sexta-feira, 20 de agosto de 2010

X-Raid apresentou o seu Line-Up para o Dakar 2011


• Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin juntam-se à equipa da X-Raid
• Novitskiy, Leal dos Santos e Schott completam o line-up de Trebur

A equipa BMW X-Raid anunciou o alinhamento provisório da sua equipa para o Rally Dakar 2011.

A operação sediada em Trebur contará com cinco BMW X3 CCs, com o francês Stéphane Peterhansel a ter como colegas de equipa o polaco Krzysztof Holowczyc, o russo Leonid Novitskiy, o português Ricardo Leal dos Santos e o alemão Stephane Schott.

O quinteto será co-pilotado respectivamente pelo francês Jean-Paul Cottret, o belga Jean-Marc Fortin, o alemão Andreas Schulz, o português Paulo Fiúza e o alemão Holm Schmidt. O director da equipa, Sven Quandt, reúne assim uma equipa forte e experiente para o rali Dakar 2011 na América do Sul.

“Ainda estamos em negociação com potenciais patrocinadores de modo a finalizar o programa e o alinhamento da equipa”, observou Sven Quandt. “Mas estou muito satisfeito por anunciar o nosso alinhamento provisório para o Rali Dakar 2011. A nossa equipa é muito experiente na severidade e exigência do Dakar eplo que estou confiante de que alcançaremos o sucesso em Janeiro.”

O elemento mais experiente e consagrado é Peterhansel, o piloto mais bem sucedido na história do rali Dakar a fazer a transição das motas para os carros. Arrecada já seis vitórias em duas rodas e três aos comandos de um carro. O piloto francês e o seu co-piloto Jean-Paul Cottret venceram o Dakar em 2004, 2005 e 2007 e integraram a equipa BMW X-Raid pela primeira vez no ano passado, quando terminaram em segundo da geral na espanhola Baja Aragon. A dupla conquistou quatro das seis etapas mais rápidas da X-Raid no Dakar deste ano, tendo terminado o rali em quarto. Conquistaram ainda, recentemente, a vitória na Baja Aragon aos comandos de um BMW X3 CC.

Krzysztof Holowczyc já foi campeão do rali europeu da FIA e é actualmente o melhor piloto polaco do todo o terreno. É um dos atletas polacos com maior notoriedade na Polónia e anunciou ainda esta semana numa conferência de imprensa na Varsóvia que participará no próximo Dakar num X3 CC. Ele terá ao seu lado o co-piloto belga Jean-Marc Fortin, na América do Sul. “O meu sonho finalmente realizou-se”, admite Holowczyc. “Tenho de agradecer ao meu patrocinador PKN Orlen a oportunidade de hoje fazer parte de uma equipa profissional”.

Leonid Novitskiy é membro da equipa BMW X-Raid há já várias temporadas e terminou o ultimo Dkara em 11.ª O russo e o navegador Schulz (co-piloto vencedor do Dakar em 2001 e 2003) formam uma dupla regular ao terem conquistado o segundo lugar no rali de Marrocos do ano passado e terminando em segundo na recente Baja Aragon em Espanha.
Novitskiy encontra-se ainda numa posição de destaque na Taça do Mundo de Todo o Terreno da Fia, ao ter ganho o Abu Dhabi Desert Challenge em Março e arrecadado a pontuação máxima no Rally TT Vodafone Estoril-Marrakech em Junho. O Russo tem uma vantagem de 19 pontos até à prova final em Outubro no Egipto.

O piloto português Ricardo Leal dos Santos, 38 anos, é o piloto mais jovem do actual alinhamento da X-Raid. É um dos mais promissores pilotos de Todo o Terreno da sua geração, tendo sido o primeiro português a terminar o rali Dakar aos comandos de um quad em 2003. Seguiu-se a vitória da Taça do Mundo de Quads em 2005 e o título da categoria Solo no Rai Lisboa-Dakar em 2006. O ponto alto da sua carreira nos ralis Dakar – que inclui participações aos comandos de um quad e de um velho Pajero sem assistência, bem como competindo por duas vezes sem navegador – foi indubitavelmente o 14.ª lugar na geral e o prémio para o primeiro piloto privado no evento deste ano, com o seu BMW X5. O seu co-piloto Paulo Fiúza iniciou-se nos ralis como navegador em 2001 e desde então é um participante regular no Todo o Terreno português. Alcançou o título do campeonato nacional de Todo o Terreno em 2003 e já participou em vários ralis Dakar.

Stephan Schott é o co-fundador e o CEO da KS Tools na Alemanha, integrando a equipa BMW X-Raid pela primeira vez acompanhado do co-piloto Holm Schmidt. Tem sido um piloto assíduo nos ralis de Todo o Terreno há várias temporadas e terminou em 16.º no UAE Desert Challenge de 2005 e 18.º no ano seguinte. O piloto alemão arrecadou ainda o 17.º lugar no evento do Médio Oriente dois anos depois e terminou em 74.º e 26.º nas suas duas participações no Rali Dakar em 2009 e 2010. Alcançou um nível de consistência com os seus resultados e trocará agora o seu Mitsubishi Pajero pelo BMW X3 CC.

O Rali Dakar 2011 terá início em Buenos Aires a 1 de Janeiro de 2011 e terminará na capital argentina a 16 de Janeiro. O habitual dia de descanso terá lugar em Arica no Deserto do Atacama chileno no Sábado 8 de Janeiro.