sexta-feira, 23 de julho de 2010

Holowczyc vence o prólogo da Baja Espanha


- Oito motos eléctricas inauguraram a Baja España-Aragón 2010 e a primeira Eco Baja
- Holowczyc vence nos automóveis, Barreda nas motos e Romero nos quads, primeiros líderes da prova


A Baja 2010 teve uma abertura de excepção. Oito motos eléctricas da marca Quantya pilotadas por jovens entre os 14 e os 17 anos, representando a Federación Aragonesa, foram quem teve a seu cargo o arranque da XXVII edição da prova.
Sem poluir e sem fazer ruido, todas elas terminaram com exito o percurso de quase 5 quilómetros, abrindo aqui um importante precende para que possam evoluir mecanicamente, e no futuro completar os três dias de prova numa categoria criada especialmente para elas: A Eco Baja.

Nos automóveis, O Polaco Holowczyc, um dos pilotos habituais da Baja, e e que já participou no campeonato FIA de Todo o Terreno e no Dakar (onde foi quinto em 2009), realizou o melhor tempo da Super Especial disputada no Motorland de Aragón, com o tempo de 4m13.2. A apenas 2 segundos de diferença, o Francês da X-Raid Stéphane Peterhansel, teve que se conformar com a segunda posição, seguido pelo seu ex-companheiro de equipa, Nani Roma, que este ano volta às suas origens com um Mitsubishi com as cores da Repsol.
Em quarto lugar, o Russo Boris Gadasin, e quinto um espetacular ( e também habitual) Luis Climent. Sexto Gaig e sétimo Tonnie Van Deijne com outro Mitsubishi.

A surpresa nas motos surgiu pela mão do Chileno "Chaleco" López, uma vez que um fusível fundido no circuito eléctrico da sua moto o deixou fora da classificação. Assim, por não ter completado o prólogo, amanhã partirá para a prova com 15 minutos de penalização.
Assim , coube a Barreda ser o melhor , ao obter o tempo de 4m09.4s, seguido a apenas 01.4s pelo quad Polaris de Óscar Romero. Atrás deles ficaram Pedrero, Guasch e Gerard Farrés.

No respeitante aos quads, atrás do imparável Romero, que parece decidido a defender intensamente o seu título de campeão, cruzaram a meta Xavi Motero seguido de Pasante e do aragonês Mario Gajón.

Além das já mencionadas motos eléctricas e do Buggy Obey pilotado por Florenci Rius, a Baja conta ainda na lista de inscritos com um outro veículo de um certo modo ecológico. Trata-se do Buggy Eco Proto de Michel Dupiech, que apesar de funcionar a gasolina, é um modelo em cuja carroceria está completamente fabricada em materiais biodegradáveis, como a soja e o açucar. Este é um modelo único no mundo e totalmente pioneiro, e está sendo evoluido para no futuro poder funcionar a etanol.