quinta-feira, 1 de julho de 2010

Elisabete Jacinto estuda participação no Africa Eco Race 2011


• Shamrock Rali de Marrocos será a próxima corrida da piloto

Com o recente anúncio de que o Africa Eco Race 2011 vai partir do sul de França, a prova organizada por René Metge deu mais um passo em frente para ter o seu projecto totalmente definido, numa altura em que o arranque ainda está a mais de seis meses de distância. Para Elisabete Jacinto essa clarificação permite-lhe começar a preparar atempadamente uma eventual participação. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, que no Rallye Oilibya Tunisie 2010 foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, já por diversas vezes assumiu que é em África que gosta de competir e que foi por isso que deixou de apostar no Dakar.

“Tenho muita pena que a partida do Africa Eco Race não tenha de novo lugar em Portugal. Compreendo que para as equipas do leste europeu, que têm manifestado bastante interesse na prova, estar a 27 de Dezembro no outro extremo da Europa os obrigava a passar o Natal em viagem. Por outro lado, existe uma grande tradição do sul de França em ser palco de partida de grandes competições de todo-o-terreno que se disputam em África. Tenho pena, porque sei bem o entusiasmo que os portugueses têm pela modalidade”, explica Elisabete Jacinto para quem a participação na prova é uma forte possibilidade:

“Temos mais de seis meses pela frente mas, ao contrário do ano passado, chegar ao final de Junho com todos os dados na mão permite-nos agora delinear com mais calma toda a nossa estatégia de competição para os próximos meses, onde já estava garantida a participação no Shamrock Rali de Marrocos, até porque a prova faz parte do Troféu NPO, competição que lideramos depois da nossa vitória na Tunísia”.

Para Jorge Gil, o Team Manager da equipa, “a organização está no caminho certo para ter um maior nível de participação, o que é de grande importância. Na edição de 2010, a prova mostrou estar muito bem no terreno”.