terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nuno Matos quer festejar título mundial na Baja da Hungria com nova vitória


- Piloto português parte com confortáveis 12 pontos de vantagem na liderança da
categoria T2
- Baja Hungria é a quinta e penúltima etapa do calendário da Taça FIA de Bajas 2010
- Programa competitivo compreende 8 sectores entre sexta-feira e domingo


O primeiro a cometer semelhante proeza foi Carlos Sousa, mas Nuno Matos está a um pequeno passo de se tornar o terceiro português a conquistar um título internacional de todo-o-terreno. Com início na próxima sexta-feira, a Baja Hungria poderá ser o palco da consagração do piloto de Portalegre como vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas ao nível do Agrupamento T2.

Altamente motivados pela inquestionável vitória alcançada na recente Baja Espanha Aragon, Nuno Matos e Filipe Serra retomam este fim-de-semana a sua participação na Taça Internacional FIA de Bajas, sendo a única dupla nacional, entre as 73 equipas inscritas, a apresentar-se à partida da Baja Hungria, quinta e penúltima etapa do calendário de 2010.

Com três pódios conquistados em outras tantas provas disputadas – Rússia, Itália e Espanha, respectivamente – a formação que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team não só lidera destacada a competição como tem mesmo a possibilidade de fechar já antecipadamente as contas da categoria T2, garantindo para Portugal aquele que seria o terceiro título mundial em todo o historial desta disciplina.

“Com 12 pontos de vantagem na liderança do agrupamento, essa é realmente uma hipótese muito real e que não queremos de modo algum desperdiçar”, como admite Nuno Matos, actual Campeão Nacional de T2 e já considerado um dos mais firmes valores do todo-o-terreno português.

“Seria um feito impensável há pouco mais de quatro anos, quando cumpri a minha primeira época completa no Campeonato Nacional. Felizmente, tudo tem corrido pelo melhor e após três títulos consecutivos no plano interno, estou agora em posição privilegiada para poder confirmar o título mundial logo na minha primeira época a nível internacional”, constata o portalegrense, de 33 anos.

“Seria para mim uma enorme honra poder suceder a pilotos como Carlos Sousa ou Rui Sousa. O objectivo é claramente resolver a questão do título já nesta prova, embora sabendo que a pressão está do lado dos nossos adversários. Não obstante, gostaria muito de selar o título mundial com mais uma vitória”, promete Nuno Matos, num ano em que soma já seis presenças no pódio em sete possíveis.

“Será uma prova um pouco mais curta que Aragon, pelo que é também importante não cometer qualquer erro que comprometa os nossos objectivos. A nosso favor joga ainda o facto desta baja ter um figurino inédito, uma vez que a organização optou este ano por deslocar a prova de Vesprém para Dabas, a escassos quilómetros da capital Budapeste”, como explica o piloto da Isuzu D-Max.

Já na sua sétima edição, a organização da Baja Hungria propõe aos 73 concorrentes inscritos, divididos pelas quatro categorias de veículos (45 automóveis, 5 motos, 15 quads e 4 camiões), um percurso que totaliza 586,4 km, dos quais 397 disputados ao cronómetro.

Em termos de estrutura, o rali compreende uma Super Especial (7 km), a disputar ao final da tarde sexta-feira, e oito sectores selectivos repartidos por sábado e domingo, o maior com 102 km de extensão e o mais curto com apenas 7 km.

PROGRAMA*

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Partida Super Especial (7 km)
17h15

Sábado, 28 de Agosto de 2010

Partida SS1 (100 km)
07h25
Partida SS2 (7 km)
09h40
Partida SS3 (33 km)
11h55
Partida SS4 (100 km)
13h55
Partida SS5 (7 km)
16h15

Domingo, 29 de Agosto de 2010

Partida SS6 (33 km)
07h35
Partida SS7 (102)
09h10
Partida SS8 (7 km)
11h15
Chegada – Pódio
11h30

* Hora portuguesa.