terça-feira, 13 de julho de 2010

Guilherme Spinelli anuncia participação no Rally dos Sertões 2010


Bicampeão em 2003 e 2004 volta à competição depois de dois anos

O piloto carioca Guilherme Spinelli voltará a disputar o Rally dos Sertões, considerada a maior competição off-road do Brasil e uma das maiores do mundo. Campeão das edições de 2003 e 2004, Spinelli passou os últimos dois anos se dedicando as provas no exterior. Foi o melhor brasileiro no Rally Dakar 2010, chegando na 10ª colocação na classificação geral dos carros e agora participará dos Sertões com o suporte da equipe Old Boys, tradicional em corridas longas de autódromo, que está fazendo a primeira incursão no mundo dos ralis. A largada dos Sertões acontece no dia 10 de agosto em Goiânia (GO), com a chegada em Fortaleza (CE) dia 20.

"É muito bom voltar a correr o Rally dos Sertões, estou muito feliz por competir ao lado dos melhores pilotos e das melhores equipes do país. São nove anos participando dos Sertões, que é um rali difícil, com belas paisagens, locais fantásticos e é claro com especiais duras e com bastante variação de terreno. É muito bom ter a chance de retornar com uma equipe de tanto prestígio nas pistas, que agora experimenta o mundo do rali", disse Spinelli.

A Old Boys é gerenciada tecnicamente por Leandro de Almeida, que será o chefe da equipe, além de ter sido o responsável pelo projeto e pela fabricação da L200 Triton SR, veículo com o qual Spinelli disputará os Sertões. Com vasta experiência em desenvolvimento de protótipos para corridas como Mil Milhas, 500km de Interlagos e Campeonato Brasileiro de Endurance, a equipe Old Boys vem desenvolvendo esse carro há mais de um ano, baseada na experiência da categoria Triton RS da Mitsubishi Cup.

"O proprietário da equipe Eduardo de Souza Ramos me pediu para fazer um carro de Cross Country para ele e a partir dessa ideia nasceu o projeto. A Triton SR tem o mesmo chassis tubular, carroceria e o Power train da Triton RS. Fizemos ajustes para tentar adequar o carro para uma corrida longa e dura como os Sertões: instalamos um tanque com capacidade de 380 litros de combustível, fizemos novos suportes para três estepes, desenvolvemos locais para armazenar ferramentas e peças. Colocamos um câmbio sequencial, mas teremos muito pouco tempo para testar o carro antes da corrida, por isso o objetivo é aprender mais sobre o veículo e a corrida. Não temos grandes expectativas de resultados", explicou Leandro de Almeida, cuja equipe tem um currículo de sucesso nas diferentes corridas longas de pista no Brasil com renomados pilotos como Ingo Hoffmann, Duda Pamplona, Geraldo Piquet e gentleman drivers com vasta experiência nessas corridas como Eduardo de Souza Ramos, Totó Porto, Ronaldo Ferreira, além do próprio Leandro de Almeida como piloto, chefe de equipe e projetista dos carros.

Guiga Spinelli terá como navegador no Rally dos Sertões novamente o paulista Youssef Haddad. A dupla venceu de ponta a ponta as duas especiais dos Sertões Series, no final de maio, com a Triton RS, em Avaré (SP), quando testou o veículo pela primeira vez em uma competição fora da Mitsubishi Cup. Spinelli e Haddad levaram o título da primeira etapa dos Sertões Series e a estratégia para os Sertões, que receberá a segunda etapa dos Sertões Series, não será diferente. Em função de ter trabalhado no projeto da Triton RS e de conhecer muito bem o carro, Haddad substituirá temporariamente o português Filipe Palmeiro no comando da navegação de Spinelli.

"Vai ser importante correr com o Youssef, pois ele é um dos engenheiros que participou do desenvolvimento da Triton e certamente poderá ajudar muito no decorrer da prova, além dele ser um excelente navegador. A Triton RS é um veículo testado e aprovado para a Mitsubishi Cup, mas faremos algumas modificações para que ele possa se adequar ao tamanho e as especificações dos Sertões, que é o segundo maior rali off-road do mundo. Em função dessas variações passaremos a chamá-la de Triton SR. Sabemos que o tempo está curto para uma preparação ideal, mas como o objetivo é submeter a Triton SR ao duro teste que é o Sertões aceitamos o desafio com muito prazer, sem estarmos preocupados com o resultado final. Gosto muito de fazer parte desses desenvolvimentos", completou Guiga Spinelli, cuja participação está sendo apoiada pela Mitsubishi Motors do Brasil através de equipamentos e técnicos especializados.

A história de Guilherme Spinelli com o Rally dos Sertões é bastante especial. A estreia foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país.

A edição de 2010 dos Sertões completa 18 anos e como novidade apresentará um roteiro 95% inédito. O rali será mais longo, com 4.593,42 km, sendo 2.486,03 km de trecho cronometrado. A aventura tem início no dia 10 de agosto, em Goiânia (GO), passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, terminando em Fortaleza (CE) no dia 20. Pela primeira vez, os estados de Minas Gerais, Piauí e Maranhão sediarão etapas dos Sertões. A edição deste ano, que passará por três das cinco regiões brasileiras, promete ter bastante diversidade tanto na navegação quanto no nível técnico. As equipes devem esperar um rali bem duro.