sábado, 28 de agosto de 2010

Nuno Matos entra com o pé direito e vence Prólogo da Baja Hungria com 1 minuto de vantagem


- Terceira vitória consecutiva em prólogos da Taça Internacional FIA de Bajas
- Adversário mais directo cedeu 1m exacto num percurso de apenas 7 km
- Etapa de amanhã é composta por 5 sectores que totalizam 247 km


A exemplo do que já tinha feito em Itália e Espanha, Nuno Matos começou da melhor maneira a suaparticipação na Baja Hungria, vencendo o Prólogo e deixando o seu adversário mais directo da categoriaT2 a um minuto exacto de diferença. Sem dúvida, uma excelente forma do piloto português de começar um fim-de-semana que se adivinha de festa. Afinal, com 12 pontos de vantagem na liderança da TaçaInternacional FIA de Bajas, a questão do título mundial deverá ficar resolvida já neste domingo…

Nuno Matos e Filipe Serra estabeleceram hoje, ao final da tarde, o melhor tempo da categoria T2 na SuperEspecial que marcou o arranque oficial da Baja Hungria, a quinta e penúltima prova do ano pontuável paraa Taça Internacional FIA de Bajas.

Actual líder destacada da competição, com 12 pontos de vantagem relativamente ao quarteto perseguidor, a dupla portuguesa que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team cumpriu os 7 km do percursodesenhado na região de Ferrotransz, bem no centro da Hungria, em 4m17s, deixando os adversários mais directos, os italianos Riccardo Garosci/Sandro Sanei (Mitsubishi Pajero), a exactamente um minuto de diferença.

“Foi um bom início. Apesar de não termos arriscado minimamente, conseguimos já uma diferençaapreciável para os segundos classificados, num Prólogo bastante técnico e que tinha a particularidade deser disputado numa pista de… relva. Como consequência, o carro não desenvolvia tanto e escorregavaum pouco nas travagens mais fortes, o que de certo modo até ajudava a descrever as curvas mais apertadas”, explicou o portalegrense no final.

“Mas, basicamente, foi um percurso divertido e muito ao meu jeito”, admitiu o piloto da Isuzu D-Max,que assim repetiu as vitórias conseguidas no Prólogo das bajas Itália e Espanha. “É sempre um estímuloadicional partir para etapa do dia seguinte na liderança da categoria. Contudo, amanhã é um diacompletamente diferente, com nada menos do que cinco sectores selectivos para disputar. É claro quetudo vamos fazer para manter o primeiro lugar, mas nunca descurando o objectivo principal: terminar aprova para garantir a conquista antecipada do título mundial”, concluiu Nuno Matos.

Com início previsto para as 7h25 (hora portuguesa) de amanhã, a segunda e penúltima etapa da BajaHungria compreende cinco sectores selectivos (o maior com 100 km e o mais curto com 7) quer perfazemcerca de 247 km cronometrados.