona, a mais difícil da 18ª edição do Rally do Sertões. A Mitsubishi L200 Triton SR foi o veículo mais rápido entre os trechos de São Felix do Tocantins e Balsas (MA), com o tempo de 2h13min08s. A dupla da Old Boys volta a assumir a liderança da categoria carros, 18h25min59s a três dias do fim da competição.

"Foi um grande alívio passar pela parte mais dura do rali, com o carro intacto, em perfeitas condições. A Triton SR superou todas as minhas expectativas. Ainda não ganhamos nada, mas é muito bom saber que o carro passou ileso por dois dias tão duros, longos e sem apoio mecânico", comemorou Spinelli.

A especial de hoje estava programada para ser a maior especial do Sertões, com 485km. Entretanto, visando à segurança dos competidores e evitar problemas no deslocamento das equipes de apoio, a organização reduziu os trechos cronometrados para 220km. O dia começou com 60km de muita areia no deserto do Jalapão, trechos sinuosos e travados, seguindo por estradinhas de fazenda com muitas erosões, lombadas e travessias de pontes.

"Foi muito bom começar e terminar a etapa maratona em primeiro lugar e melhor ainda completar a especial com o carro perfeito e pronto para encarar o terceiro dia de maratona, se houvesse. Vamos correr sem nos preocupar com a classificação geral, não tem nada definido ainda",
disse Youssef.

O Sertões entra amanhã na sua reta final. O oitavo dia do rali se inicia com um trajeto de pedras e trilhas estreitas entre Balsas (MA) e Teresina (PI), seguido por estradinhas de média a alta velocidade, os competidores também encontrarão no roteiro trechos de serra, onde a navegação será crucial. Como pano de fundo, belas regiões de carnaúba e coqueiros. O deslocamento final terá uma travessia de balsa.

"Vamos manter a nossa estratégia, que vem dando certo: andar em um ritmo forte e cuidando do equipamento", completou Spinelli.

RESULTADOS DA 7ª ETAPA SO SERTÕES
1)Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 2h13min08s
2) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 2h13min10s
3)Marlon Koerich/Deco Muniz - 2h13min50s

CLASSIFICAÇÃO DOS CARROS NO RALLY DO SERTÕES
1) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 18h25min59s
2) Klever Kolberg/Flávio Marinho - 18h43min59s
3) Marcos Baumgart/ Kleber Cincea - 18h47min25s


8ª ETAPA (18/08 quarta-feira) - Balsas (MA) - Teresina (PI)
DI. 178 km
TE. 183 km
DF. 292 km
Total - 653 km

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Spinelli superou primeiro desafio no deserto do Jalapão e está em segundo da geral


Mitsubishi L200 Triton SR fica em quarto na sexta especial do Sertões

A dupla da Old Boys, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, superou o primeiro desafio no deserto do Jalapão (TO). A Mitsubishi L200 Triton SR conquistou a quarta colocação nos 330 km, da sexta especial do Sertões, entre Palmas e São Felix do Tocantins (TO), em 3h32min41s, poucos minutos atrás da dupla vencedora Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que fez 3h29min23s. Guiga e Youssef estão na segunda colocação na classificação geral dos carros, com 16h12min57s. Na liderança, do ranking parcial, aparece Klever Kolberg/Flávio Marinho, 16h10min54s. A primeira parte da etapa maratona teve 103km de deslocamento inicial e 330km de trecho cronometrado.

"O dia foi bem mais duro do que imaginávamos. Os trechos longos de reta e erosão foram bem cansativos e desgastantes, mas o carro passou muito bem"
, explicou Spinelli, vencedor do Sertões nas edições de 2003 e 2004.

A primeira parte do desafio no deserto do Jalapão, em São Felix do Tocantins, teve areia, rios, estradas rápidas, trechos de trial, subida de serra e muitas savanas. Após o término da sexta etapa, os veículos não receberam nenhum tipo de manutenção. Assim que a especial terminou, as máquinas foram deixadas no parque fechado, de onde serão retiradas somente minutos antes da largada de amanhã pelos próprios participantes.

"O carro largou pesado cheio de combustível e peças de reposição. A nossa estratégia era dosar o ritmo e poupar equipamentos, pois teremos mais um dia sem apoio. O resultado saiu conforme o planejado. Temos muito chão pela frente, as posições ainda não estão definidas, os quatro primeiros têm chances. Tem muito rali ainda"
, completou o piloto.

A segunda e última parte da etapa maratona será a mais longa de todo o Sertões, com 485km de trecho cronometrado. O dia começa com 60km de muita areia, com trechos sinuosos e travados, seguindo por estradinhas de fazenda com muitas erosões, lombadas e travessias de pontes de todos os tipos. A especial fica rápida no meio, depois mais trechos de areia até chegar em longas retas com mais lombadas.

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DOS CARROS
1) Klever Kolberg/Flávio Marinho - 16h10min54s.
2) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 16h12min57s
3) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson - 16h29min15s

RESULTADOS DA 6ª ESPECIAL
1) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 3h29min23s
2) Klever Kolberg/Flávio Marinho - 3h29min50s
3) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson- 3h32min09s
4) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 3h32min41s


7ª ETAPA (17/08, terça-feira) - São Felix do Tocantins (TO) - Balsas (MA)
DI. 12 km
TE. 485 km
DF. 22 km
Total - 520 km

domingo, 15 de agosto de 2010

Lista provisória da HunGarian Baja com 73 equipas presentes


2 Títulos em jogo para Portugal na prova Húngara.
Nuno Matos na Cat. T2 da Taça FIA de Bajas, e Rafael Acúrcio no Europeu Quads.

Luta pela vitória nos automóveis com muitos candidatos.


A organização da Baja Hungria (HunGarian Baja) já divulgou a lista provisória de concorrentes que no próximo dia 26 se irão apresentar em Dabas, próximo de Budapeste para participarem na edição de 2010 deste evento.
Por enquanto, estão inscritos 73 concorrentes divididos pelas 4 categorias de veículos, - 4 camiões, 5 motos, 19 quads, e 45 automóveis. Nos automóveis e na categoria T1 estão presentes os principais participantes na Taça FIA de Bajas com Boris Gadasin (Proto G-Force), Krzysztof Holowczyc (Navara), Joost Van Cauwenberg (Navara) e Bogdan Novitskiy (Proto G-Force) e que terão como companhia os concorrentes locais, alguns deles também participantes na Taça FIA, caso de Karoly Fazekas (BMW X5), Balász Szalay (Antara), e Erik Korda (Navara).

Nos T2 as atenções recaêm sobre Nuno Matos e a possibilidade que o Português tem de arrumar definitivamente as contas da Taça FIA de Bajas Cat. T2 a seu favor, pois apenas terá oposição séria por parte dos Italianos Ricardo Garosci (Pagero) e Massimo Cavinato (Navara). Com a previsível ausência do piloto do Kazaquistão Cherednikov, o piloto do Cetelem Fedima Team, necessita apenas de não sofrer azares, e garantir pelo menos 2 pontos no final deste evento, uma vez que após a recente vitória em Espanha, lidera destacado a classificação da sua classe.

Um dos destaques nos automóveis desta baja vai para a estreia do novo protótipo de Mathias Kalle, um SAM Mercedes 35 CC , equipado com um motor que debita mais de 300cv e com a carroceria construida em fibra de carbono.
Eventualmente esta lista de inscritos ainda será actualizada, pois nela faltam alguns nomes que certamente irão estar presentes á partida.

Lista curta nos T4


Nos camiões, encontram-se inscritos o DAF de Marc Leeuw (NL), o MAN de Tilo Suptitz (D), o Tatra de Frantisek Svoboda (CZ) e a Scania de KOVÁCS Miklós Kovács. Estes concorrentes terão um traçado ligeiramente diferente do que será percorrido pelos concorrentes de parte dos automóveis e pelas motos, pois como a prova irá percorrer várias secções dentro das florestas, a organização optou por desenhar uma pista alternativa devido ás dimensões destas máquinas. Para que os camiões não façam uma corrida "á parte", foi decidido que terão a companhia das classes TH, CH e Open dos automóveis.

Nas motos lideres marcam presença

Nas motos, Ingo Zhan e Paolo Ceci poderão ser considerados os candidatos pois lideram a classificação do campeonato, mas devido à novidade da localização da prova, onde o conhecimento das provas anteriores não será relevante , o destino dos acontecimentos poderá pender para o lado de qualquer um dos inscritos.

Rafael Acúrcio rumo ao título

Nos quads, uma lista mais alargada de pilotos permite antever alguma luta pela vitória nas florestas a nascente de Budapeste. Nesta classe Portugal também irá estar representado, com o piloto Rafael Acurcio, inscrito pela equipa Italiana Offroadmotors XC Race, que actualmente lidera a classificação geral do Europeu de Quads. O jovem Português parte para esta prova com uma vantagem de 20 pontos sobre o Polaco Lukasz Laskawiec e poderá dar também um passo definitivo rumo á conquista do campeonato, não obstante o facto de o seu adversário tudo ir fazer para contrariar o domínio luso. A estes pilotos juntam-se ainda vários outros com ambições em termos de campeonato Europeu, caso de Juan Luis Gonzales, e Graziano Scandola.

Rafael Acúrcio na Baja Itália onde foi segundo classificado


Nesta prova e nos quads destaque ainda para as senhoras presentes em competição, com Sabine Pulz a líder da classificação a ter como adversária a Húngara Barbara Szábo (na foto à direita).

De mencionar finalmente que quer a Taça FIA de Bajas, quer o Campeonato Europeu de Motos e Quads irão ter a prova de encerramento disputada em Portugal, embora em eventos diferentes. Os automóveis terão como última prova a Baja de Portalegre, e as motos e quads irão pela primeira vez integrar a caravana do Rali TT Terras da Raia.

A lista de inscritos provisória pode ser encontrada aqui.

Fonte: todoterreno.pt

Volkswagen revela o Race Touareg 3


Lembra-se de Ben Hur? Gladiadores com fatos de corrida, uma arena com quase 2000 anos, e bem no meio - o novo Race Touareg 3.

Num cenário impressionante, dentro do antigo anfiteatro da cidade alemã de Trier, a Volkswagen apresentará o defensor do título para o Rally Dakar 2011, no dia 20 de agosto. Mais potente e com um novo visual, o protótipo mostra-se bem preparado para conquistar a vitória no Dakar pela terceira vez consecutiva. Já em 2009 e 2010, a Volkswagen foi a única marca que venceu o Rally nos automóveis com tecnologia diesel.

Director desportivo da Volkswagen, Kris Nissen: "O Nosso objetivo é fazer o 'hat-trick' no Dakar"

A cerimónia, que começará às 20:30h, contará com todas as quatro duplas da Volkswagen que lutam pela vitória pela terceira vez consecutiva no lendária rally do deserto, que sedisputa na América do Sul em janeiro de 2011: Os vencedores do ano passado, Carlos Sainz / Lucas Cruz (E / E), Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q / D), Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (ZA / D) e Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA).

"Com o Race Touareg 3 terminamos mais um passo na evolução de uma tecnologia que já foi bem-sucedida", diz o diretor da Volkswagen Motorsport Kris Nissen. "Particularmente em relação à aerodinâmica alcançámos um nível superior e melhorámos as qualidades do antecessor, mais uma vez. O nosso esforço produziu uma espectacular carroçaria e um núcleo tecnicamente melhorado. Com o RT3 vamos alcançar o nosso grande objectivo: o 'hat-trick' no Rally Dakar!"

Ambiente de Rally e cenário histórico: o "RT3" satisfaz os olhos do público

A apresentação oficial do Race Touareg 3 será realizada no decorrer do Rally da Alemanha do WRC. No anfiteatro, em Trier, os gladiadores modernos do automobilismo irão encontrar-se com seus modelos históricos num show espetacular. Uma atracção especial: o evento não será apenas aberto aos representantes dos media, mas também para uma grande audiência pública. Imediatamente após a sua apresentação, os Race Touareg 3 irão embarcar numa viagem para a Rússia onde vai comemorar sua estreia competitiva ansiosamente aguardada, no Silk Way Rally de 11 a 18 de Setembro.

sábado, 14 de agosto de 2010

Apesar de dia difícil, Guiga e Youssef continuam em segundo no Sertões


Dupla da Old Boys completou a quarta especial na sexta colocação, mesmo ficando mais de 100km sem direção hidráulica e sem alternador

A equipe Old Boys, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, teve um dia complicado entre os trechos de Alto Paraíso (GO) e Dianópolis (TO). Apesar dos problemas, a dupla está em segundo lugar na classificação geral dos carros, com o tempo de 9h55min29s, um pouco mais de 20s atrás do líder Klever Kolberg/Flávio Marinho. Guiga/Youssef completou os 240km da especial na sexta posição, em 2h56min43s. Palmeirinha/Luiz Carlos ganhou uma das etapas mais longas do Sertões, com o tempo de 2h47min46s. O quarto desafio do segundo maior rali do mundo teve 514 km (2km de deslocamento incial, 240km de trecho cronometrado e 272km de deslocamento final).

O suporte do esticador das correias da Mitsubishi L200 Triton SR, que faz a sua estreia em ralis off-road, quebrou e por mais de 100km Guiga e Youssef correram sem direção hidráulica e alternador.

"O dia de hoje foi bem complicado, tivemos bastante sorte em conseguir completar toda a especial. Ficamos quase três minutos parados tentando resolver o problema e nos últimos 100km ficamos sem direção e alternador, bem no trecho mais sinuoso e travado. Felizmente a bateria teve carga para funcionar até a final da especial. Em função do que enfrentamos, o resultado foi o melhor possível. Tudo isso era previsto para um carro que está iniciando sua carreira nos ralis e está em desenvolvimento. São problemas muito pequenos", acreditou Guiga Spinelli.

"Fiquei controlando a voltagem da bateria o tempo todo. Desliguei os aparelhos de navegação reserva, farol, a câmera on board, tudo o que podia para poupar energia. Não podíamos errar, por isso viemos sem arriscar. Ainda temos muito rali pela frente", completou o navegador Youssef.

O Rally do Sertões chegará amanhã à metade do seu percurso com trechos travados, navegação GPS, rios, pedras e estradas muito rápidas, que exigirão bastante dos veículos, pilotos e principalmente dos navegadores. A quinta etapa, que sairá da cidade de Dianópolis (TO) com destino à capital Palmas, terá 455km (28km de deslocamento inicial, 209km de especial e 218km de deslocamento final).

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DA CATEGORIA CARROS
1) Klever Kolberg/Flávio Marinho - 9h55min03s
2) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 9h55min29s
3) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - 10h08min58s

RESULTADOS DA 4ª ETAPA
1) Palmeirinha/Luiz Carlos - 2h47min46s
2) Cristian Baumgart/Beto Andreotti - 2h51min18s
3) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson - 2h54min43s
6) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 2h56min43s

5ª ETAPA (15/08, domingo) - Dianópolis (TO) - Palmas (TO)
DI. 28 km
TE. 209 km
DF. 218 km
Total - 455 km

Guiga Spinelli em segundo na etapa e está agora mais perto do líder


A dupla da Old Boys fica em segundo na terceira especial e aparece em terceiro na geral dos carros

Equipe Old Boys formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fica em segundo no terceiro desafio do Sertões em 2h37m49s. Com este resultado, a dupla subiu uma posição na classificação geral dos carros, ocupando a terceira colocação com o tempo acumulado de 6h58m46s. Desta forma, a dupla encosta no líder da categoria Palmeirinha/Luiz Carlos, com 6h52m38s. O vencedor da especial de 220km da mineira Unaí a cidade goiana de Alto Paraíso foi Jean Azevedo/Emerson Cavassin em 2h35m49s.

A chegada até Alto Paraíso teve trechos de serra sinuosos e escorregadios, estradões rápidos, largos e muita poeira. Com o problema no sistema de direção da Mitsubishi L200 Triton SR praticamente resolvido, a dupla pôde enfim brigar pelas primeiras posições.

"Foi um excelente resultado, ainda temos alguns ajustes a fazer no sistema de direção, mas mesmo assim andamos em um bom ritmo. Conseguimos encostar nos líderes do Rally. Aos poucos estamos constatando o enorme potencial da Triton SR", disse Spinelli.

"O dia começou muito travado e com piso ruim. Depois passamos por estradas largas e muito rápidas. Nos 60km finais, encostamos nos três carros que largaram na nossa frente e pegamos muita poeira. Passamos também por muitas zonas de radar e fomos bastante conservadores nestes trechos. É melhor perder 20 segundos do que 20 minutos por penalização", acreditou o navegador Youssef Haddad.

O dia de amanhã será um dos maiores do Rally, com 514Km entre deslocamento e trecho cronometrado. A quarta etapa de Alto Paraíso (GO) a Dianópolis (TO) começará com descidas e serras com poucas erosões, seguindo por estradas travadas com pontes de toras e muitas pedras. Depois, trilhas em fazendas e travessias de rios, com areia e mais pedra.

"Largar na frente é bem melhor, não tem confusão de ultrapassagem e fica mais fácil para nos concentrarmos no nosso ritmo"
, completou Guiga Spinelli.

RESULTADO DA 3a ETAPA:

1o) Jean Azevedo / Emerson Cavassin - 2h35m49s
2o) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 2h37m49s
3o) Marlon Koerich / Deco Miniz - 2h39m05s

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DA CATEGORIA CARROS

1o) Palmeirinha/Luiz Carlos - 6h52m38s
2o) Marlon Koerich / Deco Miniz - 6h54m23s
3o) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 6h58m46s

4a ETAPA DO RALLY DO SERTÕES 2010

Alto Paraíso (GO) a Dianópolis (TO)
Deslocamento incial: 2km
Especial: 240km
Deslocamento final: 272Km
Total: 514Km

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Guiga e Youssef estão entre os cinco melhores nos carros no Sertões


Dupla da Old Boys fica em quinto na segunda especial e em quarto na geral da categoria

A Equipe Old Boys passou bem pelo segundo desafio do Rally do Sertões 2010. No trecho entre as cidades de Caldas Novas (GO) e Unaí (MG), a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fez o tempo de 2h29min47s, ficando em quinto lugar nos carros e deixando para trás as serras e cascalhos encontrados nas estradas por fazenda e nos trechos sinuosos. Na classificação geral da categoria, Spinelli/Haddad ocupa o quarto posto com o tempo acumulado de 4h21min56s. O time formado por Palmeirinha/Luiz Carlos foi o vencedor de hoje em 2h26min16s e assumiu a liderança, na geral, com 4h11min19s. Foram 39km de deslocamento inicial, depois 214km de trecho cronometrado e 192km de deslocamento até o bivuac em Unaí, totalizando 445km.

"Vínhamos bem, num bom ritmo, andando forte, mas faltando 100km para acabar a especial vazou todo o óleo do sistema de direção hidráulica e a direção ficou extremamente dura. Tivemos que diminuir bastante o ritmo e mesmo assim foi extremamente exaustivo levar o carro até o fim da especial. Mas sabíamos que essas coisas poderiam acontecer, o carro ainda esta em desenvolvimento e nunca fizemos um rali com ele", explicou Guiga.

Cautela é a palavra de ordem da Old Boys no Sertões. Com muita prudência e segurança a Mitsubishi L200 Triton SR, que estreia em provas de off-road, vai ultrapassando os obstáculos da competição. A especial de hoje foi muito técnica, exigindo uma boa navegação e pilotagem.

"A especial de hoje foi de gente grande. Ontem teve menos kilotramgem, mas esses dois primeiros dias foram de rali de alto nível. O dia de amanhã será mesclado com trechos travados e rápidos, também não será nada fácil", acreditou o navegador Youssef.

Amanhã o rali retorna a Goiás. A organização promete que a terceira etapa será uma prévia do que os competidores vão enfrentar até a chegada em Fortaleza, no dia 20. Mais serras, riachos, pontes e lindas trilhas nos 220 km de especial da mineira Unaí até Alto Paraíso de Goiás.


CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA NA CATEGORIA CARROS
1) Palmeirinha/Luiz Carlos- BMW X3 - 4h11min19s
2) Marlon Koerich/Deco Miniz - Sherpa V2 - 4h15min57s
3) Klever Kolberg/Flávio Marinho - Mitsubishi L200 Triton RS - 4h21min26s
4) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - Mitsubishi L200 Triton SR - 4h21min56s


RESULTADOS SEGUNDA ETAPA DO SERTÕES
1) Palmeirinha/Luiz Carlos- BMW X3 - 2h26min16s
2) João Antônio Franciosi/Rafael Capoani -Sherpa 4X4 - 2h27min45s
3) Riamburgo Ximenes/Stanger Welerson - Mitsubishi EVO Prom - 2h28min05s
4) Marlon Koerich/Deco Miniz - Sherpa V2 - 2h29min05s
5) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - Mitsubishi L200 Triton SR - 2h29min47s

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Faleceu Miguel Veloso


Faleceu no passado fim de semana Miguel Veloso, que era o actual segundo classificado no CPTT no que diz respeito à categoria T8. Miguel Veloso era um dos pilotos mais conhecidos no todo-o-terreno nacional. O piloto conhecido por "O Americano" tinha já vencido duas provas no seu agrupamento esta época e fez história no início do ano, quando levou um T8 à terceira posição da classificação geral na Baja Serras do Norte. À família e amigos, o MaisTT apresenta as mais sinceras condolências.

sábado, 7 de agosto de 2010

A caminho da afinação perfeita


O Campo de Tiro da Força Aérea em Alcochete foi novamente a escolha para a SRTeam preparar o seu “Proto” de forma a estar presente nas derradeiras provas do Nacional de TT e nas míticas 24H TT em Fronteira. Um dia preenchido com testes de componentes e afinações afim de alcançar as melhores performances do “Proto”SRTeam.

Eduardo Rodrigues (Piloto) afirma “Mais uma jornada ganha. Antes de mais temos que agradecer à Força Aérea por nos ceder as suas instalações do Campo de Tiro de Alcochete, para uma vez mais testarmos o nosso Proto SRTeam em condições muito próximas das de competição. Penso que o balanço foi francamente positivo já que todos os objectivos traçados foram conseguidos, percorremos cerca de 200Kms e foi notório km após km que todo o trabalho estava a trazer frutos. Pensamos neste momento estar cada vez mais perto da afinação perfeita, o que nos leva a encarar as próximas provas com grande ambição, toda a equipa está uma vez mais de parabéns.”

Num ano desportivo pautado pelas adversidades da conjuntura actual e de alguns “incidentes” que obrigaram a estrutura a estar ausente de todo o calendário, a SRTeam demonstra uma enorme vontade em estar presente nas derradeiras provas do Nacional de TT, num esforço afim de retribuir o apoio dos seus patrocinadores, fans e amigos, e na expectativa de captar novos patrocínios para a época 2011.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Doze países representados na 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões


Além de brasileiros, lista de inscritos apresenta argentinos, belgas, chilenos, espanhóis, franceses, holandeses, norte-americanos, portugueses, sul-africanos, venezuelanos e uruguaios.

Contagem regressiva para o início da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões. A pouco mais de uma semana do começo da prova, que acontece entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), 235 competidores entram em reta final de preparação dos seus 155 veículos - 70 motos, 15 quadris, 60 carros e 10 caminhões. Na lista de inscritos, que superou os números de 2009, além do Brasil, outros 11 países estão representados.

No percurso de quase 4,5 mil quilômetros, com recorde histórico de 52,7% do trajeto marcado por trechos cronometrados, argentinos, belgas, chilenos, espanhóis, franceses, holandeses, norte-americanos, portugueses, sul-africanos, venezuelanos e uruguaios brigarão com os brasileiros para conquistar o título. Os competidores cruzarão seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - de quatro das cinco regiões que dividem o Brasil - Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

A relação de competidores estrangeiros apresenta destaques do cenário atual do fora-de-estrada mundial. Entre os principais nomes estrangeiros da 18ª edição da maior aventura brasileira sobre rodas, estão o espanhol Marc Coma, tricampeão mundial (2005/06/07) de Rally Cross Country e bicampeão do mítico Dakar (2006/09), e o francês David Casteu. Ambos disputarão o Sertões de moto.

Confira a lista completa - e extra-oficial - de inscritos do Rally dos Sertões.


LISTA EXTRA-OFICIAL DE INSCRITOS (MOTOS E QUADRIS)

>>>>CATEGORIAS MOTOS MUNDIAL FIM ABERTA

Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
1 - Red Bull Brema & Menichetti AMV - Marc Coma - Super Production Aberta - Mundial FIM
2 - Orlen Team - Kuba Przygonski - Super Production Aberta - Mundial FIM
3 - Orlen Team - Jacek Czachor - Super Production Aberta - Mundial FIM
4 - Off Road Uruguay - Laurent Roger Lazard - Production Aberta - Mundial FIM
5 - Bike Box - Luiz Otavio Paternostro - Super Production Aberta - Mundial FIM
6 - Podium Racing - Vicente de Benedicts Neto - Production Aberta - Mundial FIM
7 - Off Rush Rally Team - Juca Villela - Super Production Aberta - Mundial FIM
8 - Brasil Moto Tour - Ludovic Boinnard - Super Production Aberta - Mundial FIM
9 - CV Raving - Maguis Umberto Correia - Super Production Aberta - Mundial FIM
10 - Hermanos Prohens Rally Team - Jaime Prohens - Production Aberta - Mundial FIM
11 - Hermanos Prohens Rally Team - Felipe Prohens - Super Production Aberta - Mundial FIM
12 - Team Wild West Rally - Antonio Narino - Production Aberta - Mundial FIM
13 - Team Wild West Rally - Dave Peckham - Super Production Aberta - Mundial FIM
14 - Team Wild West Rally - Phillip Bowman - Production Aberta - Mundial FIM
15 - RS Rally/Prefeitura de Caxias do Sul - Sandro Rockenback - Production Aberta - Mundial FIM

>>>>CATEGORIAS MOTOS CAMPEONATO BRASILEIRO

Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
21 - Leite Fazenda Bela Vista - Sérgio Ferraz Ribeiro Filho - Sport - Campeonato Brasileiro
22 - Brasil Moto Tour - Ezair Rodrigo Bossa - Production - Campeonato Brasileiro
23 - Bianchini CASE Rally Team - Fabricio Bianchini - Sport - Campeonato Brasileiro
24 - Sacilotti Rally - Moara Sacilotti - Production - Campeonato Brasileiro
25 - Sacilotti Rally - Ramon Sacilotti - Sport - Campeonato Brasileiro
26 - Infinity Case Rally Team - Marcos Finato - Super Production - Campeonato Brasileiro
27 - RS Rally/Prefeitura de Caxias do Sul - Juner Rockenback - Sport - Campeonato Brasileiro
28 - Pernambuco Rally Team - José Leonardo Scipião - Production - Campeonato Brasileiro
29 - Bike Box - Arndt Budweg - Production - Campeonato Brasileiro
30 - Off Rush Rally Team - Lenilton Araujo - Super Production - Campeonato Brasileiro
31 - Goias no Sertões - Jose Freitas - Production - Campeonato Brasileiro
32 - Brasil Moto Tour - Felipe Augusto Miranda Zanol Production - Campeonato Brasileiro
33 - Just4Fun - Glauco Faria Guimarães - Production - Campeonato Brasileiro
34 - RS Rally / Prefeitura Caxias do Sul Ronaldo de David - Production - Campeonato Brasileiro
35 - Bike Box - José Alarico Rebouças Jr. - Production - Campeonato Brasileiro
36 - Não informado - Pierluigi Clini - Production - Campeonato Brasileiro
37 - Bike Tech Off Road - Fábio Vinícius Morés - Production - Campeonato Brasileiro
38 - Tutaloko - Leandro Pires - Production - Campeonato Brasileiro
39 - 4XM Rally Team - Rosaldo Nogueira Fernandes Praxedes - Production - Campeonato Brasileiro
40 - Colorart - Eduardo Lara Gouvea - Sport - Campeonato Brasileiro
41 - LM Rally Team - Antonio Paulo Bianchi Garcia Silva - Production - Campeonato Brasileiro
42 - Montechiari - Andre Luiz Montechiari Lobosco - Production - Campeonato Brasileiro
44 - Rocket Rally Team - Guilherme Piva - Super Production - Campeonato Brasileiro
45 - Multitex - Pedro Montechiari Lobosco - Production - Campeonato Brasileiro
46 - Tocantins - Marieta Moraes - Sport - Campeonato Brasileiro
47 - EHL / Saneatins Competition - Marcos Ribeiro de Magalhaes Junior - Super Production - Campeonato Brasileiro
50 - PC Racing - Paulo Cesar Reis Vieira - PC - Sport - Campeonato Brasileiro
51 - Sylvio de Barros - Production - Campeonato Brasileiro

>>>>CATEGORIAS MOTOS MUNDIAL FIM ATÉ 450cc

Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
100 - Speed Brain - BMW / Brasil moto Tour - José Hélio G. Rodrigues Filho - Super Production até 450cc - Mundial FIM
101 - Casteu ELF Sherco - David Casteu - Super Production até 450cc - Mundial FIM
102 - Petrobras Lubrax - Deni do Nascimento - Super Production até 450cc - Mundial FIM
103 - Klaumann / The Red Sector - Sérgio Augusto Klaumann - Production até 450cc Mundial FIM
104 - Off Rush Rally Team - Juca Bala - Super Production até 450cc - Mundial FIM
106 - Brasil Moto Tour - Dimas Mattos - Production até 450cc Mundial FIM
107 - Klaumann / The Red Sector - Sergio Henrique Klaumann - Super Production até 450cc - Mundial FIM
108 - Rondonia Racing - Joao Batista Tagino da Silva - Production até 450cc Mundial FIM
109 - Podium Racing - Carlos Eduardo Andreoni Ambrósio - Super Production até 450cc - Mundial FIM
110 - 2Z Moto_ALE Combustiveis - Tiago Laurito Fantozzi - Super Production até 450cc - Mundial FIM
111 - Team Wild West Rally - Neil Torben Ringdahl - Production até 450cc Mundial FIM
112 - Tamarugal XC Rally Team - Claudio Rodriguez - Super Production até 450cc - Mundial FIM
113 - Caballero´s Racing Team - Rodrigo Caballero - Super Production até 450cc - Mundial FIM
114 - Honda Racing Team Chile - Daniel Gouet - Super Production até 450cc - Mundial FIM
115 - Brasil Moto Tour - Ramon Volkart - Production até 450cc Mundial FIM
116 - Honda Racing - Dario Julio Lopes de Souza - Production até 450cc Mundial FIM
117 - Patos nos Sertoes - Dautim Cimetta - Super Production até 450cc - Mundial FIM
118 - W Racing Rally - Thiago Ramon Peretti - Production até 450cc Mundial FIM
119 - RS Rally / Prefeitura Caxias do Sul - Eduardo D´Agostini Martins - Production até 450cc Mundial FIM
120 - CV Racing - Adhemar Antonio Pereira Filho - Production até 450cc Mundial FIM
121 - Bike Tech Off Road - Gustavo Luis Pellin - Production até 450cc Mundial FIM
122 - JO+ Competition - João Onofre Pereira do Rego Barros - Production até 450cc Mundial FIM
123 - Brasil Moto Tour - Paulo Leite Bastos Serena - Super Production até 450cc - Mundial FIM
125 - Compass - Norton de Castro Fortes Lopes - Production até 450cc Mundial FIM

>>>>CATEGORIA MOTO EXPERIENCE - GOIÁS


Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
150 - Trilhacross Morrinhos - Eduardo Henrique da Silva Frauzino - Experience Motos
151 - Trilhacross Morrinhos - James Guidi de Carvalho - Experience Motos
152 - Odontoclass Rally Team - Danilo Silva Fonseca Gomes - Experience Motos
153 - Rotcel Rally - Luís Flavio de Oliveira Cabral - Experience Motos

>>>>CATEGORIA QUADRIS MUNDIAL FIM

Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
201 - ATV Polska - Rafal Sonik - Quadriciclos - Mundial FIM
202 - Bike Box - André Taidy Amoroso Suguita - Quadriciclos - Mundial FIM
203 - RNN Sports - Robert Nahas - Quadriciclos - Mundial FIM
204 - 4XM Rally Team - Marcio Oliveira - Quadriciclos - Mundial FIM
205 - Brasil Quadri Rally Team - Tom Rosa - Quadriciclos - Mundial FIM
206 - Klaumann / The Red Sector - Gerson Sérgio Alves Klaumann - Quadriciclos - Mundial FIM
207 - Brasil Quadri Rally Team - Heronaldo Marinho Segundo - Quadriciclos - Mundial FIM
208 - Off Road Uruguay - Mauro Javier Almedia Sierra - Quadriciclos - Mundial FIM

>>>>CATEGORIA QUADRIS CAMPEONATO BRASILEIRO


Numeral - Equipe - Competidor - Categoria
216 - Bike Box - Carlo Collet - Quadris Extreme - Campeonato Brasileiro
217 - Bike Box - Rodrigo Varela - Quadris 450cc - Campeonato Brasileiro
218 - Brasil Quadri Rally Team - Francinei Souza Costa - Quadris Extreme - Campeonato Brasileiro
219 - Taguatur Racing - Marcelo Nascimento Medeiros - Quadris 450cc - Campeonato Brasileiro
220 - Brasil Quadri Rally Team - Eduardo Queiroga Gadelha - Quadris Extreme - Campeonato Brasileiro
221 - Brasil Quadri Rally Team - Rodolfo Pereira Brito - Quadris Extreme - Campeonato Brasileiro
222 - Brasil Quadri Rally Team - Andrews Gustavo Vidal da Costa - Quadris Extreme - Campeonato Brasileiro

LISTA EXTRA-OFICIAL DE INSCRITOS (CARROS)

Numeral - Piloto - Navegador - Categoria
301 - Jean Azevedo - Emerson Cavassin - Protótipo - T1
302 - Roberto Guilherme Reijers - Marcos Rogerio Almeida - Protótipo - T1
303 - Guilherme Spinelli - Youssef Haddad - Protótipo - T1
304 - Jarbas Caiado de Castro Neto - Walace Von Schmidt - Protótipo - T1
305 - José Jorge Sawaya - Andre Sawaya - Protótipo - T1
306 - Joao Antonio Franciosi - Rafael Capoani - Protótipo - T1
307 - Klever Kolberg - Flavio Marinho de França - Protótipo - T1 Etanol
308 - Riamburgo Ximenes - Stanger Welerson Eler - Protótipo - T1
309 - Julio Cesar Fernandes Martins Bonache - Lourival Roldan - Protótipo - T1
310 - Marlon Koerich - Deco Muniz - Protótipo - T1
311 - Cristian Baumgart Stroczynski - Beco Andreotti - Protótipo - T1
312 - Marcos Baumgart Stroczynski - Kleber Cincea - Protótipo - T1
313 - Mauricio Bortolanza - Gustavo Bortolanza - Protótipo - T1
316 - Luis Carlos Nacif - Humberto Ribeiro - Protótipo - T1 Etanol
317 - Paulo Sergio Pereira Lima - Daniel de Andrade - Protótipo - T1
318 - Rodrigo Santiago Khezam - João Victor Alves Ribeiro - Protótipo - T1
319 - Paulo Henrique Pichini - Kleber Lola Cavalcanti - Protótipo - T1
320 - José Fernando de Carvalho Jr. - João Cerqueira Teixeira Neto - Protótipo - T1
321 - Elson Cascão II - Elson Meneses - Protótipo - T1
322 - Luis Claudio Ahrends Rodrigues - Fernando Augusto Monta Filho - Protótipo - T1
323 - Roberto Paulo Leal Correa - Gilson Antonio da Rocha - Protótipo - T1
325 - Stephan Alexander Spremberg - William Uzal Garcia - Protótipo - T1 Etanol
326 - Richard Christian Vaders - Jose Antonio Spacassassi - Protótipo - T1
327 - Arilo de Alencar Junior - Emidio Brasileiro Cipriani - Protótipo - T1
328 - Luis Gustavo Moretti - Neurivan Calado - Protótipo - T1
330 - Luiz Facco - Silvio Deusdara - SuperProduction
331 - Mauro Schenekenberg Guedes - Pedro Eurico Cavalcanti Rego - SuperProduction
332 - Reinaldo Varela - Eduardo Bampi - SuperProduction
333 - Regis Braga Maia - Ana Carolina Sena Braga - SuperProduction
334 - Marcelo Marchese Damini - Eduardo Pereira e Costa - SuperProduction
335 - Elcio Antonio Bardeli - Eric Francozi - SuperProduction
336 - Jorge Wagenfuhr Jr. - Gustavo Souza Gugelmin - SuperProduction
337 - Paulo Cesar Bertolini - Anderson Stefenon Bertolini - SuperProduction
338 - Alberto Souza Castro - Vinicius Ribeiro Castro - SuperProduction
339 - Bartolomeu de Carvalho Nunes - Wellington Resende Junior - SuperProduction
340 - Helena Deyama - Joseane Koerich de Souza - SuperProduction
341 - Ralph Ewald Schaus - Vincent André Luc Prignon - SuperProduction
342 - Paulo Afonso Amato - Helena Regina Soares - SuperProduction
343 - Rogerio Miranda - Alessandro Fabricio - SuperProduction
344 - Antonio Carlos M. Teixeira - Rafael Leandro Pereira Dias - SuperProduction
345 - Hugo Rodrigues - Kaique Bentivoglio - SuperProduction
346 - Otto Baumgart - Gabriel Melegaro Foltram - SuperProduction
350 - Willen van Hees - Doris van Hees Production - T2
351 - Ricardo Augusto de Souza Campos - Rasc de Araujo Campos - Production - T2
352 - Ivan Machado Terni - Fausto Dallape - Production - T2
353 - Leandro Torres - Luis Henrique Arena - Production - T2
354 - Marcos Vinicius Kffuri - Rodrigo Rocha Czech - Production - T2
355 - Ilo Diehl dos Santos - Ronaldo Coelho Augusto da Matta - Production - T2
356 - Rodrigo Meinberg - Luis Felipe Eckel - Production - T2
357 - Vitor Fischer Valente - Daniel Queiroz Simon - Production - T2
358 - Sven Fischer - João Luis Stal - Production - T2
359 - Marco Tulio Lana - Leonardo M. de Castro e Silva - Production - T2
360 - Luis Gonsalves Rosate - Production - T2
361 - Josue Paniago Pereira - Felipe Hessel Rodrigues Paniago - Production - T2
362 - Gerson Amadeu Eichenberg - Sergio Luiz Schilling - Production - T2
370 - Mirtillo Trombini Neto - Anderson Ribeiro Lopes - EXPERIENCE CARROS
371 - Julio Cesar Picolli - Werner Luckow - EXPERIENCE CARROS
372 - Luis Eduardo Stedile - Armando Luiz Miranda - EXPERIENCE CARROS
373 - Gunter Hinkelmann - Marcelo Duarte Haseyama - EXPERIENCE CARROS
374 - Leonardo Rodrigues Dantas - Rafael Rodrigues Dantas - EXPERIENCE CARROS

LISTA EXTRA-OFICIAL DE INSCRITOS (CAMINHÕES)


Numeral - Piloto - Navegador - 2o piloto - Categoria
401 - Eduardo Domingues "Edu Piano" - Solon Mendes da Fonseca Junior - Marcos Vinicius Alves - Caminhões Pesados
402 - Amable Barrasa - Guilherme Petrine Signoretti - Raphael M. Betton - Caminhões Leves
403 - Guido Salvini Netto - Weidner Moreira - Fernando Chwaigert - Caminhões Pesados
404 - Ulysses Marinzeck - Cesar Loureiro Botas - Adriano D. da Silva - Caminhões Pesados
405 - Andre Azevedo - Maykel Vilarta Neder Justo - Ronaldo Pinto - Caminhões Pesados
406 - Marcos Antonio Cassol - Rodrigo Ribeiro de Oliveira Mello - Davi José de Oliveira Fonseca - Caminhões Leves
407 - Kenner Santos Garcia - Ronie Von Silva - Caminhões Leves
408 - Felicio Tadeu Bragante - Ricardo de Paula Costa - Nelson Corder Junior - Caminhões Leves
409 - Luciana Bragante - Roberlena Moraes - Carla Helena Bovi de Martin - Caminhões Leves
410 - Vanderlei Cassol - Lelio Vieira Carneiro Junior - Henrique Esmério de Oliveira - Caminhões Leves

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará, e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

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Acesse o site do evento:www.sertoes.com

Fonte: todoterreno.pt