segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RF Competição com dupla presença na Baja TT Cidade de Beja/Montes Alentejanos


Equipa prepara Nissan Navara e Nissan Patrol GR

A RF competição vai marcar presença na Baja TT Cidade de Beja/Montes Alentejanos com dois carros que está a preparar, a Nissan Navara de Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro e, em estreia na equipa, um Nissan Patrol GR conduzido pela dupla Luís Carvalho/André carvalho.

Esta prova, que marca o regresso da equipa às competições depois do Verão, e que conta para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-terreno 2009, decorrerá nos dias 5 e 6 de Setembro, com um prólogo no primeiro dia e dois sectores selectivos no segundo.

Nelson Falardo, um dos responsáveis pela RF Competição, com Rui Ferreirinho, salienta “o enorme desafio de ter dois carros na mesma prova, a partilhar o mesmo espaço de assistência, com uma equipa maior e uma grande exigência de concentração e coordenação”. “Encarámos a entrada do Luís Carvalho com muito entusiasmo porque, para nós, significa o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido, principalmente ao longo de 2009”.

Quanto à dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro, “veteranos” da RF Competição, as perspectivas não podiam ser melhores. “Temos agora uma excelente oportunidade de subir na classificação da categoria T8, já que estamos em quarto lugar, apenas a três pontos do terceiro”, refere Paulo Rui Ferreira, e acrescenta que a parceria com os preparadores leirienses “tem sido fundamental para o crescimento da equipa e para os resultados obtidos, nomeadamente o terceiro lugar no Rali Transibérico”.

Luís Carvalho, piloto do Nissan Patrol GR, que compete igualmente na categoria T8, tem já uma longa carreira de competição. Começou em 1989 na Baja 500 de Portalegre e, por motivos se saúde, acabou por fazer umas pausas ao longo destes 20 anos. O piloto explica que “já conhecia o trabalho do Nelson Falardo e do Rui Ferreirinho, e tinha muita vontade de lhes entregar a preparação do carro”. “Finalmente surgiu a oportunidade e vamos já estrear-nos em Beja, nesta fase, para rodar o carro e habituar-me a partilhar as provas com o meu filho, o André”.

A RF Competição vai assegurar, ainda em 2009, além da Baja alentejana, a participação no Rali TT FAMO Castelo Branco, em Setembro, na 23.ª Baja Portalegre 500 e nas 24 Horas de Fronteira, em Novembro. No Campeonato de Portugal de Ralis 2009, está previsto o Rali Centro de Portugal, em Setembro, e, no Campeonato Open de Ralis, o Rali de Loulé, o Rali Sentir Penafiel e Rali Cidade de Gondomar, estas últimas com o piloto Salvador Gonzaga ao volante do Peugeot 206 Ex-Troféu.

A equipa de preparação leiriense é patrocinada oficialmente por duas empresas da região, a Bomcar, concessionário BMW e Mini, e a Auto Charneca – Reparações Auto, além do apoio recente do Grupo Auto Júlio, representante da Nissan em Leiria.

Miguel Barbosa em Beja com novo carro


Após um longo interregno no calendário do CPTT, Miguel Barbosa regressa à competição com um novo carro e nova equipa de assistência oficial, apostando no regresso às vitórias já no próximo fim-de-semana.

Com um ano bastante difícil onde nunca dispôs de um material suficientemente competitivo, Miguel Barbosa recorre agora ao carro com que Guerlain Chicherit disputou o Rali Transibérico na tentativa de poder voltar a discutir as vitórias.

Ainda que, aparentemente, seja idêntico ao BMW X3 CC com que até aqui disputou o CPTT, Miguel Barbosa, após um teste realizado logo a seguir ao Rali Transibérico, pode comprovar que o carro do francês Guerlain Chicherit era bastante mais competitivo que o seu, o que acabou por precipitar a mudança. As alterações serão também na assistência que será agora efectuada pela conceituada X-Raid.

Com a Super Especial do dia 5 de Setembro às 17 horas a marcar o início da Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, Miguel Barbosa espera “andar muito rápido e lutar pela vitória”. Sendo um percurso que aprecia “por ser bastante rápido”, Miguel Barbosa espera “ter uma adaptação rápida ao novo carro”, tentando para isso rodar bastante na sexta-feira anterior.

Para dia 6 de Setembro, haverá os dois Sectores Selectivos com 150kms cada, sendo a partida para o primeiro às 07:40.

Elisabete Jacinto prepara Marrocos


A estreia em competição do novo MAN TGS

A participação de Elisabete Jacinto no rali Shamrock 2009 está a ser encarada pelo Team Oleoban/MAN Portugal como uma fase extremamente importante do projecto desportivo da equipa. Uma situação perfeitamente compreensível na medida em que se trata da estreia em competição do novo MAN TGS que a piloto apresentou no passado mês de Maio. A prova africana que terá lugar em Marrocos, de 24 a 30 de Outubro reune já, de acordo com a organização, mais de 150 inscritos e promete ser bastante competitiva. Elisabete considera ser esta a preparação mais indicada para o AFRICA ECO RACE, prova liderada por René Metge que tem como principal impulsionador Hubert Auriol. A segunda edição deste rali arranca no dia 27 de Dezembro de 2009, chegando ao Lac Rose, em Dakar, a 10 de Janeiro de 2010.

“Fizemos uma curta pausa no trabalho durante o mês de Agosto e agora é aos acabamentos do camião de corrida que nos dedicamos neste momento. Trabalhos de pormenor que demoram bastante tempo mas que contribuem para aumentar a sua fiabilidade. Por exemplo, estamos neste momento a proceder à melhoria da estrutura de suporte da cabine construindo e alterando os apoios existentes. Retirámos também o motor do chassis e procedemos à protecção de todos os fios eléctricos e tubos de ar. Entretanto, vamos fazendo pequenos testes nas pistas da Ota, que nos permitem avaliar alguns dos aperfeiçoamentos introduzidos no camião”, explica Elisabete Jacinto.

Aberto a motos, quads, SSV, 4x4 e camiões, o Shamarock 2009 será disputado em torno da cidade marroquina de Zagora, sendo as seis etapas realizadas em forma de “boucle”, um formato já utilizado, com sucesso, em anos anteriores.

domingo, 30 de agosto de 2009

Estreia oficial no CPTT T1 da equipa SRTeam


A estreia oficial no CPTT na categoria T1 da equipa SRTeam, acontecerá na prova Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, que se realizará nos próximos dias 6 e 7 de Setembro, prova esta que marca a reentrada no Campeonato de Todo o Terreno de Portugal.

A ausência da equipa na primeira parte do campeonato nacional CPTT T1 deveu-se a diversos factores adversos tais como, algum atraso na afinação do carro ProtoSRTeam, e inclusive, a uma lesão contraída pelo piloto Eduardo Rodrigues que o impediu de conduzir de forma competitiva durante bastante tempo.

Mas ao que tudo indica, as dificuldades próprias de uma equipa que faz a sua estreia na categoria máxima do CPTT, com um projecto totalmente criado de raiz, parecem ultrapassadas e esta vai ser uma oportunidade de ouro para mostrar as verdadeiras capacidades da nova viatura e dos pilotos Eduardo Rodrigues e António Nunes, já habituados a estas andanças.

O primeiro dia de prova, pelas 16:35 horas, terá inicio com uma Super Especial de seis quilómetros na zona de Vila Azedo, a qual permitirá aos concorrentes aquecerem os motores e prepararem-se para o dia seguinte. Zonas rápidas com partes mais técnicas e sinuosas compõem os 150 kms ao cronómetro que os pilotos terão de percorrer duas vezes no domingo. A partida dar-se-á na aldeia de Nossa Senhora das Neves pelas 08:00 horas.

As expectativas são muitas e o entusiasmo entre a toda a equipa e patrocinadores está ao rubro. Esperamos que este seja um bom começo e marcado por uma excelente classificação.

Vídeo da equipa:




Fonte: srteam.pt

Ataque à liderança é o principal objectivo


Baja Cidade de Beja assinala arranque de um intenso mês de Setembro para a Yser Racing Team. Depois de Beja segue-se Burgos (19 e 20 de Setembro – Troféu Ibérico de TT), para, na semana seguinte, “regressar” ao nacional em Castelo Branco (dias 26 e 27).

A Baja Cidade de Beja – Montes Alentejanos, sexta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno que se vai realizar nos dias 5 e 6 de Setembro, será palco para mais uma presença da yser Racing Team que contará à partida com as duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, aos comandos do excelente BMW X3 CC aos comandos do excelente BMW X3 CC preparado pela X-Raid.

A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve cumprirá um percurso de 300 quilómetros divididos em dois sectores selectivos de 150 quilómetros cada, antecedidos por uma Super Especial de 6 quilómetros. A dureza do percurso e o muito calor serão os principais obstáculos para os pilotos presentes.

Após a excelente prestação de conjunto da Yser Racing Team na Baja de Arágon, com Filipe Campos a terminar num óptimo terceiro lugar da geral e Bernardo Moniz da Maia a assumir o comando do Troféu Ibérico de TT, ambos os pilotos chegam à sexta prova do campeonato com vontade de estar entre os melhores. “A nossa postura em todas as provas é andar o mais rápido possível e visar sempre a vitória” declarou Filipe Campos, acrescentando que “sabemos que é uma prova dura onde o calor será um problema, obrigando-nos a gerir o esforço, a mecânica e os pneus. Porém, acreditamos nas capacidades do BMW X3 CC e tudo faremos para vencer e aproximarmo-nos ainda mais do primeiro lugar do campeonato, pressionando o líder.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, cada vez mais adaptado e confiante ao volante do competitivo BMW X3 CC, refere que “temos como objectivo claro terminar a prova entre os cinco mais rápidos e cimentar a nossa posição no campeonato. Não sabemos quais serão os nossos adversários nessa luta mas não desdenho a possibilidade, se ela se apresentar, de entrar no pódio. Confio plenamente na competitividade e fiabilidade do BMW X3 CC e por isso entendo que chegar aos cinco melhores e quem sabe tentar o pódio, não é missão impossível.”

Após os magníficos resultados obtidos por Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor no Rali Transibérico (3º classificado) e na Baja Arágon (10º lugar após alguns problemas com o pó de concorrentes mais lentos) e o excelente terceiro lugar rubricado por Filipe Campos e Jaime Baptista na Baja Arágon, a Yser Racing Team decidiu estar presente no Rally TT de Burgos – Baja Tierras del Cid, terceira e penúltima prova a contar para o Troféu Ibérico de TT

O objectivo da equipa é explicado pelas palavras de Bernardo Moniz da Maia, o líder da classificação desta competição. “Estou na frente do Troféu Ibérico TT e o Filipe Campos está no terceiro lugar, pelo que faz todo o sentido que a Yser Racing Team esteja presente nesta prova realizada em Espanha para tentar reforçar a liderança. E depois, quem sabe, poder sair de Burgos com os dois primeiros lugar do campeonato, seja comigo ou com o Filipe e mais uma vitória no palmarés da equipa.”

Filipe Campos está muito animado com esta participação, pois “a Baja Terras del Cid é uma corrida ‘à antiga’ com um percurso de 450 quilómetros sem paragens, formato de que gosto bastante. É uma corrida que se antevê dura e complicada, mas estaremos presentes com grande motivação, com o objectivo principal de roubar pontos aos adversários e tentar que o Bernardo Moniz da Maia consiga alargar a sua vantagem para os mais directos perseguidores, cimentando assim a sua liderança no Troféu Ibérico de TT. Se estivermos em posição de ganhar a prova, tudo faremos para isso, confiando nas qualidades e na fiabilidade do BMW X3 CC.”

A Baja Cidade de Beja – Montes Alentejanos terá o seu início com a realização da Super Especial no dia 5 de Setembro às 17 horas, evoluindo os pilotos num percurso de 6 quilómetros. No dia 6 de Setembro, serão cumpridos dois Sectores Selectivos (SS) com 150 quilómetros cada, estando a partida para o primeiro SS prevista para as 07h40.

Yser Racing Team

Foto: MaisTT

Rumo a Oriente


É já no próximo dia 4 de setembro, que 62 automóveis e 21 camiões oriundos de 25 países, irão chegar a Kazan, Capital do Tatarstão, para cumprirem as verificações técnicas do Rali Rota da Seda. A cidade de Kazan está a preparar uma cerimónia espetacular para a partida do rali: Um grande evento desportivo, com uma super especial de 2013 metros de extensão disputada no centro da cidade, onde milhares de fãs poderão acompanhar os pilotos. A distância total desta super especial é um símbolo, porque em 2013, a capital do Tatarstão irá receber as 27as Universíadas de Verão ( uma espécie de jogos olímpicos onde participam estudantes de todo o mundo).

Este rali, que irá fazer parte do Dakar Series, onde participarão apenas automóveis e camiões 4500km , será disputado de 5 a 13 de setembro, e irá partir da Rússia, atravessado o Kazaquistão, para terminar no Turkemenistão. Esta corrida espetacular, irá oferecer aos participantes o melhor campo de treinos possível, com vista ao Dakar, com pistas rápidas, areia e dunas, onde também a navegação irá ter um papel importante.
Quanto aos favoritos nos automóveis, irá estar presente toda a equipa Volkswagen (De Villier, Miller, Sainz e o novo recruta Al Attiyah), Christian Lavieille (Team Dessoude) e ainda Philippe Gache (SMG). Quanto aos camiões, a Kamaz é a favorita ,uma vez que irá percorrer uma paisagem que bem conhece. No entanto terá como adversários De Rooy (Iveco) e Loprais (Tatra) , que certamente irão dar muita luta à equipa Russa.

A prova terá uma grande cobertura mediática, que irá permitir a milhares de fãs de todo o mundo acompanhar a corrida e descobrir estas espetaculares paisagens.

Lista de Inscritos
Fonte: todoterreno.pt

AT Sport de regresso às lides


Efectivamente o Team AT Spot, vai retomar as lides do Campeonato Todo o Terreno, com a duplas presença na Baja Cidade de Beja, no próximo fim de semana, 5 e 6 de Setembro.

Assinalamos dupla presença, porque para além da já conhecida Nissan Terrano, T2, de Tiago Avelar / Silva Santos, que vão tentar melhorar o 4º lugar no Campeonato Nacional do grupo T2, temos a estreia absoluta no Campeonato da Nissan Terrano, T1, de Rui Trindade, co-pilotado por Joaquim Serrão.

A máquina de Rui Trindade, sofreu uma profunda revisão e melhoramentos de forma a torna-la ainda mais fiável e competitiva, segundo Rui Trindade "desmontamos a Nissan Terrano toda, mudamos toda a cablagem e tornamo-la mais leve, depois de uns pequenos testes para afinação de suspensões o carro correpondeu às minhas espectativas, mas na prova teremos o teste final".
Para Tiago Avelar "esta paragem do Campeonato Nacional, serviu para fazermos uma revisão ao carro e alterar algumas situações que estavam menos bem. Vamos para Beja lutar pelo grupo T2 e melhorar o actual 4º lugar".

Para a prova de Beja, com prólogo no sábado e prova no Domingo, o Team AT Sport pevê um resultado 100% positivo.

Team AT Sport

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos - Onde Ver



ZP1 – Vila Azedo
Sábado 05/09/09 – 17:00 horas (Super Especial)
Domingo 06/09/09 – 09:30 (Chegada 1º SS) / 13:00 (Chegada 2º SS)


Na Rotunda da Força Aérea, seguir direcção “Serpa” pelo IP8. 5 600 metros depois virar para a direita (indicação Neves/Vila Azedo). Atravessando a aldeia das Neves e percorrendo mais 2 600 metros, encontrará a ZP em Vila Azedo.


ZP2 – Santa Clara de Louredo
Domingo 06/09/09 – 08:00 (Partida 1º SS) / 11:30 (Partida 2º SS)

Sair de Beja pela Rotunda adjacente ao Mac Donald´s, percorrendo 3 400 metros pelo IP2. Aí virar à esquerda para Santa Clara de Louredo, seguindo a indicação “Cemitério” encontrará a ZP.


ZP3 – Cabeça Gorda
Domingo 06/09/09 – 08:30 (1º SS) / 12:00 (2º SS)

Sair de Beja pela Rotunda adjacente ao Mac Donald´s, percorrendo 10 500 metros pelo IP2. Aí virar à esquerda na indicação “Mértola/Vila Real de Santo António”. 500 metros volvidos virar novamente à esquerda direcção “Cabeça Gorda/Quintos”. Percorrer 3 000 metros até encontrar um caminho de terra batida à sua direita. ZP a 50 metros.


Clube Automóvel do Algarve

Última hipótese para aspirantes ao título


Problema de saúde afasta líder incontestado da sexta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Com Carlos Sousa ausente, alguns protagonistas até agora infelizes têm mais possibilidades de brilhar.

Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia, ambos da Yser Racing Team, podem respirar de alívio. O dominador piloto de Almada não vai até a capital do Baixo Alentejo, abrindo espaço para os concorrentes mais directos recuperarem pontos para as contas de final de época. Até Nuno Matos e Miguel Barbosa podem de novo sonhar em alcançar um bom lugar no pódio.

Antepenúltima etapa do CPTT, a Baja Cidade de Beja é uma viragem na competição. Filipe Campos sabe disso. “Neste momento, os BMW X3 CC ocupam o segundo e o terceiro lugares do Campeonato e o nosso objectivo passa pela conquista dos pontos necessários para levar a Yser Racing Team à liderança”, refere o campeão em título.

O objectivo do piloto portuense é mesmo vencer mas espera “uma oposição bastante forte e uma competição renhida por parte da concorrência como, aliás, tem acontecido nas provas anteriores”.

No primeiro dia de prova, sábado, dia 5, pelas 16:35 horas, uma Super Especial de 5,990 kms na zona de Vila Azedo permitirá aos concorrentes aquecerem os motores e prepararem-se para o dia seguinte. Zonas rápidas com partes mais técnicas e sinuosas compõem os 150,190 kms ao cronómetro que os pilotos terão de percorrer duas vezes no domingo. A partida dar-se-á na aldeia de Santa Clara de Louredo (Boavista) pelas 08:00 horas com chegada na zona de Vila Azedo.

Este ano, a Expobeja recebe o Parque Fechado, o Parque de Assistência, as Verificações Técnicas e o Pódio. Um espaço de excelência que agrega todos os concorrentes e onde o público poderá estar em contacto directo com os artistas.

Esta prova é organizada pelo Clube Beja TT, em colaboração com o Clube Automóvel do Algarve, desde a edição 2007 da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos.

O evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Beja, da Solverde – Casinos do Algarve, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com os vinhos Terras d´El Rei e Monsaraz, da Selénia Motor Oil e do BejaParque Hotel.

Já está também disponível a lista de inscritos definitiva aqui.

Clube Automóvel do Algarve

Portugueses triunfam na Hungria


A Baja da Hungria disputou-se na Sexta-feira e no Sábado em Veszprém, com as classificativas traçadas num campo militar. No primeiro dia realizou-se apenas uma passagem por um troço com 48,5 Km, em terreno abrasivo com muita pedra solta. No Sábado os concorrentes enfrentaram um total de seis "especiais", com três passagens à já utilizada na véspera e mais três a um troço de 56,5 Km, de perfil acidentado graças a numerosas valas. Nas hostes motociclísticas alinharam 43 pilotos (16 em moto e 27 nos Quad).

Quatro portugueses, envolvidos no "Europeu", fizeram a deslocação. Na primeira etapa David Megre foi o mais rápido em termos absolutos (motos e quads), logo seguido por Paulino Cruz, com este a impor-se entre os "quatro rodas". Depois, João Nazareth foi 4.º classificado na "geral" dos Quad – e 2.º na classe Q4 – enquanto Toni Cunha desistiu com o motor partido, problema que também o impediu de alinhar no segundo dia de prova.

O bom desempenho dos lusitanos continuou no Sábado, desta vez com Paulino Cruz em maior evidência. Apesar de um pneu furado na "quarta" especial", aos comandos de um Suzuki LTR 450 triunfou na "geral" de motos e quads, sendo igualmente o vencedor absoluto da prova.

David Megre foi 2.º classificado nas motos – e primeiro entre os concorrentes que pontuam para o "Europeu" – conduzindo uma KTM 250 F, contra adversários a tripularem motos de maior cilindrada. Voltando aos Quad, João Nazareth levou neste dia o seu Polaris Outlaw 525 ao 5.º lugar nos Quads – sendo o 4.º da classe Q4 e 2.º entre os pilotos do "Europeu", também na Q4.

David Megre e Paulino Cruz estão bem lançados para a conquista dos títulos europeus, pois já lideravam as respectivas categorias antes desta prova, e agora ampliaram a vantagem pontual sobre os perseguidores. Quanto a João Nazareth, também permanece no 2.º posto da classe Q4. O Campeonato da Europa termina com uma prova em Itália, entre os dias 2 e 4 de Outubro.

Fonte: todoterreno.pt

Foto: FMP

Prolama em Beja e de regresso a Espanha


A equipa Prolama irá estar presente na próxima ronda do CPTT que será disputada nos próximos dias 5 e 6 de Setembro em Beja, com a realização da Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos 2009 organizada pela Clube Automóvel do Algarve. A equipa do Carregado irá ser representada por Afonso Batista que estará ao volante da Isuzu Rodeo inscrita na categoria T2.

Mas a equipa está também a preparar mais uma deslocação ao estrangeiro, regressando à vizinha Espanha para participar na Baja Tierras del Cid 2009. Na prova Espanhola irá estar presente Rui Sousa com o Proto Isuzu D-Max , com o qual esteve na Baja Aragón obtendo um brilhante 6º lugar da geral logo na estreia em competição deste carro.

Fonte: todoterreno.pt

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos - Lista de Inscritos provisória

Zapletal vence campeonato


Depois de uma enorme e dramática luta até final , o piloto checo Miroslaz Zapletal, e o seu co-piloto Tomas Ourednicek terminaram o campeonato Húngaro de 2009 a bordo da sua Mitsubishi L200 Strakar (Ex-Sousa) com um segundo lugar na HunGarian Baja 209, conseguindo assim alcançar também o titulo de campeão Húngaro. Na prova disputada nas proximidades do Lago Balaton, o vencedor foi Lazlo Palik, o até então campeão em título, mas essa vitória não foi suficiente para somar pontos que lhe garantissem a vitória no campeonato, que como já se disse foi para Zapletal.

Esta prova contava também para a Taça FIA de Bajas de Todo o Terreno, onde a dupla Zapletal-Ourednicek mantém o terceiro lugar. No entanto, devido á desclassificação de Boris Gadasin por irregularidades na sua viatura, a equipa Checa ficou colocada em posição de atacar o primeiro lugar.
Miroslav Zapletal disse que : "Toda a corrida foi muito disputada, desde o primeiro ao último quilómetro. Nós sabiamos que quer Palik, quer Szalay iriam lutar muito, por isso a única estratégia que podiamos seguir era exigir o máximo de nossa equipa e sempre com com a máxima concentração. Estamos muito felizes por ter ganho o Campeonato Húngaro, e queremos agradecer a todos os nossos amigos Húngaros."

Fonte: todoterreno.pt

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Volkswagen testou em Marrocos


Teste bem sucedido de preparação para o Rally Dakar na Argentina e no Chile: a Volkswagen preparou o clássico Rally Dakar, a realizar entre 2 e 17 de Janeiro de 2010 na América do Sul, com duas semanas de testes em Marrocos. Até 21 de agosto as quatro duplas da marca de Wolfsburg testaram entre as cidades de M'hamid e Erfoud. Carlos Sainz / Lucas Cruz, Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz, Mark Miller / Ralph Pitchford e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk foram as duplas utilizadas nos testes de resistência que incluíram duas longas voltas por dia. Durante os testes a equipa vencedora do "Dakar" em janeiro de 2009 completou sem problemas mais de 7.000 quilómetros em etapas simuladas.

"Marrocos é o local ideal para se preparar o Rally Dakar", disse o Director da Volkswagen Motorsport, Kris Nissen. "Aqui, as condições fatigantes do tipo que iremos encontrar no deserto do Atacama, no norte do Chile, podem perfeitamente ser simuladas. O deserto do Sahara não só oferece muita areia fofa, mas também temperaturas extremamente quentes. Além disso é possível em Marrocos testar também as etapas de cascalho do «Dakar». O Race Touareg funcionou perfeitamente novamente. Com 7.000 quilómetros de etapas simuladas, o Race Touareg até superou as nossas expectativas."

Dois Race Touareg usados para diversas tarefas

Dois Volkswagen Race Touareg foram utilizadas nos testes. Um dos dois prótipos com 280 cavalos e motores diesel TDI estava disponível para os testes de resistência, enquanto o segundo foi utilizado estritamente para curtas etapas. O Race Touareg usado para os testes de resistência percorreu 7.000 quilómetros - O equivalente a 1 vez e meia de especiais cronómetradas durante o Rally Dakar - sem o menor problema.

A contagem decrescente para o "Dakar", que começa a 2 de janeiro em Buenos Aires e termina no mesmo local 15 dias depois, já está em execução: A Volkswagen prepara o projecto de defesa do título no clássico "Dakar" com a participação noutra competição. De 5 a 13 de Setembro, a equipa da fábrica de Wolfsburg vai disputar o Rally Rota da Seda que atravessa a república russa da Tartária, bem como o Cazaquistão e Turcomenistão e que é organizado pela ASO, organizador do "Dakar" e - graças aos seus 4.500 km de distância ao longo de vastas estepes e desertos - é considerado um pequeno "Dakar" também.

VW Motorsport

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Team Yser de regresso a Espanha


Filipe Campos e Jaime Baptista juntamente com Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotomayor do Team Yser - BMW X-Raid foram os primeiros a formalizar a sua inscrição no II Rally Diputación de Burgos – Baja Tierras del Cid. Filipe Campos já tinha declarado por ocasião da Baja España que disputaría outra prova no país vizinho, e agora se confirma finalmente que a prova escolhida por Campos e B. Moniz da Maia é a Baja Tierras del Cid que será disputada nas proximidades da localidade burgalesa de Lerma dentro de um mês.

Segundo nos informou Alfonso Piñon, organizador da prova, as inscrições para o Rally TT Diputación de Burgos foram abertas no passado dia 17 de Agosto, e hoje quarta feira já vai em 22 o número de inscritos, entre os quais se encontram os pilotos Portugueses, que actualmente ocupam o segundo e terceiro lugar da classificação geral do Campeontado de Portugal de Todo o Terreno, logo atrás de Carlos Sousa.

As equipas Espanholas deverão empenhar-se muito a fundo para superar os potentes BMW X3 CC de Filipe e Bernardo, já que o preparador Alemão X-Raid, tem vindo a evoluir os carros oficiais de Peterhansel, Chicherit e Roma com base nas prestações e resultados obtidos pelas três unidades ( Team Yser e ainda o X3 de Miguel Barbosa) que actualmente competem em Portugal.

Fonte: todoterreno.pt

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Baja Portalegre com programa definido


O ACP , Clube organizador da Baja de Portalegre, já revelou mais alguns detalhes da prova deste ano, tendo sigo agora tornado público a forma como o evento será distribuido ao longo dos 3 dias de competição. Pode-se ler no comunicado presente no site oficial da prova o seguinte : "Atendendo à actual conjuntura económica e dando continuidade à preocupação do ACP na redução de custos revelada no Rali Vodafone Transiberico, com a redução de um dia de prova, resolvemos seguir este princípio e concentrar a Baja BP Ultimate Portalegre 500 em três dias de intensa competição. O programa da prova inicia-se com as Verificações Administrativas e Técnicas que decorrem nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro, 5ª Feira. No dia 30 de Outubro (6ª feira), será realizada a Super Especial (SS1) e o SS2 com cerca de 120km. Para Sábado, dia 31, está reservado um dia intenso com dois sectores selectivos, o SS3 e SS4, com cerca de 150 e 220km respectivamente. As motos, no sábado, efectuam apenas um sector selectivo, que é a soma dos dois dos automóveis. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios no Sábado à noite.
Para conseguirmos organizar pelo 23º ano consecutivo esta verdadeira festa do TT nacional, contamos com os nossos patrocinadores habituais – BP Ultimate, Câmara Municipal de Portalegre e Vodafone – e ainda com a colaboração das Câmaras Municipais de Fronteira, Gavião, Crato, Monforte, Ponte de Sôr, Sousel, Alter do Chão, Nisa e Abrantes. A estas autarquias juntam-se as Juntas de Freguesia do Monte da Pedra, Tolosa, Cunheira e Chança e também com o apoio da NERPOR, da Fencaça, da Federação Portuguesa de Caçadores, do Lusitano Ginásio Clube, do SNB (Serviço Nacional de Bombeiros), da Motorpress e da Rádio Portalegre."


Foram também abertas as inscrições para as diversas categorias de veículos presentes na prova. No tocante aos automóveis as equipas podem-se inscrever nas habituais categorias T1 , T2 (evento FIA), ou em T8 (evento nacional), ou ainda na categoria de Promoção A\B (evento nacional) sendo que esta última categoria permite a participação a custos substancialmente mais reduzidos e com viaturas menos "competitivas".

No sector das motos, estarão presentes todas as hbaituais categorias moto e quad. Porém talvez a categoria que por estes dias desperte mais curiosidade seja a ATV \ Buggy, que tem tido uma franca evolução nos últimos tempos com cada vez mais equipas a participarem com estas máquinas muito interessantes.

As informações detalhadas quanto ás inscrições e custo das mesmas podem ser encontradas no site da organização da Baja BP Ultimate Portalegre 500, em www.bajaportalegre.com

Fonte: www.todoterreno.pt

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dakar 2010 : McRae enduro de regresso ao mais duro rali do mundo


Alister McRae, o irmão mais novo do malogrado Colin McRae († 2007), lança-se num novo desafio. No final do ano, o piloto planeia regressar à América do Sul para participar novamente no Dakar ao volante do seu "McRae Enduro" Rallyraid-Proto.

Em 2009, quatro McRae Enduro estiveram presentes à partida do Dakar. Depois de percorridos 9500 kms pelas pistas da Argentina e do Chile, 3 dos protótipos conseguiram alcançar a linha de meta.

Para 2010, Alister McRae deseja ir um pouco mais longe. O McRae Enduro sofreu modificações significativas ao longo dos últimos meses, tendo agora o chassis revisto e um novo motor V8 a diesel com 2 turbos no lugar do anterior V6. "Agora temos que encontrar os fundos necessários para competir. O meu objectivo é conseguir colocar 4 carros em corrida e penso que isto é realmente possível", disse o antigo piloto do WRC.

Transibérico ruma a África


Retomando uma ideia falada há já algum tempo, o ACP tem agora a firme intenção de transformar o Rali Transibérico num novo rali que irá ser disputado em Portugal e em Marrocos. Os organizadores do Transibérico estão a trabalhar nesta nova prova há já algum tempo, e embora existam ainda questões por resolver, o certo é que está tudo bem encaminhado, estando para já garantidos alguns apoios importantes como é o caso Comissão de TT da FIA, do Turismo de Portugal e também da Federação Marroquina.

A prova, que ainda não tem denominação oficial, tem a partida marcada para 23 de Abril e a chegada a 1 de Maio de 2010. No entanto estas datas ainda carecem de confirmação por parte da FIA, pois é suposto o rali continuar a integrar o Campeonato do Mundo.

Com esta nova "versão" do Transibérico, fica colocada de parte a realização de qualquer etapa em Espanha, até porque sempre exisitiram problemas a complicar realização das etapas em solo do país vizinho, como foi o caso das eleições ou das sempre presentes questões ambientais. Para já, os planos do ACP prevêm a realização de 3 etapas em Portugal e 4 ou 5 em Marrocos, não existindo ainda locais definidos para partidas e chegadas nem percusos definidos. Praticamente certo é o local de embarque rumo a África, que terá lugar no porto de Portimão, eventualmente rumando depois para Marrakech. No entanto caso o ACP não consiga garantir que a prova terá os apoios e cobertura mediática necessária para um evento desta dimensão, não exclui a hipotese de realizar o evento apenas em Portugal, regressando a uma fórmula utilizada a agluns anos.

Longe vão os tempos da Baja 1000, disputada num só dia onde os concorrentes tinham que percorrer mais de 800kms em linha. Agora e depois de várias "versões" o ACP prepara-se para dar mais um importante passo na evolução da sua mais importante prova de Todo o Terreno, cumprindo um dos desejos de José Megre, que já há algum tempo tinha manifestado intenções de levar uma das suas provas até África.

Fonte: www.todoterreno.pt

sábado, 1 de agosto de 2009

Carlos Sousa já recupera em casa


Dois dias após a operação, Carlos Sousa está já em casa a iniciar a recuperação da delicada intervenção cirúrgica a que foi sujeito na coluna. Foram cerca de três horas no bloco operatório que permitiram resolver a hérnia discal de que o piloto padecia. Apesar de ainda estar em convalescença, o líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está bem disposto.

Segunda-feira o piloto de Almada será visto pelo médico e a partir daí deverá dar início à recuperação, “a normal numa operação destas. Está tudo a correr bem e estou-me a sentir bem. Só a voz está ainda um pouco lenta. Prometi que não ia fazer asneiras, pelo que a recuperação vai ser como o médico indicar. Não tenho dores e depois de uns dias em casa vou iniciar a recuperação de pormenor. Para além da hérnia foi preciso colocar dois espaçadores, e já que estava a ser operado resolveu-se fazer tudo de uma vez. Se fosse só a hérnia a recuperação seria mais célere, assim veremos como vai ser”, explicou Carlos Sousa.
Voltar