sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Krzysztof Hołowczyc de X3 no Dakar Sul Americano


Desde há algum tempo que a X-Raid e o seu alinhamento de pilotos oficiais tem produzido notícias que vão animando o mundo do todo o terreno. Começando pela saída de Nasser Al-Attyiah, passando pela a entrada de Peterhansel e Nani Roma, depois pela eventual saída de Peterhansel para a VW , e pela saída de Nani Roma e finalmente terminando com a eventual entrada de Marcus Gronholm, que segundo algumas fontes até já terá testado a viatura. E nem só de pilotos oficiais se tem falado, pois são já vários os pilotos privados que demonstraram claro interesse em adquirir um dos X-3 CC que se encontram disponíveis.

Mas entre especulações, eventuais saídas ou entradas, o facto era que a X-Raid tinha actualmente como cabeça de cartaz para o Dakar Stephane Peterhansel ao qual se juntava Guerlain Chicherit e o Russo Leonid Novistkiy da X-Raid Rússia. Para alargar o leque de possibilidades, era sabido que a X-Raid procurava mais alguém que pudesse conduzir o X-3 CC na luta pela vitória no Dakar. Esta semana surgiu finalmente o anúncio de quem será um dos pilotos que fará parte da armada BMw, para o confronto Sul-Americano. Será o Polaco Krzysztof Hołowczyc, da Orlen Team que irá ocupar um dos lugares ao volante de um dos X3 "vagos". O piloto terá a seu lado como navegador o Belga Jean Marc Fortin.

Para o piloto Polaco, este convite é a realização de um sonho, e algo que já esperava. "Eu sabia que estava a ser observado pela "fábrica", e que talvez no futuro eu pudesse a vir a lutar de igual para igual com os outros. Todos quantos conhecem o Dakar sabem a força do nome da equipa X-Raid e do seu BMW X-3CC. Podemos dizer que esta é a segunda força, ficando ao lado da Volkswagen no próximo Dakar. Estou muito feliz pelo convite, e o meu principal patrocinador PKN Orlen ajudou-me a entrar nesta excelente e bem organizada equipa. Não há dúvidas que eu sinto uma responsabilidade enorme, uma vez que com este carro comprometo-me a lutar pela vitória. (...)"

De acordo as últimas informações, o piloto irá realizar uma sessão de testes com o novo carro já no próximo mês de Setembro, tendo em vista o ínicio do seu processo de adaptação ao X3. No entanto com o anúncio da sua entrada para a X-Raid e o facto de estar actualmente a participar na Taça FIA de Bajas deixa no ar algumas hipóteses, que apesar de pura especulação, são ainda assím viáveis, caso da eventual participação já na Baja Húngria com o novo carro (onde está inscrito com a Nissan), mas acima de tudo, a possível vinda á Baja de Portalegre de X3, o que se eventualmente se confirmasse seria uma adição muito importante para a prova disputada no Alto Alentejo.

Fonte: todoterreno.pt