quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ataque á Liderança!


Há muito que se falava no assunto, mas agora é oficial: O mundo do todo o terreno ficou mais rico com a chegada de mais uma viatura de origem Germânica. Longe vão os tempos em que Franceses e Japoneses dominavam no TT, mas com o passar dos anos por um motivo ou por outro as marcas ditas "tradicionais" nesta modalidade foram dando lugar às marcas alemãs no que diz respeito aos lugares de top o classificações finais das provas. Chegou agora a vez da SAM - que significa Saxon Automobiles - ocupar o seu lugar nas lutas pela vitória com o SAM Mercedes 35 CC.
Liderada por Sven Knorr, acompanhado por varias empresas especializadas em diversas áreas relacionadas com o automobilismo de competição, uniram forças em torno de um mote dado pelo fornecedor dos motores :"o melhor ou nada", e fizeram nascer o SAM Mercedes 35 CC.

"Com a entrada das fábricas neste desporto nos últimos anos , cada vez mais carros de alta tecnologia ficaram disponíveis, e sem um destes carros os pilotos não têm hipoteses de chegar aos lugares da frente. (...) Agora os ralis de todo o terreno estão perante novos desafios. Os novos regulamentos deverão permitir reduzir os custos, e dão às equipas privadas novas hipóteses de lutar pelos lugares da frente." cometou Sven Knorr acerca da sua entrada nesta modalidade.
Foi devido a esta abertura nos regulamentos que que nasceu este novo veículo, "do qual se vai ouvir falar muito no futuro - O SAM Mercedes 35 CC. Este carro é completamente novo, e foi todo planeado e desenhado por computador" . E os resultados impressionantes que surgiram nos primeiros ensaios, foram confirmados pelos testes de estrada feitos pelo campeão de ralis Matthias Kahle.

"O SAM Mercedes 35 CC é inovação pura, um carro para ralis de todo o terreno feito á luz dos novos regulamentos 286/2010". Neste carro são muitos os detalhes que impressionam, e nada foi esquecido, nem mesmo o conforto das tripulações:"No Dakar, as equipas conduzem durante 14 dias, começando bem cedo e terminando noite dentro. O conforto é por isso um factor essencial. Os pilotos poderão contar com ar condicionado e uma câmara de video exterior traseira e ainda mais algumas ideias inovadoras" explicou Knorr. Outra vantagem deste carro é que todas as peças estão disponíveis como suplente - e assim pode-se fazer um planeamento muito preciso das necessidades de suplentes. Além disso todos os componentes são fabricados com a longevidade a ser um facto essencial.

Outra novidade neste desporto : O veículo irá ter no próximo ano uma versão de estrada, adaptada à vida do dia à dia. "O primeiro super-desportivo de todo o terreno a sair da fábrica da SAM está previsto para meados do próximo ano. Obviamente isto permite à SAM explorar novos caminhos, apesar de uma grande parte dos seus componentes serem oriundos do Mercedes ML. Iremos seguir rumos completamente novos, não só em termos tecnológicos" disse Knorr."Com este veículo irá nascer uma comunidade, que irá supreender."

A apresentação oficial do SAM Mercedes 35 CC apenas terá lugar em Setembro, mas a estreia em competição irá ter lugar antes, já no final do mês de Agosto na Húngria. Será Matthias Kahle quem terá a missão de conduzir esta nova máquina frente aos participantes da Taça FIA de Bajas. As pistas a leste de Budapeste terão assim a "honra" de receber o pela primeira vez esta nova máquina saída de mais uma casa alemã.

Veja o Primeiro vídeo do SAM Mercedes 35 CC:



Fonte: todoterreno.pt