domingo, 25 de julho de 2010

Nuno Matos vence Baja Espanha Aragon e reforça liderança da Taça FIA de Bajas


- Campeão Nacional de T2 garantiu triunfo incontestável na primeira vez que disputou a prova
- Português ampliou para 12 pontos a sua liderança na Taça Internacional FIA de Bajas
- Calendário prossegue com a Baja Hungria entre os dias 26 a 29 de Agosto


Cumprindo na íntegra todos os objectivos a que se tinham proposto, Nuno Matos e Filipe Serra conquistaram hoje, em Saragoça, o seu terceiro pódio consecutivo na Taça Internacional FIA de Bajas, ampliando para 12 pontos a sua liderança na competição quando já só ficam a falar mais duas provas para o términus do calendário. Porém, e superando as melhores expectativas, a dupla do Cetelm | Fedima | Team cometeu ainda a proeza de vencer a categoria T2 na primeira vez que disputaram a Baja Espanha Aragon. A diferença de 5m31s para o segundo classificado não deixa margem para dúvidas quanto à justiça deste triunfo…

Depois de um percurso irrepreensível no plano caseiro, com três títulos nacionais consecutivos em 2007, 2008 (Agrupamento T8) e 2009 (T2), Nuno Matos está cada vez mais próximo de fazer história também no plano internacional, tendo hoje dado mais um passo de gigante, quiçá até decisivo, rumo à conquista da Taça FIA de Bajas 2010 ao nível da categoria T2.

A cumprir a sua época de estreia fora de portas, o piloto português continua a surpreender pela maturidade e extrema regularidade com que tem encarado cada uma das suas participações. Após dois terceiros lugares nas bajas da Rússia e de Itália, Nuno Matos garantiu, desta feita, o primeiro lugar da categoria na Baja Espanha Aragon, resultado que lhe permitiu ampliar para 12 pontos a sua liderança na Taça Internacional FIA de Bajas.

“É uma vitória que já perseguíamos desde o início do ano e que chega na altura certa. Pessoalmente, tem um significado muito superior à recente vitória no Rali TT Estoril-Marrakech, também a primeira da minha carreira numa prova pontuável para a Taça do Mundo. Afinal, a vitória de hoje deixa-nos em posição privilegiada para enfrentarmos, já com outra tranquilidade, a recta final desta competição, aproximando-nos ainda mais do ambicioso objectivo que estipulámos no início deste ano”
, começou por explicar Nuno Matos.

Apesar da forte concorrência local e do total desconhecimento do terreno, “a verdade entrámos muito bem na prova, impondo paulatinamente o nosso ritmo e controlando sempre a aproximação dos nossos adversários, particularmente o Enrique Reys”, sublinhou o portalegrense, que apenas no final do primeiro sector de sábado se viu momentaneamente afastado do comando da categoria.

Com 7 segundos de vantagem após a vitória no Prólogo de sexta-feira e 27 no final da segunda etapa, disputada ontem, a terceira e decisiva etapa da Baja Espanha Aragon sublinhou de forma ainda mais clara o domínio da Isuzu D-Max partilhada por Nuno Matos e Filipe Serra, com a dupla do Cetelem | Fedima | Team a fixar em 5m31s a diferença final relativamente ao seu mais directo perseguidor.

“As alterações que realizámos no carro após o final da etapa de ontem resultaram em pleno, permitindo-me atacar forte logo no sector da manhã e ampliar a nossa vantagem de 27 segundos para 3 minutos... Por isso, e embora divertindo-me bastante no último sector, limitei-me depois a gerir essa diferença até final”, revelou o Campeão Nacional de T2, único entre os concorrentes do Agrupamento T2 a terminar classificado no top-10 absoluto.

Com apenas mais duas provas para ficar completo o calendário da Taça Internacional FIA de Bajas, Nuno Matos e Filipe Serra têm agora a oportunidade de festejarem já na Hungria a conquista antecipada do título mundial da categoria, bastando à dupla portuguesa não ceder mais que 2 pontos ao grupo de pilotos que os perseguem na tabela.

CLASSIFICAÇÃO FINAL


Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret
BMW X3 CC
7h12m21s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 15m12s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 16m00s

(…)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1h09m19s (1º T2)

11º
Enrique Reys/Augusto Roch
Mitsubishi Montero
a 1h14m50s (2º T2)

15º
Fernando Moller/Sergio Rottier
Mitsubishi Montero
a 1h52m19s (3º T2)

TAÇA FIA DE BAJAS – T2 (Após 4 provas):
1º Nuno Matos, 22 pontos; 2º Sami Al Shammari, 10; 3º Valentino Bombelli, 10; 4º Viktor Volikov, 10; 5º Andrey Cherednikov, 10; 6º Gianluca Tassi, 10 (…).