sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nuno Matos lidera Baja Espanha após vitória no Prólogo de hoje


- Piloto português repetiu o feito da Baja Itália e garantiu o melhor tempo da categoria T2
- Adversário mais directo cedeu sete segundos em apenas 4,88 km cronometrados
- Etapa de amanhã compreende 2 sectores de 132 e 177 km, respectivamente


A exemplo do que fez em Itália, Nuno Matos começou hoje da melhor forma a sua (primeira) participação na Baja Espanha Aragon. Aos comandos da Isuzu D-Max inscrita pelo Cetelem |Fedima | Team, o piloto português surpreendeu todos os adversários, incluindo o forte contingente espanhol, e averbou o melhor tempo da categoria T2. Não menos importante, o actual líder da Taça FIA de Bajas foi 12º classificado da geral absoluta entre os 66 concorrentes admitidos à partida. Sem dúvida, um excelente prenúncio para a longa etapa de amanhã…

Superando novamente todas as expectativas, Nuno Matos e Filipe Serra concluíram, hoje, a primeira de três etapas que compõem esta 27ª edição da Baja Espanha Aragon no comando da categoria T2.

Embora em estreia absoluta na prova pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas, a dupla do Cetelem | Fedima | Team foi a mais rápida a cumprir os 4,88 km do Prólogo desenhado no complexo Motorland Aragon, deixando os seu mais directo adversário, o local Enrique Reys, a sete segundos da sua marca.

“Foi uma boa surpresa esta vitória. Apesar de ter imprimido uma toada rápida, confesso que tive alguns pequenos percalços, como uma pequena subida a um morro ao cortar uma direita, o suficiente para andar algum tempo em apenas duas rodas. De qualquer forma, foi um prólogo bastante divertido, especialmente a sua parte inicial, cumprida numa pista de Ralicross”
, explicou Nuno Matos à chegada.

“De qualquer forma, é amanhã que verdadeiramente começa a prova. Para já, temos a motivação extra de liderar a categoria e de partir numa boa posição para a etapa de amanhã, algo que poderá revelar-se bastante importante uma vez que é muito difícil ultrapassar nestas pistas pelo muito e denso pó que se acumula no ar”, revelou ainda o Campeão Nacional de T2.

Amanhã, sábado, logo a partir das 06h30 portuguesas, arranca a segunda e penúltima etapa desta Baja Espanha Aragon. Pela frente, dois sectores selectivos com 132,14 e 177,00 km, respectivamente.

“Por ser uma prova tão longa, vamos tentar fazer uma gestão inteligente da corrida, nomeadamente, entrando de forma mais cautelosa no primeiro troço, até para ver onde nos situamos em relação à concorrência”
, concluiu Nuno Matos.

CLASSIFICAÇÃO – APÓS ETAPA 1


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
4m13,2s


Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret
BMW X3 CC
a 0,3s


Joan Nani Roma/Pascal Maimon
Mitsubishi Racing Lancer
a 1,2s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 4,8s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 4,9s

(…)

12º
Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 21,4s (1º T2)

16º
Enrique Reys/Augusto Roch
Mitsubishi Montero
a 28,3s (2º T2)

30º
Xavier Foj/Ariel Jaton
Toyota Land Cruiser
a 41,5s (3º T2)