sábado, 28 de agosto de 2010

Elisabete Jacinto no Shamrock Rally du Maroc


• No Rallye Oilibya Tunisie a portuguesa venceu todas as etapas
• Novas regras de navegação tornam ralis africanos mais difíceis


Depois da vitória alcançada em Maio no Rallye Oilibya Tunisie, onde foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, Elisabete Jacinto vai começar a preparar a sua próxima competição, que terá lugar de 17 a 23 de Outubro, em Marrocos. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal será acompanhada nesta corrida pelo belga Charly Gotlib (vencedor do Dakar 2007) e por Marco Cochinho, prometendo lutar pela vitória absoluta entre os camiões.
Por decisão da organização este rali realizar-se-á já de acordo com as novas regras FIA de navegação segundo as quais todas as equipas terão de se aproximar dos pontos de GPS sem qualquer tipo de ajuda até à distância de 400m (em vez dos 3 km estipulados até então) o que tornará o rali bastante mais difícil.

“As férias estão a chegar ao fim e começa a estar na altura de preparar tudo para o Shamrock porque, como acontece com todas as grandes provas africanas, esta é uma competição muito exigente tanto no capítulo técnico, como no plano físico. Temos de ser muito rigorosos e metódicos para que, no dia 17 de Outubro, possamos estar à partida em condições de lutar pela vitória na categoria T4 (camiões), que é o nosso grande objectivo”, explica Elisabete Jacinto.

O Shamrock Rallye du Maroc destaca na sua página da internet (www.npo.fr/Desert-trophy/2010/en/maroc/index.php), a presença de Elisabete Jacinto a par de alguns dos grandes nomes mundiais da modalidade, como Stephane Peterhansel nos automóveis e Cyril Despres nas motos.

GP do Deserto é a grande novidade

A prova terá mais de 1500 quilómetros de sector selectivo e será constituída por seis etapas, duas das quais serão integralmente em areia enquanto as restantes apresentarão percursos bastante variados. Para o fim fica uma novidade absoluta: o GP do Deserto. Uma etapa 100% em areia – 4 voltas a um percurso de 40 quilómetros – que terá partida simultânea de todas as motos, enquanto que carros e camiões partirão em pequenos grupos.