domingo, 15 de agosto de 2010

Lista provisória da HunGarian Baja com 73 equipas presentes


2 Títulos em jogo para Portugal na prova Húngara.
Nuno Matos na Cat. T2 da Taça FIA de Bajas, e Rafael Acúrcio no Europeu Quads.

Luta pela vitória nos automóveis com muitos candidatos.


A organização da Baja Hungria (HunGarian Baja) já divulgou a lista provisória de concorrentes que no próximo dia 26 se irão apresentar em Dabas, próximo de Budapeste para participarem na edição de 2010 deste evento.
Por enquanto, estão inscritos 73 concorrentes divididos pelas 4 categorias de veículos, - 4 camiões, 5 motos, 19 quads, e 45 automóveis. Nos automóveis e na categoria T1 estão presentes os principais participantes na Taça FIA de Bajas com Boris Gadasin (Proto G-Force), Krzysztof Holowczyc (Navara), Joost Van Cauwenberg (Navara) e Bogdan Novitskiy (Proto G-Force) e que terão como companhia os concorrentes locais, alguns deles também participantes na Taça FIA, caso de Karoly Fazekas (BMW X5), Balász Szalay (Antara), e Erik Korda (Navara).

Nos T2 as atenções recaêm sobre Nuno Matos e a possibilidade que o Português tem de arrumar definitivamente as contas da Taça FIA de Bajas Cat. T2 a seu favor, pois apenas terá oposição séria por parte dos Italianos Ricardo Garosci (Pagero) e Massimo Cavinato (Navara). Com a previsível ausência do piloto do Kazaquistão Cherednikov, o piloto do Cetelem Fedima Team, necessita apenas de não sofrer azares, e garantir pelo menos 2 pontos no final deste evento, uma vez que após a recente vitória em Espanha, lidera destacado a classificação da sua classe.

Um dos destaques nos automóveis desta baja vai para a estreia do novo protótipo de Mathias Kalle, um SAM Mercedes 35 CC , equipado com um motor que debita mais de 300cv e com a carroceria construida em fibra de carbono.
Eventualmente esta lista de inscritos ainda será actualizada, pois nela faltam alguns nomes que certamente irão estar presentes á partida.

Lista curta nos T4


Nos camiões, encontram-se inscritos o DAF de Marc Leeuw (NL), o MAN de Tilo Suptitz (D), o Tatra de Frantisek Svoboda (CZ) e a Scania de KOVÁCS Miklós Kovács. Estes concorrentes terão um traçado ligeiramente diferente do que será percorrido pelos concorrentes de parte dos automóveis e pelas motos, pois como a prova irá percorrer várias secções dentro das florestas, a organização optou por desenhar uma pista alternativa devido ás dimensões destas máquinas. Para que os camiões não façam uma corrida "á parte", foi decidido que terão a companhia das classes TH, CH e Open dos automóveis.

Nas motos lideres marcam presença

Nas motos, Ingo Zhan e Paolo Ceci poderão ser considerados os candidatos pois lideram a classificação do campeonato, mas devido à novidade da localização da prova, onde o conhecimento das provas anteriores não será relevante , o destino dos acontecimentos poderá pender para o lado de qualquer um dos inscritos.

Rafael Acúrcio rumo ao título

Nos quads, uma lista mais alargada de pilotos permite antever alguma luta pela vitória nas florestas a nascente de Budapeste. Nesta classe Portugal também irá estar representado, com o piloto Rafael Acurcio, inscrito pela equipa Italiana Offroadmotors XC Race, que actualmente lidera a classificação geral do Europeu de Quads. O jovem Português parte para esta prova com uma vantagem de 20 pontos sobre o Polaco Lukasz Laskawiec e poderá dar também um passo definitivo rumo á conquista do campeonato, não obstante o facto de o seu adversário tudo ir fazer para contrariar o domínio luso. A estes pilotos juntam-se ainda vários outros com ambições em termos de campeonato Europeu, caso de Juan Luis Gonzales, e Graziano Scandola.

Rafael Acúrcio na Baja Itália onde foi segundo classificado


Nesta prova e nos quads destaque ainda para as senhoras presentes em competição, com Sabine Pulz a líder da classificação a ter como adversária a Húngara Barbara Szábo (na foto à direita).

De mencionar finalmente que quer a Taça FIA de Bajas, quer o Campeonato Europeu de Motos e Quads irão ter a prova de encerramento disputada em Portugal, embora em eventos diferentes. Os automóveis terão como última prova a Baja de Portalegre, e as motos e quads irão pela primeira vez integrar a caravana do Rali TT Terras da Raia.

A lista de inscritos provisória pode ser encontrada aqui.

Fonte: todoterreno.pt