quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nuno Matos em Espanha para defender liderança da Taça Internacional FIA de Bajas


- Baja Espanha Aragon é a antepenúltima etapa do calendário da Taça FIA de Bajas
- Primeira participação de sempre do piloto português na prova espanhola
- Programa competitivo decorre entre sexta-feira e domingo próximos


Após a soberba exibição no Rali TT Estoril-Marrakech, coroada com a vitória na categoria T2, a primeira da equipa numa prova da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra retomam a partir desta sexta-feira, no país vizinho, a sua participação na Taça Internacional FIA de Bajas. Embora em estreia absoluta na Baja Espanha Aragon, o objectivo da dupla do Cetelem | Fedima | Team está já definido: manter intacta a liderança da competição e, se possível, juntar nova presença no pódio da categoria…

Superando, para já, todas as expectativas na sua época de estreia fora de portas, Nuno Matos e Filipe Serra partem este fim-de-semana à conquista do país vizinho, estreando-se a partir da próxima sexta-feira na Baja Espanha Aragon, quarta e antepenúltima etapa da Taça Internacional FIA de Bajas 2010, competição que a dupla portuguesa lidera brilhantemente ao nível da categoria T2.

Com o pleno de subidas ao pódio nas duas bajas já realizadas, respectivamente na Rússia e em Itália, o piloto que defende as cores do Cetelem | Fedima | Team inicia a segunda e decisiva metade do calendário determinado em manter o comando destacado da competição e, se possível, alargar a vantagem pontual para o grupo de perseguidores, tanto que mais três deles estarão igualmente à partida da prova espanhola.

Altamente motivado pela exibição no recente Rali TT Estoril-Marrakech, onde, recorde-se, conquistou a primeira vitória da carreira numa prova pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno (garantindo, em função disso, o estatuto de Piloto Prioritário FIA) Nuno Matos mantém intocáveis os objectivos traçados para esta época, apostando novamente na regularidade e fiabilidade da Isuzu D-Max, mas também na resistência dos pneus Fedima, para sair de Espanha com o que se espera venha a ser o seu quinto pódio do ano, em seis possíveis.

“Com a participação na Baja Espanha Aragon, iniciamos a fase mais decisiva desta competição. Se temos superado as melhores expectativas em termos de resultados, de nada terá valido o esforço até agora dispendido se não conseguirmos manter esta toada até final. Nesta altura, já não somos a equipa desconhecida que disputa a competição. Na verdade, somos agora a referência da categoria e o alvo preferencial dos adversários que, tal como nós, aspiram à conquista do título”, analisa Nuno Matos, descartando, em todo, qualquer pressão extra por esse facto.

“Acima de tudo, temos de estar concentrados na nossa prova, procurando, por um lado, minimizar as naturais desvantagens de quem disputa esta baja pela primeira vez, e por outro, dar o nosso melhor para defender a liderança da Taça FIA de Bajas e até ganhar alguma vantagem face aos adversários directos na competição, sem esquecer que teremos também aqui a oposição da forte armada espanhola”, sublinhou o portalegrense.

Embora estreante na Baja Espanha Aragon, o actual Campeão Nacional de T2 admite que se tratará de “uma prova muita dura, quer pelo forte calor que habitualmente se faz sentir naquela região por esta altura do ano, quer ainda pela elevada quilometragem do rali, superior ao de uma Baja de Portalegre. De qualquer forma, e face às impressões que pude trocar com outros pilotos portugueses que já a disputaram, todos são em unânimes em considerar esta baja uma prova fantástica. Por isso, é grande a curiosidade e vontade de descobri-la”, concluiu o piloto.

Já na sua 27ª edição, a Baja Espanha Aragon propõe aos 66 concorrentes inscritos na categoria automóvel um total de 1,227 km, dos quais 623,16 disputados ao cronómetro. Em termos de estrutura, o rali compreende uma Super Especial e 4 sectores selectivos repartidos por três etapas e outros tantos dias de competição: desde a largada na sexta-feira, 23 de Julho, no Motorland Aragon (Teruel), até à chegada, no domingo, 25, no Pavilhão Príncipe Philip (Saragoça), onde pelo segundo ano consecutivo se situa o centro nevrálgico da prova.

PROGRAMA*

Sexta-feira, 23 de Julho de 2010 - ETAPA 1

Partida – Parque Fechado (Motorland Aragon) 16h45
Partida Super Especial (4,88 km) 17h18
Parque de Assistência (Saragoça) 18h45
Entrada em Parque Fechado 20h05

Sábado, 24 de Julho de 2010 - ETAPA 2

Partida – Parque Fechado (Saragoça) 06h30
Partida SS1 (132,14 km) 07h49
Parque de Assistência (Saragoça) 10h24
Partida SS2 (177,00 km) 12h21
Parque de Assistência (Saragoça) 15h05
Entrada em Parque Fechado 16h25

Domingo, 25 de Julho de 2010 - ETAPA 3

Partida – Parque Fechado (Saragoça) 04h45
Partida SS3 (132,14 km) 06h04
Parque de Assistência (Saragoça) 08h39
Partida SS4 (177,00 km) 10h36
Parque de Assistência (Saragoça) 13h20
Chegada – Parque Fechado 13h30

* Hora portuguesa