domingo, 25 de julho de 2010

Nuno Matos vence Baja Espanha Aragon e reforça liderança da Taça FIA de Bajas


- Campeão Nacional de T2 garantiu triunfo incontestável na primeira vez que disputou a prova
- Português ampliou para 12 pontos a sua liderança na Taça Internacional FIA de Bajas
- Calendário prossegue com a Baja Hungria entre os dias 26 a 29 de Agosto


Cumprindo na íntegra todos os objectivos a que se tinham proposto, Nuno Matos e Filipe Serra conquistaram hoje, em Saragoça, o seu terceiro pódio consecutivo na Taça Internacional FIA de Bajas, ampliando para 12 pontos a sua liderança na competição quando já só ficam a falar mais duas provas para o términus do calendário. Porém, e superando as melhores expectativas, a dupla do Cetelm | Fedima | Team cometeu ainda a proeza de vencer a categoria T2 na primeira vez que disputaram a Baja Espanha Aragon. A diferença de 5m31s para o segundo classificado não deixa margem para dúvidas quanto à justiça deste triunfo…

Depois de um percurso irrepreensível no plano caseiro, com três títulos nacionais consecutivos em 2007, 2008 (Agrupamento T8) e 2009 (T2), Nuno Matos está cada vez mais próximo de fazer história também no plano internacional, tendo hoje dado mais um passo de gigante, quiçá até decisivo, rumo à conquista da Taça FIA de Bajas 2010 ao nível da categoria T2.

A cumprir a sua época de estreia fora de portas, o piloto português continua a surpreender pela maturidade e extrema regularidade com que tem encarado cada uma das suas participações. Após dois terceiros lugares nas bajas da Rússia e de Itália, Nuno Matos garantiu, desta feita, o primeiro lugar da categoria na Baja Espanha Aragon, resultado que lhe permitiu ampliar para 12 pontos a sua liderança na Taça Internacional FIA de Bajas.

“É uma vitória que já perseguíamos desde o início do ano e que chega na altura certa. Pessoalmente, tem um significado muito superior à recente vitória no Rali TT Estoril-Marrakech, também a primeira da minha carreira numa prova pontuável para a Taça do Mundo. Afinal, a vitória de hoje deixa-nos em posição privilegiada para enfrentarmos, já com outra tranquilidade, a recta final desta competição, aproximando-nos ainda mais do ambicioso objectivo que estipulámos no início deste ano”
, começou por explicar Nuno Matos.

Apesar da forte concorrência local e do total desconhecimento do terreno, “a verdade entrámos muito bem na prova, impondo paulatinamente o nosso ritmo e controlando sempre a aproximação dos nossos adversários, particularmente o Enrique Reys”, sublinhou o portalegrense, que apenas no final do primeiro sector de sábado se viu momentaneamente afastado do comando da categoria.

Com 7 segundos de vantagem após a vitória no Prólogo de sexta-feira e 27 no final da segunda etapa, disputada ontem, a terceira e decisiva etapa da Baja Espanha Aragon sublinhou de forma ainda mais clara o domínio da Isuzu D-Max partilhada por Nuno Matos e Filipe Serra, com a dupla do Cetelem | Fedima | Team a fixar em 5m31s a diferença final relativamente ao seu mais directo perseguidor.

“As alterações que realizámos no carro após o final da etapa de ontem resultaram em pleno, permitindo-me atacar forte logo no sector da manhã e ampliar a nossa vantagem de 27 segundos para 3 minutos... Por isso, e embora divertindo-me bastante no último sector, limitei-me depois a gerir essa diferença até final”, revelou o Campeão Nacional de T2, único entre os concorrentes do Agrupamento T2 a terminar classificado no top-10 absoluto.

Com apenas mais duas provas para ficar completo o calendário da Taça Internacional FIA de Bajas, Nuno Matos e Filipe Serra têm agora a oportunidade de festejarem já na Hungria a conquista antecipada do título mundial da categoria, bastando à dupla portuguesa não ceder mais que 2 pontos ao grupo de pilotos que os perseguem na tabela.

CLASSIFICAÇÃO FINAL


Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret
BMW X3 CC
7h12m21s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 15m12s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 16m00s

(…)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1h09m19s (1º T2)

11º
Enrique Reys/Augusto Roch
Mitsubishi Montero
a 1h14m50s (2º T2)

15º
Fernando Moller/Sergio Rottier
Mitsubishi Montero
a 1h52m19s (3º T2)

TAÇA FIA DE BAJAS – T2 (Após 4 provas):
1º Nuno Matos, 22 pontos; 2º Sami Al Shammari, 10; 3º Valentino Bombelli, 10; 4º Viktor Volikov, 10; 5º Andrey Cherednikov, 10; 6º Gianluca Tassi, 10 (…).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Holowczyc vence o prólogo da Baja Espanha


- Oito motos eléctricas inauguraram a Baja España-Aragón 2010 e a primeira Eco Baja
- Holowczyc vence nos automóveis, Barreda nas motos e Romero nos quads, primeiros líderes da prova


A Baja 2010 teve uma abertura de excepção. Oito motos eléctricas da marca Quantya pilotadas por jovens entre os 14 e os 17 anos, representando a Federación Aragonesa, foram quem teve a seu cargo o arranque da XXVII edição da prova.
Sem poluir e sem fazer ruido, todas elas terminaram com exito o percurso de quase 5 quilómetros, abrindo aqui um importante precende para que possam evoluir mecanicamente, e no futuro completar os três dias de prova numa categoria criada especialmente para elas: A Eco Baja.

Nos automóveis, O Polaco Holowczyc, um dos pilotos habituais da Baja, e e que já participou no campeonato FIA de Todo o Terreno e no Dakar (onde foi quinto em 2009), realizou o melhor tempo da Super Especial disputada no Motorland de Aragón, com o tempo de 4m13.2. A apenas 2 segundos de diferença, o Francês da X-Raid Stéphane Peterhansel, teve que se conformar com a segunda posição, seguido pelo seu ex-companheiro de equipa, Nani Roma, que este ano volta às suas origens com um Mitsubishi com as cores da Repsol.
Em quarto lugar, o Russo Boris Gadasin, e quinto um espetacular ( e também habitual) Luis Climent. Sexto Gaig e sétimo Tonnie Van Deijne com outro Mitsubishi.

A surpresa nas motos surgiu pela mão do Chileno "Chaleco" López, uma vez que um fusível fundido no circuito eléctrico da sua moto o deixou fora da classificação. Assim, por não ter completado o prólogo, amanhã partirá para a prova com 15 minutos de penalização.
Assim , coube a Barreda ser o melhor , ao obter o tempo de 4m09.4s, seguido a apenas 01.4s pelo quad Polaris de Óscar Romero. Atrás deles ficaram Pedrero, Guasch e Gerard Farrés.

No respeitante aos quads, atrás do imparável Romero, que parece decidido a defender intensamente o seu título de campeão, cruzaram a meta Xavi Motero seguido de Pasante e do aragonês Mario Gajón.

Além das já mencionadas motos eléctricas e do Buggy Obey pilotado por Florenci Rius, a Baja conta ainda na lista de inscritos com um outro veículo de um certo modo ecológico. Trata-se do Buggy Eco Proto de Michel Dupiech, que apesar de funcionar a gasolina, é um modelo em cuja carroceria está completamente fabricada em materiais biodegradáveis, como a soja e o açucar. Este é um modelo único no mundo e totalmente pioneiro, e está sendo evoluido para no futuro poder funcionar a etanol.

Nuno Matos lidera Baja Espanha após vitória no Prólogo de hoje


- Piloto português repetiu o feito da Baja Itália e garantiu o melhor tempo da categoria T2
- Adversário mais directo cedeu sete segundos em apenas 4,88 km cronometrados
- Etapa de amanhã compreende 2 sectores de 132 e 177 km, respectivamente


A exemplo do que fez em Itália, Nuno Matos começou hoje da melhor forma a sua (primeira) participação na Baja Espanha Aragon. Aos comandos da Isuzu D-Max inscrita pelo Cetelem |Fedima | Team, o piloto português surpreendeu todos os adversários, incluindo o forte contingente espanhol, e averbou o melhor tempo da categoria T2. Não menos importante, o actual líder da Taça FIA de Bajas foi 12º classificado da geral absoluta entre os 66 concorrentes admitidos à partida. Sem dúvida, um excelente prenúncio para a longa etapa de amanhã…

Superando novamente todas as expectativas, Nuno Matos e Filipe Serra concluíram, hoje, a primeira de três etapas que compõem esta 27ª edição da Baja Espanha Aragon no comando da categoria T2.

Embora em estreia absoluta na prova pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas, a dupla do Cetelem | Fedima | Team foi a mais rápida a cumprir os 4,88 km do Prólogo desenhado no complexo Motorland Aragon, deixando os seu mais directo adversário, o local Enrique Reys, a sete segundos da sua marca.

“Foi uma boa surpresa esta vitória. Apesar de ter imprimido uma toada rápida, confesso que tive alguns pequenos percalços, como uma pequena subida a um morro ao cortar uma direita, o suficiente para andar algum tempo em apenas duas rodas. De qualquer forma, foi um prólogo bastante divertido, especialmente a sua parte inicial, cumprida numa pista de Ralicross”
, explicou Nuno Matos à chegada.

“De qualquer forma, é amanhã que verdadeiramente começa a prova. Para já, temos a motivação extra de liderar a categoria e de partir numa boa posição para a etapa de amanhã, algo que poderá revelar-se bastante importante uma vez que é muito difícil ultrapassar nestas pistas pelo muito e denso pó que se acumula no ar”, revelou ainda o Campeão Nacional de T2.

Amanhã, sábado, logo a partir das 06h30 portuguesas, arranca a segunda e penúltima etapa desta Baja Espanha Aragon. Pela frente, dois sectores selectivos com 132,14 e 177,00 km, respectivamente.

“Por ser uma prova tão longa, vamos tentar fazer uma gestão inteligente da corrida, nomeadamente, entrando de forma mais cautelosa no primeiro troço, até para ver onde nos situamos em relação à concorrência”
, concluiu Nuno Matos.

CLASSIFICAÇÃO – APÓS ETAPA 1


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
4m13,2s


Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret
BMW X3 CC
a 0,3s


Joan Nani Roma/Pascal Maimon
Mitsubishi Racing Lancer
a 1,2s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 4,8s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 4,9s

(…)

12º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 21,4s (1º T2)

16º
Enrique Reys/Augusto Roch
Mitsubishi Montero
a 28,3s (2º T2)

30º
Xavier Foj/Ariel Jaton
Toyota Land Cruiser
a 41,5s (3º T2)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filipe Campos presente na Corrida dos Campeões


O tri-campeão Nacional de TT e piloto da Yser Racing Team, Filipe Campos, foi convidado e já confirmou a sua presença na Corrida dos Campeões de 2010, competição, que terá lugar no Autódromo Internacional do Algarve nos dias 8 e 9 de Agosto.

Para Filipe Campos, este convite tem “um sabor muito especial, pois acaba por ser um reconhecimento de toda a minha carreira.”O piloto que lidera o Campeonato de Portugal de TT e que foi uma das estrelas do Rali Estoril-Marraquesh disputado no mês de Junho revelou-se honrado com o convite que lhe foi formulado, referindo que “participar numa competição com pilotos com provas dadas nas mais variadas áreas do desporto automóvel, é sempre prestigiante”. Campos acrescentou que “não sei o que me espera, nem o que esperar desta prova que é, para mim uma verdadeira incógnita. Não sou um piloto de velocidade, nem de traçados curtos, mas vou obviamente fazer o que sempre faço que é dar o meu melhor.”

Criada em 1988, a corrida dos Campeões é um dos mais mediáticos eventos automobilísticos do Mundo e continua a ter uma parte considerável da sua fama ligada à imagem da sua criadora, a ex-piloto de ralis Michéle Mouton. Este evento é, acima de tudo uma grande festa para os amantes do desporto automóvel e que, por exemplo, em 2009, animou de sobremaneira o Estádio do Dragão na cidade do Porto. Ao vencedor final é atribuído o título de “Campeão dos Campeões”.

A competição internacional a ter lugar no Autódromo Internacional do Algarve, decorrerá nos dias 8 e 9 de Agosto.

Programa:


Domingo, 8 de Agosto
20:00-21:30 Race of Champions Portugal
21:35-22:25 Exibições
22:30-24:00 Race of Champions Legends

Segunda, 9 de Agosto
20:00-21:30 Race of Champions Iberia
21:35-22:30 Exibições
22:35-24:00 Race of Champions South Europe

Marcus Gronholm na X-Raid?


Depois da surpresa que foi o anúncio de que Nani Roma voltaria a tripular um Mitsubishi, desta vez um dos Racing Lancer Turbo ex-oficiais, pertença agora da JMB Stradale, eis que surge mais uma notícia, que caso se confirme promete animar bastante o mundo do todo o terreno nos próximos tempos.

Segundo surgiu em alguns meios de comunicação online, a X-Raid BMW contratou o antigo campeão do mundo de ralis Marcus Gronholm para ser o companheiro de Stephane Peterhansel de forma a combater a VW que cada vez está mais forte. Nesta complexa equação de lugares disponíveis em equipas capazes de vencer o Dakar, pois no final de contas é disto que se trata, resta ainda saber se existirá ou não alguma ponta de verdade numa notícia que circulou há algumas semanas e que dava conta de que Peterhansel poderia estar a caminho da VW. Também não é claro qual a duração do acordo que Nani Roma estableceu com a JMB Stradale.

Este será um momento propício a muita especulação, e por isso nada pode ser dado como garantido para além do facto de que na Baja Espanha Nani Roma irá alinhar com um Racing Lancer Turbo, e Peterhansel com um BMW X3-CC.

Fonte: todoterreno.pt
Foto: www.mgr.fi

Roma de Racing Lancer na Baja


O piloto de Folgueroles disputará a Baja España ao volante de um Mitsubishi Racing Lancer da equipo JMB Stradale. Depois de aparecer inscrito provisóriamente pela equipa BMW X-Raid, Nani surpreendeu tudo e todos ao anunciar que vai estar á partida da Baja não com um X3 CC , mas sim com um dos Mitsubihi Racing Lancer Turbo propiedade da JMB Stradale, que è a dona da estrutura da antiga equipa oficial da Mitsubishi. A viatura que Nani Roma irá usar é muito provávelmente em tudo idêntica á que Miguel Barbosa usou no recente Estoril Portimão Marrakech, mas que nem por isso deixou boas memórias ao Português pois sofreu inumeros problemas ao longo de toda a prova.

Roma contará uma vez mais com o apoio da Repsol nesta nova fase da sua carreira.
Como principal rival, o Espanhol terá pela frente Stephane Peterhansel, que continuará ao volante do BMW X3 CC , e que tudo fará para tornar dura a vida do catalão e revalidar o título do ano passado em mais uma "edição" do duelo BMW - Mitsubishi.

Fonte: todoterreno.pt

Nuno Matos em Espanha para defender liderança da Taça Internacional FIA de Bajas


- Baja Espanha Aragon é a antepenúltima etapa do calendário da Taça FIA de Bajas
- Primeira participação de sempre do piloto português na prova espanhola
- Programa competitivo decorre entre sexta-feira e domingo próximos


Após a soberba exibição no Rali TT Estoril-Marrakech, coroada com a vitória na categoria T2, a primeira da equipa numa prova da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra retomam a partir desta sexta-feira, no país vizinho, a sua participação na Taça Internacional FIA de Bajas. Embora em estreia absoluta na Baja Espanha Aragon, o objectivo da dupla do Cetelem | Fedima | Team está já definido: manter intacta a liderança da competição e, se possível, juntar nova presença no pódio da categoria…

Superando, para já, todas as expectativas na sua época de estreia fora de portas, Nuno Matos e Filipe Serra partem este fim-de-semana à conquista do país vizinho, estreando-se a partir da próxima sexta-feira na Baja Espanha Aragon, quarta e antepenúltima etapa da Taça Internacional FIA de Bajas 2010, competição que a dupla portuguesa lidera brilhantemente ao nível da categoria T2.

Com o pleno de subidas ao pódio nas duas bajas já realizadas, respectivamente na Rússia e em Itália, o piloto que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team inicia a segunda e decisiva metade do calendário determinado em manter o comando destacado da competição e, se possível, alargar a vantagem pontual para o grupo de perseguidores, tanto que mais três deles estarão igualmente à partida da prova espanhola.

Altamente motivado pela exibição no recente Rali TT Estoril-Marrakech, onde, recorde-se, conquistou a primeira vitória da carreira numa prova pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno (garantindo, em função disso, o estatuto de Piloto Prioritário FIA) Nuno Matos mantém intocáveis os objectivos traçados para esta época, apostando novamente na regularidade e fiabilidade da Isuzu D-Max, mas também na resistência dos pneus Fedima, para sair de Espanha com o que se espera venha a ser o seu quinto pódio do ano, em seis possíveis.

“Com a participação na Baja Espanha Aragon, iniciamos a fase mais decisiva desta competição. Se temos superado as melhores expectativas em termos de resultados, de nada terá valido o esforço até agora dispendido se não conseguirmos manter esta toada até final. Nesta altura, já não somos a equipa desconhecida que disputa a competição. Na verdade, somos agora a referência da categoria e o alvo preferencial dos adversários que, tal como nós, aspiram à conquista do título”, analisa Nuno Matos, descartando, em todo, qualquer pressão extra por esse facto.

“Acima de tudo, temos de estar concentrados na nossa prova, procurando, por um lado, minimizar as naturais desvantagens de quem disputa esta baja pela primeira vez, e por outro, dar o nosso melhor para defender a liderança da Taça FIA de Bajas e até ganhar alguma vantagem face aos adversários directos na competição, sem esquecer que teremos também aqui a oposição da forte armada espanhola”, sublinhou o portalegrense.

Embora estreante na Baja Espanha Aragon, o actual Campeão Nacional de T2 admite que se tratará de “uma prova muita dura, quer pelo forte calor que habitualmente se faz sentir naquela região por esta altura do ano, quer ainda pela elevada quilometragem do rali, superior ao de uma Baja de Portalegre. De qualquer forma, e face às impressões que pude trocar com outros pilotos portugueses que já a disputaram, todos são em unânimes em considerar esta baja uma prova fantástica. Por isso, é grande a curiosidade e vontade de descobri-la”, concluiu o piloto.

Já na sua 27ª edição, a Baja Espanha Aragon propõe aos 66 concorrentes inscritos na categoria automóvel um total de 1,227 km, dos quais 623,16 disputados ao cronómetro. Em termos de estrutura, o rali compreende uma Super Especial e 4 sectores selectivos repartidos por três etapas e outros tantos dias de competição: desde a largada na sexta-feira, 23 de Julho, no Motorland Aragon (Teruel), até à chegada, no domingo, 25, no Pavilhão Príncipe Philip (Saragoça), onde pelo segundo ano consecutivo se situa o centro nevrálgico da prova.

PROGRAMA*

Sexta-feira, 23 de Julho de 2010 - ETAPA 1

Partida – Parque Fechado (Motorland Aragon) 16h45
Partida Super Especial (4,88 km) 17h18
Parque de Assistência (Saragoça) 18h45
Entrada em Parque Fechado 20h05

Sábado, 24 de Julho de 2010 - ETAPA 2

Partida – Parque Fechado (Saragoça) 06h30
Partida SS1 (132,14 km) 07h49
Parque de Assistência (Saragoça) 10h24
Partida SS2 (177,00 km) 12h21
Parque de Assistência (Saragoça) 15h05
Entrada em Parque Fechado 16h25

Domingo, 25 de Julho de 2010 - ETAPA 3

Partida – Parque Fechado (Saragoça) 04h45
Partida SS3 (132,14 km) 06h04
Parque de Assistência (Saragoça) 08h39
Partida SS4 (177,00 km) 10h36
Parque de Assistência (Saragoça) 13h20
Chegada – Parque Fechado 13h30

* Hora portuguesa

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nuno Matos impedido de “sonhar” com título de T2 após cancelamento da baja algarvia


O cancelamento da BAJA TT do Clube Automóvel do Algarve e as posteriores alterações introduzidas no regulamento do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno por parte da Direcção da FPAK retiram desde já qualquer possibilidade de Nuno Matos poder lutar pela reconquista do título nacional do Agrupamento T2 em 2010.

Apesar de não ter sido o objectivo principal estipulado para esta época, pois decidiu centrar todos os esforços na Taça Internacional FIA de Bajas, a verdade é que Nuno Matos foi acumulando a presença nas provas do calendário nacional com as suas participações internacionais.

Embora respeitando as razões apontadas pelo Clube Automóvel do Algarve para cancelar a sua prova e, por outro lado, reconhecendo as poucas soluções que restavam à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) no momento de actualizar o regulamento do CPTT 2010, o facto é que Nuno Matos acaba por ser altamente penalizado à luz destes acontecimentos.

Por exemplo, e ao contrário do que sucederá com a maioria dos seus adversários, o piloto do Cetelem | Fedima | Team fica agora impedido de disputar a totalidade das seis provas que designou para pontuar no início do ano, conforme o estipulado no regulamento do CPTT 2010.

Uma situação que a FPAK salvaguardou ao nível da classificação geral do Campeonato Absoluto, reduzindo para cinco o número de provas pontuáveis. Contudo, estranhamente não o fez ao nível dos agrupamentos. Assim, além de retirar a possibilidade ao piloto portalegrense de lutar pela renovação título, reduziu também drasticamente as suas hipóteses de aspirar a um lugar no pódio final do agrupamento que estava perfeitamente ao seu alcance.

Recorde-se que face à sua decisão de disputar, este ano, e pela primeira vez, a Taça Internacional FIA de Bajas, Nuno Matos não teve outra alternativa senão abdicar logo das duas primeiras provas do CPTT, respectivamente o Rali TT Serras do Norte e a Baja TT Terras d’el Rei. “Infelizmente, nem posso dizer que foi por uma qualquer opção táctica, antes porque a Baja da Rússia se disputava apenas cinco dias após o final do Serras do Norte, enquanto a Baja Itália era mesmo coincidente com o Terras d’el Rei”, lembrou.

“Mas seja porque motivo fosse, essa foi a minha decisão. Aceitei as regras e fui a jogo a partir da terceira prova do calendário, sabendo que teria as mesmas hipóteses de lutar pelo título que os meus adversários. Pelo menos, até hoje… Sem poder voltar atrás, e face ao cancelamento da Baja do Clube Automóvel do Algarve, constato que fico automaticamente afastado da luta pelo título, tendo apenas mais duas hipóteses de pontuação, e nenhuma possibilidade de substituir a baja em falta. Ou seja, e ao contrário dos meus adversários deste agrupamento, apenas participarei em cinco das seis provas nomeadas, tendo assim menos uma hipótese de pontuação. O suficiente para ficar já matematicamente impedido de lutar até ao fim da época pela revalidação do título nacional de T2”, como constata o piloto de Portalegre.

“Admito, e sou o primeiro a reconhecê-lo, que já seria difícil aspirar ao título, sobretudo após o nosso infortúnio na prova de Reguengos de Monsaraz. Mas acho sinceramente que demonstrámos ao longo do ano andamento para acreditar que poderíamos vencer as três provas que restavam. Era, por isso, legítimo manter o sonho, tanto mais que só eu e mais dois adversários da categoria T2 escolhemos a baja que foi agora anulada para pontuar. De futuro, julgo que seria importante acautelar estas situações, assegurando que todas as provas anunciadas se vão efectivamente realizar, sob pena de vermos esta disciplina descredibilizada e ferida de algo tão fundamental como a verdade desportiva ou o princípio de igualdade entre pilotos”, conclui Nuno Matos, em jeito de desabafo.

Recorde-se que o actual líder da Taça Internacional FIA de Bajas está em já contagem decrescente para o início da segunda e decisiva metade deste calendário, estreando-se na Baja Espanha Aragon entre os próximos dias 23 a 26 de Julho.

Volkswagen desenvolve Race Touareg 3 para o Dakar 2011


Novo design, tecnologia comprovada: a Volkswagen está a desenvolver uma evolução do Touareg que venceu por duas vezes consecutivas o Dakar, nos últimos dois anos, com fim de vencer a próxima edição da prova, em 2011.

In January 2011 the Wolfsburg-based car manufacturer will field four Race Tourareg 3 vehicles with fundamentally updated aerodynamics at the desert classic through Argentina and Chile. The cross-country rally vehicle follows the latest production model change and picks up concrete characteristics of the avant-garde shape of the Touareg II. As a result, the new Race Touareg incorporates its outstanding vehicle dynamics qualities in an even more athletic outer skin than before, with proven and extremely successful technology underneath: the TDI engine with an approximate power output of 300 hp as well as the suspension and chassis basically remain untouched.

"The evolution of the vehicle into the Race Touareg 3 represents the next logical step we’re taking towards our big aim of achieving the hat-trick at the Dakar Rally,” says Volkswagen Motorsport Director Kris Nissen. "With new aerodynamics this Race Touareg will look even more spectacular than before, while quoting aspects of the design language of the new production Touareg and, in addition, receiving further detailed optimizations. Its core is well proven because we continue to bank on the consistently optimised technology package that has been giving the Race Touareg first-rate performance and maximum reliability.”

Evolution in steps: Race Touareg 3 with a new face

Newly designed and updated: the Race Touareg 3 is by no means a completely new development. It continues to be based on the basic engineering design of the Race Touareg 2 that was introduced in 2005. Since then the cross-country rally prototype with its innovative TDI engine has gone through an evolution in the area of the powertrain and suspension across several steps. In the step towards the Race Touareg 3 the main focus is on the new outer skin.

Tests with the Volkswagen Race Touareg 3 in the deserts of Morocco at the end of July will literally ring in the hot phase of the development programme. The extensive tests including the simulation of several rally distances will be followed by the official unveiling of the vehicle in August. In autumn the Race Touareg 3 will have its baptism of fire in competition with others: the Silk Way Rally through Russia which starts in St. Petersburg and ends in Sochi (11–18 September 2010) is regarded as a serious dress rehearsal for the legendary Dakar Rally (01–16 January 2011)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Elisabete Jacinto e o seu MAN TGS em anúncio de televisão


Os primeiros segundos do novo anúncio Oleoban, que até final de Agosto poderá ser visto nos ecrãs de televisão, destacam a excelente performance do camião MAN TGS pilotado com mestria por Elisabete Jacinto. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, que no Rallye Oilibya Tunisie 2010 foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, é o rosto desta nova campanha que tem como lema “Oleoban, o cuidado diário da pele, comprovado em condições extremas”.

Desta campanha destaca-se o anúncio de televisão que faz a analogia entre a grande necessidade de hidratação da pele durante as competições de todo-o-terreno, onde Elisabete Jacinto põe à prova toda a capacidade hidratante dos produtos Oleoban, e os cuidados dispensados à mesma no seu dia-a-dia. Elisabete Jacinto explica:

“Tenho de ter cuidado de hidratar a pele pois, nas corridas, estou exposta ao Sol e a temperaturas altíssimas durante horas a fio, caso contrário esta envelhecerá rapidamente. O mesmo acontece quando vou à praia... É por isso que “de férias ou em trabalho, só confio em Oleoban para manter a minha pele bem hidratada e protegida”.

Oleoban, marca de referência nos cuidados da pele, ao dispor dos portugueses há mais de 20 anos por intermédio do Laboratório Medinfar, é aconselhada por diversos profissionais de saúde no tratamento da pele seca, sensível e desidratada e está à venda em farmácias e parafarmácias.

Africa Eco Race 2011 com muitas novidades


• Preços substancialmente reduzidos
• Projectos portugueses em marcha
• Partida de França


A 3ª edição do Africa Eco Race promete ser a da afirmação plena da grande prova que anualmente se disputa no continente africano. Com preços de inscrição substancialmente mais reduzidos, em comparação com os dois anos anteriores, a prova terá início em França a 27 de Dezembro. A primeira especial em solo africano será realizada a 29 de Dezembro e a corrida termina no dia 9 de Janeiro de 2011, nas margens do mítico Lac Rose, em Dakar. França, Marrocos, Mauritânia e Senegal ... um percurso de sonho para uma corrida inesquecivel!

O interesse que a prova está a suscitar a cada vez maior número de equipas, especialmente do leste europeu, obrigou a ter um ponto de partida mais central e as verificações administrativas e técnicas terão lugar numa cidade do sul de França, antes de seguir para o sul da Espanha onde os concorrentes irão embarcar no navio com destino a Marrocos.

Em Portugal são várias as equipas que estudam a presença na prova. A participação “chave na mão” - alugar uma viatura e ter uma estrutura para lhe dar assistência – é um de entre vários projectos em curso. Os interessados deverão contactar a representação portuguesa do Africa Eco Race.

Verdadeiro desafio desportivo entre a Europa e Dakar, com passagem por Marrocos e Mauritânia, esta corrida exalta, mais do que nunca, os valores de simplicidade, hospitalidade e autenticidade.

Reunião com África.
Um Continente fascinante, África está longe de ter revelado todos os seus segredos entre o mar de areia e o oceano de dunas. A recepção calorosa dos países atravessados na mais pura tradição da hospitalidade Africana.

A palavra de René Metge.
“África é insubstituivel ... O traçado desta terceira edição irá revolucionar a visão que se poderia ter ao atravessar paisagens de tirar o fôlego!"

100% ADRENALINA… O espírito Africa Race está profundamente enraizado nos valores fundamentais da corrida de rali... pilotagem, navegação, fora de estrada, travessias ... Convívio, autenticidade e entreajuda.

Guilherme Spinelli anuncia participação no Rally dos Sertões 2010


Bicampeão em 2003 e 2004 volta à competição depois de dois anos

O piloto carioca Guilherme Spinelli voltará a disputar o Rally dos Sertões, considerada a maior competição off-road do Brasil e uma das maiores do mundo. Campeão das edições de 2003 e 2004, Spinelli passou os últimos dois anos se dedicando as provas no exterior. Foi o melhor brasileiro no Rally Dakar 2010, chegando na 10ª colocação na classificação geral dos carros e agora participará dos Sertões com o suporte da equipe Old Boys, tradicional em corridas longas de autódromo, que está fazendo a primeira incursão no mundo dos ralis. A largada dos Sertões acontece no dia 10 de agosto em Goiânia (GO), com a chegada em Fortaleza (CE) dia 20.

"É muito bom voltar a correr o Rally dos Sertões, estou muito feliz por competir ao lado dos melhores pilotos e das melhores equipes do país. São nove anos participando dos Sertões, que é um rali difícil, com belas paisagens, locais fantásticos e é claro com especiais duras e com bastante variação de terreno. É muito bom ter a chance de retornar com uma equipe de tanto prestígio nas pistas, que agora experimenta o mundo do rali", disse Spinelli.

A Old Boys é gerenciada tecnicamente por Leandro de Almeida, que será o chefe da equipe, além de ter sido o responsável pelo projeto e pela fabricação da L200 Triton SR, veículo com o qual Spinelli disputará os Sertões. Com vasta experiência em desenvolvimento de protótipos para corridas como Mil Milhas, 500km de Interlagos e Campeonato Brasileiro de Endurance, a equipe Old Boys vem desenvolvendo esse carro há mais de um ano, baseada na experiência da categoria Triton RS da Mitsubishi Cup.

"O proprietário da equipe Eduardo de Souza Ramos me pediu para fazer um carro de Cross Country para ele e a partir dessa ideia nasceu o projeto. A Triton SR tem o mesmo chassis tubular, carroceria e o Power train da Triton RS. Fizemos ajustes para tentar adequar o carro para uma corrida longa e dura como os Sertões: instalamos um tanque com capacidade de 380 litros de combustível, fizemos novos suportes para três estepes, desenvolvemos locais para armazenar ferramentas e peças. Colocamos um câmbio sequencial, mas teremos muito pouco tempo para testar o carro antes da corrida, por isso o objetivo é aprender mais sobre o veículo e a corrida. Não temos grandes expectativas de resultados", explicou Leandro de Almeida, cuja equipe tem um currículo de sucesso nas diferentes corridas longas de pista no Brasil com renomados pilotos como Ingo Hoffmann, Duda Pamplona, Geraldo Piquet e gentleman drivers com vasta experiência nessas corridas como Eduardo de Souza Ramos, Totó Porto, Ronaldo Ferreira, além do próprio Leandro de Almeida como piloto, chefe de equipe e projetista dos carros.

Guiga Spinelli terá como navegador no Rally dos Sertões novamente o paulista Youssef Haddad. A dupla venceu de ponta a ponta as duas especiais dos Sertões Series, no final de maio, com a Triton RS, em Avaré (SP), quando testou o veículo pela primeira vez em uma competição fora da Mitsubishi Cup. Spinelli e Haddad levaram o título da primeira etapa dos Sertões Series e a estratégia para os Sertões, que receberá a segunda etapa dos Sertões Series, não será diferente. Em função de ter trabalhado no projeto da Triton RS e de conhecer muito bem o carro, Haddad substituirá temporariamente o português Filipe Palmeiro no comando da navegação de Spinelli.

"Vai ser importante correr com o Youssef, pois ele é um dos engenheiros que participou do desenvolvimento da Triton e certamente poderá ajudar muito no decorrer da prova, além dele ser um excelente navegador. A Triton RS é um veículo testado e aprovado para a Mitsubishi Cup, mas faremos algumas modificações para que ele possa se adequar ao tamanho e as especificações dos Sertões, que é o segundo maior rali off-road do mundo. Em função dessas variações passaremos a chamá-la de Triton SR. Sabemos que o tempo está curto para uma preparação ideal, mas como o objetivo é submeter a Triton SR ao duro teste que é o Sertões aceitamos o desafio com muito prazer, sem estarmos preocupados com o resultado final. Gosto muito de fazer parte desses desenvolvimentos", completou Guiga Spinelli, cuja participação está sendo apoiada pela Mitsubishi Motors do Brasil através de equipamentos e técnicos especializados.

A história de Guilherme Spinelli com o Rally dos Sertões é bastante especial. A estreia foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país.

A edição de 2010 dos Sertões completa 18 anos e como novidade apresentará um roteiro 95% inédito. O rali será mais longo, com 4.593,42 km, sendo 2.486,03 km de trecho cronometrado. A aventura tem início no dia 10 de agosto, em Goiânia (GO), passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, terminando em Fortaleza (CE) no dia 20. Pela primeira vez, os estados de Minas Gerais, Piauí e Maranhão sediarão etapas dos Sertões. A edição deste ano, que passará por três das cinco regiões brasileiras, promete ter bastante diversidade tanto na navegação quanto no nível técnico. As equipes devem esperar um rali bem duro.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Baja TT Clube Automóvel do Algarve anulada


A Baja TT do Clube Automóvel do Algarve, que estava programada para ter lugar nos próximos dias 4 e 5 de Setembro foi anulada pela Fpak. Tal como se poderá ler no comunicado da FPAK (que poderá ler na íntegra no final deste artigo), o motivo que levou à anulação da prova foi a impossiblidade do clube organizador em reunir a totalidade dos apoios necessários para colocar a prova na estrada. Assim, a Federação não teve outra alternativa senão retirar a prova do calendário de 2010, que agora passará a ter apenas 7 provas.

Durante os próximos dias serão divulgadas as eventuais alterações que serão introduzidas no regulamento do Campeonato de Portugal "Vodafone" de Todo o Terreno.


--- Comunicado n.37 ---

CAMPEONATO DE PORTUGAL “VODAFONE” DE TODO O TERRENO 2010

ANULAÇÃO DA BAJA TT DO CLUBE AUTOMOVEL DO ALGARVE


O Clube Automóvel do Algarve, como organizador da prova BAJA TT do Clube Automóvel do Algarve, que integrava o calendário do Campeonato de Portugal “VODAFONE” de Todo o Terreno 2010, solicitou oportunamente à FPAK a indicação da data-limite na qual teria que confirmar a efectiva realização da prova, dado não lhe terem sido ainda garantidos os contratos que o ligariam aos patrocinadores principais da referida prova.
Informou então a FPAK este seu Associado, que tal data limite corresponderia a 5 de Julho de 2010, por ser essa a data em que nos termos regulamentares, deveria ser entregue na FPAK o respectivo projecto de regulamento para aprovação.
Em 6 de Julho de 2010, o Clube Automóvel do Algarve informou oficialmente a FPAK de que os previstos acordos com os seus patrocinadores principais não se tinham confirmado, pelo que se via na impossibilidade de organizar a prova. Através dos contactos entretanto estabelecidos entre o Clube Automóvel do Algarve e a FPAK, concluiu-se da impossibilidade daquele seu Associado em garantir as condições financeiras necessárias para levar a efeito a BAJA TT DO Clube Automóvel do Algarve.
Atendendo tratar-se de um caso de força maior, já que toda a informação documental sobre o decorrer das negociações entre o Clube e os seus potenciais patrocinadores foram do prévio conhecimento da FPAK, a Direcção da FPAK decidiu não serem aplicáveis neste caso as penalidades previstas nas PGAPAK 2010 pela não realização da prova.
Pelo que a prova BAJA TT do Clube Automóvel do Algarve é agora anulada, passando o calendário do CPTT 2010 a ser composto por apenas sete provas.
Face às normas regulamentares do CPTT 2010, a Direcção da FPAK está de momento a analisar as implicações da anulação desta prova e até final da corrente semana publicará as alterações a introduzir no regulamento do respectivo Campeonato

Comunicado 037/2010 – FPAK
Lisboa, 6 de Julho de 2010


Fonte: todoterreno.pt

domingo, 11 de julho de 2010

Pedro Grancha gravemente lesado


-Piloto de Cascais já não pode chegar ao título

Depois da excelente vitória alcançada por Pedro Grancha na Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, o piloto de Cascais sente-se agora profundamente defraudado com a anulação do Rali do C.A. Algarve, tendo em conta os critérios de pontuação delineados pela FPAK para esta temporada.

Tendo escolhido as três provas que ainda faltavam disputar para averbar as respectivas pontuações para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, o piloto da Nissan Navara Off Road que foi Campeão Nacional de 2006, deixa de poder sonhar com o título, já quer passa a estar matematicamente impedido de o alcançar.

“Das três provas que me faltavam disputar, nas duas primeiras não ia estar o Filipe Campos, actual lider e na outra não ia estar o Miguel Barbosa. Era perfeitamente lícito ambicionar lutar pelo máximo das pontuações, até porque finalmente o nosso carro está excelente e sinto que posso entrar com o objectivo de ganhar em qualquer corrida. A anulação da prova do C.A.Algarve, nesta altura, é extremamente prejudicial para os nossos objectivos desportivos, na medida em que, para os três resultados que o regulamento ainda me permite obter, passo a ter apenas duas corridas”, salienta Pedro Grancha, que acrescenta:

Se a anualação tivesse ocorrido antes do Estoril Marrakech, poderia ter optado por fazer essa prova. Assim não tenho qualquer alternativa. É grave que não se acautelem os interesses das várias partes quando se tomam este tipo de decisões. Os pilotos sempre defenderam um campeonato com apenas 6 provas e todas a pontuar, porque no momento actual oito é um exagero. Esta anulação só vem confirmar que tinhamos razão”.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Elisabete Jacinto estuda participação no Africa Eco Race 2011


• Shamrock Rali de Marrocos será a próxima corrida da piloto

Com o recente anúncio de que o Africa Eco Race 2011 vai partir do sul de França, a prova organizada por René Metge deu mais um passo em frente para ter o seu projecto totalmente definido, numa altura em que o arranque ainda está a mais de seis meses de distância. Para Elisabete Jacinto essa clarificação permite-lhe começar a preparar atempadamente uma eventual participação. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, que no Rallye Oilibya Tunisie 2010 foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, já por diversas vezes assumiu que é em África que gosta de competir e que foi por isso que deixou de apostar no Dakar.

“Tenho muita pena que a partida do Africa Eco Race não tenha de novo lugar em Portugal. Compreendo que para as equipas do leste europeu, que têm manifestado bastante interesse na prova, estar a 27 de Dezembro no outro extremo da Europa os obrigava a passar o Natal em viagem. Por outro lado, existe uma grande tradição do sul de França em ser palco de partida de grandes competições de todo-o-terreno que se disputam em África. Tenho pena, porque sei bem o entusiasmo que os portugueses têm pela modalidade”, explica Elisabete Jacinto para quem a participação na prova é uma forte possibilidade:

“Temos mais de seis meses pela frente mas, ao contrário do ano passado, chegar ao final de Junho com todos os dados na mão permite-nos agora delinear com mais calma toda a nossa estatégia de competição para os próximos meses, onde já estava garantida a participação no Shamrock Rali de Marrocos, até porque a prova faz parte do Troféu NPO, competição que lideramos depois da nossa vitória na Tunísia”.

Para Jorge Gil, o Team Manager da equipa, “a organização está no caminho certo para ter um maior nível de participação, o que é de grande importância. Na edição de 2010, a prova mostrou estar muito bem no terreno”.

Nani Roma e Peterhansel marcam presença na Baja Espanha


Nani Roma e Stephane Peterhansel figuram entre as mais de cinquenta equipas que já formalizaram a sua inscrição na Baja España Aragón. A lista de inscritos provisória dos participantes nos automóveis já está disponível no site oficial da prova.
Por enquanto são as equipas locais que engrossam a lista de participantes e todos os habituais do CERTT já estão inscritos, como por exemplo Gaig, Plaza, Collelldevall, Termens. Estes são alguns dos homens "fortes" á priori, mas não se pode excluir ninguém, pois a Baja é conhecida pela sua dureza e qualquer incidente, por pequeno que seja poderá deitar tudo a perder.
Entre os estrangeiros, são os Italianos que estão em maioria, com oito equipas já inscritas, seguidos de perto pelos Franceses com seis. Da Rússia, surge a equipa G-Force com três carros. Quanto a Portugal já tem dois inscritos nesta prova, Nuno Matos, que parte para este evento com o claro objectivo de somar pontos para a Taça FIA de Bajas , onde lidera a Categoria T2, e José Gameiro, inscrito em T1 mas que se deslocará a Espanha sem qualquer tipo de pressão. Falta no entanto ainda saber se a Yser Racing Team se irá ou não deslocar até ao país vizinho, e fazer companhia á restante caravana da X-Raid. Já inscrito está também Eric Van Loon com o, por enquanto único, Racing
Lancer da JMB Stradale.
Pela "negativa" , a destacar uma vez mais a ausência da Volkswagen, que parece ter esquecido completamente as provas disputadas na Europa em detrimento da América do Sul.

Fonte: todoterreno.pt